Adolescencia e Puberdade o que muda? Bebês e Crianças
Home / cuidados especiais / Adolescencia e Puberdade

Adolescencia e Puberdade

Adolescencia e Puberdade 

A Puberdade é o ínicio da adolescência, aquela que caracteriza  transformações físicas e biológicas tanto no corpo dos meninos como nos meninas. A Puberdade costuma acontecer por volta de ( 10 e 13 anos para as meninas e 12 e 14 para os meninos) onde ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Já na adolescência  ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, devido às alterações hormonais que meninas e meninos começam a ter em torno dos dez ou onze anos de idade.

É nessa fase que as pessoas descobrem sua identidade, definem sua personalidade, reformulando os valores adquiridos durante a infância e desenvolvendo uma nova estrutura mais madura.

Os adolescentes são pessoas imaturas buscando maturidade, onde nada é estável, nem definitivo, pois faz parte de uma época de transição. Por isso, os pais precisam ter muita compreensão e dar muitos conselhos para seus filhos.

A adolescencia e Puberdade são períodos em que a criança sofre a transição para ser adulto e não se trata apenas de uma mudança corporal, mas também mental. Vamos entender um pouco mais sobre essas fases que todos um dia passam ou já passaram.

Diferença entre adolescencia e puberdade?

No ponto de vista biológico, a adolescencia é caracterizada pelo inicio da puberdade e o fim do crescimento físico, com mudanças nos órgãos sexuais, na altura, no peso, na massa muscular e no nível de crescimento e maturação do cérebro.

No ponto de vista social, é a época de preparação para os papéis sociais, como o de trabalhador ou parceiro amoroso. É uma etapa com mudanças tão dramáticas, que é considerado uma fase de “crise de identidade”.

Do ponto de vista cognitivo, é caracterizada pelo aumento da capacidade de pensamento abstrato, de raciocínio lógico e conhecimento.

Do ponto de vista geral, é uma fase de amadurecimento, onde a pessoa é preparada para assumir o papel de adulto. Tem início aos doze anos e prolonga-se até os dezoito.

Já a Puberdade  é exatamente o período de desenvolvimento sexual tanto nos meninos , como nas meninas.  Ele é caracterizado pela capacidade de procriação ou seja, a maturação sexual.

Quais são elas:

1-Primeira ejaculação

2-Surgimento de pelos na região pubiana, axilas e rosto

3-Desenvolvimento do pênis e testículos

4- Crescimento corporal (altura e ombros, principalmente).

5- Mudança na voz (engrossamento) entre 11 e 15 anos.

6- Aparecimento do pomo-de-adão ( Famoso Gogó)

7- Aparecimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais.

8- Ejaculação involuntária durante o sono

9- Primeira Menstruação

10- Aparecimento das Mamas

adolescencia e puberdade

Quais as mudanças que acontecem adolescencia e puberdade?

O corpo das meninas e dos meninos sofre bastante alteração, que pode acontecer ao longo de todo esse período. Em cada pessoa a adolescencia e puberdade pode acontecer de forma diferente e em velocidade diferente.

Não precisa se preocupar se ainda não teve nenhuma mudança em você e com outras pessoas da sua idade sim, com o tempo ela virá. Mostraremos algumas mudanças que acontecem na adolescencia e puberdade.

  • Crescimento acelerado – Adolescencia e Puberdade

O pico de crescimento acontece na adolescência. De repente seu corpo dá uma esticada significativa. Primeiro seus pés e mãos ficam maiores, depois os ossos dos braços e das pernas crescem, aumentando sua altura.

Pode acontecer do crescimento não ser proporcional, o que acaba causando certa estranheza. Porém, não precisa se preocupar, tudo ficará mais harmonioso em breve.

  • Pelos no corpo- Adolescencia e Puberdade

Os pelos macios e com pouco volume começam surgir pelo corpo, principalmente nas axilas e região pubiana. Com o tempo eles vão ficando mais grossos e com mais volume.

O pelo é um grande desconforto para muitas pessoas, por isso, algumas meninas começam a depilar nessa fase.

  • Mais suor- Adolescencia e Puberdade

Na adolescência as glândulas sudoríparas ficam maiores e mais ativas, fazendo com que você sue mais. Os pelos também contribuem para que você transpire mais, por isso, talvez seja hora de começar a usar desodorante.

  • Pele e cabelo oleosos- Adolescencia e Puberdade

Durante a puberdade há maior produção de óleo, principalmente no rosto. Com isso, aumenta o aparecimento de espinhas e acnes. Esse é o momento para começar a ter cuidados com a pele e utilizar produtos que diminuam a oleosidade.

Caso você tenha mais espinhas que o normal, não precisa se desesperar. Procure uma dermatologista que irá indicar qual o melhor tratamento para seu caso.

  • Mudança nos órgãos genitais- Adolescencia e Puberdade

Nessa fase os órgãos sexuais aumentam de tamanho. Nas meninas, a parte externa da vagina, chamada de “vulva” é envolvida por dois “lábios”. Os grandes lábios possuem pelos, já os pequenos lábios não.

Além dos lábios e da vulva aumentarem de tamanho, a parte interna da vagina também aumenta. Ela fica mais longa e seu útero maior.

Nos meninos, o pênis e os sacos escrotais crescem significantemente, e eles passam a ter ereção e ejaculação.

  • Menstruação- Adolescencia e Puberdade

Esse é o maior sinal de que as meninas estão na puberdade. Nos primeiros anos, a menstruação é irregular e imprevisível. Em um mês você menstrua muito, em outro quase não vem, no outro pode não vir nada, ou seja, é bem instável.

A duração de uma menstruação também é irregular. Tem mulheres que menstruam apenas um dia e outras até 10 dias. É possível ocorrer um sangramento entre dois ciclos menstruais.

Além disso, as meninas costumam ter secreção. A calcinha fica mais úmida e com manchas brancas e amarelas. Esse é o fluido que o corpo produz para limpar e umedecer a vagina. Geralmente ele começa a surgir antes da menstruação.

Compreensão na adolescência e puberdade

É comum os adolescentes se afastarem da família nessa fase, pois os conflitos começam a aumentar.

Se compreender a puberdade é um desafio para os pais, que já passaram por essa etapa, imagina para os próprios adolescentes com um turbilhão de sentimentos.

Por isso, o apoio dos pais é de fundamental importância na adolescência e puberdade. É preciso ter muita compreensão e dar muitos conselhos, para que o adolescente consiga chegar à fase adulta mais preparado.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também

Gravidez na Adolêscencia

Cuidados especiais

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *