atrações no aquário de são paulo

Aquário de São Paulo

Visita ao Aquário de São Paulo

  • Confira a divertida excursão da Building Escola na visita ao Aquário de São Paulo !

Se você quer passar o dia fazendo algo mais emocionante, considere fazer uma visita ao Aquário de São Paulo, que, na verdade, é o maior da América Latina.

Contando mais de 300 espécies de vida marinha e répteis, você pode levar seus filhos com você para conhecer o espaço, considerando que este é um lugar popular para famílias com crianças e que conta com exposições divertidas.

O Aquário de São Paulo é um oceanário localizado no bairro do Ipiranga, na zona sudeste da cidade de São Paulo. Saiba mais sobre a ideia de levar sua família para fazer uma visita ao Aquário de São Paulo.

Por que visitar o aquário de São Paulo?

Inaugurado no dia 6 de julho de 2006, o complexo passou por uma reforma, os seus antigos 2.000 m² passaram a ser atualmente 8.000 m² de área construída.

  • É o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar.
  • O aquário abriga ainda um aquário de água salgada, revestido de vitrines transparentes de acrílico e que permitem uma visão completa dos tubarões.
  • Existe ainda uma área dedicada a animais da Oceania, como cangurus, coalas, entre outros. Há ainda pequenos animais da África como suricatos e lêmures.
  • O Aquário de São Paulo é o único aquário temático do Brasil. Ele certamente tem agradado os mais diversos tipos de visitantes desde a sua inauguração em 2006.

Isto deve-se às espécies exóticas e fascinantes que apresenta: existem cerca de três mil animais de aproximadamente 300 espécies diferentes.

Algumas dicas importantes para sua visita ao Aquário:

  • Leve somente os itens necessários para que você consiga andar confortavelmente dentro do Aquário, o local é grande e tem diversos ambientes para caminhar.
  • Planeje um cronograma para a sua visita ao aquário, saiba que a visita no Aquário costuma demorar de 1:30 a 2:00hs com crianças pequenas, depois desse tempo provavelmente elas tendem a ficarem agitadas.
  • Por isso, certifique-se de deixar um tempo reservado exclusivamente para as atrações favoritas das suas crianças, como demonstrações ao vivo como o Show das Sereias e exposições presentes no Aquário de SP.

Durante a visita no aquário

Divirta-se um pouco. As atividades para crianças durante a visita ao Aquário de São Paulo, podem aumentar a sua diversão e o seu conhecimento ao mesmo tempo que a dos pequenos.

– Lembre-se de que as crianças adoram colocar as mãos em qualquer coisa que puderem, então, naturalmente, é preciso estar constantemente atento para que elas não toquem em locais proibidos ou que possam, até mesmo, machucá-las.

  • Se houver a chance de tocar em algo durante sua visita ao Aquário de São Paulo, certifique-se, primeiro, de avisar seu pequeno que ele precisa seguir as regras.
  • Diga ao seu filho que ele terá que arregaçar as mangas (as mangas curtas são uma opção ainda melhor), tocar suavemente todo e qualquer item do local e manter as criaturas na água.
  • Pergunte ao seu filho o que ele sente e ofereça ajuda se ele ficar assustado. Muitas crianças podem se sentir inseguras em um aquário, especialmente as que ainda não tiveram nenhum contato com a vida marinha.

O que as crianças aprendem ao visitar o aquário de São Paulo

Se você já esteve em um aquário antes, já percebeu como o rosto de uma criança pode se iluminar ao observar tantas novidades?

– Observar todas as coloridas criaturas mar nadando em tanques enormes pode parecer bastante mágico, especialmente para crianças pequenas. Mas há mais do que apenas isso ao contar com uma visita ao Aquário de SP.

“Pesquisas mostram que recursos práticos – como oportunidades para tocar a vida marinha – sustentam o interesse, estimulam o aprendizado e criam uma visita divertida para toda a família”, diz Angela V. Graziano, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Entenda de que forma seu filho aprende com uma visita ao Aquário de São Paulo a depender de sua idade:

– Bebês: Todas as cores brilhantes e movimentos em um aquário ajudarão no desenvolvimento cognitivo de seu bebê.

  • Observar peixes de diferentes tamanhos e formas nadando irá estimular sua imaginação, e o bebê começará a entender um pouco sobre o que eles são e como eles se movem.

– Crianças em idade de fala: Um aquário é um ótimo lugar para trabalhar no novo vocabulário da criança.

  • Use palavras básicas, como “pássaro” e “peixe”, e adicione cores, números ou tamanhos para descrevê-lo (pássaro azul).
  • A próxima vez que você ler a seu pequeno um livro do Dr. Seuss (que faz diversas referências a animais que podem ser encontrados no Aquário de São Paulo), seu filho poderá tirar proveito da experiência da vida real, o que ajudará a tornar as palavras mais simples de serem memorizadas.

– Crianças de 3 a 5 anos: ao invés de dizer “peixe grande”, use o termo correto “tubarão”, você também pode ensinar sobre a conscientização da reciclagem de lixo e de não jogar lixo no mar. No Aquário existe um espaço onde os monitores ensinam os pequenos que tartarugas marinhas, pinguins podem comer sacolas plasticas e morrerem.

– A visita ao Aquário de São Paulo também pode reforçar algumas das habilidades de seu filho, como a contagem.

  • É um bom momento para introduzir comparação e contraste. Você pode fazer perguntas como: “o tubarão tem nadadeiras ou mãos?” Ou “os seus olhos estão do lado da sua cabeça como os dos peixes?”

– Crianças em idade escolar: crianças de 3 a 6 anos aprendem melhor através de atividades práticas.

– Com as exposições interativas do Aquário de São Paulo, os momentos vividos os ajudarão a usar seus sentidos para explorar o local.

Seu filho pode descobrir durante a visita palavras maiores, como “mamífero”, “predador” e “presa”, além de começar a buscar saber quais animais se encaixam nessas categorias.

– Crianças grandes: o aquário dá às crianças de 8 anos ou mais a chance de observar e investigar alguns dos conceitos que estão aprendendo na escola, como ecossistemas e cadeias alimentares.

  • Eles também estão prontos para aprender sobre seu próprio ambiente, e a viagem ao Aquário de São Paulo os ajudará a entender seu lugar e como todas as coisas estão conectadas.

Aquário de são paulo atrações 1 Aquário de são paulo atrações 2

Atrações do aquário de São Paulo

Além de uma incrível variedade de flora e fauna aquáticas, permitindo que as crianças para chegar até perto de tubarões, peixes-boi, jacarés e amazônicas lontra lontras, o Aquário de São Paulo abriga também lotes de animais terrestres.

– Estes incluem cangurus, morcegos gigantes, coalas e diversas outras opções de vida animal.

O destaque do aquário são os recém-chegados, Aurora e Peregrino, um par de ursos polares que vieram da Rússia em 2015.

  • Eles vivem em um ambiente com temperatura controlada, construído para reproduzir seu habitat natural, e são sempre divertidos e amigáveis perto de visitantes.

– Além disso, o ambiente é dividido em setores que reproduzem o habitat natural dos animais que abriga. Por exemplo, ele reproduz florestas brasileiras onde se encontram jacarés, lagartos, iguanas e cobras;

– Além disso, há o Vale dos Dinossauros, com réplicas e com um museu paleontológico;

  • O Polo Sul, com os sempre amados pinguins;
  • O oceanário, que emula um naufrágio e apresenta espécies surpreendentes de tubarões e raias;
  • E o Setor de Mamíferos, com espécies de macacos, tucanos, lontras, tamanduás e os famosos Tapajós (filhotes de peixe-boi).

– Desde 2009, o local também oferece uma experiência nova e emocionante: as visitas noturnas.

  • Com número limitado de participantes e placas pelo local, o passeio apresenta uma nova perspectiva de vida animal, sendo possível observar os hábitos noturnos de alguns deles.

– Para conhecer diferentes espécies de animais, pode-se contar, portanto, também com o Zoológico de São Paulo, próximo da localidade.

  • Além de abrigar mais de três mil animais, o local fornece informações extras sobre eles, como hábitos alimentares, habitat e curiosidades sobre seus cotidianos.
  • Para ter uma experiência incomum, o local oferece um passeio noturno, que deve ser reservado com antecedência.

O ZooSafari, que fica ao lado do zoológico, proporciona um contato mais próximo com mais de 300 animais selvagens, como girafas, zebras e macacos que correm soltos, e feras como leões, ursos e tigres que estão isolados.

  • A rota de quatro quilômetros pode ser feita em seu próprio carro ou em vans do parque.

Em suma, a viagem ao Aquário de São Paulo é sempre divertida. O local tem tirado o fôlego de crianças e adultos de todas as idades, oferecendo aos visitantes uma imersão no ambiente marinho.

O aquário está localizado no bairro sul do Ipiranga e passa pela estação de metrô Santos-Imigrantes. Também é facilmente acessível de carro e tem estacionamento. Está aberto todos os dias.

Aquário de são paulo atrações 3 Aquário de são paulo atrações 4 Aquário de são paulo atrações 5 Aquário de são paulo atrações 6 Aquário de são paulo atrações 7 Aquário de são paulo atrações 8 Aquário de são paulo atrações 9

Selecione as atividades apresentadas do Aquário de São Paulo de forma inteligente.

– Algumas atrações que duram 15 minutos podem prender a atenção de seu pequeno, enquanto uma conversa de um minuto sobre os esforços de conservação de tubarões definitivamente não o fará.

  • Então, pegue a informação sobre a atividade que irá ocorrer na exposição antes de contar para seu pequeno.
  • Dessa forma, você evita que seu pequeno fique entediado e, consequentemente, que você precise distrai-lo para que ele não chore, grite, ou corra por todo o espaço sem permissão.

Pequenos fãs de peixe podem bater no vidro e, mesmo que pareça fofo ver sua reação aos bichinhos, isso não é uma boa ideia.

Diga ao seu filho que ele pode bater palmas, apontar e chegar bem perto do tanque, mas que bater no vidro (ou bater) pode assustar o peixe e, então, não é permitido.

  • Menos” é muitas vezes “Mais”

No Aquário de São Paulo, você terá acesso a diversas espécies rastejando ou nadando – você não precisa ver tudo em um dia ou correr. Na verdade, quanto mais tempo seu filho passar visitando o espaço e conhecendo novas coisas, mais engajado ele pode se tornar na vida marinha.

  • Esse engajamento pode, no futuro, levar a uma educação mais profunda e a uma experiência mais rica em relação ao assunto.

Durante visita o Aquário de São Paulo, deixe seus filhos definirem o ritmo enquanto você observa sua interação com a variedade da vida marinha.

– As crianças podem estar interessadas em coisas que você não pode imaginar. Deixe-os mergulhar nesse interesse.

– Você aprenderá, também, sobre os padrões de aprendizado de seu pequeno à medida que o observa. O que captura a atenção deles? O que causa mais comoção? Por quê? Essas observações podem ajudá-lo a entender e apreciar a perspectiva de seus filhos.

– Suspenda seu vício em smartphones por algumas horas.  Durante sua visita ao Aquário de São Paulo, o único significado por trás da diversão são os pais desconectados da tecnologia e sendo presentes para seus pequenos.

Seus pequenos podem se beneficiar e muito da visita ao Aquário de São Paulo. Eles aprenderão muito mais sobre novas coisas que podem os deixar fascinados e que possuem um grande potencial de expandir sua mente.

Afinal, as crianças aprendem muito mais com temas dinâmicos do que com coisas que não prendam seu interesse.

  • Estudos mostram que quando as crianças vivenciam com frequência um passatempo construtivo, elas se destacam mais em outras partes de suas vidas que podem não considerar “divertidas”.
  • Este é um aspecto gratificante do ensino de novos temas – permitindo que eles descubram a maravilha deles por si mesmos.
  • Informações valiosas serão assimiladas e retidas, à medida que seus filhos tiverem espaço e tempo para explorar em seus próprios termos, e, especialmente, saberem que papai ou mamãe estão presentes.

Ao visitar o aquário, observe seus filhos! Por mais incríveis que sejam as diversas espécies contidas nele, não podemos competir com a mais fascinante de todas – nossas crianças!

Com as dicas acima e conhecendo mais sobre a história do Aquário de São Paulo, ficam claros os motivos pelos quais deve-se conhecer esse emocionante espaço.

Unindo isso com formas de manter você e seu pequeno em constante diversão, não há nada a temer durante sua visita!

Benefícios educacionais de aquários

– Leitura: A leitura é uma parte essencial de nossas vidas cotidianas. Seus pequenos irão gostar de pesquisar tópicos como espécies de peixes, plantas ou recifes para aprender mais sobre a vida dessas criaturas.

  • Quem não ouviu falar dos hábitos de leitura “seletiva” – que aponta que de crianças só leem livros sobre temas de interesse para elas?
  • A grande variedade de tópicos relacionados ao aquário pode ajudar a promover bons hábitos de leitura em crianças que, de outra forma, não teriam interesse em ler.

– Escrita: Os pequenos podem ser estimulados a escrever relatórios ou diários sobre o aquário depois de sua visita.

  • Eles também podem escrever cartas para especialistas em peixes e enviar suas perguntas, passando a tornar íntima sua experiência.
  • Ambas são ótimas maneiras de ajudar a aprimorar as habilidades de gramática e escrita de seu filho.

Ciência: crianças maiores já podem entender de que forma o Aquário de São Paulo se relaciona com as matérias que estão sendo aprendidas em sala de aula.

– Biologia, química, ecologia e física são apenas algumas das ciências envolvidas na visita a aquários.

  • Um aquário posteriormente colocado em casa pode ser usado para ensinar seus pequenos sobre tópicos específicos, como anatomia de peixes ou tópicos mais complexos, como a cadeia alimentar, o ciclo da água ou o ciclo do nitrogênio.

– Reunindo Crianças e Pais: Um aquário é uma ferramenta divertida e educativa da qual pais e filhos podem desfrutar juntos.

Os pequenos não apenas desenvolvem habilidades de aprendizado ao visitar o Aquário de São Paulo, mas porque se empolgam com ele, estarão ansiosos para compartilhar o que aprenderam com seus familiares e amigos.

  • Os pais envolvidos são mais propensos a participar de outras atividades futuras com seus filhos, contribuindo intensamente para sua educação pontual.

– A criação de um aquário didático em casa é uma ótima maneira de crianças de todas as idades aprenderem sobre diversos tópicos e obterem valiosas lições de vida.

– No entanto, a decisão de ter um aquário nunca deve ser tomada por um capricho.

  • Avalie cuidadosamente a quantidade de tempo, esforço e finanças que você será capaz de se comprometer com o aquário e seus habitantes. Paciência e pesquisa adequada são a chave para um aquário de sucesso.

Sabendo mais sobre a visita ao Aquário de São Paulo e de que forma ela pode amplamente influenciar na sua vida e na vida de seus filhos, que tal conhecer mais sobre ele (clique aqui para acessar o site) e agendar sua visita? Boa diversão!

Saiba mais sobre a ⇒Building Escola

Leia também

Building escola porque eu escolhi essa escola?

Building Escola porque eu escolhi esse berçário?

Building Escola, porque eu escolhi esse berçário na Zona Sul de SP ? Berçário e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *