Home / Bebê mês a mês / Bebê 2 meses

Bebê 2 meses

O bebê de 2 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

O desenvolvimento do bebê de 2 meses é aquele momento que você poderá ser surpreendido por um sorriso realmente verdadeiro – certamente a maioria dos pais se derretem completamente com esse momento, deixando a emoção tomar conta por completo !

Sim! Tudo o que você fizer agora pelo pequeno terá como recompensa um delicioso sorriso, e tenha certeza, mesmo se tratando de um sorriso banguelinho, será o mais lindo e iluminado que você receberá na sua vida.

E não pense que esse tipo de retribuição não tem um significado importante! Na verdade tem, e muito. Ele tem como simbolismo figurar que todo o amor, dedicação e cuidados estão seguindo uma trajetória realmente correta!

De uma forma geral, é uma resposta de retorno, onde será possível identificar que pequenos atos e hábitos estão sendo aplicados de forma eficiente – a troca de fraldas, a alimentação nos momentos certos, a hora do banho, o carinho e os cuidados com a sua saúde ainda frágil, serão amplamente respondidos por sorrisos ao longo do dia.

Bebê de 2 meses – O que você precisa saber sobre essa fase?

O bebê de 2 meses já tem a capacidade de manter o soninho por um período maior de tempo durante a noite, algo que não acontecia nos primeiros dias de vida!

E da parte dos pais as novidades não param de emocionar e trazer alegria. Isso porque agora o pequeno já começa a dar os primeiros sorrisos de verdade, cativando a todos à sua volta!

A partir dessa fase da sua vida tudo que fizermos por ele será devidamente recompensado com um lindo sorriso – mesmo desdentado ainda, certamente é o mais lindo que você já viu até hoje, pode acreditar!

Esse é um marco importante dessa nova vida da família, visto que esses sorrisos mais sinceros simplesmente tem a capacidade de preencher o coração de todos de muito amor e alegria.

Pode até mesmo ser comparado a uma espécie de recompensa – afinal, você já está a alguns dias em uma atividade frenética em meio à muitas fraldas, noites mal dormidas e amamentação! É um símbolo singelo dessa troca de sentimentos tão intensa entre vocês!

E em um belo dia, depois de tantas responsabilidades, um banho aqui, muitos beijos e carinhos, eis que seu pequeno sorri para você com todo o amor do mundo em um rostinho tão pequenino e fofo! Pronto! Tem como não se derreter?

Sem dúvida os primeiros meses de vida do bebê são intensos, e durante o segundo mês tudo poderá se manter da forma, salvo o fato de que agora ele lhe dará uma trégua maior durante a noite!

Quer saber mais sobre o bebê de 2 meses e tudo que essa fase encantadora irá lhe revelar? Então continue acompanhando mais detalhes no decorrer desse artigo agora mesmo!

 

O que você precisa saber a respeito do bebê de 2 meses?

Como dito anteriormente, o bebê de 2 meses está naquela fase de começar a sorrir por conta própria, e nesse momento os pais simplesmente ficam absolutamente encantados e com o coração tão grande que quase não cabe dentro do peito! Haja amor!

E isso não é nenhum exagero, pode acreditar! Alguns pais chegam a ficar até mesmo emocionados quando o primeiro sorriso do bebê surge de forma espontânea e até mesmo inesperada.

É como se o mundo pudesse parar nesse exato momento! Mesmo se você tiver um dia terrível, com muito trabalho, cansaço e estresse, ao se deparar com aquele sorrisinho certamente esquecerá tudo num estalar de dedos!

Mas, não é somente a isso que essa fase do bebê se resume! Há ainda outras novidades que irão tornar esse momento da breve vida deles (e da nova família) ainda mais incrível!

Agora o bebê já não se limita a ter interesse somente a objetos que possuam apenas duas cores e começa a se interessar por desenhos que sejam mais detalhados do que antes.

Novos padrões, formas e cores mais complexas acabam despertando o interesse do pequeno, e isso é uma forma de evidenciar que seu desenvolvimento está evoluindo de forma bem sucedida.

Diante disso, os pais devem deixar seus filhos não somente olhar com também tocar uma maior variedade de objetos – boas opções nesse caso são brinquedos de plástico e até mesmo bolas macias!

Pode apostar que eles vão ficar bem entretidos e cheios de interesse – em contar que novamente poderão soltar mais sorrisos!

 

É normal um bebê de 2 meses babar?

Essa é uma pergunta que acaba deixando muitos pais confusos, e se você se reconhece nessa questão, saiba que é totalmente normal! Nada de pânico!

Na verdade, a maternidade ou a paternidade não surgem com um manual sobre tudo que ela envolve (embora, essa fosse uma formidável ideia, vamos combinar?)!

O fato é que bebês babam – e bebê de 2 meses babam bastante sim! Isso não está associado a algo errado ou anormal, pode deixar essa ruga de preocupação de lado se ela anda assombrando seu semblante!

Na verdade os bebês babam por um motivo bastante simples. No caso, eles não possuem uma coordenação acerca da sua deglutição e por isso acabam babando pra ver!

Isso é tão verdadeiro que é bem comum olhar para o seu bebê e ver que ele está com baba escorrendo pelo queixo. Em alguns casos, a roupinha chega a ficar ensopada na região do peito.

Esse fato exige cuidado! Afinal, não é bom deixar o bebê com o peito molhado por muito tempo para não acabar pegando friagem! Nesse caso, investir em diversas fraldinhas por perto e um babador é trivial!

E pode ter certeza, esse banguelinha lindo vai continuar crescendo, babando e sorrindo – e os pais precisam ter mais cuidados para não babarem mais do que ele diante de tanta fofura!

Quanto um bebê de 2 meses mama na mamadeira?

Muitos pais se fazem essa pergunta e antes de responder algo como “ele deve mamar por tanto tempo na mamadeira” é importante lembrar de um detalhe bem importante – a amamentação em livre demanda é o importante!

Logicamente existem casos que a mãe pode não conseguir amamentar por diversos motivos, mas o leite materno e no peito é simplesmente suficiente para garantir que o bebê cresça forte e saudável!

Quando mais a mãe adiar o uso da mamadeira melhor! A amamentação é uma forma de amor e carinho e estabelece laços fundamentais entre mãe e filho, em contar que é uma forma de amor e uma ligação realmente inexplicável!

O leite materno é a única fonte de alimentação que o bebê precisa nessa fase e mais nada!

Além disso, não acredite em boatos que afirmam que o leite da mãe não é suficiente ou é “fraco” – isso não existe! Insistir nesse momento da amamentação é um ato de amor e que certamente só agregará benefícios, não somente para o bebê, como também para a mamãe!

Diante disso, vale a pena os pais realizarem uma consulta como uma orientadora de amamentação e até mesmo conversar com o pediatra para poder tirar todas as possíveis dúvidas a esse respeito!

O leite materno é definitivamente tudo que seu bebê precisa nessa fase inicial de sua vida – sem contar que é um ato de puro amor!

Qual é o peso ideal para um bebê de 2 meses?

Primeiramente é importante salientar que cada bebê acaba sendo de um jeito e tende a ir de encontro com os aspectos do seu desenvolvimento no seu próprio ritmo!

O que existe, na verdade, são referencias que podem orientar algumas mamães de plantão, mas regras, na realidade, quando se trata da maternidade não existem! Só quem vive sabe como isso é a mais pura verdade, não é mesmo?

É preciso ainda levar em conta outros aspectos, como, por exemplo, se por ventura seu bebê nasceu prematuro. Nesses casos, certamente os pais poderão perceber que eles dependem de um pouco mais de tempo para concretizar as mesmas coisas e se desenvolver do que outras crianças em uma fase similar!

Justamente por esse motivo, grande parte dos pediatras tende a dar aos bebês prematuros duas idades diferentes, sendo uma delas a cronológica, que é justamente guiada pela data de aniversário e a segunda a corrigida.

No caso da idade corrigida, ela é calculada como se o bebê tivesse nascido no dia que a gestação iria completar o total de 40 semanas!

Quanto tempo o bebê de 2 meses dorme?

Em geral, o bebê de 2 meses precisa de cerca de 15 até 16 horas de sonos no total, mas é sempre ficar importante ao ritmo de cada criança e suas necessidades, afinal, cada um é de um jeito e não há como seguir regras universais!

Porém essa estimativa é a mais indicada para que o bebê de fato possa crescer mais forte, saudável e tenha um excelente desenvolvimento!

De qualquer forma, fica evidente que grande parte do tempo dessa recente vida é basicamente dormindo, só que não durante horas seguidas como ocorre com conosco na fase adulta.

O mais importante é tentar ao máximo estabelecer uma rotina de sono para o pequeno, sempre tendo o cuidado de estabelecer momentos de interação com ele e preparando o quartinho para a hora de dormir de forma que a iluminação fique aconchegante.

Banhos mornos também podem ajudar bastante a estimular o bebê a dormir! Músicas ambientes, principalmente as de ninar são excelentes apostas! Isso faz muito bem para os bebês – até mesmo durante a gestação a música pode ser fundamental, e o mesmo vale no decorrer de sua vida!

O mais importante é dedicar o máximo do seu amor em todas as oportunidades, porque essa é uma fase que exige um grande esforço dos pais, mas também envolve uma série de recompensas deliciosas!

Desenvolvimento do bebê de 2 meses – entre sorrisos espontâneos às percepções mais complexas!

Nesse momento seu pequeno já começará a deixar no passado, sua inicial predileção por objetos compostos por apenas duas cores e irá se mostrar mais interessado por imagens e elementos mais complexos, com maior riqueza de detalhes, formas e cores.

Esse novo contato sensorial precisa ser ainda mais estimulado – permita que o bebê toque e olhe uma maior gama de objetos – investir em brinquedos de plástico, bolinhas macias e outros elementos semelhantes são uma excelente alternativa!

O soninho agora é por períodos mais longos!

bebê 2 meses

Seu bebê está em pleno vapor no seu desenvolvimento e o seu sono agora possui períodos mais prolongados – se o seu bebê já dorme durante toda a noite, saiba que você é uma grande privilegiada!

Mesmo que esses períodos sejam mais extensos, ainda assim você terá que dedicar um tempinho nas madrugadas para se dedicar a uma ou mais mamadas – mas, os intervalos serão bem mais espaçados.

Em grande parte dos casos, os bebês de 2 meses tendem a dormir por ciclos de duas até quatro horas corridas, ficando acordado por no máximo dez horas!

Seus movimentos agora são sutilmente mais delicados do que antes!

Agora você poderá perceber que os movimentos realizados pela criança são mais precisos, deixando um pouco de lado ações mais descontroladas.

Seus braços e pernas possuem agora movimentos mais precisos, serenos e até mesmo arredondados, o que difere muito dos seus primeiros dias de vida.

Aos dois meses, algumas crianças também começam a pegar mais objetos de forma voluntária – e é ai que os cuidados precisam ser mais redobrados!

Inicialmente os bebês tinham o ato de pegar como algo mais involuntário e até mesmo por instinto – agora, já há um interesse maior por parte dele!

Em pouco tempo você perceberá que essa evolução acontecerá rapidamente e durante os próximos meses ele deverá  segurar praticamente tudo o que tiver vontade!

É um momento interessante para investir em brinquedos leves, coloridos e interativos, que façam algum barulho e que tenham texturas diferenciadas – esse simples cuidado ajudará a estimular ainda, mas o desenvolvimento da criança com o passar do tempo!

Como saber se o desenvolvimento do meu bebê está ocorrendo de forma normal? Preciso me atentar a algum sinal importante?

Antes de qualquer coisa, é muito importante ter em mente que cada bebê tem um jeitinho particular de seguir o seu desenvolvimento físico, e seu ritmo precisa ser sempre respeitado! Não se espelhe em outras crianças da mesma idade ou ache que se o seu filho não fez algo que outro bebê fez, há algum problema ou motivos para preocupação. Dê tempo ao tempo!

Todos os aspectos citados até aqui são pequenas diferenças de como ocorre com cada etapa da vida do bebê, mas isso não quer dizer que tudo seja uma regra e pronto! – se ele não tiver progresso em algo nesse momento, provavelmente em breve terá!

Isso deve ser um alerta ainda mais forte quando se trata de bebês prematuros. Os pais já poderão perceber naturalmente que alguns aspectos simples da sua evolução poderão exigir um pouco mais de tempo, mas isso não quer dizer que ele não esteja se desenvolvendo.

Justamente por isso o pediatra do bebê destina aos prematuros duas formas de calcular a sua idade, sendo a data cronológica, que possui como base o dia exato do nascimento, e a corrigida que se refere ao cálculo do dia que a gestação chegaria às suas 40 semanas completas.

O desenvolvimento do bebê de 2 meses envolve uma grande troca de conhecimentos, afeto, amor e confiança e pode ser um dos momentos mais encantadores da primeira infância!

A idade que você e seu pediatra deverão tomar como base é a “corrigida”, sempre! Tenha em mente que o médico saberá exatamente avaliar o desenvolvimento do seu bebê de acordo com o seu tempo de vida.

Mais sobre o bebê de 2 meses

bebê 2 meses

Em meio ao desenvolvimento do bebê de 2 meses, você perceberá que ele poderá estar visivelmente diferente! – Agora ele estará mais fofinho do que nunca, e logicamente maior!

As roupinhas, para a dor no coração das mamães, já começam a ser perdidas – aquele sapatinhos que foi dado ainda na gestação agora não entra mais no pezinho gorducho, que você morre de vontade de morder!

Diariamente você poderá identificar alguma mudança sutil e é sempre importante manter os pequenos com roupinhas mais confortáveis para que ele se sinta  a vontade!

Se você tiver uma roupinha linda, que antes estava esperando um momento certo para usar, não pense duas vezes em já aproveitar o momento – o risco dele perder e nunca nem provar a tal roupinha é bem grande!

Por mais que o ganho de peso e o crescimento sejam os aspectos mais evidentes nessa fase, eles não são os únicos – o tamanho da cabeça (circunferência) tórax e barriga também serão acompanhados pelo pediatra.

É exatamente a análise de todos esses pontos acompanhados mensalmente que ajudam a identificar se o desenvolvimento do bebê está realmente adequado e dentro do esperado!

Desenvolvimento do bebê de 2 meses –  mais peso e mais fofura diariamente!

Nessa etapa do desenvolvimento do bebê 2 meses o ganho de peso começa a ganhar aspectos evidentes – em geral os pequenos tendem a ganhar entre 150 gramas até 200 gramas em média semanalmente.

O ganho de peso é um dos fatores mais visíveis em um desenvolvimento ideal – logo você perceberá que suas bochechas estão mais salientes e  as tais dobrinhas que nos despertam paixão se revelam ainda mais lindas!

Braços, pernas e pescoço são os que mais são agraciados com as dobrinhas que amamos!

Mas, aqui vale um ponto de atenção – as dobrinhas são fofas? Sim! Porém exigem cuidados!

Cuidados com as dobrinhas

Essas regiões podem acabar sendo acometidas por assaduras, o que agrega um grande desconforto para a criança em diversos aspectos, afetando, por exemplo, seu sono, apetite e deixando ele mais impaciente e incomodado com o contato da roupinha!

Se por ventura as assaduras que você identificar estiverem no formato das fraldas é interessante ter os cuidados de procurar testar uma outra opção de marca, pois o sintoma pode ser proveniente de uma possível alergia!

Lave bem a região afetada a cada troca de fralda, usando sempre um algodão umedecido em água morna e limpa! – lembre-se também de usar uma pomada indicada para assaduras: jamais compre uma pomada por conta própria! Peça indicação ao pediatra sempre!

Outra dica é evitar lenços umedecidos diretamente nas assaduras, pois isso pode intensificar ainda mais a condição da pele. Por conta do perfume contido nesses lencinhos e demais produtos químicos, o quadro pode acabar sendo ainda mais agravado!

Estou preocupada com o desenvolvimento do meu bebê! É normal ele ainda ter cólicas nessa fase?

Sim! Esse sintoma ainda é normal nessa fase, infelizmente! O princípio de cuidado se mantém o mesmo no que se aplica aos meses anteriores da criança.

Sempre que o bebê estiver com sintomas de cólicas, a melhor solução é colocar o bebê no colo em contato com a barriga da mãe ou do pai. Isso ajudará o pequeno a sentir o calor, ajudando a amenizar o desconforto.

Outra dica é recorrer ao uso de bolsas de água morna, banho morno e até mesmo ofurô indicado para bebês – todos ajudam a amenizar o sintoma de desconforto e deixam o bebê mais tranquilo.

Se por acaso você perceber que o sintoma não passa e que o choro também não diminui, é aconselhável procurar a ajuda do seu pediatra o quanto antes para saber o que pode estar acontecendo.

As pessoas vivem dando palpites no desenvolvimento do meu filho, o que fazer?

Sempre haverá uma tia, uma prima, uma vó e até mesmo uma amiga que irá dar alguma opinião acerca do desenvolvimento do seu bebê! Fique tranquila, porque você não será nem a primeira e nem a ultima a lidar com esse tipo de situação.

As comparações também são bastante recorrentes – “nossa, um filho de uma amiga nessa idade era assim” ou “quando eu criei meu filho, nessa fase o melhor era fazer assado”!

Cada bebê possui seu próprio ritmo de desenvolvimento e por mais que cada fase de sua vida tenha um aspecto de referência, isso não quer dizer que ele precise estar exatamente seguindo um cronograma lógico e preciso!

A pessoa mais recomendada para identificar se o desenvolvimento do bebê 2 meses está realmente assertivo é o médico pediatra – peso, medidas, e demais confirmações ajudam os médicos a estabelecerem um diagnóstico preciso sobre a sua evolução! Portanto, deixe de lado qualquer receio se o seu pediatra disser que está tudo dentro das expectativas!

 

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Leia também

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *