Home / Bebê mês a mês / Bebê 11 meses

Bebê 11 meses

Bebê 11 meses

As vésperas de completar o seu primeiro um aninho, o desenvolvimento do bebê 11 meses é bastante acelerado e isso principalmente aos olhos de sua mamãe, que começa a achar que o tempo está simplesmente voando.

O bebê já tem seus gostos, suas preferências e é comum que aqueles que o cercam, como os pais, familiares mais próximos e amigos, comecem a perceber um pouco de suas características natas como se ele é mais tímido ou mais bagunceiro, se gosta de música e se é paciente.

Quer saber mais sobre o que está acontecendo nesta fase de vida do seu filho? Quer entender melhor como o desenvolvimento do bebê de 11 meses costuma acontecer, lembrando que cada criança tem o seu próprio tempo e ritmo de crescimento? Veja mais informações a seguir!

Coordenação motora do bebê 11 meses

Um dos marcos dessa fase é que a coordenação motora do bebê 11 meses costuma surpreender mesmo àqueles que sempre estão ao seu redor.

É que, aparentemente, de uma hora para a outra, o bebê ficou mais forte, mais seguro de si e, acredite, muito mais ousado também! Será comum vê-lo, por exemplo, tentando escalar cadeiras, o próprio carrinho ou berço entre outros.

Portanto, muita atenção! Nada de deixar o bebê sozinho, pois mesmo que em ambientes que aparentam ser completamente seguros existe risco de que ele se machuque durante esta fase de descobertas e aprendizagens.

O desenvolvimento do bebê 11 meses já o possibilita ser capaz de engatinhar livre por todos os lugares e não se assuste se ele já estiver andando e correndo por aí, pois algumas crianças começam realmente cedo – com 10 ou 11 meses.

Caso ele ainda não ande ainda, com este tempo já estará começando a ficar em pé e andando apoiado aos móveis. Cuidado com toalhas na mesa, pois o bebê pode acabar puxando a fim de se segurar e isso também pode causar um grave acidente se tiver coisas sobre a mesa .

Vale destacar ainda que as vésperas de completar o seu primeiro ano, apesar de parecer, o bebê não é assim tão frágil, é justamente so contrário! Ele pode muito mais do que geralmente as mães estão preparadas para aceitar. Deixar o bebê se virar um pouco é necessário!

Por mais que seja necessária cautela, é claro, também é importante deixar o bebê um pouco mais solto e livre para que ele comece a descobrir as coisas, conquistando assim sua própria independência.

Incentive-o a brincar no chão para fortalecer seus músculos e ossos, ensine-o a ir buscar coisas, como a bola e outros brinquedos, e aproveite esta fase para incentivá-lo a ler. Aliás, você sabia que os leitores do futuro são formados exatamente aqui?

Presentear o bebê com livros bem coloridos e repletos de imagens, de fácil manuseio e até mesmo que eles possam levar para o banho é um jeito interessante de incentivar a leitura.

Além de trabalhar a coordenação motora do bebê 11 meses com a troca de página, ter livros por perto o manterá bastante distraído brincando. Instigue!

Hora de começar a impor limites

Entre os assuntos abordados sobre o desenvolvimento do bebê 11 meses é indispensável ainda falar sobre a necessidade de se começar a impor limites.

Não, ele – ou ela – não é pequeno demais para ouvir um “não” ainda mais quando você considerar que o está protegendo de algum mal ou ainda o ensinando para que cresça e se torne uma pessoa melhor.

Lembre-se: O bebê chega ao mundo como um caderno em branco e na fase inicial de sua vida é tarefa e dever dos pais ir lhe ensinando como funcionam as coisas do mundo. Dizer “não” não significa amar menos ao seu filho assim como dizer apenas “sim” não significa um amor maior também.

O bebê pode puxar o rabo do cachorro? É claro que não! Então ensine isso a ele. Diga que o “au au” vai ficar dodói, que ele vai se machucar. Repita quantas vezes forem necessárias até ele aprender e, perceba: Ele aprenderá rápido!

Diferente do que a maioria dos pais percebe, a inteligência de um bebê com este tempo é gigantesca podendo ele já saber que algo não pode e ainda assim ignorando a informação apenas por pura vontade própria!

Cabe aos pais e as pessoas próximas que ajudam em sua criação ser firmes e decididos. O que é “não”, é “não”! Por isso, procure manter sempre alinhado junto a todos que convivem diretamente com a educação e desenvolvimento da criança a fim de que não sejam encontradas discrepâncias.

Nada pior nesta fase do que a mãe dizendo sim e o pai não, ou vice-versa. Isso apenas confundirá a cabeça e o desenvolvimento do bebê de 11 meses!

Mais sobre o bebê 11 meses

Bebê 11 meses

Quase um ano que um serzinho lindo chegou a sua vida e é provável que a essas alturas você esteja ainda mais doida programando a primeira festinha. Mas, como será que está o desenvolvimento do meu bebê? Será que seu filho está acompanhando os demais ou está mais avançado?

Não existe certo ou errado tratando-se do crescimento de um bebê. Desde que o pediatra esteja tranquilo e que a criança esteja saudável e feliz, realmente não há nada com o que se preocupar!

Porém, como é do ser humano estar sempre preocupado e querendo saber se tudo está acontecendo como na estabelecida “maneira certa”, neste texto você confere os principais acontecimentos na fase de desenvolvimento do bebê 11 meses.

Confira alguns dos pontos mais importantes nesta segunda parte e aproveite para consultar o primeiro artigo a tratar deste que é o último mêsversário do pequeno! Será que tudo está em ordem ou será que seu bebê é um super herói repleto de poderes? Veja tudo sobre o décimo primeiro mês a seguir:

A individualidade do bebê 11 meses

Bebê 11 meses

Vale destacar que um bebê de 11 meses ainda não sabe exatamente como brincar em grupo, com outras crianças, portanto não fique preocupada se ver seu filho apenas sentado ao lado de outras crianças, criando sua própria brincadeira. Isso é completamente normal e é um fenômeno conhecido, inclusive, como brincadeira paralela.

O simples fato de estar ao lado dos coleguinhas, dos irmãos e primos mais velhos já significa muito para a criança que vai começar a interagir e brincar em conjunto aos poucos.

Se possível, instrua os maiores a incluírem o bebê na brincadeira e isso mesmo que por pouquíssimo tempo já que ele não tem muita paciência para ficar entretido longas jornadas.

Aos poucos, o desenvolvimento do bebê 11 meses vai expandindo, ele vai continuar crescendo , e logo estará na roda não só brincando como entendendo a brincadeira. Tudo que envolve bebês e crianças passa realmente rápido. Esteja preparada para isso também!

Fala: O que um bebê 11 meses já fala?

Outro ponto importante de ser abordado no desenvolvimento do bebê 11 meses é que com esta idade seu pequeno já está começando a balbuciar algumas palavras. Ele também inventa muitas, é claro, como você já deve até mesmo ter reparado!

Com 11 meses você já se derrete com “mamãe”, “papai”, “vovô e vovó”. O bebê também conhece alguns bichinhos, principalmente se tem ou convive. Ele sabe o que é “au au”, “minhau” e arrisca até mesmo a falar avião enquanto aponta para o céu!

Pode ser que ele fale muito mais coisas como o nome do desenho predileto – “Peppa”. Pode ainda balbuciar a abertura desses mesmos desenhos ou tentar repetir o que você está falando.

Na verdade, cada criança possui um ritmo então este leque do que o bebê de 11 meses já fala é realmente grande!

A dica para as mamães – que geralmente passam mais tempo com os filhos – é que as tentativas de fala do bebê sejam estimuladas.

Mesmo que você não esteja entendo, procure concordar com o bebê, faça caras e expressões e interaja para que ele sinta que está fazendo algo certo e que por isso é o centro das atenções!

Será que o desenvolvimento do meu filho é normal?

Se você já se fez esta pergunta com certeza é porque tem comparado o desenvolvimento do seu filho com o de outros bebês e crianças que os cercam, sejam coleguinhas do berçário, outros pacientes do mesmo pediatra ou com os irmãos mais velhos.

Será que o desenvolvimento do seu bebê é normal? É claro que é! Para de se preocupar a toa! A não ser que a criança tenha sido diagnosticada com um atraso ou que as vésperas do um ano ela se quer se sente, com certeza seu filho é normal sim!

Cada bebê tem seu tempo, seu próprio ritmo e ficar acelerando com certeza não é a decisão mais sábia a se tomar, portanto procure ser paciente enquanto você incentiva o seu filho, porém sem lhe cobrar demais.

Além dos fatores pessoais que já nascem com a criança e que influenciam diretamente no modo como ela se desenvolve, existem outros fatores também que impactam bastante.

É o caso, por exemplo, de um bebê que frequenta a escolinha e outro que passa o dia todo em casa sozinho com a mãe. Por mais que ambos tenham o mesmo tempo, é bastante provável que aquele que frequente o berçário acabe por desenvolver sua independência primeiro, não é mesmo?

O importante é não ficar paranoica e dar tempo ao tempo. O desenvolvimento do bebê 11 meses pode ser mais acelerado ou mais lento, o importante é que a estimulação mantenha-se sempre!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Tambem…

Cuidados especiais na Infância

Veja Também

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos e 6 meses  Um belo dia você olha para aquela criança …

Deixe uma resposta