Sua Gravidez – 35 semanas de gestação
Outra semana que se inicia a 35 semanas de gestação, e junto a ela vai-se embora o oitavo mês. Falta realmente pouco e a contagem regressiva pode ser, enfim feita apenas em uma mão!
Como você está se sentindo neste momento da sua gravidez? É bastante provável que plena além de grandinha, na maioria dos casos.
Estar tão próxima do fim da gestação não significa, entretanto, ter a ansiedade diminuída, mas sim em muito aumentada. Afinal, está chegando o momento de conhecer um dos maiores presentes da sua vida. Como se preparar para tamanha emoção, não é mesmo? Veja mais sobre o assunto a seguir.
Qual o peso do bebê na 35 semanas de gestação? Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo
Na 35 semanas de gestação seu bebê já tem de 2,4 a 2,5 kg e seu comprimento pode variar entre 44 e 46 centímetros
Seu bebê já não tem quase espaço dentro do útero, por isso não assuste se ele deixar de chutar você. O mais normal para a 35 semanas de gestação é que ele se arraste mais lentamente devido ao espaço que agora é reduzido.
Internamente, a partir daqui importantes órgãos do bebê passarão a trabalhar a pleno vapor. Um exemplo deles são os rins que já se encontram completamente desenvolvidos nesta semana. Outro importante órgão do corpo humano, o fígado, começa a aprender a funcionar aqui também.
A preocupação principal do bebê, na 35 semana é, entretanto engordar. Nada mais realmente importa, já que todo seu organismo está quase que completamente preparado para o nascimento. Engordar é a tarefa que deve vir em primeiro lugar até o fim da gravidez!
Como está você na 35 semanas de gestação?
Durante essas semanas da gestação, parece que você não tem mais para onde crescer, não é mesmo? Isso porque seu útero já cresceu mais de mil vezes em termo de volume, comparado ao que era anterior a sua gestação.
Ele também está pressionando as suas costelas agora. Mas calma, a boa notícia aqui é que você já engordou praticamente todos os quilos que poderia ganhar durante a gravidez, com uma média entre 11 a 13,5 quilos.
Uma importante dica nesse momento é tentar arranjar um tempinho extra para descansar depois do almoço. Além disso, é bom deixar tudo organizado no seu trabalho para uma partida breve.
Isso porque nunca se sabe quando será a hora de parar, se é que você já não optou por iniciar a sua pausa.
É possível também que seu médico parceiro queira que você aparece em mais consultas com mais frequências, sendo uma vez a cada 15 dias por exemplo, ou até 1 vez na semana.
Talvez ele até peça que você realize o teste do Estreptococo do tipo B, um exame intra-vaginal simples para saber se é preciso tomar antibiótico na hora do parto.
Atenção na 35 semanas de gestação – O que é Estreptococo do tipo B?
A bactéria com esse nome estranho é um tipo frequente dentro do intestino das pessoas, sendo que é possível que ela se colonize dentro da vagina também, quando existe o risco de transmissão ao seu bebê durante o próprio parto.
Essa infecção na vagina não é considerada um tipo de DST – Doença Sexualmente Transmissível, porque muitas vezes a área genital poderá ser contaminada pelas próprias bactérias internas da mulher.
Embora seja perigoso para um bebê, principalmente o prematuro, o Estreptococo tipo B não costuma provocar nenhum tipo de sintoma em adultos, e por isso precisa ser prevenido antes do nascimento.
Esse exame para o Estreptococo do tipo B é feito por meio de uma espécie de cotonete, que irá recolher uma amostra da região da sua vagina e também do ânus, podendo ser realizado tanto entre a 35ª semana ou a 37ª semana de gestação.
Caso o resultado seja positivo, não é preciso ficar preocupada. Já é administrado apenas um antibiótico na hora do seu parto para poder então prevenir infecções graves em seu bebê.
Na 35 semanas de gestação como é a fisionomia do Bebê?
Uma curiosidade interessante é que nesta semana a fisionomia do bebê já é definida. Ou seja, a carinha que ele está com nesta semana de gestação é a mesma com que ele irá nascer, salvo diferenças devido as bochechas que estarão mais recheadas de gordurinhas, é claro.
Em média o bebê já tem de 2,4 a 2,5 kg e seu comprimento pode variar entre 44 e 46 centímetros. Vale ressaltar que cada criança tem seu ritmo e sua carga genética que se relaciona diretamente ao seu tamanho.
Desta forma, se o seu bebê estiver com o peso abaixo disso considere outras questões como o seu tamanho e do pai. Não se apavore por não estar dentro da média, já que média, como o próprio nome sugere, é algo que pode variar muito conforme cada caso em específico de gravidez.
Consulte seu obstetra e ele lhe dará melhores informações a cerca desses parâmetros de normalidade e lhe indicará o que fazer, se necessário, para que o bebê passe a ganhar mais peso nesta reta final.
Mudanças no jeito de andar na 35 semanas de gestação
Grávidas chegam a 35 semanas de gestação com verdadeiro remorso da balança. Afinal, o ganho total de peso até este momento pode ser de 7 a 14 kg conforme cada caso.
Sua vida está, em muito, diferente, uma vez que o bebê ocupa agora um gigantesco espaço dentro de você, empurrando suas costelas e lhe pressionando todos os demais órgãos. O cansaço faz parte da sua rotina!
Outra coisa que não tem como não reparar nesta fase de gravidez é a forma como a grávida anda. Em plena 35 semana, com muitos quilos a mais é visível a desproporcionalidade no corpo, já que às vezes a barriga é muito grande, andar deixa de ser uma tarefa tão simples e passa a ser engraçada.
35 semanas de gestação – A visão é típica…
As pernas estão sempre meio que abertas, os pés costumam apontar para fora. Outra característica marcante é que o corpo todo se balança, passo a passo e a velocidade é em muito diminuída, afinal, você não está na sua forma física mais conhecida, não é mesmo?
Vale destacar apenas que, mesmo que caminhando mais lentamente ou cansando-se um pouco mais rápido, é importante caminhar nesta fase final da gravidez. Evidentemente, você não precisará fazer longas caminhadas ou ir para a esteira, mas não deixe de fazer as tarefas simples do dia a dia também.
Ir ao supermercado e passear pelo shopping podem ser tarefas reajustadas a sua atual condição e é importante que você não as deixe de lado uma vez que após o nascimento do bebê, você poderá ter que ficar um tempo mais quietinha dentro de sua casa. Melhor aproveitar um pouco mais agora!
Se você faz atividades como hidroginástica, persista e não deixe que esses quilinhos a mais lhe atrapalhem. Fará muito bem para você e para o bebê até o momento do parto, certo?
Lembre-se apenas de seguir seu novo ritmo e não se esforce desnecessariamente, pois há outra pessoa dependendo exclusivamente de você agora!
Considere que seus órgãos estão comprimidos devido ao tamanho do bebê e lembre-se de que a falta de ar e o cansaço podem ser peças mais presentes no seu dia a dia. Lidar com elas será imprescindível para ter uma 35 semanas de gestação mais tranquila e saudável.
Informações chaves para 35 semanas de gestação
- Com 35 semanas completas de gestação, o seu bebê estará muito mais agitado e a sua vitalidade de desenvolvimento fetal será impressionante, por isso os movimentos vigorosos podem te surpreender durante a fase;
- Nessa semana o seu bebê já terá as feições exatas do nascimento, como dissemos, e todos os seus órgãos estarão em perfeito estado e funcionamento, exceto pelos pulmões que estarão em processo de amadurecimento;
- A ansiedade das mamães está a todo vapor, já que a gravidez está na reta final. Por isso procure usar os momentos de maneira sabia e lembre-se de se manter calma e conversar com o parceiro;
- Durante a 35ª semana de gestação, as contrações de treinamento, junto com as noites mal dormidas e as câimbras podem ser um problema. Por isso tenha calma e saiba que o parto está chegando;
- Se hidrate sempre, sendo preciso tomar as bebidas certas para ajudar a bexiga a funcionar melhor.
A gestação 35 semanas é um período maravilhoso para as mamães, por isso aproveite nossas dicas para saber aproveita-la melhor.
Leia Também 35 semanas são quantos meses ?
Confira as demais semanas