Home / Tudo sobre gravidez / A barriga depois do bebê

A barriga depois do bebê

A barriga depois do bebê

É natural que muitas mulheres acabem ficando um tanto quanto surpresas com a barriga depois do bebê vir ao mundo! E se esse é o seu caso atualmente, saiba que você não está vivendo um fato isolado!

Por mais que aquele barrigão não esteja mais por lá, ainda assim, ela ainda se mantém estufada, principalmente no entorno do umbigo – e dá até para pensar que você ainda está gravida de 6 meses!

Muitas pessoas, ao verem você na rua podem achar que ainda está gravida e é comum ouvir aqui e ali o famoso “para quando é o bebê?” – Sim, naturalmente você poderá ficar constrangida com essa situação e até mesmo se sentindo estranha e menos bonita.

Mas, saiba que por mais que seja difícil, isso é apenas uma fase e assim como outras que já foram ou estão por vir, ela também será passageira!

Se você está vivendo essa condição e quer entender porque a sua barriga ainda se revela tão estufada, continue lendo o conteúdo a seguir para entender mais sobre esse aspecto.

A Barriga depois do bebê – porque ainda pareço estar grávida?

a barriga depois do bebê

Não é somente o tamanho da barriga que poderá chamar a sua atenção nessa fase, mas também o surgimento de uma linha mais escura que poderá atravessar a sua barriga verticalmente.

Essa mancha é também chamada de línea nigra e pode ser acompanhada de uma boa quantidade de estrias que ficam distribuídas pela região.

Mulheres que tenham sido submetidas a cesariana ainda poderão ficar com uma cicatriz proveniente da operação – em geral essa cicatriz fica posicionada na linha do biquíni.

Outro ponto comum é que o formato da barriga pode ser um pouco alterado por conta da cesariana. Isso porque os músculos foram cortados e posteriormente recosturados – mas, calma!  Sem pânico! Isso também vai passar.

É normal que seu corpo agora passe por um processo de transformação e ele poderá demorar um pouco para se recuperar totalmente da gravidez – e isso pode ser sentido principalmente na barriga.

De forma mais didática, podemos comparar a barriga de uma gestante a um balão de ar. Ele encheu, encheu e encheu durante alguns meses, aí quando o bebê nasceu esse tal balão não estourou simplesmente e por isso ele perderá seu ar gradualmente!

A barriga depois do Bebê – O que acontece comigo depois que o bebê nasce?

Logo depois que o bebê vem ao mundo, os hormônios do seu corpo passam a ter uma forte atuação sobre o útero, potencializando que ele retome seu tamanho de antes – só que esse processo não ocorre de forma instantânea, e em geral tende a demorar cerca de mais ou menos um mês para começar.

Fora isso, as células do corpo permaneceram inchadas nos últimos meses por conta da gravidez e por isso passaram a liberar liquido – ele poderá ser liberado por meio da urina, secreções vaginas ou até mesmo por meio do suor.

A gordura corporal que você acumulou no decorrer dos meses de gestação também começará agora a ser gasta e se você estiver amamentando ou até mesmo iniciado alguma atividade física (desde que supervisionada por um acompanhamento médico) esse processo será ainda mais facilitado.

Independente disso, naturalmente será necessário esperar algumas semanas para poder começar a sentir qualquer resultado – e por isso não adianta ficar preocupada ou achando que há algo de errado ou que você nunca mais voltará ao seu corpo de antes.

Mas, infelizmente essa linha mais escura e as estrias são fatores que acabam durante muito mais – as estrias tendem a ir clareando com o tempo, o que as deixará menos visíveis.

Já a linha escura deverá clarear também, só que aos poucos – em algumas mulheres isso pode demorar até um ano e em muitos casos ela pode sumir completamente.

Quanto tempo para a barriga voltar ao seu tamanho normal?

Não há uma regra e também não há porque alimentar a ilusão de que as estrelas da TV aparecem lindas e magras com poucos meses e você não! Lembre-se que para grande parte das mulheres esse processo pode demorar meses e pode ser que ela simplesmente não largue de você sozinha.

Portanto, nunca esqueça que de fato a paciência é uma virtude, bem como a aceitação e a não cobrança em excesso.

Isso porque tudo poderá depender de como era seu corpo antes da gravidez também, bem como a quantidade de peso que você ganhou durante a gestação, se fez alguma atividade física e até mesmo seus genes (algo que não depende de você).

Agora, é importante prestar bastante atenção no que você come, como come é até mesmo potencializar ainda mais essa avaliação caso não esteja amamentando.

Se estiver disposta a usar cinta, é recomendado conversar primeiramente com seu médico para checar as possibilidades e quando você poderá usar – e se poderá usar.

A barriga depois do bebê é um fator recorrente, mas com boas doas doses de paciência e aceitação você passará por essa fase também!

 Leia Também…

Queda de cabelo pós-parto é normal?

O que é puerpério?

Depressão Pós Parto é mais comum do que se pode imaginar…

 

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *