Home / Gravidez / 20 Semanas são quantos meses ?
20 semanas são quantos meses de gravidez ?

20 Semanas são quantos meses ?

20 Semanas são quantos meses? Gravidez semana a semana 

Muita gente deve te perguntar (e talvez você mesma se pergunte) “20 semanas são quantos meses de gestação?”! Se você tem essa dúvida não precisa mais se preocupar, porque vamos respondê-la!

Hoje em dia a maioria dos médicos informam às mulheres o seu tempo de gestação a partir de um número determinado de semanas. Se você está na vigésima semana de gravidez e está se perguntando “20 semanas são quantos meses?” saiba que com certeza não é a única a passar por isso, muito pelo contrário!

O pior é que quando perguntam às gestantes de quanto tempo elas estão grávidas normalmente querem saber a quantidade de meses, e quando a resposta vem em semanas a confusão se torna ainda maior.

Se você está passando por esse momento e quer uma resposta para a pergunta “20 semanas são quantos meses de gestação?” saiba que agora terá essa e outras várias respostas. Vem conferir e se surpreender!

Afinal, 20 semanas são quantos meses de gestação?

Se você está se perguntando “20 semanas são quantos meses de gestação?” não apenas para responder àqueles que te perguntarem, mas também para satisfazer a sua própria curiosidade aí vai a resposta: 20 semanas de gravidez correspondem a 5 meses! Interessante, não?

20 semanas são quantos meses de gravidez?

O que está acontecendo com o corpo da mulher a essa altura da gravidez?

Se você está no quinto mês de gestação (ou na vigésima semana) provavelmente está interessada em saber o que está ocorrendo dentro do seu organismo nesse momento, para se preparar para as consequências que certamente aparecerão a qualquer instante! Tendo isso em mente fizemos uma lista com algumas informações que certamente vão te interessar:

  • Seu útero já está chegando na altura do umbigo – Isso significa na prática que logo, logo ele terá força para empurrá-lo para o exterior, e é provável que o seu umbigo fique aparecendo;
  • Seus pulmões serão mais comprimidos – O fato da sua barriga estar crescendo progressivamente para dar espaço a expansão do útero fará com que os seus pulmões sejam cada vez mais apertados. Você sentirá falta de ar com alguma constância;
  • A retenção de líquidos será uma realidade – Agora no meio da gestação você sentirá cada vez mais desconforto graças a retenção de líquidos. As suas extremidades vão inchar de forma considerável, e você poderá notar um aumento nas mãos e nos pés. Não é improvável que o número dos seus calçados acabe mudando, por exemplo;
  • As estrias vão aparecer – Se você ainda não tem estria pode ficar sabendo que nessa fase da gravidez é bem provável que elas apareçam. A pele está esticando muito rapidamente e a fibra elástica e colágeno que mantém as camadas mais profundas da sua pele não aguentam a pressão. As áreas mais afetadas são a barriga, os seios, as coxas e claro, as nádegas;

Dicas para a futura mamãe na vigésima semana de gestação

Agora que você conseguiu resposta ao questionamento “20 semanas são quantos meses de gestação?” é bom que conte com dicas para se cuidar nesse período intermediário de sua gravidez, e nós estamos aqui para te ajudar nesse processo!

Uma boa ideia para essa fase é evitar o risco de alergia, que se torna cada vez mais alto pela fragilidade do seu organismo enquanto gera uma nova vida. Usar produtos de cosmético simples, sem conservantes, sem perfume, sem álcool, sem lanolina ou ureia, por exemplo, pode ser uma ótima pedida. O ideal é sempre apostar naqueles feitos à base de água e de óleo!

Outro ponto interessante a se destacar é que você não deve trocar de produtos durante a sua gravidez. Se você está acostumada a uma marca específica mantenha-se fiel a ela nesse período, porque mudar pode acabar ativando uma série de alergias no seu organismo que serão difíceis de serem contornadas nesse momento, especialmente porque vários medicamentos você não pode tomar!

O que está acontecendo com o bebê a essa altura da gravidez?

Você como futura mamãe não está só preocupada com o seu estado e com o seu corpo, mas com certeza está muito interessada em saber o que está acontecendo com o seu bebezinho, que está gerando com tanto amor e carinho!

Bem, para que você sacie a sua curiosidade e o seu desejo de entender tudo sobre seu filhinho ou filhinha e o que está se passando com ele ou ela agora vamos colocar aqui algumas informações bem legais, que com certeza vão te interessar e emocionar:

  • O bebê está dormindo muito – Sim! Seu neném hoje descansa de 18 a 20 horas por dia;
  • Ele ou ela já tem impressões digitais – Os documentos estão garantidos, porque na vigésima semana de gestação o seu bebê já tem impressões digitais;
  • As unhas estão começando a se formar – Quando ele ou ela nascer você vai ver o trabalhão que vai dar cortá-las, mas agora elas estão começando a nascer;
  • É fácil escutar o seu coração – Seu médico consegue hoje ouvir os batimentos do seu bebê só auscultando a sua barriga;
  • Ele ou ela urina muito – A cada 45 minutos o seu bebê está fazendo xixi! Esse xixi todo, no entanto, está sendo eliminado pela placenta, então vai ficar tudo bem;
  • O cérebro está formando seus primeiros sulcos – Nesse momento os sulcos cerebrais estão sendo desenvolvidos! Ele ou ela nascerá com mais de 3 mil milhões de conexões entre os seus neurônios, chamadas também de sinapses! Com essas conexões o desenvolvimento motor e intelectual da sua criança está garantido;
  • O controle de seus movimentos hoje é bem maior – O bebê já é capaz de juntar as mãos, por exemplo, o que mostra que seu desenvolvimento muscular e o amadurecimento do seu sistema nervoso são notáveis;
  • A audição está se aprimorando – A cada dia a audição do seu bebê se torna mais aprimorada, e agora ele consegue reconhecer a sua voz;
  • Ele já está coberto de verniz – Todo o corpo do bebê está coberto por verniz. Esse verniz é feito de pele morta, de óleo de glândulas sebáceas e de lanugem, que protege o neném nas primeiras horas após o seu nascimento;

Exames correspondentes à vigésima semana de gestação

É importante para você, mamãe, saber que exames deve fazer nessa semana de gravidez, para estar em dia com todos os trâmites para cuidar da melhor forma possível do desenvolvimento do seu bebê!

Sendo assim, é interessante que você saiba que entre a décima nona semana e a vigésima segunda pode se realizar a ecografia morfológica, que costuma ser a segunda ecografia da gravidez.

Esse procedimento é importante porque permite que o especialista responsável veja toda a anatomia interna do seu neném, e isso vale para os seus ossos, para seus órgãos internos e para a sua estrutura cerebral.

É o momento em que o perímetro cefálico é medido, assim como o comprimento dos seus membros, podendo assim haver a previsão de algum problema, ou se tendo a concretização de que está tudo bem com o desenvolvimento do seu bebê!

Outra avaliação feita nessa fase é a do estado da placenta e do cordão umbilical. Também se torna possível determinar o sexo do bebê, um momento pelo qual muitos pais ansiam, para começar a preparar o quartinho do filhote ou da filhota e claro, o enxoval!

Além disso, nessa fase da gravidez é feito o rastreio de risco de parto pré-termo, apontando se há a possibilidade de você acabar tendo o bebê antes do tempo ou não. Essa avaliação se concretiza a partir da medição do colo de útero e claro, da pressão arterial da mãe, o que é fundamental para se saber se ela sofre ou não com pré-eclâmpsia!

Aproveite a vigésima semana de gestação ao máximo

Respondida a pergunta “20 semanas são quantos meses de gravidez?” e considerando todas as informações que te demos a respeito da sua gestação e do desenvolvimento do seu bebê você deve estar com muito para pensar nesse momento.

São muitos sentimentos e momentos vividos em um espaço de tempo tão curto. É natural que você se sinta confusa, preocupada, feliz, triste, nostálgica e temerosa, tudo ao mesmo tempo, mas o mais importante é que você saiba que já está no meio do caminho e não demora para ter o seu bebê nos braços!

Isso significa que você será mãe de fato em breve, e deve aproveitar essa vigésima semana para curtir o seu corpo, o seu neném nessa fase em que ele está e o seu instante enquanto grávida, porque tudo passa muito rápido e você talvez não viva isso novamente.

Nosso conselho é que você se permita sentir ao máximo cada segundo que passa, sentindo o seu organismo, sentindo essa nova vida que se forma dentro de você e sentindo toda a vida que existe ao seu redor. Você merece isso, o seu bebê também e são pedaços da sua eternidade preciosos, que devem ser guardados com muito afeto e com muito amor!

Fica então aqui para registro: a resposta para a pergunta “20 semanas são quantos meses de gestação?” é 5 meses, então se te perguntarem diga que está no meio do caminho e além de retornar questionamentos constantes se permita viver esses sete dias com prazer e alegria, porque vale a pena!

Leia mais sobre a 20 Semana de Gravidez 

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

 

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *