Home / Gravidez / 35 semanas são quantos meses ?
35 semanas são quantos meses de gravidez ?

35 semanas são quantos meses ?

35 semanas são quantos meses de gravidez ?

A gestação vem acompanhada de diversas dúvidas e receios. Para ajudar aos pais, é importante saber 35 semanas são quantos meses, e o que esta fase da gestação reserva.

Uma gestação chega com muita alegria, e também vem acompanhada de medos e de inseguranças, principalmente por parte da mãe, que sofre diversos distúrbios hormonais neste período. Para acompanhar cada semana, e ver como o bebê se desenvolve, é importante saber, 35 semanas são quantos meses?

A gravidez sempre traz diversas mudanças e sentimentos para todos os que a acompanham. Ele pode ser planejado ou não, e se desenvolver de formas distintas, porém, existem alguns cuidados que sempre precisam ser levados em conta.

Nas primeiras 12 semanas, é o período que mais requer atenção, o período de mais riscos. Os médicos aconselham que a grávida esteja atenta a todos os sinais, e que ela tome alguns cuidados, e não cometa nenhum tipo de exagero. Isso porque neste período pode ocorrer a perda o bebê.

Se a mãe tiver algum tipo de sangramento nesta fase inicial, os cuidados de vem ser redobrados, e aconselha-se repouso absoluto, dependendo de cada caso.

Passado este período inicial, algumas dicas e cuidados, podem tornar a gestação mais saudável e confortável, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Em primeiro lugar, escolha o médico que irá te acompanhar por toda a gestação, e também no seu parto.

Existem médicos que fazer somente o pré-natal, mais não realizam o parto, outros já fazem somente o parto, sem acompanhamento pré-natal. O ideal é ter um médico que faço os dois, isso deixará a mãe mais tranquila, e confortável para o parto.

Outros cuidados devem ser tomados no dia a dia, tanto para garantir a saúde do bebê e da mãe, e também para evitar acidentes que os coloquem em risco. São coisas simples, mas que podem fazer a diferença, como por exemplo, evitar usar salto alto, não sofrer fortes emoções, ter um bom período de descanso diário, se alimentar bem, entre outros.

A alimentação também faz toda a diferença para manter a saúde da mãe, e contribuir para o desenvolvimento do feto. Para isso, alguns alimentos devem ser evitados, como:

  • Frutos do mar
  • Peixe cru
  • Carnes malpassadas
  • Laticínios não pasteurizados
  • Frios
  • Embutidos
  • Alimentos enlatados sem fervura

Estes alimentos devem ser evitados, porque são mais fáceis de terem bactérias alojadas. Os frutos do mar, além de desenvolverem alergias, podem também causar intoxicação alimentar.

Já as carnes malpassadas, podem transmitir toxoplasmose para a mãe, e consequentemente má formação para o bebê.  E os alimentos enlatados, podem conter bactéria do botulismo.

As bebidas também precisam ser ingeridas com cautela. A cafeína por exemplo, deve ser evitada ao máximo no período gestacional, algumas pesquisas revelam que se ela for consumida em grande escala pela gestante, ela pode fazer com que ocorra a perda do bebê.

Assim como a cafeína, os adoçantes também precisam ser evitados.

Outra dica muito importante, é deixar certos vícios durante a gestação. A bebida alcoólica e o cigarro, prejudicam de forma direta o bebê. E o uso de medicamentos, só deve ser feito diante de uma orientação médica.

Algo que pode deixar a sua gravidez mais saudável e prazerosa, são as atividades físicas. Elas devem também serem aconselhadas pelo médico, e sempre ser orientada por um profissional qualificado.

Uma gravidez normal, dura 40 semanas, ou 9 meses. Nos primeiros 3 meses de gestação, o sei da mulher fica inchado, e mais sensível. Ela também se sente mais cansada, e urina com maior frequência.

A placenta e o saco amniótico são formados nas primeiras 8 semanas da gestação, assim a alimentação do bebê é mantida através do cordão umbilical, e ele fica protegido sem sofrer impactos.

35 semanas são quantos meses de gravidez?

35 semanas são quantos meses

Na 35 semana da gestação, o bebê ainda está crescendo, mais em um ritmo mais lento, ele já possui todos os órgãos formados, menos o pulmão.

Nesta fase, é normal que a mãe se sinta mais cansada, e se ela ainda estiver trabalhando, já é hora de se preparar para parar.

A idade da gravidez é de 35 semanas, ou 8 meses, ou ainda 3º trimestre, a idade fetal é de 33 semanas, o que equivale a 245 dias de gestação. O feto deve medir em média 46 centímetros, e o seu peso deve estar entre 2350 a 2500 gr, o seu tamanho se assemelha a de um melão.

Com 35 semanas, o bebê já se encaixa na pélvis para nascer. O seu sistema gastrointestinal ainda é prematuro, e se mantém assim até aproximadamente os 4 meses após o seu nascimento.

Cerca de 15% do seu corpo equivale a gordura, que o capacita controlar e manter a temperatura do seu corpo após o nascimento. Mesmo assim, é importante que quando ele nasça ele use roupas e gorros para evitar perder a sua temperatura.

A mãe ainda continua a oferecer anticorpos para o bebê, e continuará assim após o parto, através do leite materno.

O que acontece com o corpo da mãe quando ela está na trigésima quinta semana de gravidez

Quando a gestante entra na 35 semana da gestação, o seu corpo já começa a se preparar par o parto. Por isso, é importante que ela fique atenta a todas os sinais que o seu corpo emite.

É normal que o cansaço, as insônias e a ansiedade aumentam de acordo com a aproximação da data do parto. Tudo isso, faz com que a mãe fique mais irritada, e com alterações frequentes de humor. Para evitar ou amezinhar estas emoções, é aconselhável que fazer exercícios leves que a deixem mais relaxada, e atividades que lhe proporcionem prazer e relaxamento.

Como o bebê já está em um tamanho bem maior, os seus movimentos e o seu peso, fazer mais peso sobre os órgãos da mãe, isso pode causar mais desconforto, e requer um cuidado maior nos seus movimentos. É importante que ela não faça movimentos bruscos e tenha cuidado ao se levantar. Para dormir pode ser um pouco mais desconfortante.

O bebê nesta fase se mexe muito, mas como ele não tem mais tanto espaço, são movimentos mais limitados. Esses movimentos são maiores e mais fortes, o que proporciona que os pais possam sentir o corpo do bebê. Isso gera muita emoção e ansiedade aos pais.

Os seis da mãe neta etapa estão mais sensíveis, pois estão preparados para dar início ao processo de amamentação. É importante o uso de sutiãs confortáveis que deixem a mãe a vontade, e que contribuam para o alívio das dores.

Nesta fase os pais já podem preparar o quarto para a chegada do bebê, já que na “35 semanas são quantos meses”, você está quase entrando no 9° mês –  Comprar as mobílias, pintar as paredes, fazer a decoração, colocar as roupas nos lugares, tudo isso gera prazer aos pais, e ajuda a aliviar aqueles momentos de tensão e ansiedades que são rotineiros nesta fase da gestação.

Para montar o quarto do bebê, é importante levar em consideração além da aparência, a funcionalidade deste quarto para os pais e para o bebê. Os itens de cuidados do bebê precisam estar em um local de fácil acesso, que não causem acidentes, e que facilitem as atividades corriqueiras dos pais, principalmente da mãe que estará se recuperando do parto.

É importante que o quarto esteja totalmente pronto até a 37 semana da gestação, para que se caso o bebê venha a adiantar, os pais não precisem se preocupar com a arrumação do quarto.

As consultas nesta fase são mais frequentes, isso para que possa identificar os primeiros sinais do parto, como o bebê está se movimentando, e também a posição do útero, e se há algum sinal de dilatação para o início do parto.

Alguns sinais precisam ser observados com muita atenção na trigésima quinta semana. São eles:

  • Se há algum tipo de sangramento vaginal, que pode indicar o deslocamento da placenta, ou até mesmo o início do parto.
  • Dores abdominais
  • Perda de liquido pela vagina, que pode indicar a ruptura da bolsa
  • Corrimento vaginal
  • Febre ou arrepios, que podem indicar algum tipo de infecção
  • Ardor ou dores para urinar, podem ser um sintoma de infecção urinaria
  • Dor de cabeça forte e contínua
  • Alterações na visão, visão dupla, visão embaçada, visão com pontos brilhantes, perturbação da visão, que podem indicar uma pré-eclâmpsia
  • Diminuição significativa dos movimentos do bebê, pode indicar algum tipo de problema com o bebê
  • Contração ritmadas antes de completar 37 semanas de gestação, que pode indicar o início do trabalho de parto antes do previsto pelo médico

Nesta fase começa também a contagem dos movimentos fetais. O bebê deve se mexer pelo menos umas 10 vezes durante o período de 12 horas, comece a fazer esta contagem a partir das 9 horas da manhã. Utilize uma agenda para te ajudar a fazer esta marcação e acompanhamento diário. Se o bebê não estiver fazer este ciclo de movimentos, é importante comunicar o seu médico.

Isso pode indicar que ele esteja em algum tipo de sofrimento dentro do útero, por isso é importante fazer estas marcações diárias nesta etapa da gravidez.

Como podemos ver, durante o período de gestação, a cada semana o bebê irá mudar, e mais importante do que saber que 35 semanas tem quantos meses, é saber o que cada semana trará de mudanças para a mãe e para o bebê. Confira isso tudo nos demais artigos.

Saiba Mais sobre a 35 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

32 semanas são quantas semanas de gravidez ?

32 semanas são quantos meses ?

32 Semanas são quantos meses? A gestação é composta por diversos fatores que vão mudando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *