Bebê de 1 ano e 11 meses - Tudo sobre seu desenvolvimento !
Home / Bebê mês a mês / Bebê de 1 ano e 11 meses
bebe de 1 ano e 11 meses comportamento e atitudes

Bebê de 1 ano e 11 meses

O Bebê de 1 ano e 11 meses tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

Se você já é mamãe de um lindo filho ou filha ou se está esperando por esse momento, pode ser de extrema importância acompanhar todas suas fases de crescimento dele ou dela e saber o que acontece no desenvolvimento e no cotidiano do bebê de 1 ano e 11 meses.

É sabido que os bebês crescem muito rápido e que cada fase de suas vidas é extremamente importante para formar o indivíduo que ele se tornará com o tempo. Ter atenção e conhecer o que é e o que não é comum de acontecer com seu filho nessa fase, também é importante para que você analise sua saúde.

Muitos comportamentos que podem parecer inusitados são extremamente normais nessa fase, e ter conhecimento prévio deles pode auxiliar você na hora de evitar sustos e até mesmo atitudes que impeçam o progresso de seu pequeno. É importante saber lidar sempre com qualquer cenário que apareça na sua relação com  o bebê de 1 ano e 11 meses!

Saiba tudo o que acontece no dia a dia dos bebês de 1 ano e 11 meses!

O Bebê de 1 ano e 11 meses está em uma fase muito importante para seu desenvolvimento vocal e de compreensão de mundo, o que pode levá-lo a determinadas dificuldades caso não seja influenciado da forma correta.

Saiba o que esperar:

  • Seu filho está há 1 mês de completar 2 anos e certamente está cada dia demonstrando uma nova habilidade que você não conhecida. Nessa idade, ele já pode até mesmo estar falando frases de três ou quatro palavras e balbuciando músicas! Aproveite o momento para estimulá-lo a aprender novas palavras!
  • Nessa fase, até mesmo desenhos podem estar começando a ser rascunhados. Círculos e linhas desconexas para você podem estar começando a aparecer em suas “artes”, então, para encaminhá-lo a fazer sempre seus desenhos nos locais certo – e também incentivá-lo à criatividade, deixe sempre uma folha e um lápis perto dele quando ele for brincar.

Essa fase também é extremamente importante para que o  bebê de 1 ano e 11 meses trabalhe espontaneamente sua coordenação motora, desenvolvendo-a de forma rápida e divertida !

Alguns médicos recomendam mais o giz de cera do que outros utensílios de escrita, até mesmo para evitar que seu bebê acidentalmente se machuque enquanto testa suas habilidades artísticas.

  • – Seu pequeno está começando a compreender os ideais e conceitos de opostos, sendo esse um momento fundamental para dar a ele as noções reais de tamanhos, que, em sua mente, ainda não são completamente adequadas à realidade.

Use o momento para estimulá-lo a compreender a diferença entre, por exemplo, algo pequeno e algo grande, uma pessoa alta e uma pessoa baixa, entre outros. Você pode usar objetos dinâmicos e coloridos para facilitar o momento do aprendizado!

  • O Bebê de 1 ano e 11 meses irá demonstrar mais facilmente nesse momento quaisquer tendência que tenham a déficits de atenção ou até mesmo problemas de audição ou fala. Por isso, é essencial conversar bastante com ele e perceber quais são suas reação a esses estímulos.

Se passar a desconfiar que seu pequeno pode vir a apresentar dificuldades de fala, já aproveite essa fase de maior facilidade de aprendizado para consultar-se com seu pediatra e questioná-lo sobre a necessidade de investir em sessões de fonoaudiologia. Essa é a idade ideal para a correção de qualquer disfunção!

A transferência do berço para a cama

Essa também é a idade em que se torna uma prioridade trocar o berço da criança por uma cama que se adeque melhor a suas necessidades. Isso porque, nesse momento, seu bebê pode já estar querendo pular do berço sozinho para brincar ou se movimentar pela casa, tornando a altura insegura para seu tamanho.

O momento dessa adaptação pode não ser o mais simples, mas, certamente, fará toda a diferença em relação à sua tranquilidade na hora do seu sono e de seu pequeno. É preciso ter muita paciência para lidar com essa liberdade que seu bebê passará a ter.

Importante

Ficar sempre atenta a seus movimentos – muitas vezes mesmo no meio da noite – uma vez que, sabendo que podem explorar o local, não haverá momento certo para que decidam fazer isso. Seu bebê também pode começar a querer ir ao seu quarto durante a noite, um comportamento que não deve ser estimulado.

Essa nova fase pede que você comece a ensinar a seu filho a necessidade de ter uma rotina e hábitos saudáveis de sono, uma vez que, se ele se desregular, pode demorar bastante tempo para compreender a hora certa de descansar e de brincar, virando sua noite de cabeça para baixo!

Lembre-se que esse momento é passageiro e que, quando passar, você certamente sentirá falta dele! Aproveite as dicas para compreender o Bebê de 1 ano e 11 meses e estimule seu filho a aprender cada dia mais!

Mais sobre o Bebê de 1 ano e 11 meses

Se você conferir a parte I sobre o desenvolvimento do bebê de 1 ano e 11 meses, conferiu e se tranquilizou em relação a alguns comportamentos que podem se tornar comuns nessa nova fase de seu filho ou filha. Agora, na parte II, chegou a hora de conhecer mais algumas dicas que facilitam tanto o seu dia a dia quanto o desenvolvimento dele!

Como você sabe, se você já tenha um bebê nessa idade ou esteja esperando um e deseja se preparar para o futuro, é muito importante apostar em conhecer os principais comportamentos a serem esperados nessa nova fase de seu pequeno. Você certamente está observando mudanças rápidas e interessantes em seu comportamento!

Nessa fase, algumas mamães e papais desavisados podem acabar estimulando comportamentos que podem prejudicar o progresso do seu bebê de 1 ano e 11 meses, bem como brecando alguns outros importantes para que novas descobertas e maneiras de lidar com situações desconhecidas por eles sejam vividas da melhor maneira possível.

Por isso, saiba mais sobre seu desenvolvimento corporal, alguns sintomas comuns de aparecerem nessa idade e garanta algumas dicas de mamães experientes que estão dispostas a facilitar sua compreensão do crescimento desse tão curioso e interessante ser que cada dia aprende – e ensina – mais!

O que posso esperar durante o desenvolvimento do bebê de 1 ano e 11 meses?

Bebê de 1 ano e 11 meses

Essa é uma fase interessante para que seu pequeno interaja com o mundo. Essas interações incluem – ou pelo menos devem incluir – outros bebês de sua faixa etária ou de idade próxima a deles. Acredite, esse tipo de convívio é importante para seu filho e pode ensinar muito a ele:

  • A constante interação com outras crianças pode fazer com que erupções surjam na pele de seu bebê. Aparecendo com uma aparência avermelhada, alguns casos desses podem até mesmo surgirem acompanhadas de febres altas, sendo necessário conferir as chances de seu filho estar com catapora.
  • O  Bebê de 1 ano e 11 meses com catapora se tornam mais desanimados e sente menos vontade de comer, o que pode deixar você preocupada. O essencial é se manter sempre atenta e ciente dos sintomas, uma vez que doenças sérias como a meningite devem ser imediatamente informadas a especialistas.
  • Consulte-se com seu pediatra para conhecer as doenças que mais aparecem em bebês de 1 ano e 11 meses, já estando inteirada sobre os principais sintomas a serem identificados e os primeiros socorros necessários antes de buscar ajuda médica.

Mesmo que a situação pareça simples de resolver, é importante estar sempre em contato com seu pediatra para saber a melhor forma de livrar seu bebê de quaisquer desconfortos e sintomas que atrapalhem sua qualidade de vida e seu desenvolvimento.

  • Acompanhe sempre a rotina da creche ou escolinha que seu filho frequenta – caso o faça – para saber se algum coleguinha apareceu doente em sala de aula ou se há alguma doença vigente frequentemente aparecendo na rotina das crianças.

Caso a resposta seja positiva, não deixe de informar o médico do bebê e conhecer as melhores formas de tornar o cotidiano de seus bebês de 1 ano e 11 meses o mais tranquilo possível.

  • Em casos mais sérios, esteja preparada para levar seu filho ao pronto-socorro. Não tenha medo de priorizar a saúde de seu pequeno, uma vez que é sempre importante identificar possíveis problemas da forma mais prematura possível, otimizando as soluções.

Quanto antes qualquer doença for diagnosticada, mais fácil será o tratamento e menos desconfortos seu bebê vivenciará para retornar a seu estado saudável e normal.

Confira algumas dicas de mães de bebês de 1 ano e 11 meses

Essa é uma fase em que seu bebê estará sempre disposto a brincar e conhecer novas coisas. Apostando em toda segurança do mundo, é importante estimular determinados comportamentos enquanto já começa a impor limites em outros, especialmente os que podem machucá-lo ou colocá-lo em risco.

Se estiver cozinhando ou limpando a casa, por exemplo, você pode permitir que seu bebê fique perto de você brincando com seus brinquedos favoritos, desenhando ou até mesmo usando utensílios da cozinha que não tenham ponta, partes metálicas ou que possam feri-lo e que seja, preferencialmente, de plástico.

O bebê também pode se sentir estimulado a ir atrás de você caso você mude de cômodo, o que, no caso de ser a cozinha e você estar preparando o almoço ou a janta, você deve redobrar a atenção com fornos quentes, cabos de panelas e objetos pontiagudos que estejam espalhados pelo recinto.

Sabendo o máximo possível sobre o desenvolvimento do bebê de 1 ano e 11 meses, você se torna capaz de acompanhar de perto cada momento de seu pequeno, auxiliando-o a se tornar cada vez mais independente e curioso e adquirindo novas habilidades que certamente serão essenciais para que ele se torne uma criança saudável e ativa!

 

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *