Bebê de 1 ano e 8 meses - Tudo sobre seu desenvolvimento !
Home / Bebê mês a mês / Bebê de 1 ano e 8 meses
bebe de 1 ano e 9 meses comportamento

Bebê de 1 ano e 8 meses

O Bebê de 1 ano e 8 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

A primeira fase do bebê de 1 ano e 8 meses é recheada de momentos doces e prazerosos. Contudo, nem tudo são flores, nesse período, a criança também passa por fases mais difíceis, justamente porque seus traços de personalidade estão começando a ser formar.

Enquanto na primeira fase a criança explora ao máximo a sua criatividade, na segunda, ela começa a entender o poder que tem em mãos. As birras e choros propositais ficarão cada vez mais frequentes, pois, ela irá perceber que eles são ferramentas de manipulação.

Mas calma, o seu bebê de 1 ano e 8 meses não está se tornando um verdadeiro vilão de filmes que sabe como manipular as pessoas ao seu redor. Na verdade, ele está percebendo que o choro e as birras podem evitar situações que ele não queira.

Isso já acontece desde a fase de recém-nascido, já que o choro é o principal artifício do bebê para demonstrar suas necessidades. Conforme a criança vai crescendo, ela vai descobrindo que essa ferramenta é ainda mais poderosa e começará a usá-la com frequência.

Os temidos ataques de birra do Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

O bebê de 1 ano e 8 meses está bem próximo da temida fase de ataque de birra, que geralmente tem o seu ápice aos dois anos de idade. É importante que você tenha em mente que esses surtos são extremamente comuns, mesmo entre as crianças mais calmas e tranquilas.

Pode ser que o seu filho ainda não tenha tido nenhum ataque do gênero, mas, pode ter certeza que uma hora ele irá ter . Algumas crianças têm surtos apenas de choro, já outras podem se jogar no chão e até tentar bater em si mesma para conseguir o que querem.

Isso acontece porque a criança está buscando a “independência” dela. Muitas vezes, ela nem sabe o que realmente deseja e por qual motivo está fazendo birra, mas, para mostrar que ela pode ter, ela faz um escândalo.

Nessas horas, é muito importante que você saiba lidar com o bebê de 1 ano e 8 meses. Nunca perca a paciência e comece a gritar ou até ameaçar bater na criança. O truque é respirar fundo e seguir as seguintes dicas.

  • Deixe a criança extravasar:

Por mais vergonhoso que possa ser uma criança se jogando no meio do mercado por causa de uma coisa boba, deixe ela extravasar tudo aquilo que está sentindo.

Não tente fazer uma troca para evitar a gritaria, isso só servirá para a criança entender que se ela fizer escândalo ela irá ganhar algo em troca. Respire fundo e deixe ela chorar e espernear até se cansar, assim ela verá que de nada adianta a birra.

  • Leve ela para um lugar mais isolado:

Um dos grandes problemas da birra é que geralmente eles acontecem em lugares públicos e o julgamento das pessoas podem deixar os pais ainda mais estressados.

Por isso, se o bebê de 1 ano e 8 meses começar a fazer birra em um espaço repleto de pessoas, pegue ele e vá para um lugar mais calmo. Assim você poderá deixar a criança extravasar sem se preocupar com que os outros irão pensar.

  • Não esqueça de chamar a atenção:

Após a criança colocar para fora todo o choro e raiva, fique na altura dela e explique o porquê você não gostou da atitude e porque ela será “punida” quando chegar em casa. Nessa fase ela ainda pode ter dificuldades de entender, mas isso já servirá de iniciação.

Além disso, quando chegar em casa, não esqueça da ” punição”. Não precisa ser nada longo ou sério demais, afinal, bebê de 1 ano e 8 meses ainda é muito novo. Você pode, por exemplo, fazê-lo sentar em um cantinho e explicar novamente o porquê a birra é errada.

Para evitar as birras e choradeiras, o ideal é evitar sair com a criança no fim da tarde. Esse é o horário mais propício para esse tipo de ataque, uma vez que a hora de dormir está bem próxima. Além disso, mantenha sempre um pulso firme, se você disse não essa é a decisão final, não volte atrás apenas para evitar o ataque.

Bebê de 1 ano e 8 meses – Carinho extremo

Ao mesmo tempo que as birras e revoltas aumenta, nessa fase, o bebê de 1 ano e 8 meses também fica extremamente carinhoso. Essa bipolaridade é extremamente comum.

As vezes a criança poderá querer sentar no seu colo ou te abraçar sem qualquer motivo, ou, ainda, se aproximar de outros familiares, como os avós, tios, irmãos e primos.

Aproveite ao máximo esses momentos. Conforme a idade vai avançando, o bebê de 1 ano e 8 meses ficará cada vez mais independente, logo, pode ser que daqui alguns meses ele queira ficar mais sozinho e se apegue a outras coisas. Por isso não deixe de curtir cada momento de carinho que o seu filho tem a oferecer.

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

2 comments

  1. OLÁ; MEUS CUMPRIMENTOS A TODAS. EU SOU AVÔ DE UMA CRIANÇA; EXATAMENTE DE 1 ANO E 8 MESES; ISSO É O QUE REALMENTE ACONTECE; INICIOU COM MAIS FORÇA A TRES DIAS. É UMA CRIANÇA EXTREMAMENTE INTELIGENTE COMO SÃO TODAS DA ATUALIDADE; NA ERA DA INFORMÁTICA. TEM SEUS APARELHOS DE INFORMÁTICA E EM “CELULAR” DE ÚLTIMA GERAÇÃO CONHECE TUDO; COMPUTADOR IDEM. NO IPAD FAZ SUCESSO É SENSACIONAL. MAS NÃO ESTOU EXAGERANDO E NEM SOU AVÔ CORUJA; PORQUE SEI DAS FACILIDADES QUE OS SERES DESSA GERAÇÃO SÃO TODOS CAPAZES DE TAIS EVENTOS. EU ESTOU SIM APLAUDINDO SEUS COMENTÁRIOS E ENSINAMENTOS QUE SÃO PERFEITOS; PRINCIPALMENTE NO NOSSO CASO COM A NOSSA LINDA BEBE “PIETRA” PARABÉNS A VOCÊ PELO DESENVOLVIMENTO DO ENSINAMENTO PORQUE ISSO NOS DEU UM ALENTO; EU PRINCIPALMENTE; ESTAVA PENSANDO EM CONSULTAR UM PROFISSIONAL DA ÁREA PARA SABER ALGO A RESPEITO OU DESCOBRIR SE A NETINHA ESTARIA COM PROBLEMA NEUROLÓGICO. ATÉ BREVE; OBRIGADO ABRAÇOS

  2. Antonio , que bom ter você por aqui….
    Quando meu filho teve essa idade exatos 1 ano e 8 meses, foi uma loucura em casa… uma fase muito difícil, bastava sair de casa para qualquer passeio e sempre era uma show!
    Embora algumas crianças já consiga se comunicar bem nessa fase, a maioria ainda não consegue, e precisamos sempre tentar entendê-los, mas educando e mostrando o que é certo e errado.
    Um grande abraço,
    Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *