Home / Bebê mês a mês / Bebê 10 meses

Bebê 10 meses

Bebê 10 meses

Normalmente no desenvolvimento do bebê 10 meses ele já começa a ter muito mais coordenação motora, além de começar a revelar mais sobre a sua personalidade, tendo uma enorme capacidade de raciocínio.

Nessa fase, os bebês já começam a deduzir mais os sentidos das palavras e o tom de voz dos pais, e com isso, já responde a alguns pedidos simples ou até mesmo palavras que estão relacionadas a disciplina, principalmente quando os pais dizem “não”.

Os bebês com 10 meses já se tornam mais ágil, engatinhando, apoiando as mãos sobre as coisas e mantendo-se de pé. Além disso, nessa fase eles já começam a perceber para que servem determinados objetos, e principalmente ficam muito manhosos quando estão longe dos seus pais.

Saiba mais sobre o desenvolvimento do bebê 10 meses

bebê 10 meses

Próximo ao primeiro ano de vida, o  bebê 10 meses já se torna mais autônomo, se movimentando sozinho pela casa, e principalmente, entendendo tudo sobre as ordens e proibições dos pais. Confira abaixo algumas características sobre o desenvolvimentos do bebê de 10 meses.

  • O bebê de 10 meses começa a observar com atenção tudo aquilo que lhe atrai e interessa. Geralmente, as suas ações e reações são inteligentes e reflexionadas, além de pegar melhor o ritmo das atividades, ou seja, já sabe o momento de tomar banho, comer e passear.

Além disso, o bebê de 10 meses já diferencia muito bem as suas partes do corpo e indica tudo aquilo que os pais pedem. Dessa forma, para que você influencie ainda mais o desenvolvimento lógico e cognitivo do seu bebê de 10 meses, procure contar histórias e ensinar tudo sobre a causa e efeito, pois isso pode estimular ainda mais a sua capacidade de desenvolvimento.

  • No caso da sua mobilidade, o bebê de 10 meses já se arrasta e engatinha em alta velocidade, além de conseguir levantar e sentar quase sem a ajuda dos pais. Assim, ele já começa a manter o seu equilíbrio, e para estimular ainda mais essa atitude, você pode colocar brinquedos em determinados lugares para estimulá-lo que ele vá buscar.

Habilidade manual

  • Em relação a sua habilidade manual, os bebês de 10 meses gostam muito de retirar objetos de dentro de caixas e colocar novamente dentro. E quando você pede determinado objeto ele já sabe te entregar.

Por isso, para aumentar essa capacidade, procure pegar a mão do seu bebê e indicar os objetos para que ele entenda o que aquele objeto significa. Além disso, nessa fase o seu bebê já começa a comer sozinho.

  • Já no caso das suas habilidades sociais, o bebê já sabe o seu nome e quem é o seu pai e a sua mãe. Além disso, nessa fase os bebês possuem um ótimo sentido de humor, e ri de tudo que os pais falam. Por isso, esse é um bom momento para que os pais usem do riso como uma maneira de mostrar a aprovação, e o silêncio, como o contrário.

Personalidade e Temperamento – Bebê 10 meses

  • Nessa fase os bebês de 10 meses já começam a revelar a sua personalidade, pois os seus temperamentos já começam a aparecer. Geralmente, alguns bebês são muito risonhos para todo mundo, além de serem muito sociáveis. Mas, muitos bebês já são mais tímidos quando algum desconhecido se aproxima.

Além disso, nessa fase os bebês já começam a repetir os sons, além de fazerem diversos gestos para chamar a atenção de todos. Normalmente, os bebês de 10 meses já começam a desenvolver os seus próprios gostos, e com isso, sempre acabam indo contra alguma ordem dos seus pais.

  • Os bebês de 10 meses já começam a usar muito as suas mãos, pegando diversos objetos entre os dedos sem ter que apoiar o punho em alguma superfície.

E com isso, essa é uma fase em que eles já se comem alimentos sólidos sozinhos, além de colocarem qualquer coisa pequena na boca, o que requer uma atenção redobrada dos pais.

Mesmo existindo tantas ações dos bebês na fase dos 10 meses, muitos podem não se desenvolver dessa maneira, e essa não é uma atitude em que os pais devem se preocupar, pois cada bebê é de uma maneira e alcança determinados marcos do desenvolvimento no seu ritmo.

Portanto, os bebês de 10 meses já começam a dizer algumas sílabas, engatinham, sentam-se e levantam-se sozinhos, usam as mãos para quase tudo, adoram pegar em objetos que estão nas caixas, entre muitas outras ações.

Dessa forma, no desenvolvimento do bebê 10 meses ele já começa a ter quase que por completa o seu desenvolvimento motor, além de revelar muito a sua personalidade.

Assim, é importante que nessa fase os pais já tenham lhe ensinado tudo o que é permitido fazer ou não fazer, pois como o gosto do bebê já está se desenvolvendo, ele pode acabar desobedecendo, o que pode não ser bom futuramente.

Mais sobre o bebê 10 meses

O bebê 10 meses  já começa a imitar diversos sons que ouve, principalmente quando a mãe faz barulhos, procurando prestar muita atenção e imitar tudo.

Além disso, nessa fase o bebê já possui uma enorme capacidade de raciocínio, entendendo o que é “não”, além de já começar a explorar muito as mãos e as pernas, pois já começa a ficar em pé segurando-se nos móveis, bate palmas, pega objetos, diz palavras, e já anda apoiando-se nas coisas.

O bebê com 10 meses já começa ainda a notar para que serve determinados objetos, também já se sente chateado quando os pais o deixam sozinho, principalmente se a mãe pega uma outra criança no colo.

Estimule a fala… Bebê 10 meses

Uma das principais ações no desenvolvimento do bebê 10 meses é que ele começa a já falar algumas sílabas e palavras, e dessa fase em diante a tendência é que ele se torne ainda mais tagarela.

Por isso, os pais devem sempre estimular a capacidade do bebê em querer falar, experimentando fazer sons diferentes com a boca, repetir algumas palavras, entre muitas outras atitudes, o que incentiva o bebê a se comunicar cada vez mais.

Abaixo alguns desenvolvimentos que os bebês de 10 meses apresentam, e aprenda como aplicá-los e incentivá-los para que eles se desenvolvam cada vez mais, além de ser um começo para educação,  nessa fase eles já começam a entender muitas coisas.

Confira:

  • Nessa fase o bebê de 10 meses entende diversas palavras simples, e por isso, é essencial que os pais sempre procurem conversar com ele. Uma dica para os pais é sempre repetir algumas palavras para o bebê de uma maneira adulta, para que ele já aprenda corretamente.
  • Além disso, é muito recomendado que nessa fase  os pais não procurem usar algumas palavras de uma maneira infantilizada, pois essa é uma forma que pode acabar atrapalhando a aprendizagem correta das coisas.
  • Geralmente, ter uma conversa com os bebês de 10 meses pode ajudar a aprimorar muito a linguagem dos mesmos. Por isso, caso ele fale alguma frase, procure responder e querer saber mais sobre o que ele está falando. Uma dica é nunca o interromper, e sempre deixar ele falar o que quiser.
  • Outra forma de estimular a fala do seu bebê de 10 meses é sempre falar para ele tudo passo a passo do que você está realizando, seja na cozinha, na hora de vestir, ou o que for.
  • Além disso, aproveite essa fase para começar a cantar e mostrar os gestos junto com as palavras, pois assim é mais fácil dele aprender determinadas palavras e o que elas significam. Agindo assim rapidamente ele irá ligar as coisas com as palavras.

Nessa fase os bebês aprendem muito a deduzir as palavras, principalmente o tom de voz. E com isso, é fundamental que os pais tenham paciência em estimular que eles comecem a conversar, pois assim eles já irão responder a pedidos simples ou até mesmo relacionar algumas palavras com a disciplina, como o “não”, por exemplo.

Assim, é essencial que os pais falem com frequência com o seu bebê de 10 meses, falando os nomes das pessoas, dos alimentos que come, dos objetos, das coisas com a demonstração através de gestos, entre outras atitudes.

Importante

Os pais não devem forçar os seus filhos (as) a falarem o tempo todo, mas que tenham apenas a consciência de que nessa fase a criança já começa a desenvolver a linguagem, e que por isso, é fundamental ensinar o bebê no próprio ritmo dele.

Além de gostar de tagarelar aos 10 meses, o bebê também começa a apresentar outras atitudes de desenvolvimento, como:

  • Nessa fase o bebê já começa a ter uma melhor coordenação motora, pois já se levanta e senta sozinho.
  • Aos 10 meses os bebês são ainda atraídos por diversos objetos, e como já conseguem usar bem as duas mãos, eles costumam sempre ir atrás dos objetos ou brinquedos que lhe interessam e atirá-los para todos os lados.
  • Além disso, nessa fase os bebês adoram brincar com aqueles brinquedos que se encaixam, além de gostarem de tirar os brinquedos das caixas e colocar novamente na mesma. Por isso, é fundamental que os pais nessa fase, dê ao seu bebê brinquedos muito coloridos e que se encaixam,  é uma forma deles aprenderem a falar as cores.

Será que o desenvolvimento do meu filho(a) está normal ?

Com tanto desenvolvimento e agilidade aos 10 meses, os pais começam a se preocupar quando o seu bebê não apresentam alguma das características acima. Porém, é fundamental que os pais entendam que cada bebê age e tem o seu tempo de uma forma diferente, atendendo o seu desenvolvimento no próprio ritmo.

Portanto, para o  desenvolvimento do bebê 10 meses é importante que os pais já estejam mais atentos, pois nessa fase os bebês já possuem uma enorme agilidade. Além disso, é necessário que os pais tenham paciência em ensinar e estimular a capacidade do seu filho (a) em começar a conversar.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Tambem…

Cuidados especiais na Infância

Veja Também

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos e 6 meses  Um belo dia você olha para aquela criança …

Deixe uma resposta