Sua Gravidez – 9 Semanas de gestação
Com 9 semanas de gestação o bebê já possui um peso mais expressivo, chegando a pesar 10 gramas e seu crescimento é bastante rápido – agora grande parte das áreas do seu pequeno corpinho está bem mais presentes.
Seus braços, pernas, órgãos e até mesmo olhos ainda não estão totalmente formados, mas já demonstram um grande desenvolvimento!
Um das partes que já está totalmente formada é a orelha (por fora) e no final dessa semana estima-se que ela também já esteja também formada na parte interior!
A estrutura mais básica do corpo está desenvolvida também e nesse momento o bebê deverá começar a ganhar cada vez mais peso – e sim, seu crescimento será impressionante a cada dia daqui para frente!
Agora ele já possui um aspecto muito mais semelhante ao bebê que você já tanto imagina nos seus braços e que provavelmente poderá tornar realidade dentro de alguns meses!
E a vida da mamãe, como anda com 9 semanas de gestação?
Se essa é a primeira gravidez provavelmente você ainda não deverá ter barriguinha ainda – porém o que não lhe falta é cansaço e enjoos, não é mesmo?
Nessa fase o paparico da família e companheiros é sempre muito bem recebido – e até mesmo a futura mamãe tem o direito de se auto paparicar! Isso porque essa fase da gestação é ainda muito complicada quando se trata de sintomas e indisposição.
É nessa fase também que muitas mulheres podem sentir outros sintomas, como a dor de cabeça e até mesmo dores nas costas – e é importante ter cautela, pois os hormônios realmente não dão folga para a futura mamãe e há também riscos de se acarretar o surgimento de candidíase vaginal.
Uma forma de tentar amenizar todos esses aspectos e melhorar a sua qualidade de vida nessa fase é não somente apostar em uma alimentação balanceada e saudável, como também se dedicar a realização de atividades físicas.
Essa medida poderá ser de grande valia quando você estiver no processo de recuperação após o parto.
Exercitando-se com 9 semanas de gestação!
É importante que você considere que os exageros nunca são boas alternativas nesse caso! Pegue leve sempre e procure escolher um programa de exercícios que realmente lhe garanta segurança e que possa ser continuado durante toda a sua gestação.
Se você não tem o habito de se exercitar ou quer auxilio nesse ponto, existem algumas academias e até mesmo profissionais autônomos que focam somente em atividades voltadas para grávidas, com programa de educação física para cada etapa da gestação.
É interessante recorrer a esse tipo de medida pois ela poderá ser muito mais assertiva e evitar que você acabe se desgastando demais ou pegando pesado demais sem necessidade alguma!
Confiar ou não confiar na data prevista para o parto? Eis a questão!
Na realidade e isso poderá depender um pouco de como é a regularidade do seu ciclo menstrual – isso porque grande parte dos médicos deverá basear seus cálculos de acordo com o primeiro dia da sua ultima menstruação – ele contará a partir dessa data 40 semanas para prever o tempo que o parto ocorrerá no final das contas!
Porém, essas contas nem sempre (ou em grande parte dos casos) não tem como ser exatas e justamente por isso é interessante considerar o resultado dos cálculos como apenas uma estimativa, e não como uma certeza absoluta!
Outra maneira interessante de realizar a contagem é apostar nos recursos do próprio ultrassom – você poderá se apoiar nas medidas do bebê, o que para alguns médicos é considerado mais assertivo.
Mas, é importante ter em mente que no primeiro trimestre o desenvolvimento do bebê poderá variar um pouco de uma gravidez para a outra e de mulher para mulher.
Importância do Ultrassom – 9 semanas de gestação
Justamente por esse ponto citado a cima, o ultrassom é meio mais preciso de se calcular as semanas, pois permite que de forma individualizada se entenda exatamente quantas semanas de gestação já se passaram até o presente momento do exame!
No terceiro mês de gravidez pode ser que essa conta acabe ficando um pouco mais complexa – isso porque nesse momento as variações relacionadas ao tamanho da criança e seu desenvolvimento podem ser muito mais substanciais do que anteriormente!
Com 9 semanas de gestação é o momento que o desenvolvimento do bebê está realmente a todo vapor. Por mais que outras pessoas ainda não identifiquem a sua gestação, é preciso conter a ansiedade, pois é nessa fase que a futura mamãe quer logo ver o tão sonhado e esperado barrigão! Haja ansiedade!
Sintomas de infecção urinária – Com 9 semanas de gestação os sintomas podem se intensificar !
Como você já deve ter acompanhado nas semanas anteriores, os cuidados com a gravidez são sempre muito necessários e importantes e na gestação 9 semanas isso nem poderia ser diferente!
O grande ponto é que nessa fase muitas gestantes são acometidas pela infecção urinária.
Esse problema durante a gravidez pode causar um pouco de susto e também trazer um grande desconforto, como dores mais intensas.
O grande ponto é saber como identificar que a gestante está de fato com infecção urinária e também como realizar um tratamento assertivo.
Mas, porque é recorrente ter infecção urinária durante a gestação? Você sabe?
O problema pode ser acarretado por conta do amplo desenvolvimento de bactérias concentradas na bexiga e o trato urinário em pessoas do sexo feminino tende a ser mais suscetível a isso!
Outro ponto é que justamente a gravidez pode ser um potencializador para o surgimento da condição, pois em geram acarreta uma temperatura corporal mais elevada, que é ainda mais propicio para o desenvolvimento de bactérias.
Para tentar evitar que o sintoma acaba surgindo, é possível considerar alguns hábitos e dicas simples, como por exemplo, ter o cuidado de lavar bem as mãos e não se limpar apenas quando for defecar.
Isso porque as bactérias contidas nas fezes são as principais responsáveis pela ocorrência da infecção urinária durante a gestação, bem como para mulheres que não estejam grávidas também.
Por isso, dê preferencia a tomar banho depois de defecar e evite somente usar o papel higiênico!
É importante também certificar que ao fazer xixi você esvaziou totalmente e bexiga. Isso porque qualquer restinho de urina que ficar mantida na bexiga também pode provocar uma infecção.
Outra dica é evitar usar calcinhas que sejam confeccionadas em lycra, bem como shorts e calças com tecidos muito grossos e quentes para não deixar a região genital abafada e aumentar as chances de ser acometida pelo problema.
Segurar o xixi por muito tempo? Nem pensar! Esse é outro comportamento nocivo que pode elevar as chances de você acabar tendo infecção urinária.
Ah! E sempre que for possível e tiver oportunidade, durma sem calcinha, pois isso ajuda a manter uma melhor ventilação no aparelho genital!
E como você pode conseguir identificar se está com infecção urinária na gestação?
Alguns sinais podem lhe ajudar a identificar se está com o problema ou não. Confira abaixo:
- Dores na parte inferior do ventre, que também pode ser acompanhadas em alguns casos com pequenas contratações
- Cheiro mais forte e até mesmo desagradável na calcinha e até mesmo uma sensação atípica de umidade
- Muito mais vontade de fazer xixi, e ao tentar há uma maior dificuldade
- Em alguns casos, a gestante pode apresentar sintomas de febre!
Está com 9 semanas de gestação e não sabe ainda como tratar a infecção urinária? Então é hora de ter mais informações!
O tratamento na verdade é um segundo passo proveniente ao problema! Isso porque antes de tudo o seu médico deverá solicitar um exame de urina tipo 1, bem como em paralelo fazer uma cultura.
Se por ventura ele não mencionar essa ação, vale a pena perguntar o motivo e até mesmo de pronto solicitar que seja feito.
Isso porque tal procedimento é determinante para entender o tipo de bactéria que está causando uma infecção em você e assim saber exatamente o tratamento a ser seguido.
Nesse caso, o médico poderá receitar um antibiótico destinado a sanar a infecção, e se tratando da gestação, o mais indicado é o uso da Cefalexina, que é considerado um medicamento confiável para mulheres grávidas.
Em paralelo você também precisar adotar alguns hábitos importantes, como beber bastante água, água de coco e sucos naturais! Evite bebidas mais ácidas, como no caso do limão ou do abacaxi, por exemplo.
É interessante destacar que a infecção urinária na gestação, mesmo se tratando da nona semana, pode acarretar uma série de complicações, e o mais preocupante é o aborto ou até mesmo um parto prematuro.
Em alguns casos, o bebê também pode acabar sendo infectado! Por isso, tomar todas as medidas de cautela e seguir as orientações do seu médico é imprescindível para garantir o bem estar de vocês!
Portanto, fique atenta a todas as dicas que foram destacadas ao longo desse artigo e sempre que tiver dúvidas procure orientações de um profissional!
Jamais tome medicamentos por conta própria ou postergue o problema achando que ele simplesmente irá passar! Cuidar de você e do bebê é o que mais importa nesse momento, ok?
Agora que você já sabe mais sobre a 9 semana de gestação, leve essas informações sempre com você e viva ainda mais tranquilamente essa fase tão especial da sua vida!