Bebê 8 meses - tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!
Home / Bebê mês a mês / Bebê 8 meses

Bebê 8 meses

Bebê 8 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

Quando os pais menos esperam já se deparam com seu filho a beira de fazer 1 ano de idade. O tempo passa muito rápido e é preciso curtir cada detalhe desses primeiros meses de vida que é repleto de muitas novidades e descobertas, como é o caso do bebê 8 meses. 

Nessa fase, a criança já começa engatinhar e se arrastar pela casa, o que requer dos pais muito cuidado com o ambiente em que ele se encontra e também com os objetos que estão dispostos pela casa, pois qualquer distração pode gerar um acidente sério, já que o bebê alcança maiores distâncias agora.

Além disso, com esse progresso nas habilidades motoras, de equilíbrio e coordenação, a criança também já apresenta um maior desenvolvimento mental, já assimila quais são as pessoas importantes para ele e até mesmo se reconhece ao ser chamado pelo próprio nome.

Dessa maneira, se você quer saber mais sobre o desenvolvimento do bebê 8 meses, continue acompanhando este artigo e veja todas as dicas, cuidados e outras informações que podem fazer diferença para você que é a mãe e pai na hora de reparar no crescimento do seu pequeno.

A evolução do bebê 8 meses: principais características

Quando o bebê ainda ficava quietinho no berço e dormindo o dia todo era bem mais fácil fazer as tarefas de casa, não é mesmo? Agora, o bebê 8 meses tem disposição de sobra para engatinhar pela casa toda e querer experimentar tudo com a boca e morder sem parar.

Se você é mãe ou pai de primeira viagem, confira a seguir quais são as principais características das crianças dessa idade e como lidar com cada uma delas, de modo a estimular seu filho a crescer com saúde e sem ser pressionado no desenvolvimento:

Características:

bebê 8 meses

  • Com 8 meses o bebê já consegue se sentar sozinho e sem precisar de nenhum apoio para se manter ereto;
  • Também já consegue engatinhar ou, pelo menos, uma tentativa de se arrastar por todos os cômodos da casa (tome cuidado com os riscos);
  • O mais interessante é que a criança já começa a se posicionar em pé fazendo uma forcinha quando se tem um apoio como sofá, cadeira ou outro móvel, que possibilite ele segurar na beirada e esticar a coluna;
  • Por já conseguir fazer diversos movimentos, o bebê está muito mais suscetível a quedas e tropeções, mas acredite, é totalmente normal e os pais devem aceitar essa situação como uma etapa do seu crescimento;
  • Novamente, devido a esses movimentos motores mais frequentes, tome cuidado com a sua casa, procure tampar as tomadas, proteger as quinas dos móveis, afastar objetos e produto de fácil alcance. Tudo o que puder colocar em lugares mais altos é o ideal;
  • A identificação da criança também está mais aguçada, pois ela já consegue encontrar um brinquedo ou objeto e ao mesmo tempo apontar para ele indicando onde está;
  • Com as mãos, o bebê já consegue segurar alimentos e levá-los até a sua boca, pela capacidade desenvolvida entre o polegar e indicador. Por isso, cuidado com o que ele está na mão para não engolir;
  • A emoção nessa fase fica bem mais a flor da pele, uma vez que o bebê já sabe fazer tchau, mandar beijo, copiar o estado de espírito dos pais e fazer firulas para chamar atenção;
  • Os brinquedos e objetos também se tornam bem mais interessantes, assim, o bebê vai experimentar bater, chacoalhar, jogar longe e até mesmo colocar na boca para experimentar;
  • Um brinquedo interessante são aqueles em que as peças se encaixam uma nas outras, pois ele já tem a capacidade de entender que as peças menores se encaixam nas maiores.

Visão

Dando continuidade às características desse período, o bebê também terá a sua visão evoluída, de forma que ele já consegue ter mais clareza e profundidade naquilo que vê. Os objetos e brinquedos que estão mais distantes já passam a ser notados facilmente.

A ansiedade da separação, que já pode ser notada nos 7 meses, ainda prevalece nessa fase, na qual a criança se sente mais encabulada e não muito confortável com estranhos. Assim, o bebê prefere ficar pertos do pais e quando os mesmos estão longe, o seu emocional pode ficar abalado.

Mas é extremamente importante que os pais possam reconhecer esse afastamento como uma forma de estimular a independência e o crescimento da criança, pois é necessário que ela consiga lidar com situações em que a mãe ou o pai não esteja presente, sem ficar chateada ou chorar por isso.

Então, procure conhecer o seu bebê 8 meses e oferecer o melhor conforto para o seu desenvolvimento e também utilizar de estímulos benéficos para que ele cresça de forma saudável e sem traumas. Não se esqueça de que cada criança tem seu tempo e ritmo de aprendizado.

Publicidade

Mais sobre o bebê 8 meses

Normalmente, no desenvolvimento do bebê 8 meses já é esperado que ele esteja caminhando e comece a fazer o uso de alguns objetos, porém é importante que os pais ainda estejam sempre muito atentos.

Com 8 meses o bebê já começa a ter uma mobilidade mais avançada, onde ele já pede para brincar no chão e, com isso, começa a explorar suas novas habilidades, o que significa um enorme progresso em todas as suas funções motoras, bem como a sua coordenação, desenvolvimento mental e equilíbrio.

Além disso, com 8 meses o bebê geralmente não gosta de ficar muito sozinho, e por isso, sempre procura por um colo conhecido, além de adorar banho, pois já começa a apreciar objetos, como os brinquedos que flutuam na água.

Mas, se o seu bebê ainda não se desenvolveu dessa forma, é importante que você tenha paciência, pois cada bebê possui o seu ritmo de desenvolvimento e diferenças de crescimento.

Segurança em casa

Bebê 8 meses

Com o desenvolvimento do bebê  8 meses, é essencial que você se certifique de que a sua casa esteja muito segura, pois é nessa fase que o bebê começa a se movimentar e querer engatinhar ou brincar com os objetos no chão.

Geralmente, os bebês  8 meses já começam a realizar algumas coisas sozinhos, como:

  • Sentar-se sozinho;
  • Quando ajudados conseguem se levantar;
  • Já começam a pegar objetos, como os brinquedos, quando caem no chão;
  • Já abrem as gavetas e os armários para retirarem os objetos de dentro;
  • Começam a entender os significados de algumas palavras.

Em relação aos vários usos dos objetos, os bebês com 8 meses muitas vezes se sentem frustrados, pois eles sabem o que querem pegar, mas ainda possuem dificuldades para chegar até os objetos e manuseá-los como queriam.

Assim, é nessa fase que é necessário que os pais tenham que adivinhar certas vontades dos seus bebês para que eles fiquem mais tranquilos. Além disso, com 8 meses, começar a brincar com o seu bebê é algo fundamental.

Dessa forma, confira abaixo algumas dicas do que você pode fazer para que o seu bebê comece a brincar com objetos!

  • Procure empilhar alguns blocos para que o seu bebê derrube.
  • Além disso, selecione alguns objetos mais coloridos e que sejam seguros quando o bebê for pegar.
  • Sempre inclua algum brinquedo que seja favorito do seu bebê, e procure misturá-lo com outros brinquedos para que ele brinque com o máximo de brinquedos possíveis e assim desenvolva mais a sua mente.
  • Deixe o seu bebê brincar no chão com os objetos, pois o chão é um dos lugares mais seguros para realizar brincadeiras. Porém, é importante que seja longe de escadas ou objetos que apresentam certos riscos quando levados a boca ou que venha a cair em cima do seu bebê.
  • Nessa fase você já irá começar a lidar com algumas exigências do seu bebê quando algum objeto for retirado das mãos dele, principalmente quando ele pegou algum sem a sua permissão.

Importância do Não…

É importante que você nunca ceda, pois começar a dizer “não” pode ser fundamental para que futuramente ele te respeite quando você não deixar ele brincar com algum objeto.

  • Com 8 meses os bebês possuem a mania de colocar objetos na boca, principalmente porque os dentes já começam a nascer e causam desconfortos.

Por isso, é fundamental que você não deixe que o seu bebê tome essa atitude, pois ele não entende que essa atitude causa dor, e com isso, ele deve entender que morder objetos não é um bom comportamento.

Para aliviar a coceira e desconforto causado pelo aparecimento dos dentes, compre mordedores específicos para o bebê, existem diversos modelos disponíveis no mercado.

Medo…

Normalmente, os bebês com 8 meses começam a perder o medo, e por isso, você deve ser bem mais cuidadoso nessa fase, pois ele começa a se deslocar sozinho e alcançar objetos que pelo chão e colocar na boca.

Assim, procure redobrar a  atenção na sua casa para garantir uma maior segurança para o seu bebê. Alguns cuidados que você pode tomar são:

  • Procure colocar proteções nas quinas das mesas, além de travas em portas e janelas;
  • Deixe sempre fora do alcance do seu bebê produtos de limpeza, remédios, produtos tóxicos, entre outros.
  • Quando estiver usando objetos na cozinha, principalmente o fogão, procure fechar o acesso da cozinha;
  • Coloque proteções em determinadas áreas da sua casa, como a piscina, janelas, escadas e sacadas;
  • Por fim, nunca deixe os objetos de decoração da sua casa a vista do seu bebê, pois nessa fase eles costumam pegar tudo, e isso pode acabar causando algum acidente com o seu bebê.

Portanto, no desenvolvimento do bebê 8 meses eles já começam a explorar diversos objetos, batendo, chacoalhando e atirando para longe, além de colocá-los na boca. Por isso, procure deixar por perto do seu bebê objetos adequados para que ele possa brincar sem grandes riscos.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Tambem…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

 

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *