Home / Gravidez / 30 semanas são quantos meses ?
30 semanas são quantos meses de gravidez ?

30 semanas são quantos meses ?

30 semanas são quantos meses de gravidez ?

Conhecer a resposta da pergunta “30 semanas são quantos meses” é fundamental, mas conhecer mais sobre o seu corpo nessa fase também é parte essencial do processo de gravidez. Saiba tudo!

Bem-vinda às 30 semanas da sua gravidez! Muitas pessoas se perguntam: “30 semanas são quantos meses” e a resposta é: 7 meses e duas semanas.

A essa altura, mesmo se você tiver já um plano de parto em mente, esteja preparada para ser flexível.

Você pode ter pensamentos firmes sobre o que considera ser a experiência ideal para o parto.

No entanto, mantenha a mente aberta porque muitos fatores podem influenciar onde e como seu bebê nasce. Saiba mais sobre as perguntas que circundam saber “30 semanas são quantos meses”!

Afinal, 30 semanas são quantos meses?

Ao se perguntar “30 semanas são quantos meses”, você pode se beneficiar de nossa calculadora, que auxilia você a ter mais informações sobre sua gravidez! Conheça!

Uma vez que a produção de células vermelhas do seu bebê esteja em pleno funcionamento, em teoria, seu sistema imunológico pode começar a prejudicar o seu bebê. Mas não se preocupe, isso é normal!

Às 30 semanas, a produção de glóbulos vermelhos do seu bebé muda do fígado para a medula óssea.

– É improvável que esses glóbulos vermelhos sejam do mesmo grupo sanguíneo que o seu.

  • Pequenos números desses glóbulos vermelhos geralmente vazam pela placenta; seu corpo os reconhece como estrangeiros e os ataca.

– Seu grupo sanguíneo não é importante porque, embora os anticorpos para os grupos sanguíneos A, B, AB ou O estejam na sua circulação, eles são grandes demais para atravessar a placenta e atacar o bebê.

  • Portanto, diferenças nos grupos sanguíneos ABO não importam. No entanto, todos são também positivos (85%) ou negativos (15%).

– Mulheres negativas produzem anticorpos para células sanguíneas positivas; estes são menores que os anticorpos ABO e podem atravessar a placenta.

  • Um grande número de anticorpos pode atacar as células do sangue do bebê, levando à anemia. Primeiras gravidezes raramente são afetadas.
  • Em uma segunda gravidez, uma mulher negativa recebe uma ou duas injeções do anticorpo rhesus “anti-D” no terceiro trimestre.
  • O anti-D está em uma forma que é muito grande para atravessar a placenta. Isso limpa todas as células do sangue na sua circulação, impedindo que seu sistema imunológico atinja seu bebê.

30 semanas são quantos meses de gravidez ?

Mudanças em você e no bebê

Como crianças e adultos, os bebês têm um padrão de sono que inclui um estágio de “sonhar”, quando movimentos rápidos dos olhos (REM) podem ser registrados.

– Cerca de 25 por cento dos bebês estão começando a deitar-se nesta fase. A maioria deles se vira antes do final da gravidez.

– Com 30 semanas a média do comprimento da coroa até o calcanhar é de 41,1 cm e o peso médio é de 1,5 kg.

– As pernas podem ser cruzadas ou mesmo enroladas no topo da cabeça, por vezes, mas ainda há espaço para elas serem totalmente esticadas.

– O sangue no cordão umbilical contém células-tronco que têm a capacidade de se desenvolver em células específicas do corpo, como as que formam o sangue, ou o cérebro, ou os tecidos musculares.

Com 30 semanas, você está chegando perto de conhecer seu pequeno. Seja paciente, pois tudo valerá a pena.

Imunidade do bebê

No útero e nos primeiros meses de sua vida, seu bebê confia em sua imunidade em relação a várias infecções.

– Seu bebê não tem a capacidade de produzir anticorpos (que te atacariam) no útero: ele confia completamente em você para protegê-lo das infecções, não só no útero, mas também após o nascimento.

– A proteção após o nascimento é possível porque os anticorpos do sistema imunológico atravessam a placenta e entram na corrente sanguínea do bebê, enquanto você está grávida.

– Se você tem imunidade a uma doença como sarampo, caxumba, poliomielite e muitas outras infecções graves, seu bebê carregará seus anticorpos para essas condições.

  • Imunizações na infância fornecem imunidade a muitas infecções graves. Devido a um grande surto de casos de coqueluche em 2013, foi apresentada uma recomendação de que as mulheres grávidas entre 28 e 38 semanas sejam vacinadas contra isso.
  • A imunidade que seu bebê adquire de seus anticorpos é perdida com o tempo, portanto, a partir de dois meses, ele precisará de um programa de imunizações.

– Houveram inúmeros estudos ao longo dos últimos anos envolvendo mulheres exercitando-se enquanto estão grávidas.

A conclusão é que o exercício realizado de forma eficaz e segura, em intensidade moderada e em mulheres saudáveis durante as 30 semanas, é benéfico.

Além de ser bom para a sua saúde e fazer com que você se sinta mais energizado, exercitar-se lhe dará uma ótima forma para o parto, o que é, na verdade, um exercício!

Mudanças em você

Muitos dos sintomas que você provavelmente experimentará ao se perguntar “30 semanas são quantos meses” provavelmente já incomodaram você por algumas semanas. Conheça algumas:

– Micção frequente: seu útero coloca mais pressão sobre a bexiga no terceiro trimestre, dando-lhe menos espaço para armazenar urina.

  • Faça xixi sempre que sentir necessidade. Não segure xixi por muito tempo.

– Insônia: Esta é outra aflição comum do terceiro trimestre, causada por qualquer um dos seguintes fatores: cãibras nas pernas, azia, micção frequente ou ansiedade.

– Varizes: Seu útero em crescimento também está colocando pressão sobre os vasos sanguíneos, que, juntamente com o aumento do volume sanguíneo, pode levar às chamadas veias varicosas.

  • Dê um passeio durante o dia para ter certeza de obter um aumento na circulação sanguínea.

– Se a cãibras nas pernas e a dor nas costas se tornarem insuportáveis, considere encontrar um massagista especialista em massagem pré-natal.

– Além disso, a constipação pode ser uma dor, literalmente. Coma uma dieta rica em fibras, que inclui frutas, legumes, cereais matinais e pães integrais para evitar a constipação.

  • Você também pode experimentar um iogurte pró-biótico para facilitar o processo de digestão.

Exercícios nas 30 semanas de gravidez

Você sabia que andar, nadar e fazer outros exercícios moderados por 20 a 30 minutos, três a quatro vezes por semana, podem alterar seu humor e ajudar a estimular os intestinos?

– Mas não comece em um novo regime de exercícios neste estágio se seu corpo não estiver acostumado com isso, pois esse ato pode levar a lesões e complicações.

  • Essa é a melhor hora para passar algum tempo com seu parceiro e fazer uma longa caminhada com ele ou com um amigo.

Nutrição para você

Uma dieta saudável durante a gravidez é fundamental para o crescimento do bebê. Isso não significa que você deve cortar completamente suas comidas favoritas. Moderação é a chave.

– Pequenas refeições frequentes: Comer pequenas refeições frequentes não apenas bombeia um fluxo constante de nutrientes para o seu bebê, mas também mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, para que você não sinta tontura ou baixa resistência de repente.

– Frutas e vegetais: Frutas e vegetais são uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

  • Você também recebe uma dose saudável de fibra que pode ajudar a prevenir a constipação.

Preocupações comuns

Vazamento de colostro: Se você notar uma substância amarelada ou cremosa vazando de seus seios, não se preocupe.

  • Esta substância é chamada de colostro. O colostro é o primeiro estágio do leite materno que ocorre durante a gravidez e dura vários dias após o nascimento do bebê.
  • É mais espessa do que o leite produzido mais tarde na amamentação. Nem todas as mulheres soltam colostro nas 30 semanas de gravidez, mas isso é considerado normal de qualquer maneira.
  • É melhor investir em algumas almofadas de peito, pois elas serão úteis quando o bebê nascer também.

Cuidados de gravidez sazonais

– Verão: A erupção de calor espinhosa pode ser causada por calor e suor. Ocorre principalmente onde duas superfícies da pele se esfregaram umas nas outras, como abaixo dos seios.

  • Evite a erupção secando a área entre as dobras da pele imediatamente após o banho. Use também tecidos mais leves, como algodão, que não se prenderão ao seu corpo.

Primavera: Essa é uma excelente fase do ano para passear. Porém, lembre-se: os alimentos de rua não são higiênicos, especialmente durante as chuvas, por isso é sempre melhor ficar longe deles.

– Você deve evitar itens alimentares processados e gordurosos, pois eles são prejudiciais para você e para a saúde do bebê. Para satisfazer seus desejos, você sempre pode fazer a versão saudável do alimento desejado em casa.

– Outono e Inverno: Hidratar a pele logo após o banho. Evite a tristeza comum do inverno se entregando a algumas leituras, ouvindo música ou saindo com os amigos.

– Se você sentir vontade de tomar chá ou café, escolha versões mais saudáveis, como café descafeinado (agora disponível na maioria dos supermercados) ou chá verde.

Conclusão

Durante sua gravidez, há muito mais a ser sabido do que “30 semanas são quantos meses”. Seu corpo passará por diversas modificações e é essencial estar atenta a elas, conforme exposto nesse artigo.

Sabendo mais sobre essa fase e aproveitando-se da pergunta “30 semanas são quantos meses” para se manter informada, certamente essa fase será muito mais gostosa para você e para sua família, além de mais saudável! Boa sorte e bom parto!

Saiba Mais sobre a 30 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *