Chega de Bagunça! Bagunça de Casa x filhos pequenos !
Home / cuidados especiais / Chega de bagunça!

Chega de bagunça!

Chega de bagunça!

 ” Será que com filhos pequenos é possível ter uma casa organizada? “

Chegar em casa e ver uma sala bem arrumadinha, entrar no quarto e não ter que driblar peças de roupas pelo caminho podendo ir simplesmente para a cama. Quem nunca sonhou em mandar embora a bagunça de casa, não é?

Principalmente quando se tem filhos parece que simplesmente as coisas não param nunca no lugar! Por mais que você arrume a casa, ela nunca está completamente arrumada, não é mesmo? Como uma tarefa árdua e contínua, muito do pouco tempo que se tem livre acaba sendo destinado a arrumação.

Mas, como otimizar todo esse processo para realmente deixar a bagunça de casa mais organizada? Como ter aquela casa linda e maravilhosa, com tudo em seu devido lugar, como nas novelas? É possível?

Aliás, a pergunta certa seria: É possível com filhos pequenos e que exigem atenção e tiram tudo do lugar? Para conferir esta resposta, continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Bagunça de casa: Uma pedra no caminho de muita gente!

Sim, a bagunça de casa é sem dúvida uma grande e gigantesca pedra no caminho de muitas pessoas, principalmente das mamães e das donas de casa que possuem a difícil tarefa de deixar tudo no lugar.

Essa pedra pode ser brinquedos, pode ser sapatos e outros tantos acessórios e artigos que temos dentro de casa. Seja o que for e seja qual for o seu espaço, é possível sim arrumar tudo!

A boa notícia é que depende de você e da sua boa vontade e determinação. Eliminar a bagunça de casa pode exigir certo desapego já que mandar embora aquilo que já não é útil ou que quase nunca é utilizado, por exemplo, pode ser verdadeiramente desafiador.

É preciso comprometimento com a sua casa! Um lar organizado é muito mais saudável para todos, além de mais funcional no dia a dia, daí a importância de abordar o assunto e de, principalmente, colocá-lo em prática.

chega de bagunça - bagunça de casa

Método Konmarie: Vamos arrumar a bagunça de casa?

Entre os muitos métodos de organização existentes existe um que tem se mostrado como realmente eficiente e que virou uma referência entre as mamães que querem dar adeus para a bagunça de casa.

O método Konmarie tem origem japonesa e estimula a organização por categoria e não por ambiente. Desta forma, ao invés de falar “hoje vou arrumar o meu quarto”, a pessoa deve definir uma categoria com que trabalhar.

Por exemplo, “hoje vou arrumas as roupas, hoje vou arrumar os sapatos, hoje vou arrumar os livros”. Deve fazê-lo em sua totalidade, transpassando o número de cômodos a fim de agilizar mais a organização.

Veja algumas dicas e passos ensinados no livro “Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo, e se inspire para acabar de vez com a bagunça de casa:

  • Organização por categoria

Como já foi citado antes, organizar por categoria é muito mais simples e ágil do que por cômodos, portanto não abra mão de seguir essa orientação.

Na hora de iniciar, escolha as categorias mais legais primeiro como arrumar as roupas, sapatos e livros. Deixe as mais chatas – como arrumar os itens de cozinha – para mais próximo ao fim e as categorias sentimentais – como organizar fotos – por último, pois demandam mais tempo.

  • Descarte daquilo que já não é útil

Sempre que pegar algo nas mãos se questione “Isso me faz ou me fará feliz?”, se a resposta for não ou até mesmo um não sei, não adianta: DESCARTE!

No que se refere a roupas e demais itens de uso pessoal vale a pena refletir se a peça ou acessório foi utilizado nos últimos 6 meses. Quais as chances de você voltar a usar algo que ficou tanto tempo parado no armário? A não ser roupas de gala em que não há a recorrência do uso, para que guardar?

  • Guarde o que sobrou

Depois de retirar as peças que não seriam usadas, aproveite melhor o espaço – que será maior – para organizar as peças e objetos que ficaram após a enquete.

  • Manutenção para manter a organização

A fim de não ter que ficar organizando tudo de novo, mas sim uma única vez a cada 6 meses ou 1 ano, procure sempre dar manutenção para a arrumação de casa a fim de que as coisas não se acumulem de novo ou saiam do controle.

Hora de sair da teoria e passar para a prática!

Agora que você conferiu algumas dicas de como mandar embora de uma vez por todas a bagunça de casa, vale destacar apenas mais um ponto: Sua qualidade de vida será outra a partir deste cuidado!

Com mais tempo livre para aproveitar com a família, sem ter que ficar arrumando tudo incansavelmente, todos terão momentos mais agradáveis juntos! Ou seja, a arrumação é um ponto a favor de toda a sua casa!

Sem bagunça de casa e com mais tempo livre, aproveite para compartilhar este conteúdo e inspire outras pessoas. aproveite ainda para colocar tudo isso em prática agora mesmo e comente quais foram suas observações sobre o método Konmarie.

Leia Também…

 

Sapatos dentro de Casa ? Nunca! – Proteja seu bebê!

 

 

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *