Home / Gravidez / 36 semanas são quantos meses ?
36 semanas são quantas semanas de gravidez ?

36 semanas são quantos meses ?

36 semanas são quantos meses de gravidez?

Se você deseja saber sobre as 36 semanas são quantos meses, saiba que você já se encontra na reta final, onde é nessa etapa que é bastante comum o sentimento de ansiedade, além de lembrar que a gestante já se encontra no nono mês, apenas aguardando o momento do parto.

Para que você saiba sobre as 36 semanas são quantos meses, entenda que o desenvolvimento do seu bebê nesse período da gestação equivale a nove meses de gravidez, onde o bebê se encontra praticamente completo, porém ele ainda é considerado como prematuro para nascer nessa semana.

Mesmo a maior parte dos bebês já se encontrarem virados com a cabeça para baixo, muitos podem chegar as 36 semanas de gestação e ainda estarem sentados.

Dessa forma, nessa situação, se o trabalho de parto já começar e o bebê ainda continuar sentado, o médico irá poder tentar virar o bebê ou então fazer a sugestão para que a mãe faça uma cesariana.

Estou de 36 semanas quantos meses são?

Se você deseja saber mais sobre as 36 semanas são quantos meses, então saiba que você se encontra na reta final da sua gestação, onde nesse período a mãe se encontra muito ansiosa, sendo um período ideal para o nascimento do bebê, mas caso ele nasça antes, ele não irá sofrer qualquer sequela ou algum problema grave.

Em relação ao desenvolvimento fetal com 36 semanas de gestação, o bebe já se encontra com uma pele mais lisa e já possui gordura o suficiente sob a sua pele para poder garantir a regulação da temperatura depois do parto.

Além disso, pode ocorrer ainda alguma vérnix, onde as bochechas do bebê se encontram mais rechonchudas e a lanugem começa a desaparecer com o passar do tempo.

Nesse momento o bebê irá ter a cabeça toda coberta por cabelos, e as suas sobrancelhas e cílios estão completamente já formados. Quanto aos músculos, esses encontram-se cada vez mais fortes, tendo reações, memórias e as suas células cerebrais que ainda se encontram em desenvolvimento.

Quanto aos pulmões do bebê, eles ainda se encontram em formação, além do fato de o bebê já produzir a urina, a qual é liberada através do líquido amniótico.

Além disso, no momento em que o bebê se encontra acordado, os olhos permanecem abertos, onde ele reage a luz e sempre pisca normalmente, porém, sempre passa a maior parte do tempo dormindo.

Nessa etapa o nascimento do bebê se encontra bem próximo, sendo o momento de pensar já na amamentação, pois a única fonte de alimento nos seis primeiros meses de vida do bebê deve ser o leite da mãe.

Geralmente, o leite materno é o mais indicado, porém na impossibilidade de oferecer ele para o bebê, existem algumas fórmulas de leite artificial. Vale lembrar ainda que a alimentação nessa etapa é um dos fatores mais essenciais para a mãe e o bebê.

Já em relação ao tamanho do feto com 36 semanas, ele se encontra com aproximadamente 48 centímetros, que são medidos normalmente da cabeça ao calcanhar, e o seu peso é de quase 3 kg.

36 semanas são quantos meses de gravidez ?

Quais são os sintomas com 36 semanas?

Com 36 semanas o bebê se encontra já bastante grande e, por isso, irá pressionar todos os órgãos da mãe, o que pode ocasionar em falta de apetite, porém é importante que a gestante não fique sem comer.

O mais indicado é que a mãe procure realizar refeições que sejam menores e com maior frequência. Além disso, a falta de ar é outro sintoma bastante comum desse período, mas se a falta de ar for com consequência de uma gripe, é preciso que a gestante avise o seu médico.

Caso essa seja a sua primeira gestação, então o bebê pode encaixar a qualquer momento, e se isso ocorrer, é provável que os seus pulmões e o seu estômago tornem mais fácil para respirar e comer, respectivamente.

Já em relação a andar, a dificuldade nessas 36 semanas se torna ainda maior, onde a maioria das gestantes descrevem que a sensação é de que o bebê pode despencar a qualquer momento, em que as grávidas que somente conseguem sentar com as pernas abertas, com certeza já está com o bebê encaixado.

No caso das mamães de segunda viagem ou mais, o bebê geralmente só irá descer poucas horas antes do momento do parto, onde a bolsa se rompe em menos de 20% das gestações, e quando isso ocorre, a cabeça do bebê tende a funcionar como uma rolha logo na abertura do útero.

Assim, isso irá impedir a passagem do líquido, e quando a gestante deitar, ela irá notar a saída do bebê. Além disso, as contrações ainda são bastante difíceis de serem identificadas para as gestantes de primeira viagem, porém, quando elas sentem uma dor e a barriga fica muito dura, pode ser uma contração.

Como se encontra o corpo da mulher com as 36 semanas?

Durante as 36 semanas, o umbigo da grávida já pode se sobressair, além de ela sentir uma maior facilidade de respirar, pois é quando o bebê se encontra na posição de encaixe.

No entanto, em contrapartida, a bexiga da gestante se encontra mais apertada, o que faz com que as idas ao banheiro para fazer xixi se tornem cada vez mais frequentes, e se por acaso ela já consiga senta de pernas abertas, isso pode ser um sinal de que o bebê se encontra encaixado.

Com isso, é durante essa etapa que o colo de útero da mulher irá aumentar o diâmetro e irá se tornar mais fina, estando mais próximo do parto. Além disso, a gestante irá ainda sentir muitos incômodos com a pressão do bebê nessa região e, por isso, é preciso que ela se encontre descansando e evite ficar muito em pé.

Como saber se a gestante está entrando em trabalho de parto na trigésima sexta semana ?

Pode ganhar bebê com 37 semanas?

Um dos principais sintomas para saber se a gestante está entrando em trabalho de parto são as contrações, onde pode ocorrer os seguintes sintomas:

  • A barriga irá ficar extremamente dura.
  • As contrações podem ocorrer de maneira regular ou em intervalos de 10 em 10 minutos.
  • As contrações podem chegar a durar até 70 segundos.
  • Elas normalmente aumentam quando a gestante se movimenta.
  • E, por fim, ao começar o trabalho de parto, é preciso que a gestante e o seu acompanhante liguem para o seu médico e vá imediatamente para a maternidade.

Dessa forma, o bebê com 36 semanas ainda continua ganhando peso, isto é, cerca de 30 gramas por dia, no entanto, ele está agora em perder a maior parte da penugem que antes lhe cobria o corpo, bem como a verniz caseosa, a qual é uma substância cremosa que protege a pele do bebê durante a sua submersão em líquido amniótico.

Além disso, o bebê engole essas suas substâncias juntamente com outros tipos de secreções, as quais irão se manter nos seus intestinos até o momento do nascimento. Com isso, essa mistura escura, conhecida como mecónio, irá constituir das suas primeiras fezes.

Geralmente, no final dessa semana já é considerado um bebê de termo, em que ele agora provavelmente já está virado de cabeça para baixo, sendo essa a posição perfeita para um parto sem maiores problemas.

Porém, se na próxima semana o bebê ainda não tiver dado a volta, o médico irá poder sugerir que a gestante marque uma versão cefálica externa, a qual é uma maneira sofisticada de dizer que irá tentar virar o bebê de forma manual, o empurrando a partir do exterior da barriga da gestante.

Sobre a calculadora que converte semanas para meses

Através da calculadora conversora é possível descobrir o mês da gravidez que equivale a cada semana com a calculadora que converte as semanas em meses de gravidez, de uma forma simples e fácil.

Com isso, se você está grávida e ainda um pouco perdida quanto a equivalência entre as semanas e os meses em que estão de gestação, a calculadora conversora de semanas para meses pode ajudar muito.

Em relação ao uso da calculadora conversora, basta apenas indicar na calculadora o tempo, ou seja, em semanas e dias de gravidez e clicar em calcular. Assim, de forma imediata você irá obter o tempo correspondente de gestação em meses.

Para realizar o cálculo gestacional semana a semana, você pode começar a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação e marcar no calendário, onde a cada sete dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

Além disso, a idade da gestação também pode ser realizada por trimestre, isto é, onde subdividisse a gravidez de 3 em 3 meses, onde no primeiro trimestre de gestação pode-se ter:

  • De 1 a 4 semanas corresponde a 1 mês;
  • De 5 a 9 semanas correspondem a 2 meses;
  • E de 10 a 13 semanas correspondem a 3 meses.

Quanto ao segundo trimestre de gestação, pode-se ter:

  • De 14 a 17 semanas correspondem a 4 meses;
  • De 18 a 22 semanas correspondem a 5 meses;
  • E de 23 a 26 semanas correspondem a 6 meses.

Por fim, no terceiro semestre de gestação, pode-se ter:

  • De 27 a 31 semanas correspondem a 7 meses;
  • De 32 a 35 semanas correspondem a 8 meses;
  • E de 36 a 40 semanas correspondem a 9 meses.

Assim, se você queria saber sobre as 36 semanas são quantos meses, saiba que você se encontra no nono mês de gestação, onde a gravidez pode chegar a durar até 41 semanas e 6 dias. Mas, se considera prematuro o bebê que nascer antes de completar as 37 semanas de gestação, e por norma, a data prevista do parto sempre deve ser quando se completa 40 semanas.

Saiba Mais sobre a 36 Semana de gravidez

Acompanhe-nos no Instagram e Pinterest

Leia também

32 semanas são quantas semanas de gravidez ?

32 semanas são quantos meses ?

32 Semanas são quantos meses? A gestação é composta por diversos fatores que vão mudando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *