Home / Gravidez / 24 semanas são quantos meses ?
24 semanas são quantos meses de gravidez ?

24 semanas são quantos meses ?

24 Semanas são quantos meses de gravidez ?

Entenda melhor a sua gestação, e descubra de uma vez por todas: 24 semanas são quantos meses? Para a mamãe de primeira viagem, essa é uma informação importantíssima! Saiba mais!

A mulher gestante fica cheia de dúvidas e inseguranças. E a contagem do tempo se torna um importante aliado para conter a ansiedade. Mas dai vem a dúvida: 24 semanas são quantos meses?

Contar a gestação por semanas parece muito natural para a maioria das mulheres, mas pode não ser uma missão muito fácil. Por isso é importante entender um pouco mais sobre esse período.

Vamos explicar o que está acontecendo com o seu corpo nesse momento, e também esclarecer a dúvida que a maioria das mamães tem durante a gravidez: 24 semanas são quantos meses de gestação?

Descubra agora: 24 semanas são quantos meses?

Nessa fase de seu período gestacional, você já contabiliza 6 meses de gestação! Ou seja, já avançou além da metade de toda a sua espera, e segue para a reta final da gravidez.

Você já deve ter percebido uma série de mudanças em seu corpo e também em seu humor. Algumas delas você até já se acostumou, mas muita coisa ainda está por acontecer.

O seu corpo passou por um verdadeiro turbilhão hormonal na primeira fase da gravidez. Agora, as coisas estão um pouco mais estáveis, e você talvez consiga curtir um pouco mais a gestação como um todo, e a magia de gerar um bebê em seu ventre.

Se você está acompanhando tudo direitinho com o médico, então deverá realizar a sua 4° consulta de vigilância, onde serão realizados alguns exames e repetidos outros para verificar se está tudo bem com vocês.

  • O seu corpo nesse momento:

Depois de responder à pergunta sobre “24 semanas são quantos meses?” é hora de falarmos um pouco mais sobre o que está acontecendo no seu corpo. O seu útero está subindo! Ele deve estar agora cerca de 5 centímetros acima do umbigo!

Mas não é só isso! O seu corpo tem novas demandas e necessidades, e até o seu centro gravitacional está mudando! Uau! É muita informação, mas vamos esclarecer coisa por coisa.

24 semanas são quantos meses de gravidez ?

Está andando levemente curvada? Não se preocupe: isso é natural!

Uma das coisas que você vai perceber agora que chegou em sua 24° semana de gestação é que o seu corpo estará levemente inclinado para trás. Você fará isso naturalmente, para tentar comportar o peso da barriga.

O volume abdominal aumentou muito, e ainda vai crescer um pouco mais. E por isso o seu centro gravitacional sofre alterações, exigindo que você ande com as costas levemente curvadas para conseguir se manter em pé.

O grande problema é que essa posição poderá lhe causar dores e desconfortos nas costas. Então, sempre que perceber que está fazendo isso, endireite-se.

Tão importante quanto saber sobre “24 semanas são quantos meses?” é saber como se cuidar nesse período, e durante todos os 9 meses gestacionais. E para isso é importante entender o que está acontecendo no seu corpo nesse momento.

  • Exercícios físicos nesse período:

Se você quiser se exercitar nesse momento da gravidez, você pode. Claro que isso exige, primeiro, uma liberação de seu médico – que é a única pessoa capaz de lhe indicar algum exercício com toda a segurança.

Mas algumas práticas poderão ajudar a aliviar o desconforto nas costas, e até mesmo ajudarão para que você desenvolva uma consciência maior a respeito de sua coluna, reparando sempre que ela estiver torta. Alguns exercícios indicados nesse período são:

  • Hidroginástica;
  • Caminhadas leves;
  • Yoga;

Mas lembre-se sempre de que nenhuma atividade física deverá começar sem que antes você consulte o seu obstetra! E acima de tudo: respeite as orientações dele. Elas são para o seu bem!

Ative a circulação: veja como dormir de maneira mais confortável

Depois de passar por um dia cansativo, você vai chegar em casa, tomar um banho e tentar dormir. É nessa hora que você vai perceber que está cada vez mais complicado encontrar uma posição confortável.

Somado a isso, você ainda pode estar sentindo algum desconforto com relação aos inchaços, que são resultado da sua circulação que está cada vez mais comprometida. E agora?

Nãos e desespere! Existem algumas técnicas que poderão lhe ajudar a encontrar uma noite de sono mais sossegada. A começar pela posição em que você se deita.

Tente manter as pernas levemente elevadas, para que a circulação melhore. Use travesseiros e almofadas para conseguir isso! Você vai sentir um pouco mais de conforto dessa forma.

Também pode apoiar as costas em mais travesseiros, diminuído a sensação de sufocamento que a sua barriga pode estar causando agora.

Evite carregar peso e também fazer esforços durante o dia. Você está mais cansada, e isso é compreensível, já que o bebê está crescendo muito rapidamente dentro de você, adicionando peso ao seu corpo.

  • O seu coração:

O seu coração está agindo muito rapidamente para comportar todas as mudanças em seu corpo. Ele agora está bombeando 6 litros de sangue por minuto.

Todo esse trabalho é por conta de seu útero, que precisa de 50% mais de sangue para manter o bebê saudável lá dentro. Já os seus rins precisam de 25% a mais. Ou seja: o coração trabalha em dobro!

Isso pode fazer com que as vezes você se sinta mais cansada, ou até alguma sensação de coração disparado. Se isso acontecer, pare, respire e tente relaxar.

É hora de prestar total atenção as necessidades de seu corpo, e o descanso é uma delas!

Aliás, como está o bebê nesse momento da gestação?

Já falamos sobre você, algumas mudanças de seu corpo, e esclarecemos a pergunta sobre “24 semanas são quantos meses?”. Então vamos agora falar sobre o seu bebê.

Se as coisas estão mudando para você, é porque lá dentro elas estão em pleno funcionamento! Isso significa que o bebê não para de crescer, e está ganhando ainda mais forma.

A essa altura do campeonato ele já está praticamente com todos os órgãos funcionando, exceto o pulmão, que é o último a se formar por completo. O pulmão só está completamente pronto quando o bebê nasce, e respira pela primeira vez!!!

Ele também está ficando ainda mais esperto. Já se move com vigor dentro do útero, e está desenvolvendo alguns reflexos gradativamente. Inclusive, o bebê já pode reconhecer a sua voz!

Esse é um momento mágico para os pais, e se vocês já escolheram o nome, já podem começar a conversar e chama-lo por ele.

Bebê coruja: por que ele está tão agitado durante a noite?

Uma das coisas que você vai inevitavelmente notar agora é que parece que o seu bebê decide se chacoalhar dentro de você bem na hora em que você decide ir dormir.

O que acontece é que ele está desenvolvendo um ciclo de sono muito parecido com o de recém-nascido. Sendo assim, é natural que passe a manhã inteira cochilando, e anoite decida se agitar.

Você pode tentar cantar para ele para acalmá-lo, e criar algumas estratégias para fazer com que ele descanse a noite. Ainda assim, a tendência é que você tenha algumas noites em claro a partir de agora.

O bebê ainda não está pronto para nascer, mas já está muito bem formado!

Você chegou até aqui com uma dúvida sobre “24 semanas são quantos meses?”, e já viu mais um monte de informações importantes sobre o seu bebê e sobre o seu próprio corpo.

O feto já tem pálpebras, unhas, e poderá ser visto com clareza nos exames. No entanto, ele ainda está em formação. Um bebê que nasce prematuramente nesse período demanda cuidados extremos.

Mas é importante saber que ele já possui grandes chances de sobreviver fora do útero a essa altura do campeonato! Isso significa que você está cada vez mais perto de segurar um bebê saudável em seus braços.

Apesar de ele estar se desenvolvendo a todo vapor, alguns órgãos ainda são considerados imaturos. É o caso dos sistemas respiratório, sanguíneo e digestivo, todos essenciais para a sobrevivência.

Rumo aos 3 últimos meses!

Como você pode ver nesse conteúdo sobre “24 semanas são quantos meses?”, o seu corpo está mudando muito, e tudo isso em prol de seu bebê.

Dentro de você, ele acompanha todas as mudanças, e se torna cada vez mais apto a viver fora do útero. Você e ele desenvolverão uma grande ligação daqui pra frente, e por isso é hora de aproveitar ao máximo a gestação!

Você já deve ter ouvido por aí que você ‘vai sentir falta dessa fase” ou que “passa tão rápido’. E passa mesmo! É importante perceber e aproveitar cada segundo de sua gestação daqui para frente.

E sempre que possível, compartilhe as mudanças e as novidades com o papai. Assim ambos poderão aproveitar ao máximo esse momento mágico, e se encherão ainda mais de amor para receber o pacotinho que está prestes a ser entregue!

Daqui pra frente, mais do que nunca, você deverá tirar todas as dúvidas referentes a sua gestação com o médico, e se manter informada sobre tudo o que acontece. O bebê está chegando. Dúvidas como “24 semanas são quantos meses?” são comuns, mas não devem te afligir.

Saiba Mais sobre a 24 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *