Home / Bebê mês a mês / Bebê 1 mês

Bebê 1 mês

O bebê de 1 mês, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

Logo nos seus primeiros dias de vida deve se prestar uma atenção muito especial a todos os cuidados básicos relacionados ao desenvolvimento do bebê 1 mês – nesse momento a relação de amor e afetividade estabelecida entre a nova mamãe e o recém-nascido permite que a identificação dos laços sejam ainda mais estabelecidas.

É um período onde se entende pequenos sinais – o choro do bebê, o que ele sente, se ele está realmente seguro e até mesmo acompanhado.

Isso porque quando o bebê realmente se sente ainda mais desejado e querido acaba dedicando uma maior atenção ao meio onde vive . Ele tende a ficar ainda mais curioso e com muito mais vontade de se relacionar com os outros – principalmente os papais!

Com o tempo essa atenção pelos pais passa a se ampliar, e tende a estender-se à outras pessoas, como os irmãozinhos, outras crianças, familiares e no futuro os amiguinhos da escola!

Quer saber mais sobre esse momento tão marcante e de cuidados tão minuciosos? Então continue lendo o conteúdo a seguir e entenda como se dá o desenvolvimento da criança ainda no seu primeiro mês de vida!

Desenvolvimento do bebê de 1 mês – peso e soninho do pequeno!

Ainda na sua primeira semana de vida, o bebê pode ter uma diminuição do seu peso, chegando a ser de até 5% – isso ocorre por diversos fatores diferentes, que podem estar associados principalmente a redução da sua ingestão de líquidos.

Mas, como o passar dos dias ele irá recuperar esse peso perdido. Em geral isso ocorre no período de 10 até 20 dias após o nascimento e por isso os papais, principalmente os de primeira viagem, não precisam ficar tão preocupados e ansiosos com esse fator.

Ossos

Pequenas partes do seu corpinho ainda se apresentam com estrutura cartilaginosa, e por isso o corpinho ainda é extremamente delicado e frágil.

Com o passar do tempo seus ossos vão se fortalecendo e isso irá se estabelecer na sua vida até que ele atinja finalmente a fase adulta! – Para se ter uma ideia, assim que nasce o bebê chega a ter 270 ossos em todo corpo e esse número cai para 206 até a fase adulta. – isso porque alguns deles acabam sofrendo uma fusão para formar uma estrutura única.

Horas de Sono

O recém-nascido também dorme bastante! Em média eles dormem entre 14 hs até 17 hs por dia – logicamente isso não ocorre de forma contínua, sendo um período alternado entre o sono REM (rapid eye moviment – movimentos rápidos dos olhos) e o soninho mais profundo!

Ao acordar, quando ele consegue se situar também consegue identificar a feição dos adultos, principalmente dos pais – porém, é preciso ter uma certa aproximação do seu rostinho, de pelo menos 30 cm de distância. Ele também já consegue acompanhar o movimento de objetos com o olhar.

Com o passar dos dias ele também passa a revelar um maior interesse por tudo ao seu redor – é nesse momento que os pais simplesmente passam a vibrar com cada novidade, o que chamamos de momento “papais babões”.

Por mostrarem interesse por tudo à sua volta, eles passam a tentar se virar para tentar escutar os sons do ambiente e tentam olhar tudo ao seu entorno!

Bebê de 1 mês – o que você precisa saber sobre essa fase?

O bebê de 1 mês tende a emitir alguns sons e mesmo com uma vida tão breve nesse mundo cheio de novidades, os pais já podem começar a conversar com o pequeno bem de pertinho!

Nessa primeira fase após o nascimento o bebê já tem capacidade de acompanhar com o olhar um objeto em movimento, e essa já pode ser uma boa oportunidade para estimular algumas brincadeiras deliciosas!

Ele pode até mesmo apresentar alguns sinais bem evidentes de que adora a hora do banho, ou seja, pode ser que não sejam somente os pais que adorem vivenciar esse momento!

Outro ponto que é importante destacar também é que nessa fase eles já podem também relatar sinais de desconforto, o que já ajuda os pais a entenderem melhor seu pequeno!

Ele também acorda para comer, geralmente chorando quando sente fome e até mesmo já é absolutamente capaz de pegar um objeto com as pequenas mãozinhas!

Nessa fase, uma boa parte dos bebês tende a dormir durante todo o período do dia, sendo eu alguns acabam acordando durante a noite – é comum que nessa fase eles troquem o dia pela noite e deixem a nova mamãe bem cansada!

Enquanto mama, o bebê de 1 mês adora fechar os olhinhos e nesse momento costumam acabar caindo no sono, o que acaba sendo uma boa oportunidade para a troca de fraldas e niná-lo com todo amor e carinho!

Quer saber mais sobre o primeiro mês de vida do bebê? Então confira!

O bebê de 1 mês e o se peso!

O peso durante o primeiro mês de vida do bebê pode sofrer uma ligeira variação, sendo que ele pode ter em média entre 4,3 kg (meninos) e 4,1 kg (meninas).

A estatura também tem um cenário bem recorrente, podendo ser de aproximadamente 55 cm para os meninos e 54 cm para as meninas. Já o ganho de peso mensal é algo em torno de 750 g para os meninos e meninas!

Mas, essa variação de ganho de peso pode ser menor, podendo chegar a 600 gramas em média, ou seja, não existe um único padrão. Portanto, se o seu bebê estiver ganhando menos peso, não há motivos para ficar preocupada.

Na verdade, somente o médico poderá certificar se está tudo dentro da normalidade esperada, sendo que a mamãe não precisa achar que esse ganho precisa ser de fato um padrão.

O leite materno é tudo que ele precisa agora, e não precisa também achar que hora de incluir algum complemento nutricional devido ao fato de acreditar que ele não está ganhando peso por conta do leite ser “fraco”.

Outro ponto que chama a atenção é o soninho do bebê de 1 mês! Essa na verdade será a sua principal atividade nesse primeiro mês de vida – sim, eles dormem bastante!

Pode até ocorrer de alguns bebês acordarem somente perto da meia noite, o que acaba evidenciando que ele pode estar trocando o dia pela noite. Na verdade, isso é bastante comum, visto que ele ainda não possui uma rotina de horários.

Tudo poderá depender também de alguns outros fatores, como quando ele sente maior apetite ou até mesmo por conta das cólicas, sendo que alguns bebês podem manifestar mais esse problema do que outros.

Mas, com o passar dos meses o bebê começará a regular melhor seus horários, mas não crie muitas expectativas sobre isso, ok?

Isso porque não existe um prazo fixo para todos os bebês, sendo que cada um pode manifestar um processo diferente nesse sentido!

 

É normal bebê de dois meses babar?

Quem é que nunca teve que lidar com a baba do bebê? É simplesmente impossível não notarmos isso e às vezes é tão intenso que a baba chega a pingar pelo queixo dele e simplesmente ensopar a roupinha!

Muitas pessoas acreditam que o fato de babar está diretamente associado ao nascimento dos dentes, mas na verdade isso não é uma regra!

É importante destacar que os bebês babam porque ainda não possuem uma coordenação para deglutir a quantidade de saliva que produzem e isso poderá se intensificar entre os dois e 3 meses mais ou menos.

A situação realmente poderá melhorar quando a criança atingir os dois anos de idade, que é justamente a fase que ela conseguirá dominar melhor a arte de conseguir deglutir! Antes disso, o babador é vital mesmo, não tem jeito!

Se por ventura não diminuir depois dessa idade vale a pena os pais buscaram ajuda profissional. No caso, conversar com o pediatra é a melhor alternativa.

Isso é importante para que seja feita uma avaliação de otorrinolaringologista ou até mesmo de um fonoaudiólogo. Muitas coisas podem estar associadas à baba após a fase dos dois anos.

Isso inclui condições como aftas, resfriados e até mesmo refluxo gastroesofágico. Nesses casos, é importante atribuir cuidados para não acabar acarretando outros problemas posteriormente!

Quantas horas dorme um bebê de 1 mês?

Muitas mães e pais possuem dúvidas sobre esse aspecto, mas se você se identifica com isso, poderá acompanhar algumas informações para sana-las!

Nesse caso, o bebê de 1 mês precisa de uma média de 9 horas de sonos durante a noite. Já durante o período do dia é preciso uma hora a menos, ou seja, 8 horas diárias.

Isso totaliza uma média ideal de 17 horas de sono para o bebê nessa fase! Esse é o montante ideal para que ele possa se desenvolver e crescer forte e saudável!

Vale salientar que quando o bebê dorme menos do que de fato precisa ele pode manifestar alguns sintomas clássicos, como até mesmo demonstrar maior irritação ou ficar mais manhoso do que o habitual.

Além disso, procure perceber se ele pega no sono sempre que anda de carro ou ônibus, ou até mesmo se você precisa acorda-lo todos os dias pela manhã. Esses podem ser sinais de que ele anda dormindo pouco!

Quanto cresce um recém-nascido no primeiro mês?

No seu primeiro mês de vida os bebês já evidenciam ser capazes de imitar alguns movimentos, tanto é que se você experimentar chegar bem pertinho do rostinho dele e colocar a língua para fora várias vezes poderá surpresa – ele certamente irá imitar essa ação!

Nos seus primeiros dias de vida ele vê o mundo como um enorme borrão, e somente consegue focalizar objetos que estejam a cerca de 30 centímetros da sua pontinha do nariz.

Mas, nessa fase da sua breve vida o crescimento apresenta uma ascensão constante, que poderá diminuir até que ele complete um aninho!

Nos primeiros meses o bebê crescerá uma média de 4 até 5 cm. Depois, com cerca de 3 ou 4 meses esse valor diminui para 3 e 4 cm, indo depois para 1,5 cm até 2 cm.

No total, ao completar um ano de vida ele deverá ter crescido mais ou menos de 24 cm até 28 cm! Há uma variação logicamente que pode ser até mesmo genética, portanto não se preocupe com padrões!

 

Quanto tempo o bebê endurece o pescoço?

Naturalmente os bebês nascem sem um controle muscular do pescoço e da cabeça! Com o decorrer do tempo eles começam a desenvolver uma maior habilidade maior sobre esse aspecto!

O que muitos pais possuem dúvidas é sobre quanto tempo isso leva! Em grande parte dos casos, até os 6 meses de vida os músculos do pescoço acabam ficando mais fortes – e fortes o suficiente para que ele consiga por conta própria sustentar a sua cabeça!

Ao final do primeiro mês de vida do bebê ele até já consegue erguer um pouco a sua cabeça e já olha para os lados quando está deitado de bruços! A sua curiosidade acaba ajudando nessa missão que agora lhe parece tão difícil!

Já com 6 semanas pode ser que ele já consiga levantar a cabeça mesmo quando estiver deitado de barriga para cima! Mas, isso é variável, e novamente não existe regras para todos os bebês!

Portanto, o seu bebê de 1 mês não realizar essa ação, não precisa ficar desesperada achando que ele tenha algum problema! Para não restar dúvidas, converse com o pediatra e exponha a sua preocupação!

Quando o bebê começa a sentar?

Com cerca de 6 meses o bebê já consegue a proeza de sentar sozinho e totalmente sem um apoio, o que quer dizer que ele já está aprimorando ainda mais seu controle de equilíbrio!

Mas, os pais podem ser aliados desse ponto do desenvolvimento também promovendo alguns exercícios, como por exemplo, deixa-lo deitado de costas, segurar as mãozinhas e puxa-lo de forma suave até que ele fique sentadinho!

Depois de uns 10 segundos nessa posição, retorne a posição inicial e faça tudo novamente! Essa simples atividade ajuda no fortalecimento da musculatura da barriga e também das costas do pequeno!

Como interagir com o bebê de 1 mês de vida?

bebê de 1 mês

O banho já se mostra um momento de satisfação para o bebê– ele já reage quando se sente desconfortável, por exemplo, e nesse momento a interação pode ser uma boa oportunidade para perceber o desenvolvimento do bebê de 1 mês.

Nessa primeira fase de sua vida ele também já revela suas necessidades, acordando quando sente fome (nessa fase o mais adequado é seguir uma dieta focada exclusivamente no leite materno) e, até mesmo tentar pegar objetos com as suas mãos!

Quando deitado de barriga para baixo, ele já tenta por um período curto, erguer a sua cabeça e isso geralmente pode acontecer porque ele está atraído por algum objeto iluminado, por exemplo!

Mas, a sua predileção é sem duvida pelo contato humano, principalmente se tratando da mamãe! Ele já tem capacidade de fixar o olhar nos olhos  dela e até mesmo de reconhecer o som da sua voz, bem como seu cheiro.

Por mais que ele seja motivado por alguns estímulos, vale salientar que ele ainda não enxerga direito – o que ele vê na verdade são manchas e uma mistura de cores.

Por meio de alguns estímulos eles também já conseguem ser capazes de emitir pequenos ruídos – mas, agarrar os dedinhos da mão da sua mãe é seu passatempo predileto.

As suas brincadeiras prediletas!

Você sabia que o simples fato de dançar com o bebê no colo nessa fase com uma música tranquila e suave pode ser uma excelente maneira de interagir com ele? Cantar também é sempre uma ótima maneira de fazer com que ele se sinta aconchegado e querido – tente cantar com intensidade e tons diferentes e procure incluir o nome do pequeno na letra da música.

O desenvolvimento do bebê de 1 mês é um momento muito especial e é nele que se reflete a consolidação dos laços entre seus pais e pessoas ao se redor!

Mais sobre o bebê 1 mês

Durante a gestação tudo que a mamãe mais sonha é conhecer o rostinho do bebê e quando finalmente esse dia chega, parece que o tempo simplesmente se torna ainda mais veloz! A cada dia parece que o bebê tem uma novidade a revelar – e a cada movimento e ação em meio ao desenvolvimento do bebê 1 mês os pais se encantam ainda mais!

Tudo passa por uma substancial mudança na vida dos pais – a rotina da casa já não é mais a mesma, bem como as preocupações e anseios! E em meio a tantas descobertas ocorre a mistura de sentimentos, entre felicidade, dúvidas, receios, e uma série de outros que vão surgindo ao longo do caminho!

Agora, quando o bebê já começa a mostrar sinais de que está querendo se comunicar e a revelar um sorriso aqui e outro ali (o chamado sorriso social) os pais sentem um aconchego também!

Se apaixonar por cada sorriso não é uma tarefa difícil, e instantâneamente os pais retribuem na mesma moeda – esse simples sorrisinho, por mais breve que seja, ajuda a entender que o pequeno está bem, que está seguindo um bom desenvolvimento e que a atenção e o carinho dedicados a ele diariamente estão surtindo o efeito desejado.

Desenvolvimento do bebe de 1 mês – entendo os sentidos!

bebê 1 mês

Nessa fase as retinas do bebê já sofreram uma fusão e isso quer dizer que agora ele já consegue acompanhar de forma mais assertiva o movimento das pessoas ao seu redor, bem como os objetos que em geral usamos para entretê-los.

Quase chegando ao 2° mês de vida ele já consegue identificar uma maior quantidade de detalhes na feição das pessoas – e claro, já conhece muito bem o rosto da mamãe e do papai!

O tempo é veloz nessa fase! Sua capacidade intelectual já mostra progresso acelerado – aqui ele mesmo já procura o peito da mãe, e quando o bico acaba escapando na hora da amamentação, ele já tem o reflexo de procurar!

Os objetos também já se mostram mais interessantes para o pequeno, tanto que ele já os tenta agarrar com maior força. Se o pai ou a mãe colocam os dedos da mão por perto, certamente ele tentará agarrar e só soltar quando lhe der vontade!

A voz, o cheiro e os traços da fisionomia dos pais já são familiares para ele.

Cuidados especiais ainda no primeiro mês de vida dos pequenos!

Por mais que ele já mostre uma rápida evolução no seu desenvolvimento, o bebê ainda é extremamente frágil e até mesmo vulnerável a algumas doenças, por isso, é sempre mais recomendado que ele fique em casa e saia somente quando tiver que ir ao pediatra.

O banho de sol também é uma atividade liberada – na realidade é uma atividade até mesmo necessária, pois o sol da manhã é adequado para o bem estar do bebê! Evite horários que o sol esteja muito quente, preferindo sempre o comecinho da manhã!

O pescoço também exige atenção, pois ainda não tem fortalecimento para suportar o peso da sua cabeça – por isso, quando pegar a criança no colo é muito importante ter absoluto cuidado com a posição da cabeça, para que ela não acabe pendendo para trás.

As cólicas também podem marcar presença nessa fase do desenvolvimento do bebe de 1 mês – mesmo que elas não sejam identificadas como uma causa grave da sua condição de saúde, elas tendem a trazer um grande desconforto para o pequeno.

Saiba como aliviar a cólica do bebê nesse link

Os bebês prematuros!

Os bebês prematuros acabam exigindo um cuidado redobrado em muitos aspectos – em geral, eles podem demorar um maior período para apresentar todos os aspectos citados anteriormente.

Justamente por isso eles apresentam um tempo cronológico diferenciado, sendo a data do seu nascimento (cronológica), data prevista para o parto (corrigida) – sendo que essa ultima deve ser a considerada para acompanhar o seu desenvolvimento.

Como posso ter certeza que o meu bebê está tendo um desenvolvimento realmente adequado?

Essa provavelmente é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente os de primeira viagem que acabam tendo que descobrir uma série de aspectos e situações que nem sempre estavam previstas!

Quem poderá sempre lhe prestar o total apoio nessa percepção é o próprio pediatra, uma vez que ele deverá acompanhar todos os passos da evolução do pequeno e acompanhar sua evolução.

Vale salientar que cada criança possui um desenvolvimento particular, ou seja, o desenvolvimento do bebê de 1 mês pode variar para cada um.

 

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

 

Leia também

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *