Home / Gravidez / 25 semanas são quantos meses ?
25 semanas são quantos meses de gravidez ?

25 semanas são quantos meses ?

25 semanas são quantos meses de gravidez ?

Está confusa, e quer saber: 25 semanas são quantos meses de gravidez? Vamos explicar melhor isso, e ajudar você a entender o que acontece com o seu corpo nesse estágio.

Se você está grávida, com certeza já se pegou, em algum momento, contando nos dedos as tais das semanas de gestação. Afinal, 25 semanas são quantos meses de gravidez?

É normal que médicos e especialistas tratem a gestação por semanas ao invés de meses.

Isso acontece porque os meses são variáveis (de 28 a 31 dias), então estipulou-se uma norma internacional que padroniza a contagem por semanas, sendo assim mais precisa e segura!

Mas para muitas pessoas – inclusive para as mães – adaptar-se a essa contagem semanal pode ser um tanto quanto confuso. E então, você sabe responder à pergunta: 25 semanas são quantos meses?

Descubra agora: 25 semanas são quantos meses?

Você chega empolgadíssima no consultório médico, e ele lhe diz que você acabou de entrar em sua 25° semana de gestação. Mas afinal de contas, 25 semanas são quantos meses?

O que esse médico quis dizer é que você continua avançando pelo 6° mês de gestação, e já ultrapassou a metade de todo esse processo! Isso significa que o seu bebê está muito desenvolvido, e que o seu corpo mudou muito.

Bom, essa segunda parte nem precisamos dizer: você está sentindo isso na pele. Seja por uma dorzinha que surge nas costas, ou aquela sensação de sufocamento quando tenta se deitar para dormir…parece que tudo virou de cabeça para baixo.

Uma das coisas que mais incomodam as mamães nessa fase é o surgimento das manchas conhecidas como cloasma ou melasma. Elas tendem a aparecer nas axilas, nas pernas ou no rosto.

Com o avanço da gravidez, as manchas aumentam em número e intensidade. Mas não há muito o que se preocupar, pois a tendências é que elas desapareçam após a amamentação.

De qualquer forma, você pode solicitar um auxilio ao seu dermatologista, e ele vai lhe indicar alguma coisa para atenuar as manchas, e um bom protetor para evitar que elas se agravem.

25 semanas são quantos meses de gravidez ?

O bebê está cada vez mais sensível aos sentidos!

Sabia que o seu bebê está cada vez mais sensível em todos os sentidos? Inclusive, ele já tem as papilas gustativas em desenvolvimento. Por isso, mais do que nunca você deve evitar alimentos com sabor muito forte!

  • Visão:

A visão também está melhorando cada vez mais. Isso significa que lá de dentro ele pode perceber alguns sinais de luz intensa. A íris ainda não está colorida, esse processo só acontece mais para frente, por volta das 31° semana.

Mas essa cor ainda não será a definitiva de seu filho. Os olhos poderão mudar até o 9° mês de vida. Tudo será um processo para que ele consiga enxergar o mundo com seus olhinhos curiosos.

  • Audição:

Ele já te escuta há algum tempo, e consegue distinguir a sua voz de outros sonos. Por isso é hora de começar a conversar e cantar para ele. Mas o que ele mais escuta mesmo são os sons produzidos pelo seu corpo – que são muitos!

É bom você evitar lugares que tenham barulhos muito brutos, como shows ou lugares com estouros de som. Isso porque, quando o bebê escuta ruídos muito fortes, ele se assusta.

A reação a isso já é muito semelhante com o que sentimos depois de nascer: ele se sobressalta, pode ter um aceleramento nas batidas cardíacas e até mesmo engolir liquido amniótico por conta do susto.

O pulmão ainda não está completamente pronto, mas se desenvolve a cada dia mais!

Já o pulmão está cada dia mais perto de ser completo. Mas ele só estará definitivamente pronto após o parto, quando o bebê exalar ar pela primeira vez, colocando-o para funcionar!

De qualquer forma, quando você pesquisa sobre “25 semanas são quantos meses?”, encontra informações dizendo que o pulmão está quase completamente formado. E está, mesmo!

Ele inclusive já consegue produzir surfactante, um liquido essencial para a elasticidade do pulmão, e que permite que os movimentos de respiração sejam concluídos.

As narinas do bebê ainda estão tapadas, mas prestes a se abrir. É um processo lento e mágico, onde o seu filho, a cada dia, se desenvolve um pouquinho mais.

Mas para que ele tenha toda a saúde, é importante que você também se cuide. O seu corpo ainda é o combustível essencial do bebê, e por isso é essencial manter a saúde em dia.

Mantenha uma dieta equilibrada, e cuidado com o aumento excessivo do peso!

Agora que você já sabe sobre 25 semanas são quantos meses, é hora de entender um pouco mais sobre quais são os cuidados que você deve adotar para o próprio corpo.

  • Alimentação:

É fundamental que você mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Evite alimentos extremamente gordurosos ou açucarados, e, como já dissemos antes, evite também alimentos de sabor muito acentuado.

Tudo o que você consome é repassado ao bebê através da placenta. Então, sempre priorize os alimentos saudáveis e equilibrados. Mas não somente por ele!

A tendência de que você engorde agora é muito grande, e também aumentam as chances de desenvolver problemas como diabete gestacional. Até o 8° mês, é importante que você faça um bom acompanhamento a respeito disso.

  • O que é a diabetes gestacional?

A diabetes gestacional é representada pelo aumento das taxas de açúcar no sangue. O grande problema é que ela pode trazer complicações para o parto e para a sua cicatrização após a cirurgia.

Outro problema é que o bebê engorda também por conta do excesso de açúcar. Com isso, ele pode apresentar algumas dificuldades respiratórias ao nascer, ou ainda entrar em um quadro de hipoglicemia.

Escurecimento em algumas áreas do seu corpo é normal, e tende a passar!

Você vai notar nesse período que algumas partes do seu corpo estarão mais escurecidas. É comum que isso aconteça na região genital, por exemplo. O mesmo acontecerá com os mamilos.

Algumas mulheres podem ainda ver o surgimento da chamada “línea nigra”, que é uma linha escura que parece “repartir” a barriga bem no meio, a partir do umbigo.

Junto com isso aparecem algumas estrias, e você pode sentir um ressecamento na pele. Para conter esses problemas, é importante conversar com o seu médico ou até mesmo se consultar com um dermatologista.

Mas evite utilizar remédios e cremes sem buscar uma prévia orientação, e tenha sempre em mente que muitas dessas coisas tendem a desaparecer depois do parto.

Já posso ter contrações nesse momento da gravidez?

As chamadas falsas contrações tendem a surgir efetivamente a partir da 28° semanas gestacional. Mas em alguns casos, sim, elas acontecem antes desse período. Se você começar a sentir isso, não se desespere.

Trata-se de uma espécie de “treino” do seu corpo para o que está por vir: o trabalho de parto de verdade. O mais importante é notar se essas contrações são indolores.

O normal é apenas que você sinta uma pressão na barriga, como se estivesse contraída, e em seguida relaxe naturalmente. As falsas contrações não trazem dor nesse período da gestação.

  • Dores e incômodos abdominais:

Você também poderá sentir alguns desconfortos abdominais e umas dores laterais. Isso acontece porque o útero está sofrendo uma distensão. Esse processo não oferece qualquer risco para você ou o bebê.

Mas se você sentir muitas dores, ou estiver preocupada, não pense duas vezes antes de pedir ajuda e orientação ao seu médico.

Como dormir? Veja quais são as melhores posições para você!

Você já sabe a resposta para a pergunta “25 semanas são quantos meses?”, e sabe que o seu corpo e o bebê estão passando por inúmeras mudanças, algumas delas um tanto incômodas.

E com certeza, tudo o que você quer nesse momento é tirar boas noites de sono, e descansar bastante antes de o bebê nascer. Mas isso pode ser um problema agora que a sua barriga está tão grande.

  • Dormindo de lado:

Pode ser que você encontre mais conforto em dormir de lado do que de barriga para cima. Se achar melhor, coloque alguns travesseiros atrás da cabeça, de modo que você fique mais inclinada, quase sentada. Os pés suspensos ajuda na circulação, e diminui o inchaço.

Achar uma posição para dormir a partir de agora será bem difícil, mesmo. O mais importante é que você tente, de alguma forma, relaxar e dormir. Você vai se sentir mais cansada com o passar do tempo.

E existe um outro fator importante: o seu bebê pode ter hábitos noturnos. Considerando tudo isso, se você se sentir cansada e sonolenta durante o dia, e tiver a oportunidade, tire uma soneca.

Continue indo ao médico, e permaneça com o devido acompanhamento!

A pergunta sobre “25 semanas são quantos meses?” vem sempre acompanhada de uma série de outras dúvidas.  E se você precisar fazer alguma pergunta para o seu médico, não tenha receio.

É importante entender o que está acontecendo com o seu corpo, para conseguir identificar qualquer problema ou anomalia. Mas sempre tente manter a calma, e busque orientação antes de se preocupar.

Depois de acompanhar o nosso conteúdo sobre “25 semanas são quantos meses?” vamos partir para a próxima etapa: 26 semanas são quantos meses?

Saiba Mais sobre a 25 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *