Sua Gravidez – 4 semanas de gestação – Os sangramentos de início! Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo
Por acaso você já realizou o teste de gravidez? Se a sua resposta for “sim”, provavelmente é porque possui alguma suspeita de que de fato algo possa estar diferente em você, não é mesmo? Na 4 semana de gestação muitas mulheres percebem esse fator e a primeira medida é recorrerem a um teste para sanar qualquer dúvida!
Nesse período algumas mulheres conseguem perceber que estão de fato grávidas – e há quem não apenas suspeite, mas sim aposte totalmente que estão gerando uma criança por calcularem a última relação sexual no mesmo mês – será que vem um novo membro da família por aí? Provavelmente muitas poderão ter certeza!
Independe de qual seja o seu caso, é nesse período que você conseguirá realmente ter certeza se está gestante ou não – pois aqui você poderá recorrer aos testes de gravidez para confirmar essa certeza.
Se por acaso o resultado for positivo, saiba que uma série de acontecimentos poderá estar acontecendo nesse exato momento no seu corpo! Diversas células passam a sofrer divisões constantes no seu útero e passam a se agrupar em uma minúscula bolinha, passando a se transformar no embrião.
Nesse momento a sua “sementinha” terá um tamanho bem pequeno, podendo até mesmo ser comparado a um pequenino grão de arroz – já nas próximas 5 semanas que virão é fundamental saber que elas poderão ser fundamentais e essenciais para o desenvolvimento do seu bebê!
4 Semanas de gestação– desenvolvimento e crescimento do seu bebê!
Na 4 semana de gestação tanto a placenta quanto o cordão umbilical deverão ser considerados rudimentares, mas já são absolutamente capazes de levar elementos essenciais para a criança, como o oxigênio e também a nutrição!
Assim que a futura mamãe toma ciência de que está grávida o primeiro passo é procurar o quanto antes um médico, pois o mesmo deverá tomar os procedimentos necessários para iniciar o pré-natal.
Nessa fase o bebê já está desenvolvendo a sua coluna espinal e também o sistema digestório, bem como pequeninos brotos que passarão a crescer para posteriormente se tornarem braços e pernas.
Na quarta semana as células do pequeno são formadas por proteínas – há também a formação da placenta dentro do corpo da futura mamãe. Ela deverá fornecer toda a energia ingerida de forma que ela seja canalizada para agregar as vitaminas essenciais – justamente por isso é tão importante que a alimentação da mãe seja bem variada e absolutamente rica em fonte de vitaminas!
Na quarta semana o tamanho do feto é de aproximadamente 2 mm. Nesse sentido, algumas alterações passam a ser consolidadas na vida da mulher.
Mudanças no corpo da futura mamãe!
Uma das principais alterações para a futura mamãe nesse período é o surgimento de sintomas como cansaço, desanimo e sonolência, seios mais doloridos, oscilações de humor, entre outros – todos os sintomas podem até mesmo ser comparados com a famosa TPM.
Mas, não ache que você é estranha de outras mulheres por ser acometida por tais sintomas – na realidade tudo isso pode acontecer principalmente por conta das diversas alterações hormonais que estão ocorrendo no seu corpo!
Uma boa alimentação pode também contribuir para amenizar tais sintomas, e ainda ajudará na redução de eventuais riscos com relação à complicações na hora do parto e até mesmo durante toda a gestação – e certamente seu bebê nascerá muito mais forte e saudável!
Porque calcular de forma certa cada etapa da gravidez é algo tão importante? – 4 semanas de gestação
Provavelmente, quem está gestante, quando questionada sobre o mês de gravidez logo responde o número de semanas – certo?
Mas, isso possui um motivo! Os médicos, quando realizam o acompanhamento, realizam a contagem sempre por semanas, e o pais se adequam a isso pois sabem que as semanas são prazos necessários para acompanhar progressivamente o desenvolvimento da criança!
Essa regra é estipulada como uma regra de cunho internacional, visando que todos os profissionais procurem datar todo o período da gestação com critério padrão – os meses podem ser variáveis, sendo de 28 dias (fevereiro) até 31 dias, e por isso é muito mais seguro sempre tratar o progresso da gestação por semana!
As semanas também permitem de forma mais substancial e efetiva para a quantidade de informações relacionadas ao desenvolvimento da criança, principalmente quando se trata ainda das primeiras semanas de gravidez – se isso fosse feito em meses certamente iria se correr o risco de perder uma série de dados fundamentais, bem como avaliar os melhores períodos para realizar os exames necessários.
A gestação 4 semanas é um momento bastante marcante e fundamental da gestação e para a mãe trata-se de um período onde as mudanças começam de fato a ficar mais evidentes! – Sem dúvidas, é uma fase incrível e repleta de descobertas importantes!