Bebê 5 meses - tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!
Home / Bebê mês a mês / Bebê 5 meses

Bebê 5 meses

Bebê 5 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

Durante o Desenvolvimento do bebê de 5 meses os pais ficam cada dia que passa mais encantados! Mas, não são somente eles que são acometidos por esse sentimento – o próprio bebê também fica maravilhado com cada uma de suas descobertas!

Seu desenvolvimento físico até aqui foi extremamente veloz, e agora ele já está ainda mais espero e inteligente para fazer uma série de movimentos que antes lhe solicitavam um grande esforço!

Quando colocado de bruços, ele já eleva seus braços e pernas, ficando com as costas bem arqueadas. Se colocado com a barriga voltada para cima, o que não lhe faltará é disposição para erguer os ombros e a cabeça – e todo esse esforço de seus movimentos tem um objetivo bastante nobre: ver tudo e ver você também!

Desenvolvimento do bebe 5 meses – sentar sozinho? Já?

bebê 5 meses

Agora é provável que o bebê também já consiga sentar, mesmo que seja por apenas alguns segundos – e isso é sozinho!

Os pais agora precisam ficar sempre de olho, pois as peripécias se tornam cada vez mais comuns! Ficar de olho é necessário, porque se o bebê se sentar sozinho, por exemplo, naturalmente poderá acabar pendendo para frente!

O ideal é manter a criança sempre protegida por almofadas e em uma superfície fofa, assim não há perigo dele se machucar em meio às suas tentativas de movimentação!

No chão, colocar o bebê de bruços não somente pode ser divertido para ele como também é um excelente exercício de fortalecimento. Isso porque ele tentará erguer a cabeça e o tórax para tentar olhar o ambiente ao seu redor e até mesmo as pessoas que estiverem por perto e esse movimento ajudará a trabalhar a musculatura do pescoço – e ainda contribui com outras funções motoras.

Esse também pode ser um treino para a sua cabeça, ajudando a adquirir maior controle sobre ela – controle esse que será fundamental para que ele consiga ficar sentado.

O bebê agora tem muito mais facilidade de pegar objetos, e claro, levá-los até a boca – tudo para explorar esse mundo cheio de novidades e grandes descobertas!

A repetição de sons desperta euforia nos pequenos! Bebê 5 meses

Agora, aos 5 meses, o bebê possui um maior repertório de sons e ficará ainda mais divertido interagir com ele e o estimular a ouvir sua própria voz! Um dos favoritos da lista dos bebês é o fato de assoprar e até mesmo fazer bolinhas com a própria saliva.

Cada nova descoberta se parece revelar como uma espécie de mágica para eles, e a feição constante de surpresa faz com que os adultos acabem rindo e achando tudo ainda mais fofo do que nunca! E isso também deixa o bebê entusiasmado.

Por conta disso, a repetição acaba se tornando um hábito muito comum dos pequenos nessa fase. Esse hábito pode durar um tempo e faz parte de um desenvolvimento saudável.

Em geral, as crianças tendem a aprender uma habilidade, seja ela qual for, de maneira realmente eficiente e somente depois partem para uma nova descoberta!

E os pais? E que eles precisam nesse momento? – paciência! Afinal, nem sempre é uma das tarefas mais fáceis ficar ouvindo os mesmos sons uma vez após a outra incansavelmente.

Tenha em mente que haverão fases ainda mais complicadas em um futuro próximo, então nem se desanime com a tal repetição!

Visão e audição cada vez mais eficientes!

bebê 5 meses

Agora enxergar objetos menores e acompanhar o movimento do que está ao seu redor é algo mais fácil, que acabou se consolidando  nessa fase!

O bebê com 5 meses agora já consegue identificar um determinado objeto mesmo que esteja vendo apenas uma parte dele – as tais brincadeiras de esconde-esconde  poderão ser usadas a partir de agora – e por mais meses que estarão a caminho!

Com 4 meses, o bebê conseguia identificar cores, desde que primárias e bem contrastadas, mas agora ele já tem capacidade de perceber também os tons pastéis!

Os sons também passam a ter uma presença ainda mais marcante na sua vida. Isso porque agora ele já consegue perceber de forma muito mais ágil do que antes de onde eles são originados.

Logo você perceberá que os sons poderão fazer com que ele vire a cabeça tentando identificar de onde saiu um determinado barulho. O tilintar das chaves é um dos sons que mais encanta as crianças nessa fase.

Ele também passará a focar muito mais na sua boca e poderá começar os seus movimentos de fala – poderá agora também começar a pronunciar algumas consoantes típicas, como o “m” e o “b”.

O seu nome também já gera uma familiaridade – em muitos casos você poderá chamá-los e ele olhar diretamente para você! O mesmo poderá acontecer se alguém estiver falando o nome dele em uma conversa, certamente ele irá procurar.

O desenvolvimento do bebê 5 meses é uma prévia de grandes acontecimentos que estão por vir, como a fala e o inicio de engatinhar! É uma fase divertida porque ele já poderá responder uma série de sinais e iterações com maior consciência – o que faz os pais babarem ainda mais!

tapete infantil
Publicidade

Mais sobre o bebê 5 meses

O desenvolvimento do bebê 5 meses é um momento que muitos pais tendem a perceber como seus pequenos evoluíram desde o seu nascimento. O bebê agora está grande, mais firme e absolutamente atento a uma série de interações – e até mesmo ele poderá interagir por conta própria com você!

Uma das mudanças que ainda não irá acontecer, mas está preste a ocorrer é com relação a alimentação!

Nesse momento surgem também novas dúvidas, não somente sobre esse fator da dieta, mas também com relação à estímulos para seu desenvolvimento, limites e até mesmo para a própria mãe – isso porque nessa fase muitas mães já precisam começar a se preparar para um momento considerado dramático – a volta da licença maternidade.

Se você está vivenciando esse momento ou está prestes a vivê-lo, continue lendo o conteúdo a seguir e entenda mais sobre inúmeros pontos.

Desenvolvimento do bebê 5 meses – a preparação para uma nova alimentação

Somente aos 6 meses de idade o bebê estará devidamente firme para poder ficar sentado e até mesmo conseguir agarrar objetos bem menores do que os que ele já pega!

Ainda nessa fase o bebê usará o momento especial da mamada para ter um contado ainda muito forte com a mãe – e a mãe precisa aproveitar esse momento intensamente, proporcionando bastante carinho à criança.

Agora os pais também poderão perceber alguns sinais de que o pequeno está pronto para iniciar a dieta de alimentos sólidos – um dos sinais mais comuns é um menor reflexo na sua língua e também uma maior atenção ao ver alimentos que outras pessoas estejam comendo.

Mesmo que as vezes a vontade seja dar um pedacinho do que se está comendo, é importante esperar mais um pouco. Isso porque todos os nutrientes vitais para o bebê estão presentes no leite materno, bem como em fórmulas (desde que especiais) em pó! – portanto, segure um pouco mais a ansiedade! Saiba que você estará fazendo um grande bem para o seu bebê.

O delicado momento da volta da licença maternidade!

Provavelmente um dos maiores desafios nesse momento não é o simples retorno ao trabalho, mas ter que vivenciar uma ruptura e reaprender a lidar com o limite de tempo – e esse tempo agora disponível, nem sempre é suficiente para a mãe e muito menos para o bebê!

Logicamente esse período, e a forma como ele é visto pode variar muito de mãe para mãe – há quem sofra mais com essa ruptura, enquanto outras conseguem adaptar uma rotina que lhes agregue satisfação!

Se formos analisar o tempo de separação, somente deveria ocorrer quando a mãe, quanto o bebê estivessem devidamente preparados para tal – não somente olhando pelas necessidades vitais da criança, mas também pela questão emocional da própria mulher.

O ideal é procurar fazer tudo com calma e aproveitar todos os meses de licença para ir se preparando!

E para sanar esse ponto aproveite ao máximo todos os momentos que puder para ficar ao lado da criança – pois assim você poderá aproveitar essa fase tão deliciosa da primeira infância e ouvir o som mais maravilhoso do mundo no final de um dia de trabalho – àquela gargalhada gostosa!

Como posso ter certeza que o desenvolvimento do meu bebê é normal? Bebê 5 meses

Cada bebê deve ser visto e tratado de uma forma bastante especifica – cada um tem seu tempo de desenvolvimento e ele precisa ser amplamente respeitado.

É comum ouvir argumentos de comparação de outras pessoas entre crianças na mesma idade, mas isso jamais deve ser considerado! Até porque, os seres humanos são únicos e logicamente o seu bebê faz parte disso!

Se o bebê de uma conhecida, na mesma fase, já tem os dentinhos e o seu não, acreditar que o seu tem algum problema é um erro! O desenvolvimento jamais precisa ocorrer de forma padronizada.

E quando se trata de crianças prematuras, é provável que se perceba que todo o desenvolvimento pode acarretar mais tempo – a criança poderá precisar de mais tempo  para conseguir fazer as mesmas coisas do que outra idade que possua o mesmo tempo de vida que o seu.

Porém, isso não quer dizer que ela esteja com o desenvolvimento atrasado ou que ele não esteja normal! A pessoa mais adequada para avaliar a condição de evolução da criança é o pediatra, pois ele saberá exatamente o que avaliar, como avaliar e quando.

O desenvolvimento do bebê 5 meses é simplesmente envolto por muito mais desenvoltura e alegria! Com a melhor percepção da criança, todos no lar se sentirão ainda mais unidos e dedicados a contribuir ainda mais para que ele cresça sempre forte, saudável e muito esperto!

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *