Home / Bebê mês a mês / Bebê 4 meses

Bebê 4 meses

O bebê 4 meses

Durante o desenvolvimento do bebê 4 meses a sua breve vida já começa a dar sinais de que tudo pode ser ainda mais interessante! Tudo desperta curiosidade e vontade de entender e é justamente nessa fase que a alimentação acaba precisando de uma maior atenção.

Esse constante desvio de atenção pode prejudicar um momento muito importante na rotina do bebê – a amamentação.

E nesse momento também que muitos pais acabam considerando a inclusão de outros alimentos à dieta do bebê, porém os médicos acreditam que o melhor caminho é aguardar pelo menos que ele atinja os 6 meses de idade.

A fome se revela menos frequente – o seu estômago agora é maior do que antes e isso pode fazer com que ele sinta fome com menor frequência do que antes. – As mamadas agora podem ser de apenas 5 ou 6 vezes ao dia.

Com a diminuição do apetite, o bebê passa a ficar mais parecido com crianças maiores e até mesmo adultos – porém, é importante ainda manter os cuidados, pois ele poderá continuar ganhando peso e crescendo, mesmo que o ritmo seja menor do que antes.

Nesse caso, o cuidado se refere a não achar que a criança está com algum problema por não sentir fome com tanta frequência – é normal!

Desenvolvimento do bebê 4 meses – o apetite diminui, mas a sua curiosidade aumenta!

A atenção do bebê agora começa a ganhar outras proporções – pessoas e outras situações se tornam ainda mais interessante, mesmo enquanto ele está mamando.

Por mais que seja incrível ver seu bebê interagindo mais e entusiasmado com um universo de novidades, tenha em mente que os momentos destinados à alimentação poderão ser um pouco mais complicados.

Se perceber que o bebê se distrai com muita facilidade, o mais indicado é sempre procurar um local que seja tranquilo para amamentá-lo, pois isso evitará que ele acabe focando a sua atenção em outras coisas e mame direitinho!

Será que é hora de apostar em novos alimentos fora o leite materno?

O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o bebê e tende a suprir perfeitamente o pequeno entre os 0 e 6 meses de idade.

Porém, é muito comum que os pais tenham um pouco de ansiedade no que diz respeito à inclusão de uma dieta com alimentos sólidos – vale destacar que antes de seguir esse caminho é fundamental sempre conversar  com o pediatra e confirmar se é o momento certo!

Isso porque esperar um pouco mais para a introdução de alimentos sólidos ajuda a amenizar os riscos de reações alérgicas, além de garantir que ele poderá absorver o leite materno por mais tempo!

Rola pra cá, rola pra lá! A dança agitada do bebê não para!

bebê 4 meses

Nos seus 4 meses de vida, o bebê poderá se mostrar mais agitado e receptivo a interações – se você o colocar de bruços, logo perceberá que ele já irá erguer a cabeça e os ombros, usando seus braços como uma espécie de apoio – tudo para investigar o ambiente e ver você!

Esses movimentos são ótimos, pois ajudam a fortalecer a sua musculatura e ainda ajuda a oferecer uma visão muito mais privilegiada para o pequeno.

E não pense que somente você poderá ficar surpresa ao ver o bebê rolar de costa para a posição frontal, ou o contrário! – ele também poderá ficar bem surpreso ao fazer esse movimento nas primeiras vezes e você poderá perceber isso na sua feição!

Para motivar ainda mais toda essa energia, aposte no uso de brinquedos, mantendo eles sempre pertinho do bebê!

Quando ele tentar esse movimento, independente de conseguir ou não, comemore, vibre e deixe claro que você também está dando total apoio moral para a sua superação – mesmo que pareça algo divertido, ele ainda pode ficar assustado com tantas novidades!

Hmmm! Será que o dente está à caminho? Bebê 4 meses

É automático – quando finalmente o bebê consegue pegar um determinado objeto ele levará até a boca! Ele pode até avaliar e estudar um pouquinho sobre o que conseguiu pegar com as próprias mãozinhas, mas o fim é certo: vai para boca sim!

Nesse momento, alguns pais poderão perceber que a criança está babando mais do que antes – isso pode acontecer porque a dentição pode estar começando a dar sinais. Porém, os dentes realmente aparecem entre os 5 e 6 meses de vida.

A brincadeira com objetos é sempre sadia e uma ótima maneira de estimular ainda mais o desenvolvimento da criança!

A água também é o tipo de “brinquedo” que a maioria dos bebês ama! Por isso, a hora do banho também pode ser um momento incrível para interagir com ele!

O desenvolvimento do bebê 4 meses é uma fase onde a interação se torna ainda mais evidente e tudo para o bebê é uma grande e deliciosa descoberta!

Mais sobre o bebê 4 meses

O desenvolvimento do bebê 4 meses é, sem sombra de dúvidas, um momento de muitas descobertas para ele! Com maior autonomia sobre seus movimentos e percepções ele não somente passará a interagir mais nas brincadeiras como também se alegrará bastante brincando até mesmo sozinho!

Tudo parece uma delicia e irresistível! Afinal, o grande desfecho de praticamente tudo que ele consegue, como uma vitória, pegar com as suas mãozinhas é a boca!

Fraldinha, toalhinha, brinquedo, bonecos e até mesmo a mão – tudo vai parar aonde? Na boca, claro!

Babar também acaba sendo algo ainda mais frequente – em alguns bebês a dentição começa a dar sinais de surgimentos nessa fase ainda, porém, o mais comum é que isso comece mesmo entre os 5 e 6 meses de vida!

Portanto, não se assuste se os sinais do primeiro dentinho se mostrarem agora – ou também não pense que algo está errado porque você soube que um outro bebê na mesma idade já está começando a ter seu dentinho! Isso pode variar muito de criança para criança.

Os objetos agora parecem muito mais interessantes para ele e até mesmo uma simples toalhinha de mão ou uma fraldinha limpa poderão ser um grande objeto de distração e interação.

Gostei mamãe! Vou por na boca!

Não fique desesperada com medo que seu bebê esteja colocando objetos ou a mão na boca – isso é normal! O único cuidado que os pais precisam ter é com relação à higiene! Mas, em geral, brinquedos, paninhos e fraldinhas vão sim parar na sua boca de qualquer forma!

Para fomentar ainda mais essa interação, que tal disponibilizar brinquedos diferentes, como um chocalho, por exemplo? O som sempre ajuda a entreter os pequenos e é uma forma de contribuir com o seu desenvolvimento.

As brincadeiras até mesmo sozinho são divertidas!

Nessa fase de sua vida, o bebê não perde uma oportunidade de brincar, mesmo que seja sozinho – até mesmo os pezinhos e mãos se tornam opções para ele interagir por alguns minutos que sejam!

Será que você agora consegue um minuto para meditar ou assistir algo na tv? – tudo pode ficar silencioso e quieto demais e quando você resolve, por instinto checar o pequeno no berço, descobre que ele está lá de olhos bem abertos curtindo seu pé em total tranquilidade! – é fofo mesmo!

Maior compreensão dos sons e da linguagem!

Aos 4 meses o bebê pode ter uma maior percepção acerca dos sons mais básicos e até mesmo da língua falada dentro do seu lar! Segundo alguns especialistas é nesse período que esses dois aspectos ficam ainda mais evidentes.

No período entre seus 4 meses e 6 meses de idade a sua capacidade de reproduzir alguns sons típicos como o “ma-ma” ou “da-da”, mesmo que não permita alguma ligação deles à mãe ou outras pessoas são cada vez mais frequentes.

Os jogos de imitação agora também são possíveis – é bem provável que ele tente reproduzir algo que você ou outra pessoa digam para ele!

O mais legal é que todo e qualquer estimulo de comunicação feito com o bebê agora será respondido de forma muito mais substancial! E isso é ótimo para o seu desenvolvimento!

O pequeno passará a compreender melhor os conceitos relativos à causa e efeito da sua comunicação e os sons que ele imite, com o tempo terão uma real intenção.

Um mundo colorido que os encanta!

Os bebês conseguem identificar as cores desde quando nascem, mas não conseguem distinguir as diferentes tonalidades, principalmente quando elas são muito próximas, como por exemplo, o laranja e o vermelho!

É justamente por isso que eles acabem sendo mais atraídos pelo preto e branco ou por cores que sejam bastante contrastantes – mas, aos 4 meses as cores ficam mais evidentes para o bebê e ele já consegue diferenciar diversos tons com mais facilidade.

As cores primárias certamente irão chamar ainda mais a sua atenção – na decoração do quarto, investir em elementos que possuam essas cores ajuda no seu desenvolvimento e agrega ainda mais interesse ao pequeno!

Um bom exemplo para isso é apostar em móbiles com tais cores – mantenha o acessório longe do seu alcance! Quadrinhos, pôsteres, livros e demais ilustrações também são perfeitos para o ambiente onde o bebê costuma ficar!

Mas, posso ficar tranquila? Será que o desenvolvimento deles está de acordo?

Cada bebê tende a se desenvolver de uma forma diferente e possui um ritmo particular de quebrar barreiras e aprimorar os movimentos físicos.

Todos os pontos destacados até aqui são apenas referencias do que é possível identificar nessa fase, mas não deve ser visto como uma regra e pronto! – o mais importante é conhecer bem seu bebê e respeitar seus limites, acima de tudo!

O desenvolvimento do bebê 4 meses é um dos momentos mais mágicos que você poderá ter vivido até aqui e certamente você irá se emocionar muito a cada nova conquista e descoberta do seu pequeno!

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Cuidados especiais na infância

Veja Também

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos e 6 meses  Um belo dia você olha para aquela criança …

Deixe uma resposta