Home / Gravidez / 32 semanas são quantos meses ?
32 semanas são quantas semanas de gravidez ?

32 semanas são quantos meses ?

32 Semanas são quantos meses?

A gestação é composta por diversos fatores que vão mudando semana a semana. Por isso, é sempre importante estar atento as características de cada semana. 32 semanas são quantos meses?

Quando se fala em gravidez, as futuras mamães querem acompanhar cada segundo deste momento, e tudo o que o seu corpo e o seu bebê se transformam a cada semana. Mas, 32 semanas são quantos meses?

A gravidez, dura mais ou menos 9 meses, podendo chegar a até 42 semanas de gestação, e não podendo passar disso. A partir de 41 semanas e 3 dias, já é possível que os médicos façam a indução do parto, sem nenhum problema de desenvolvimento da criança.

Para contar os dias e meses exatos de uma gravidez, se leva em conta que o primeiro dia de gestação é o primeiro dia da última menstruação, a mulher não é considerada grávida nas duas primeiras semanas após a menstruação, porém, é esta data que os médicos usam para saber o tempo gestacional.

É muito difícil saber o dia que a mulher ovulou e o dia exato em que ela engravidou, por isso é feita essa base de datas para acompanhar a gestação.

Como a gestação começa

Todos os meses um de seus ovários libera o óvulo. Se você tiver uma relação sexual neste período que é chamado de período fértil, você pode engravidar.

Quando isso acontece, o seu corpo começa a sofrer alterações que contribuem para a formação e o desenvolvimento do bebê.

32 semanas são quantos meses de gravidez ?

Confira algumas delas:

  1. O seu cérebro faz a liberação de estrogénio, que é um hormona que faz com que um dos seus óvulos amadureça.
  2. Quando o ovulo amadurece, ele é liberado para as trompas de falópio, que onde acontece a ovulação.
  3. Neste momento, o interior do seu ovulo começa a criar camadas de tecido que são irrigadas por vasos sanguíneos. Ele fica altamente propício para alojar o ovulo fecundado.
  4. Assim, o útero se torna mais fluido para facilitar a chegada de espermatozoides para encontrar o óvulo nas trompas de falópio.

Quando o espermatozoide encontra o óvulo, todas condições estão favoráveis para se dar início a gestação. Normalmente somente um espermatozoide consegue perfurar e adentrar o ovulo, dando início a fecundação.

A partir disso, todas as condições genéticas necessárias para o início de uma nova vida, acontecem. Isso se dá devido a fusão do espermatozoide com o ovulo. Neste momento o sexo do bebê, e algumas características hereditárias já ficam definidas.

De forma muito rápida, o zigoto começa a se dividir e a se multiplicar, isso acontece ao mesmo tempo que ele desliza pelas trompas de falópio em direção ao útero, onde ele ficará até o momento do nascimento. Logo, as células começam a se diferenciar, para a formação de diversas partes do corpo, como cabeça, pernas, braços, entre inúmeros outros.

Chegada do óvulo no útero

O útero será a casa o feto durante toda a gestação. Ele está totalmente preparado para receber o feto, alimentá-lo, e deixa-lo protegido durante todo o processo gestacional.

Nesta fase, correm muitas alterações hormonais nas mulheres, e isso faz com elas sintam alguns sintomas.

Veja quais são os sintomas mais frequentes no início da gestação:

  • Náuseas e vomito;
  • Tensão mamária;
  • Fadiga e cansaço;
  • Mudanças de humor;
  • Alteração de olfato de paladar;
  • Dor abdominal
  • Barriga inchada;
  • Desconforto intestinal
  • Dores de cabeça

O atraso na menstruação, é o que define o sintoma mais clássico da gravidez. Por isso, se a sua menstruação estiver com 5 dias de atraso, faça um teste de gravidez.

32 semanas são quantos meses?

Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante toda a gestação, pode ser feito semana a semana. Isso porque de acordo com cada semana o bebê se desenvolve muito.

Quando se está com 32 semanas de gestação, é o equivalente a 8 meses de gestação. Neste momento, o seu bebê já pode estar com a cabeça virada para baixo. Ele já está com o seu corpo todo formado, porém ainda é muito sensível.

Ele começa a acumular gordura, e deixar o seu corpo arredondado, com pregas nos joelhos e cotovelos.

Neste período você está com a idade de gravis de 32 semanas, ou 8 meses que equivale a 224 dias, a idade fetal é de 30 semanas, o feto tem comprimento de aproximadamente 42 centímetros, e peso em torno de 1,700 gr. Ele se assemelha ao tamanho de uma meloa.

Como o bebê se desenvolve a trigésima segunda semana de gravidez

O bebê continua a crescer e ganhar peso, porém ele começa a se movimentar menos, pois já não tem tanto espaço no útero.

Ele já abre os olhos quando está acordado, e os fecha para dormir, assim como faz um recém-nascido. Ele já possui um ritmo de sono próprio, que pode ser diferente ao da mãe. Por isso, é muito comum que quando a mãe tente dormir, o bebê comece a ser mexer.

Ele já possui um paladar perfeito, consegue diferenciar sabores doces de sabores ácidos, e quando a mãe ingere algum alimento de sabor mais forte, ele também sente.

Os seus pulmões e o sistema imunológico estão se desenvolvendo, as unhas e o cabelo crescem, e os cinco sentidos funcionam de forma plena.

O que acontece com o corpo da mãe quando está na 32 semana de gestação:

O corpo da mãe continua sofrendo algumas alterações. Ela sente menos tensão no peito, apesar dele continuar crescendo, podendo chegar a até vezes o tamanho do peito antes da gestação. Isso ocorre pelo aumento de glândulas mamárias, e acumulo de gordura para produzir o leite.

Por isso, é importante usar um sutiã confortável e reforçado que ajude a sua coluna a fazer a sustentação do peso do peito, sem prejudica-la.

É normal que o peto comece a expelir um colostro, que é uma substancia que antecede o leite. Ela é rica em anticorpos que auxiliam na imudeficiência do bebê quando ele nasce.

Nesta fase, comece a contar e a registrar os movimentos do bebê, a cada 12 horas ele precisa se mexer pelo menos 10 vezes. Se isso não ocorrer, aguarde um tempo e comece a contagem novamente. Se no fim da segunda contagem você não obtiver o resultado esperado, comunique o seu médico.

Neste período da gestação os pais já podem ir pensando na escolha do pediatra do bebê. Esta é uma escolha muito importante, e que requer um profissional altamente capacitado e responsável. Pois ele acompanhará os primeiros anos do seu filho.

Escolha um profissional que você tenha recomendações, e que também te transmita confiança e te deixe a vontade.

Com a chegada da data prevista para o parto, é normal que as mães se preocupem com o nascimento prematuro da criança. E com isso, vem também as contrações iniciais, que podem ser verdadeiras ou falsas contrações.

As contrações verdadeiras são frequentes, regulares e vem acompanhadas de dor. Já as falsas contrações acontecem de forma esporádica, não apresentam dor e são irregulares.

Agora, acontece também as consultas mais frequentes ao médico, se antes eram consultas mensais, agora elas precisam ser pelo menos quinzenais, isso dependerá da forma como o seu médico lhe indicar.

Isso deve ocorrer pelo rico de pré-eclâmpsia e também do parto prematuro. Por isso também, é importante que exames como o hemograma, exames de urina e de sífilis sejam refeitos.

Com a aproximação da chegada do bebê, é importante que os pais tenham um psicológico fortalecido, pois eles enfrentarão muitas mudanças, e é comum que se sintam ansiosos e com medo.

A mãe principalmente, devido a fatores hormonais, pode sentir grandes diferenças no seu psicológico. Alguns sentimentos ficam mais intensos nesta fase, como a irritabilidade, depressão, auto crítica, insegurança, alterações mais frequentes de humor, entre outros.

Isso não acontece de forma igual para todas as mulheres, porém acomete a grande parte delas, e é extremamente normal.  Sentimentos confusos são normais na gestação, desde que eles não estejam afetando de forma drástica a família, eles estão dentro dos padrões esperados.

Quando a grávida se sentir assim, é importante que ela respire, controle as suas emoções, e conte sempre com o apoio do pai, ou da família. Realizar caminhadas, conversas com outras grávidas e ter contato com outras crianças, pode ajudar com que estes sentimentos passem mais rápidos.

O mais importante, é que a mãe sempre se lembre que a gravidez dura apenas 9 meses, e que por mais que ela venha a ter outros filhos, cada gravidez é única, então ela deve ser aproveitada ao máximo. Os pais devem curtir dos os momentos que a gravidez proporciona.

Caso estes sentimentos estejam acontecendo de forma muito frequente, e alto nível, é aconselhável que a mãe procure um psicólogo para lhe ajudar a passar por esta fase de forma tranquila, e sem correr riscos de ter uma depressão pós-parto.

Existem inúmeros programas de gestantes que atuam de forma disciplinar, para fazer com que as 40 semanas de gestação, aconteçam da melhor forma possível, tanto para os bebês, quando para os pais. Isso também ajuda muito na preparação psicológica da chegada do bebê.

Como podemos ver, 32 semanas são quantos meses? É o 8 ° mês de gestação. É a fase final, onde tudo deve estar propício para a chegada desta nova vida. Continue lendo sobre as demais semanas de gestação.

Saiba Mais sobre a 32 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *