Sua Gravidez – 10 Semanas de gestação
Com 10 semanas de gestação, o bebê está em êxtase dentro do útero! Eles simplesmente não param – só que ainda as mamães não conseguem sentir toda essa movimentação, principalmente por conta do tamanho ainda pequenino do bebê, que é de aproximadamente 5 cm ainda!
Por mais que ele ainda seja tão pequenino, nessa fase ele já não é mais considerado um embrião e a etapa mais delicada e perigosa da gravidez já está chegando ao seu final – nesse momento a cabecinha do bebê se torna mais proporcional ao restante do seu corpo, o que difere bastante das semanas anteriores, que os tamanhos eram totalmente desproporcionais!
O bebê passa a crescer simplesmente a olhos vivos ja com 10 semanas de gestação – e não pense você que ele já não anda cometendo algumas peraltices, como engolindo líquidos amniótico e esticando suas pernas e mãos para lá e para cá!
Outro aspecto que chama atenção nessa fase é o desenho da coluna do bebê – ela já se revela bem desenhada no exame de ultrassom – dá até mesmo para ver a sua medula espinhal nesse momento que ainda está se formando!
Os rins também estão funcionando substancialmente, e todo liquido que ele engole agora já passa a ser devidamente filtrado – uma espécie de treinamento para a sua vida aqui fora!
As unhas também começam a marcar presença no desenvolvimento, bem como alguns poucos e minúsculos fios de cabelo que também dão o ar da graça! A genitália também está se finalizando e muito em breve um dos momentos mais esperados pelas futuras mamães poderá acontecer tranquilamente! – a identificação do sexo!
Agora, seu bebê é do tamanho de uma pequena azeitona! – e de pensar que ele já foi do tamanho de um grão de arroz!
10 Semanas de gestação são quantos meses?
10 Semanas de gestação equivale ao 3° mês de gestação , isso significa o 1° trimestre de gravidez.
Com 10 semanas de gestação é normal sentir muito sono, muito sono mesmo! Já as náuseas, sempre tão incomodas ainda se mantém ativas ainda nessa etapa – porém, pode comemorar, porque seus dias estão realmente contados!
Nesse caso, é interessante que você aproveite o máximo que puder para descansar e ficar tranquila para curtir essa fase mais difícil da gravidez com o máximo de qualidade possível.
Agora sua barriga (finalmente) comece a ficar mais arredondada e sua cintura passa a se mostrar mais larguinha do que antes – agora não tem mais jeito, tudo ficará ainda mais evidente e você poderá começar a pensar em como exibir a tão esperada barriga por ai!
Mas, é nesse momento que também surge um novo desconforto! – Um acumulo maior de saliva na boca!
Porque sinto Excesso de salivação, estou com 10 semanas de gestação?
Na 10 semana de gestação a sensação mais evidente de boca cheia d’água de forma constante é algo que realmente pode acometer algumas mulheres e isso pode acontecer por conta da maior acidez ou até mesmo pela incidência de muitos vômitos nessa primeira fase da gestação!
Porém esse sintoma não seria passageiro e deverá sumir rapidamente, e da mesma forma que surgiu – de uma hora para outra mesmo! Pode ser que você nem tenha tempo de ficar incomodada!
Agora as dores nas costas já podem lhe incomodar um pouco mais! Essa dor é parte integrante dessa fase e é decorrente do estiramento dos ligamentos do útero, bem como as demais mutações que deverão continuar ocorrendo com o seu corpo!
A futura mamãe e a 10 semana de gestação!
Na 10 semana de gestação, seu útero está do tamanho de um abacate pequeno e deverá estar preenchendo de maneira absoluta o baixo ventre.
Em alguns casos, ao apalpar a sua barriga pode ser que você sinta o seu útero nessa fase – procure fazer isso na região acima do osso do púbis – mas nem sempre isso é possível, se você não conseguir não ache que há algo de errado ou que você não está no tempo certo. Isso é normal!
Suas roupas ainda deverão servir tranquilamente, mas pode ser que algumas já fiquem um pouco mais justas – afinal, sua cintura poderá ficar mais larga nessa fase e também sua barriga mais arredondada do que antes.
O importante é que você continue priorizando uma alimentação saudável, evite o sedentarismo e também se mantenha sempre muito bem hidratada diariamente!
Tente ao menos beber 8 copos de água diariamente, mas evite um grande consumo no período noturno para não sentir muita vontade de ficar levantando no meio da noite para fazer xixi – e acabar comprometendo seu sono que também é importante com 10 semanas de gestação!
Quais cuidados devo ter com 10 semanas de gestação?
Agora você está com 10 semanas de gestação certamente está começando a sentir ainda mais todos os processos e mutações do seu corpo – conforme falamos até aqui, certo?
E uma coisa você já tem certeza – você não menstrua desde que descobriu que está grávida!
Por isso, todo e qualquer tipo de sangramento deve ligar um sinal de alerta de imediato!
Existem diversos motivos e circunstancias que podem provocar um sangramento durante a gestação e justamente por esse motivo é importante entender o que pode estar acontecendo!
Nesse caso, o melhor caminho é buscar orientação junto ao seu médico e obter um diagnostico o quanto antes, pois isso garante a saúde de vocês dois!
A baixa hormonal pode estar associada a um sangramento nesse período. Fique atenta!
Uma das causas mais recorrentes para que uma gestante seja acometida por um sangramento é a baixa hormonal.
Na verdade o que ocorre é que por vezes o corpo não consegue fazer a produção da quantidade benéfica de hormônios com o objetivo de manter o endométrio durante o primeiro estágio da gestação.
Isso porque quando o embrião consegue se fixar finalmente ao corpo ele tende a realizar uma maior produção de progesterona por meio do corpo lúteo.
A progesterona é o hormônio que tem como principal responsabilidade manter o endométrio grosso de forma que seja suficiente para conduzir o desenvolvimento da gestação.
Nesse sentido, o endométrio pode passar a se desfazer e é aí que surge o risco de acontecer um inicio de abordo – tudo por conta da deficiência de quantidade do hormônio!
Esse perfil de sangramento é o mais recorrente entre as gestantes que demonstram qualquer manifestação do problema ainda no inicio. Mas, felizmente, trata-se de algo que pode ser contornado em cerca de 80% dos casos.
Para lidar com a situação, deve-se se recorrer ao uso de medicamentos dedicados à reposição hormonal e também considerar que a gestante se mantenha em repouso ao menos nas primeiras semanas!
Exame Pré-natal e a sua grande importância – 10 semanas de gestação!
Pode parecer surreal, mas ainda é possível encontrar mulheres que não levam em consideração a grande importância do exame pré-natal! Absurdo, de fato, mas é uma verdade!
Há quem acredite que não somente o exame não tem qualquer necessidade, como também não leva em consideração as consulta pré-natal.
Se isso é realmente assustador? Sim, muito! Afinal, é de suma importância ter consciência de como esse acompanhamento durante a gravidez pode agregar um grande diferencial para seu bebê!
Esses exames são cruciais no que diz respeito ao entendimento da saúde da futura mamãe e também do bebê – essa é a melhor maneira de garantir uma gestação realmente tranquila até o final!
Logo na primeira consulta já é feita a solicitação dos exames pré-natal, que já incluem exames de sangue e também de urina.
Eles são indicados inicialmente para que se possa avaliar a quantidade de HCG no sangue, com o intuito de formalizar de fato a gestação.
Com isso você poderá já ter uma estimativa do seu tempo de gravidez – logicamente a futura mamãe também irá somar informações, indicando o período da sua ultima menstruação.
Com esses dados em mãos, o médico conseguirá ter uma base mais consistente de quantas semanas a gestação está acontecendo.
Alguns exames são considerados principais, e boa parte deles é feito por meio da coleta de sangue.
Se por ventura for identificado algum fator de alerta, o médico poderá indicar qual será o procedimento a ser adotado de imediato, de forma que se possa atribuir a normalização da sua condição.
Há alguns exames considerados básicos no pré-natal. Confira alguns deles:
- Hemograma completo: refere-se a um exame que deve ser feito por todas as gestantes e o mais indicado é que isso seja em todos os meses (ou com a periodicidade indicada por parte do médico). É por meio dele que se pode saber se há um quadro de anemia ou demais infecções.
- HIV: outro exame primordial e que deve ser feito logo no comecinho da gravidez. Como algumas mulheres demoram a perceber que estão grávidas, a 10 semana de gestação é um período bastante comum para realização dele.
- Sorologia para rubéola: visa identificar como está a imunidade contra o vírus.
- Toxoplasmose (teste de reação): é importante identificar, pois a doença pode acarretar sérios problemas ao bebê
- VDRL: permite checar a presença de doenças venéreas, como no caso da sífilis.
- Sorologia Hepatite B e C: permite identificar se há presença do vírus no organismo.
- Glicemia: Deve ser feito tanto na fase inicial como também mais próximo da 26ª semana. Permite identificar uma possível intolerância a glicose e também diabetes gestacional!
E você? O que achou dessas dicas para 10 semanas de gestação? Tenha elas sempre com você e garanta uma gravidez com muito mais conhecimento e tranquilidade!