Bebê 7 meses e seu desenvolvimento - Bebês e Crianças!
Home / Bebê mês a mês / Bebê 7 meses

Bebê 7 meses

Bebê 7 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

Em um bebê 7 meses já é possível observar as evoluções do seu crescimento, porque ele já começa a querer se engatinhar em direção as coisas, já tem a coluna mais firme para sentar, as vezes, ainda utilizando as mãos mas segura os objetos com mais facilidade.

A fala da criança também começar a ter mais progresso, balbuciando sílabas maiores. Os sons que o bebê emite passam a ser um divertimento para ele mesmo, que se entretém como essa novidade. Além disso, reconhecem facilmente os membros de sua família, como pais, avós e irmãos.

O contato também passa a ser algo muito importante nesse momento, pois o bebê já manifesta a sua preferência pelo colo de algumas pessoas, estranha indivíduos que não conhece, se alegra em brincar com conhecidos e até mesmo tenta fazer algumas imitações.

Dessa maneira, se você quer saber mais sobre o desenvolvimento do bebê 7 meses, continue acompanhando este artigo e veja todas as dicas, cuidados e outras informações que podem fazer diferença para você que é a mãe e pai na hora de entender o desenvolvimento do bebê.

Conhecendo cada detalhe do crescimento do bebê 7 meses

bebê 7 meses

Nada é mais prazeroso do que ver um bebê 7 meses crescendo saudável e descobrindo o mundo ao seu redor. Essa fase passa tão rápido que a maioria das mães sente saudade das pequenas descobertas e evoluções que fazem esse momento ser tão mágico em suas vidas.

Para não deixar passar nenhum detalhe desse período, confira a seguir quais são as principais características e comportamento do bebê nessa idade e como você pode estimular o seu desenvolvimento:

Características e Comportamentos:

  • A coordenação motora do bebê passa a ficar mais refinada e seus movimentos mais precisos do quando tinha 6 meses;
  • Para alguns pais, esse momento é quando a sua autoridade começa a ser testada pelos filhos, que querem saber até onde podem chegar, muitas vezes, deixando de obedecer a uma ordem dos pais;
  • O movimento de pular é possível por um pequeno intervalo de tempo, já que o bebê consegue manter seu peso nas pernas;
  • A criança já consegue sentar de forma ereta e sem suporte (às vezes, ainda, utilizando as mãos para se apoiar);
  • Algumas crianças já conseguem virar sentadas para pegar algum objeto;
  • Os movimentos das mãos já estão mais aguçados e sua coordenação motora começa a ficar mais precisa, por exemplo, passando um objeto de uma mão para a outra e segurando um copo com as duas mãos;
  • Os sons passam a ser uma novidade constante, não só da fala e dos ruídos que ele emite, mas também do interesse em bater um objeto no outro e ir descobrindo aos poucos os barulhos;
  • Em relação à alimentação, o indicado é continuar oferecendo frutas e inserir no cardápio as carnes e os peixes, mas sempre amassando com um garfo e oferecendo de uma forma que a criança consiga ter a sua mastigação estimulada;
  • Quando o bebê vê um brinquedo ou objeto do seu interesse ele já se movimenta em direção a eles, seja engatinhando, se arrastando ou até mesmo rolando para os lados;
  • O peso do bebê ainda gira em torno dos 8 quilos, tanto para meninos, quanto para as meninas.

Dentição

Nessa fase, uma das preocupações mais comuns dos pais é em relação a dentição. Já sabe que os dentes dos bebês começam a se desenvolver por volta dos 5 ou 6 meses, mas é agora, com 7 meses, que já se pode observar mais nitidamente os incisivos inferiores, superiores e laterais.

Contudo, essa sequência do aparecimento dos dentes pode variar de uma criança para a outra e não seguir o padrão tradicional de crescimento. Conforme vai nascendo os demais dentes de leite, os espaços e angulações vão se ajeitando. Dê tempo ao tempo nesse processo de dentição.

No período do surgimento dos dentes, é normal que muitas crianças sintam dores e incômodos por essa nova mudança em sua pouca. Em alguns casos, os bebês se adaptam super bem, mas outras crianças podem ter até cólicas, diarreias muito fortes pela dor, febre e irritação dos dentes que estão nascendo.

Mas vale lembrar que em casos de dúvida ou quando os pais notarem que os seus filhos não estão apresentando um comportamento normal ou não interagem como eles, procure pelo pediatra, pois ele será a melhor pessoa a orientar sobre a saúde do seu filho e dizer quais medidas podem ser adotadas.

Contudo, não se apavore, pois, cada criança, ainda mais um bebê 7 meses, tem o seu próprio tempo para ser curioso, querer descobrir, interagir, falar, sentar, engatinhar e ter o nascer dos dentes. O estímulo é sempre bem vindo, desde que os pais não forcem a criança ultrapassar o seu próprio tempo.

Mais sobre o bebê 7 meses 

bebê 7 meses

 O período do bebê que vai desde o seu nascimento até completar um ano de idade é o mais cheio de novidades. Os pais ficam extremamente preocupados com tudo e a criança quer, a cada dia, descobrir novas coisas. O bebê 7 meses, por exemplo, já mostra muito dessa evolução. 

Em relação ao seu desenvolvimento motor, as crianças que estão nessa fase já se mostram mais interessadas nos objetos e pessoas, já têm a iniciativa de ir atrás do que desejam e começam a ficar em algumas posições, como sentados sem apoio, mas ainda há muito que desenvolver.

Já no relacionamento com os pais e pessoas mais próximas, o bebê já apresenta a tal “ansiedade da separação” e também é uma fase em que ele precisar ser estimulado através de brincadeiras para que o seu crescimento seja aguçado cada vez mais.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o desenvolvimento do bebê 7 meses, principalmente, no que diz respeito a relação de separação e brincadeiras de estímulo, continue acompanhando este artigo e veja todas as dicas, cuidados e outras informações que podem fazer diferença para você.

O que se deve saber sobre o comportamento e as brincadeiras de um bebê 7 meses?

As fases que acompanham os bebês são muito peculiares e as transformações ocorrem frequentemente, a cada dia uma nova descoberta. Contudo, é importante que os pais fiquem atentos a elas para perceberem qualquer desvio, principalmente, no bebê de 7 meses.

É nesse período que acontece a demonstração, por parte da criança, em se sentir mais ansiosa quando os pais, principalmente, ficam mais tempo longe dela durante o dia. Até na hora de dormir esse sentimento pode prevalecer, pois o bebê sabe que os pais estão ali e irá querer estar junto deles.

É nessas horas que surge a grande dúvida entre acabar com esse sentimento através do colo e até mesmo levando-o para dormir com você ou buscar outras formas de reconfortá-lo sem criar uma dependência muito grande, por parte da criança, em estar sempre perto dos pais.

Nesses casos, os especialistas orientam aos pais estimularem a criança a dormir sozinha para diminuir a ansiedade de separação. Mas, nada impede que em alguns casos, quando a intensidade desse sentimento for demasiada, os pais darem um colo e conforto para não deixar a criança mais estressada.

Publicidade

Pais que dormem com os filhos

Não é difícil encontrar casos em que os pais e os filhos dormem todos na mesma cama para evitar esse tipo de situação, porém, vale lembrar que essa atitude não é a mais recomendada e após algum tempo, quando a criança estiver maior, poderá ser uma dificuldade ela dormir sozinha e em outra cama.

Nessas horas, em que a criança estabelece essa relação de não querer se separar dos pais (que podem ver isso como uma boa sensação) é preciso criar medidas de distração para ela aprender a sentir mais confiante sozinha e não ter um sentimento de ansiedade ao estar longe de quem conhece.

Se essas medidas não forem tomadas, os pais podem ter problemas futuramente em relação à independência dos seus filhos. Então, nesses casos, procure distraí-lo com brinquedos, objetos que não sejam perigosos, de forma que ele fique entretido quando você não está por perto.

Com 7 meses, as crianças ainda ficam bastante presas às atividades repetitivas, o que já não acontece após um ano, em que as brincadeiras já passam a ficar entediantes em poucos minutos. Por isso, aproveite a fase da ansiedade e que ele ainda gosta de ficar bastante tempo em uma brincadeira.

Brincadeiras

Voltando agora o tema para as brincadeiras, as crianças que estão nesse período podem ser estimuladas com atividades do tipo esconde-esconde, a aprender a contar brinquedos, objetos e até mesmo os seus dedos. Os ursinhos de pelúcia também são uma ótima opção para brincadeiras.

Além disso, o bebê irá acabar escolhendo um desses brinquedos como o seu favorito, então tome cuidado para que todos estejam dentro da sua faixa etária e não ofereçam riscos a ele, pois, eventualmente, ele vai querer dormir com um ursinho de pelúcia e este precisa ser, ao menos, macio e fácil de lavar.

Ainda se tratando de brinquedos, ao comprar algum modelo, procure dar preferência para aqueles como bolas, caixas e que possuem um formato geométrico para estimular sua percepção de formas e encaixes.

Será que o desenvolvimento do eu filho está normal ?

E outra dica bem importante, não fique demasiadamente preocupada com o desenvolvimento do seu bebê se ele for mais lento, pois cada um tem o seu tempo e ritmo para crescer, descobrir e interagir com as pessoas. Dê a ele o tempo necessário, sem forçá-lo a fazer algo que não deseja.

Além disso, o seu bebê 7 meses, certamente, receberá o devido acompanhamento médico, que irá avaliar todos os estímulos, desenvolvimento e se ele está crescendo normalmente. Cada um tem seu tempo e seu potencial a ser descoberto.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Tambem…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *