Home / Bebê mês a mês / Bebê 2 meses

Bebê 2 meses

O bebê 2 meses

O desenvolvimento do bebê 2 meses é aquele momento que você poderá ser surpreendido por um sorriso realmente verdadeiro – certamente a maioria dos pais se derretem completamente com esse momento, deixando a emoção tomar conta por completo !

Sim! Tudo o que você fizer agora pelo pequeno terá como recompensa um delicioso sorriso, e tenha certeza, mesmo se tratando de um sorriso banguelinho, será o mais lindo e iluminado que você receberá na sua vida.

E não pense que esse tipo de retribuição não tem um significado importante! Na verdade tem, e muito. Ele tem como simbolismo figurar que todo o amor, dedicação e cuidados estão seguindo uma trajetória realmente correta!

De uma forma geral, é uma resposta de retorno, onde será possível identificar que pequenos atos e hábitos estão sendo aplicados de forma eficiente – a troca de fraldas, a alimentação nos momentos certos, a hora do banho, o carinho e os cuidados com a sua saúde ainda frágil, serão amplamente respondidos por sorrisos ao longo do dia.

Desenvolvimento do bebê 2 meses – entre sorrisos espontâneos às percepções mais complexas!

Nesse momento seu pequeno já começará a deixar no passado, sua inicial predileção por objetos compostos por apenas duas cores e irá se mostrar mais interessado por imagens e elementos mais complexos, com maior riqueza de detalhes, formas e cores.

Esse novo contato sensorial precisa ser ainda mais estimulado – permita que o bebê toque e olhe uma maior gama de objetos – investir em brinquedos de plástico, bolinhas macias e outros elementos semelhantes são uma excelente alternativa!

O soninho agora é por períodos mais longos!

bebê 2 meses

Seu bebê está em pleno vapor no seu desenvolvimento e o seu sono agora possui períodos mais prolongados – se o seu bebê já dorme durante toda a noite, saiba que você é uma grande privilegiada!

Mesmo que esses períodos sejam mais extensos, ainda assim você terá que dedicar um tempinho nas madrugadas para se dedicar a uma ou mais mamadas – mas, os intervalos serão bem mais espaçados.

Em grande parte dos casos, os bebês de 2 meses tendem a dormir por ciclos de duas até quatro horas corridas, ficando acordado por no máximo dez horas!

Seus movimentos agora são sutilmente mais delicados do que antes!

Agora você poderá perceber que os movimentos realizados pela criança são mais precisos, deixando um pouco de lado ações mais descontroladas.

Seus braços e pernas possuem agora movimentos mais precisos, serenos e até mesmo arredondados, o que difere muito dos seus primeiros dias de vida.

Aos dois meses, algumas crianças também começam a pegar mais objetos de forma voluntária – e é ai que os cuidados precisam ser mais redobrados!

Inicialmente os bebês tinham o ato de pegar como algo mais involuntário e até mesmo por instinto – agora, já há um interesse maior por parte dele!

Em pouco tempo você perceberá que essa evolução acontecerá rapidamente e durante os próximos meses ele deverá  segurar praticamente tudo o que tiver vontade!

É um momento interessante para investir em brinquedos leves, coloridos e interativos, que façam algum barulho e que tenham texturas diferenciadas – esse simples cuidado ajudará a estimular ainda, mas o desenvolvimento da criança com o passar do tempo!

Como saber se o desenvolvimento do meu bebê está ocorrendo de forma normal? Preciso me atentar a algum sinal importante?

Antes de qualquer coisa, é muito importante ter em mente que cada bebê tem um jeitinho particular de seguir o seu desenvolvimento físico, e seu ritmo precisa ser sempre respeitado! Não se espelhe em outras crianças da mesma idade ou ache que se o seu filho não fez algo que outro bebê fez, há algum problema ou motivos para preocupação. Dê tempo ao tempo!

Todos os aspectos citados até aqui são pequenas diferenças de como ocorre com cada etapa da vida do bebê, mas isso não quer dizer que tudo seja uma regra e pronto! – se ele não tiver progresso em algo nesse momento, provavelmente em breve terá!

Isso deve ser um alerta ainda mais forte quando se trata de bebês prematuros. Os pais já poderão perceber naturalmente que alguns aspectos simples da sua evolução poderão exigir um pouco mais de tempo, mas isso não quer dizer que ele não esteja se desenvolvendo.

Justamente por isso o pediatra do bebê destina aos prematuros duas formas de calcular a sua idade, sendo a data cronológica, que possui como base o dia exato do nascimento, e a corrigida que se refere ao cálculo do dia que a gestação chegaria às suas 40 semanas completas.

O desenvolvimento do bebê 2 meses envolve uma grande troca de conhecimentos, afeto, amor e confiança e pode ser um dos momentos mais encantadores da primeira infância!

A idade que você e seu pediatra deverão tomar como base é a “corrigida”, sempre! Tenha em mente que o médico saberá exatamente avaliar o desenvolvimento do seu bebê de acordo com o seu tempo de vida.

Mais sobre o bebê 2 meses

bebê 2 meses

Em meio ao desenvolvimento do bebê de 2 meses, você perceberá que ele poderá estar visivelmente diferente! – Agora ele estará mais fofinho do que nunca, e logicamente maior!

As roupinhas, para a dor no coração das mamães, já começam a ser perdidas – aquele sapatinhos que foi dado ainda na gestação agora não entra mais no pezinho gorducho, que você morre de vontade de morder!

Diariamente você poderá identificar alguma mudança sutil e é sempre importante manter os pequenos com roupinhas mais confortáveis para que ele se sinta  a vontade!

Se você tiver uma roupinha linda, que antes estava esperando um momento certo para usar, não pense duas vezes em já aproveitar o momento – o risco dele perder e nunca nem provar a tal roupinha é bem grande!

Por mais que o ganho de peso e o crescimento sejam os aspectos mais evidentes nessa fase, eles não são os únicos – o tamanho da cabeça (circunferência) tórax e barriga também serão acompanhados pelo pediatra.

É exatamente a análise de todos esses pontos acompanhados mensalmente que ajudam a identificar se o desenvolvimento do bebê está realmente adequado e dentro do esperado!

Desenvolvimento do bebê 2 meses –  mais peso e mais fofura diariamente!

Nessa etapa do desenvolvimento do bebê 2 meses o ganho de peso começa a ganhar aspectos evidentes – em geral os pequenos tendem a ganhar entre 150 gramas até 200 gramas em média semanalmente.

O ganho de peso é um dos fatores mais visíveis em um desenvolvimento ideal – logo você perceberá que suas bochechas estão mais salientes e  as tais dobrinhas que nos despertam paixão se revelam ainda mais lindas!

Braços, pernas e pescoço são os que mais são agraciados com as dobrinhas que amamos!

Mas, aqui vale um ponto de atenção – as dobrinhas são fofas? Sim! Porém exigem cuidados!

Cuidados com as dobrinhas

Essas regiões podem acabar sendo acometidas por assaduras, o que agrega um grande desconforto para a criança em diversos aspectos, afetando, por exemplo, seu sono, apetite e deixando ele mais impaciente e incomodado com o contato da roupinha!

Se por ventura as assaduras que você identificar estiverem no formato das fraldas é interessante ter os cuidados de procurar testar uma outra opção de marca, pois o sintoma pode ser proveniente de uma possível alergia!

Lave bem a região afetada a cada troca de fralda, usando sempre um algodão umedecido em água morna e limpa! – lembre-se também de usar uma pomada indicada para assaduras: jamais compre uma pomada por conta própria! Peça indicação ao pediatra sempre!

Outra dica é evitar lenços umedecidos diretamente nas assaduras, pois isso pode intensificar ainda mais a condição da pele. Por conta do perfume contido nesses lencinhos e demais produtos químicos, o quadro pode acabar sendo ainda mais agravado!

Estou preocupada com o desenvolvimento do meu bebê! É normal ele ainda ter cólicas nessa fase?

Sim! Esse sintoma ainda é normal nessa fase, infelizmente! O princípio de cuidado se mantém o mesmo no que se aplica aos meses anteriores da criança.

Sempre que o bebê estiver com sintomas de cólicas, a melhor solução é colocar o bebê no colo em contato com a barriga da mãe ou do pai. Isso ajudará o pequeno a sentir o calor, ajudando a amenizar o desconforto.

Outra dica é recorrer ao uso de bolsas de água morna, banho morno e até mesmo ofurô indicado para bebês – todos ajudam a amenizar o sintoma de desconforto e deixam o bebê mais tranquilo.

Se por acaso você perceber que o sintoma não passa e que o choro também não diminui, é aconselhável procurar a ajuda do seu pediatra o quanto antes para saber o que pode estar acontecendo.

As pessoas vivem dando palpites no desenvolvimento do meu filho, o que fazer?

Sempre haverá uma tia, uma prima, uma vó e até mesmo uma amiga que irá dar alguma opinião acerca do desenvolvimento do seu bebê! Fique tranquila, porque você não será nem a primeira e nem a ultima a lidar com esse tipo de situação.

As comparações também são bastante recorrentes – “nossa, um filho de uma amiga nessa idade era assim” ou “quando eu criei meu filho, nessa fase o melhor era fazer assado”!

Cada bebê possui seu próprio ritmo de desenvolvimento e por mais que cada fase de sua vida tenha um aspecto de referência, isso não quer dizer que ele precise estar exatamente seguindo um cronograma lógico e preciso!

A pessoa mais recomendada para identificar se o desenvolvimento do bebê 2 meses está realmente assertivo é o médico pediatra – peso, medidas, e demais confirmações ajudam os médicos a estabelecerem um diagnóstico preciso sobre a sua evolução! Portanto, deixe de lado qualquer receio se o seu pediatra disser que está tudo dentro das expectativas!

 

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Cuidados especiais na infância

Veja Também

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos e 6 meses  Um belo dia você olha para aquela criança …

Deixe uma resposta