Home / Bebê mês a mês / Bebê 1 ano

Bebê 1 ano

O bebê 1 ano, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

É chegado o dia de cantar o primeiro parabéns para o seu bebê! Agora, ao invés de contar apenas meses, ele também conta o seu primeiro um aninho e muita coisa mudará daqui para frente. Como será que é o desenvolvimento do bebê 1 ano, afinal? Quais serão os seus grandes avanços?

Envolto numa esfera de muita alegria e festa uma vez que a data é pra lá de comemorativa, vale pesquisar e conhecer um pouco mais sobre o que se passa na vida do seu filho justamente nessa fase. Ler sobre o assunto é a melhor forma de se preparar e de ajudar o pequeno a crescer!

Confira a seguir alguns dos mais importantes tópicos de assunto sobre o desenvolvimento do bebê 1 ano e saiba o que esperar deste mês que reserva muita emoção, alegria, festa, presentes e cansaço – porque com certeza este mês lhe deixará de cabelos em pé! Confira.

Coordenação motora – É hora dos primeiros passos!

A idade para os primeiros passos costuma variar muito podendo ir de meses até depois de completado o primeiro ano também. Cada criança, é claro, tem o seu tempo e é imprescindível que os pais saibam respeitar qual é este tempo estimulando sempre da maneira certa.

Ainda assim, vale destacar que não são poucos os casos dos bebês que começam a dar seus primeiros passinhos justamente no décimo segundo mês.

Como que em sinal de agradecimento por sua festa e seu momento, são muitos os baixinhos que saem desfilando justamente em seu aniversário e isso mesmo que de uma forma robotizada ou ainda caindo com maior facilidade.

Vale lembrar que o desenvolvimento do bebê 1 ano assegura que ele já é bastante forte para este tipo de tentativa, então tente não se preocupar tanto. Os tropeços e quedas não farão mal algum ao bebê que aprenderá a se erguer e prosseguir pelo seu caminho.

Os primeiros passinhos…

Estimule seu filho a andar chamando-o com os braços abertos e sempre o parabenize por ter chego até você. Quanto mais festa você fizer a cada nova conquista do bebê, mais ele entenderá que está no caminho certo e continuará a fazer tanto pequenos quanto grandes avanços e progressos.

Vale destacar ainda dentro deste tópico que a maioria dos bebês costumam andar primeiramente na ponta dos pés antes de passar a dar passos como você, um adulto que já domina essa arte!

Andar para a criança significa ter acesso a um novo mundo de oportunidades!

Agora ele pode ir até novos lugares e muitas vezes sem o seu auxílio, por isso mantenha-se ainda mais atenta para que ele não vá a cômodos ou quintais que fique exposto a perigos desnecessários.

Mantenha portas sempre fechadas para delimitar os ambientes em que o bebê pode ir sem ter a sua extrema supervisão.

No demais, leve-o para caminhar no parque, deixe-o um pouco descalço na grama nos dias mais quente. Isso não lhe fará mal e, pelo contrário, ajudará na sua saúde ao criar proteções para o seu organismo, é claro.

Hora do sono

Outro ponto importante no desenvolvimento do bebê 1 ano é que agora ele começa a ficar mais relutante com o seu sono. Sabe o que isso significa? Muito drama e enrolação para dormir se você não estabelecer regras e uma sutil estratégia para facilitar este ponto!

Uma dica interessante é criar e seguir uma rotina que faça com que a criança vá ficando menos agitada e mais pré-disposta a ir se deitar. Apesar de não existir fórmula mágica, a mais recorrente é: Banho, jantar, brincadeira mais leve, leitura e cama!

Você pode determinar outra sequência para a sua rotina, isso realmente não importa, desde que dê certo e que seja dia após dia seguida. Se seu filho gosta de ver filme de seus desenhos prediletos, por exemplo, experimente deixá-lo deitado fazendo justamente isso até que ele adormeça.

O importante é usar criatividade e conhecimento que você já tem sobre o bebê! Leia mais dobre  SONO INFANTIL

Vale ressaltar que para os pais que gostam de compartilhar tarefas e atividades a dica é que a cada dia um seja responsável por esta rotina deixando, assim, o outro completamente livre e de folga. Isso é bom também porque não permite que a criança se apegue ou fique dependente de apenas um dos pais, mas sim do casal, algo extremamente bom para todos, não é mesmo?

O compartilhamento de tarefas ainda pode ser feito de forma mesclada, ou seja, a mãe dá o banho, o pai o jantar, a mãe faz a leitura e o pai coloca na cama. Apesar de também ser um modelo que dá certo, neste caso nenhum dos pais acaba realmente descansando. Pense bem!

Lembre-se de sempre colocar o bebê para dormir no quarto dele, no berço ou na caminha, e jamais o leve para a cama do casal!

Mais sobre o bebê 1 ano: Um ano de muito amor

Bebê 1 ano

Um ano se passou desde que você deu a luz. Quantas descobertas maravilhosas vocês fizeram juntos, e quantas dúvidas você teve também. Uma delas, inclusive, permanece: como deve acontecer o desenvolvimento do bebê 1 ano?

Nessa fase a criança já faz uma série de coisas sozinha. Ela consegue ficar em pé, apesar de ainda precisar de apoio, se inclina para pegar coisas no chão e consegue movimentar os braços e as pernas de maneira coordenada.

É hora de começar a estimular o seu bebê para potencializar ainda mais esse desenvolvimento. Essa fase também traz junto com ela as primeiras palavras e o desempenho mais significativo da fala. Prepare-se para entrar no universo mágico do primeiro ano de vida do seu filho.

Como estimular o desenvolvimento do bebê 1 ano? 

A primeira coisa que você perceberá é que o seu bebê estará muito mais interativo nesse momento. Entre o 9° e o 12° mês de vida, eles desenvolvem uma incrível habilidade de imitar o que você faz, e é hora de entrar na brincadeira.

Expressões faciais, acenos com as mãos, e até as palavras já serão o grande interesse da criança. Para os papais e mamães essa fase é um prato cheio para fotos, vídeos e deliciosas lembranças.

Aproveite esse momento para usar muitas músicas como estímulo. Cante junto com o bebê, e faça gestos com as mãos, dancinhas, palmas. Tudo isso vai fazer com que ele tente imitar você, e com isso se desenvolva naturalmente.

Brinquedos como blocos coloridos para empilhar são muito bem vindos. Eles auxiliam na coordenação motora, e faz com que o bebê aprimore algumas habilidades. É importante que essas brincadeiras sejam repetidas várias vezes, então deixe a criança aproveitar o tempo que quiser.

Tudo o que for encaixe chamará a atenção do bebê, mas nessa fase a criança também gosta de “arremessar” as coisas.

  • Percepção corporal:

Você vai notar que a criança também está mais atenta ao próprio corpo. Então aponte e fale os nomes das partes, como pés, barriga, mãos.  Isso vai desenvolvendo uma noção do corpo, e faz com que a criança associe as palavras.

O mesmo serve para todo o resto: objetos, animais, alimentos. Comece a dizer os nomes e apontar, assim você amplia o vocabulário e se diverte junto.

  • Livros e leituras:

Já é hora de começar a ler historinhas. Introduza emoção, aumentando e diminuindo a voz, e fazendo alterações rítmicas enquanto lê. Além de divertir criança, desperta atenção e estimula par que o bebê também “brinque” com a própria voz.

Andar e falar: os ritos de passagem de seu bebê estão prestes a acontecer

Bebê 1 ano

O desenvolvimento do bebê 1 ano traz com ele dois importantes momentos da infância: a fala e o caminhar. A criança está mais segura, e por isso pode começar a demonstrar interesse em andar.

Algumas se apoiam em coisas e já arriscam soltar e dar pequenos passos na ponta dos pés. Mas calma: se isso não acontecer agora, ainda poderá acontecer nos próximos meses.

E outro momento importante que você poderá encarar é o esboço das primeiras palavras. Em geral, os bebês conseguem articular umas  4 palavras de fácil sonoridade nessa fase.

Claro que as clássicas “mamãe”, “papai”, “vovô” e “vovó” tendem a ser as primeiras. As onomatopeias também podem surgir, como o “au au” e o “miau”.

  • Hora do sono:

Com 1 aninho as crianças começam a lutar contra o sono. Você pode amenizar o impacto disso criando um ritual, como, por exemplo, tomar banho, jantar, contar uma história e dormir.

Veja aqui como saber se o seu bebê está se desenvolvendo normalmente

Claro que cada criança tem um ritmo diferente, mas o desenvolvimento do bebê 1 ano é um marco na vida, pois, traz diversas novas experiências.

Algumas coisas básicas são feitas por quase todas as crianças nessa idade, como sentar sem apoio nas costas e puxar coisas para si. Elas também apontam aquilo que querem.

Essa é a hora de mostrar cores e formas para o seu bebê. A criança ainda não vai saber diferenciar e dizer os nomes, mas brincar com isso é um grande estímulo para o cérebro e para a função motora.

Daqui para frente o bebê vai apenas evoluir. Tudo o que ele aprende deve ser somado, ou seja, ele não vai “desaprender” uma coisa que já sabe, ainda que ele esqueça como faz, quando ver você fazendo saberá repetir.

Lembre-se, no entanto, que as crianças podem evoluir de maneiras diferentes. Se achar alguma coisa preocupante consulte o pediatra, mas tenha paciência e não compare o seu bebê com outros.

Prestar atenção no desenvolvimento do bebê 1 ano é fundamental, pois, são diversos novos aprendizados e muitas experiências tanto para os pais quanto para a criança.

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Leia também

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *