Bebê de 1 ano e 3 meses - Tudo sobre seu desenvolvimento !
Home / Bebê mês a mês / Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!

bebê de 1 ano e 3 meses sempre faz os pais falarem diariamente a seguinte afirmação: Nossa! Mas, como meu bebê está crescendo rápido! – e é verdade!

Parece que agora o crescimento da criança se dá de forma ainda mais acelerada – e se ele não estiver andando ainda, saiba que isso é uma questão de pouquíssimo tempo! Quando você menos esperar ele já estará dando seus primeiros passinhos pela casa e explorando o mundo de uma forma bem mais ativa!

Falar e comer sozinho também é uma questão de tempo! Muitos bebês nessa fase já realizam tudo isso ou estão prestes a fazer! É uma fase muito enriquecedora, não somente para ele, mas para os pais também que precisarão começar a entender que seu pequenino está crescendo a cada dia mais!

Tudo agora é transformado em conhecimento e ensinamento para o bebê! Nesse sentido, as brincadeiras são um ótimo caminho para educar e ensinar a criança, que irá interagir cada vez mais ativamente.

O simples fato de inventar brincadeiras como tirar e colocar objetos dentre de uma caixa, mostrar as coisas apontando com o dedo (olha o avião! Olha o carro! Olha o passarinho!) São uma ótima maneira de ele começar a entender o que é o que – e se apaixonar!

Bebê de 1 ano e 3 meses – brincar, brincar e brincar para ensinar!

Bebê de 1 ano e 3 meses

Os bebês nessa fase não abrem mão de interagir quando o assunto é brincar e esse momento entre ele e os pais é perfeito para contribuir com o seu desenvolvimento e estimular uma série de fatores importantes para a sua formação.

Eles adoram bater palmas quando há uma música junto para acompanhar o ritmo e certamente tentarão fazer igual à você!

Brincadeiras relacionadas sobre mostrar as partes do seu corpo ajudam a despertar o seu interesse – todas essas brincadeiras ajudam a agregar muito mais informações para ele, que deverá armazená-las no seu cérebro ainda tão pequeno, mas cheio de potencial.

Nessa fase os bebês também já compreendem que são um individuo único e não somente parte de você ou algo que ele ainda não entenda substancialmente – para entender se o bebê já percebe esse ponto, basta o colocar em frente ao espelho e observar.

Se por acaso ele não for tentar fazer alguma interação com o “outro bebê” que aparece no reflexo é porque ele de fato já entende muito bem esse aspecto.

Embora isso pareça ótimo, há ainda um lado negativo também! Isso porque como ele já percebe não se trata de uma continuação da sua mãe, ele passará a ter mais medo de se separar dela.

Nesse momento é fundamental ter paciência, pois como tempo esse receio por parte da criança tende a amenizar. – a questão é que a rotina diária pode ficar um pouco mais complicada.

A hora de deixar o bebê na escolinha e também sair para trabalhar podem ficar mais tumultuadas. Dar tchau para ele pode se tornar algo complicado e difícil.

Jamais…

Saia escondida ou minta para ele, pois essa não é a melhor solução nesse caso – afinal, agora o bebê acredita que você poderá sumir para sempre e deixá-lo sozinho sem você! Se a sua mãe some de repente, provavelmente ele ficará ainda mais nervoso e ansioso.

O ideal é enfrentar a despedida, por mais que ele chore! Não se estenda demais nesse momento, pois a criança sentirá que você também está apegada ao momento e vai tentar usar isso para que você fique com ele!

Com paciência, carinho, determinação e sinceridade, essa fase irá passar e não deixará ninguém traumatizado!

A sua personalidade está cada vez mais evidente!

O bebê de 1 ano de 3 meses já está com a sua personalidade e temperamento bem mais evidentes e os pais já conseguem entender suas reações diante das mais diferentes situações, bem como em lugares, com relação a outras pessoas – e tudo isso ajuda a entendê-lo ainda mais!

Você poderá entender, por exemplo, como seu bebê se comporta diante de mudança – se ele se adapta facilmente ou se sente dificuldades de aceitar que elas aconteçam!

Rotina

Algumas crianças precisam de uma rotina mais regrada para poderem se sentir mais tranquilos e confortáveis, enquanto outros não possuem dificuldades de lidar com nuances que possam mudar sua rotina diária.

Uma dica é tentar sempre organizar sua vida de forma a tentar atender as eventuais necessidades da criança – questões como perceber se o bebê fica extremamente irritado por conta de não tirar a sua sonequinha à tarde. Se isso acontece com frequência, evite realizar atividades nesse horário, como um passeio.

Já crianças que são mais adeptas à uma maior agitação, é interessante lhe proporcionar uma vida social mais ativa, bem como agregar atividades físicas para ele explorar melhor sua energia canalizada.

bebê de 1 ano e 3 meses está crescendo rapidamente e ninguém os conhece melhor do que a mamãe!

Mais sobre o Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Nessa fase os Bebês estão crescendo rapidamente e a cada dia que passa você percebe que alguma novidade é apresentada por ele.

Isso pode ser identificado em inúmeros aspectos – desde o fato dele já arriscar seus primeiros passinho, ou já estar andando tranquilamente e explorado o mundo até a forma como ele interage com você e as demais pessoas!

Facilmente ele irá querer lhe acompanhar quando você for bater palmas no ritmo de uma música divertida, ou até mesmo começar a reconhecer elementos que lhe chamem a atenção.

Nessa fase é interessante estimular a curiosidade da criança, ensinando coisas simples – apontar objetos enquanto se fala o nome deles, mostrar e apontar cada parte pequenina do seu corpo e até mesmo começar a falar o nome do que ele come e estimular que ele tente repetir ou apontar junto.

Teste do espelho

Ele já entenderá que é uma pessoinha única e não uma parte integrante da mamãe, como ele antes sentia. Se você colocá-lo em frente ao espelho provavelmente ele já não irá interagir com o reflexo achando que está vendo um outro bebê – ele sabe que está se vendo!

Essa evolução é maravilhosa, embora acabe acarretando um outro ponto – o medo de perder a mamãe quando ela sai para trabalhar ou quando ele vai para a escolinha. É muito importante que nesse momento os pais considerem boas doses de paciência para contornar a situação.

Bebê de 1 ano e 3 meses – a hora de comer!

Muitas crianças nessa fase já se revelam um pouco mais enjoadas para comer e é aí que muitos pais acabam se remoendo de preocupação! E o questionamento mais comum é ficar indagando “porque meu filho não come? ”

A recusa de alguns alimentos nessa idade é algo bastante recorrente – e é bem provável que dias antes ele tenha comido tudo que você colocou no seu pratinho, como um delicioso purê de mandioquinha, por exemplo. Mas, hoje ele simplesmente torce o nariz e não come por nada nesse mundo!

Esse tipo de comportamento pode estar associado às mudanças relacionadas ao ritmo do seu crescimento que são mais marcantes a partir do primeiro ano de vida.

Se você analisar, desde o seu nascimento até o seu primeiro aninho, o bebê simplesmente triplicou de peso e também aumentou 50% da sua altura – em alguns casos, até mais!

Mas, a partir desse momento esse crescimento será um pouco mais lento e por ano ele deverá engordar cerca de 1,5 kg até no máximo 3 kg.

Nesse caso, os bebês que eram mais “gordinhos” e cheio de dobrinhas começam a dar uma afinada na silhueta, e é importante ter em mente que isso não é um fator negativo ou um problema de saúde!

Importante

Muitas pessoas tem a mania de achar que a saúde das crianças está relacionada ao fato deles permanecerem sempre mais cheinhos, porém, isso não quer dizer nada! – provavelmente as pessoas mais velhas irão tentar enfiar isso na sua cabeça, mas não precisa levar tão ao pé da letra.

Outro fator é que agora seu bebê é uma miniatura de gente cheia de curiosidades e está sempre em busca de entender o mundo ao seu redor, e nesse sentido ele nem dá muita bola para a comida – ele tem mais com o que se preocupar agora!

Uma saída interessante é sempre procurar oferecer lanchinhos com opções nutritivas no decorrer do dia! No lugar de dar um prato bem servido de comida na hora do almoço, procure distribuir bem os alimentos ao longo do dia!

É importante sempre lembrar que o estômago do seu pequeno ainda é muito pequeno e forçar ele a comer nem sempre é uma boa alternativa – e não ache que ele vai morrer de forme!

Temperamento –  bebê de 1 ano e 3 meses!

Nessa fase o temperamento do bebê se torna ainda mais presente e os pais já conseguem perceber com muito mais clareza como serão suas reações no mais variados tipos de momentos, bem como a forma que ele lida com outras pessoas e até mesmo em novos ambientes.

Isso é maravilho, pois torna-se possível entender melhor suas características de personalidade e até mesmo saber a melhor forma de mantê-lo sob controle!

É importante também entender como a criança reage diante de eventuais mudanças ou de uma rotina mais permanente! Há crianças que precisam de uma vida mais agitada e se adaptam perfeitamente a isso, enquanto outras não!

Um exemplo, é a soneca no período da tarde, se por acaso seu bebê fica simplesmente insuportável quando tem a sua horinha de sono, evite realizar atividades nesse horário com ele, pois provavelmente vocês dois não terão uma experiência muito boa!

Bebê de 1 ano e 3 meses pode ser muito mais compreendidos pelos adultos agora, acerca do que gostam ou querem!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *