Home / cuidados especiais / Alimentos importantes na Infância

Alimentos importantes na Infância

Alimentos importantes na Infância

alimentos importantes na infancia

Alimentação saudável é o que as crianças pequenas precisam!

Crianças entre 0 a 5 anos de idade , descubra tudo o que eles precisam para uma dieta saudável e equilibrada que atenda todas as suas necessidades.

Quais alimentos são importantes na infância ? Do que as crianças precisam? ( Alimentos importantes na infância)

Papais e mamães, as necessidades nutricionais de seu bebê ou criança são, obviamente, uma prioridade, e é fácil sentir-se sobrecarregado com a quantidade de informações que se lê na internet.

A comida que uma criança ingere em seus primeiros anos pode influenciar seus hábitos alimentares para o resto da vida, por isso é importante instigar bons hábitos e um relacionamento saudável com os alimentos desde a primeira papinha. Uma vez que seu filho está comendo alimentos sólidos, é provável que algumas das refeições que você fez com tanto amor  sejam rejeitadas. Não se preocupe, isso é perfeitamente normal, por isso insista .

Certifique-se de que os requisitos nutricionais do seu filho sejam atendidos visando três refeições equilibradas por dia, cada uma contendo algo de um alimento de cada grupo com até dois lanches saudáveis. Adquira o hábito de dar diferentes tipos de proteína com cada refeição e um par de vegetais diferentes.

Carboidratos, frutas e vegetais,leite e produtos lácteos.

Por que a proteína é importante? ( Alimentos importantes na infância)

As proteínas são essenciais para uma série de funções importantes, incluindo crescimento, desenvolvimento cerebral e ossos saudáveis. Dos 20 aminoácidos – ou blocos de construção que produzem proteínas, as crianças precisam obter 9 “aminoácidos essenciais” de seus alimentos.

Como obter proteína na dieta do seu filho?

As proteínas animais, como carne vermelha magra, peixe, aves, porco, ovos, leite, iogurte e queijo, contêm todos os 9 aminoácidos essenciais e são considerados os mais importantes para o crescimento. As proteínas vegetais, como feijões e outros grãos, são proteínas incompletas e precisam ser combinadas para atingir o espectro completo de aminoácidos. A idéia é incluir peixes duas vezes por semana, como salmão, truta ou cavala.

Alimentos de sêmola que fornecem carboidratos

As crianças precisam de uma fonte de carboidratos em cada refeição. No entanto, crianças menores de 13 meses podem ter dificuldade em digerir variedades integrais, e muita fibra pode preenchê-las rapidamente e comprometer seu apetite e a absorção de minerais importantes, como cálcio e ferro.

Como obter carboidratos na dieta do seu filho?

Após 12 meses de idade, as crianças ja podem ingerir pães e macarrão integral. Algumas crianças conseguem isso melhor do que outras, por isso é apenas uma questão de ver como seu filho responde. Nozes e sementes inteiras são boas fontes de fibra, bem como importantes gorduras saudáveis, no entanto, elas devem ser evitadas até que seu filho tenha 5 anos ou mais por causa do risco de engasgar.

Frutas e legumes é um ótimo ponto de partida para as crianças. O tamanho da porção depende da idade, tamanho e atividade física .

Um guia fácil é que uma porção de frutas ou legumes é a quantidade que se encaixa na palma da mão da sua criança.

Sobremesa: Prefira frutas frescas da estação.

Leite e produtos lácteos ( Alimentos importantes na infância)

As crianças costumam ingerir muitos alimentos lácteos, como leite, iogurte e queijo. Esses alimentos podem fornecer ao corpo  cálcio que é facilmente absorvido, bem como vitaminas A e B12, proteínas e outras vitaminas e minerais.

Alimentos lácteos e o cálcio na dieta do seu filho

O leite  para crianças com menos de dois anos deve ser Integral, pois é importante para o crescimento e a absorção de vitaminas essenciais . A partir de dois anos, você pode usar o  leite Semi-Desnatado , desde que seu filho esteja comendo uma grande variedade de alimentos e ganhando peso normalmente.

O leite e produtos lácteos desnatados contêm tanto cálcio quanto os produtos Integrais. O cálcio é um nutriente essencial para que todas as crianças desenvolvam ossos fortes. Os iogurtes processados ​​são muitas vezes embalados com açúcar, corantes e edulcorantes , evite produtos aromatizados.

Em vez disso, escolha iogurte natural e adicione frutas naturais, basta bater no liquidificados ou picar a fruta no potinho, pode ser cozida ou fresca.

Lembre-se que a amamentação no peito da mãe é fundamental para crianças até os 6 meses de idade, formulas de leite em pó ou qualquer outra alimentação é indicada após os 6 meses, consulte seu pediatra para maiores informações.

E as Gorduras?

As gorduras também são necessárias para ajudar a absorção de certas vitaminas, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Existem algumas gorduras que são essenciais na dieta do seu filho para um sistema imunológico saudável e para a função normal do cérebro. Estas gorduras omega-3 são encontradas em peixes oleosos, nozes, sementes e seus óleos.

Bebidas como refrigerantes, doces, confeitos, biscoitos, doces açucarados e sobremesas possuem grande quantidade de açúcares  e, muitas vezes, gorduras de baixa qualidade, bem como sal. Crianças com menos de cinco anos só devem comer esses alimentos de vez em quando, por exemplo, em ocasiões especiais. O consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcares, gorduras e sal é reconhecido como um dos principais fatores que contribuem para altas taxas de obesidade.

Hora do Lanche

Lanches saudáveis são importantes para manter o apetite do seu filho satisfeito. Quanto mais você puder ajudar a orientar o seu filho quando estiver com fome, melhor será capaz de avaliar a quantidade de comida que eles devem comer quando envelhecem. Quando as crianças pedem comida, verifique se eles na verdade não estão com sede, as crianças se confundem as vezes.

Frutas secas x Legumes Crus x Frutas Frescas

Frutas secas – como figos e passas são bons lanches quando as crianças querem comer doce
Legumes crus, como cenoura, pepino, aipo, tomates , etc. Serve como petisco na hora que a fome apertar .
Muffins e sucos podem ser uma ótima maneira de fazer as crianças completarem a ingestão de vitamina C e os folatos  ,vitaminas importantes para a função do sistema imunológico, a produção de energia e para prevenir a anemia. O açúcar natural na fruta (frutose) pode ser a melhor para as crianças , mas evite sucos de caixinha, prefira frutas naturais. Mas isso não significa que as crianças possam beber uma quantidade ilimitada dessas bebidas.

Mantenha seu filho hidratado

A água deve ser a principal fonte de ingestão de líquidos do seu filho e um pequeno copo de suco de frutas frescas por dia é suficiente. Não se esqueça de diluir sempre o suco de frutas com um respingo de água.

Todo o conteúdo desse blog  é fornecido apenas para informações gerais e não deve ser tratado como um substituto do conselho médico  ou de qualquer outro profissional de saúde. Se você tiver alguma dúvida sobre sua saúde geral, entre em contato com seu médico .

Acompanhe-nos no facebook

Leia Sobre “OBESIDADE INFANTIL” e os riscos para vida adulta

 

Leia também

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *