Bebê de 2 anos - Tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!
Home / Bebê mês a mês / Bebê de 2 anos
bebê de 2 anos desenvolvimento

Bebê de 2 anos

 O Bebê de 2 anos tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

Ao se informar sobre o cotidiano do bebê de 2 anos, muitas mães e pais mal podem acreditar que seus pequenos se desenvolveram tanto em tão pouco tempo! Afinal, parece que era ontem que ele era apenas um bebê, totalmente dependente e apegado, especialmente em comparação com essa fase em que ele está bastante ativo e cheio de vontades!

Se você acompanhou as postagens antigas, percebeu que o último ano na vida do bebê foi essencial para que ele se desenvolvesse em suas questões motoras, passando a segurar objetos sem derrubá-los, andar, correr pela casa e perseguir qualquer objeto que despertasse sua curiosidade – que é muita!

Nessa fase, o bebê de 2 anos já não aceita mais qualquer regra e passam a expressar pontualmente suas vontades, chegando até mesmo a recusar sua ajuda em alguns momentos. Isso pode preocupar bastante mamães e papais protetores, mas saiba que esse momento é essencial para seu bebê!

A partir desse momento você passará a identificar cada vez mais mudanças no comportamento, personalidade e ações de seu pequeno, que, nessa fase, já começa a aprimorar sua memória e a formar imagens em sua cabeça, chegando até a organizar sozinho algumas coisas pela casa. Saiba mais sobre o que esperar!

Como devo me preparar para acompanhar o progresso do bebê de 2 anos?

Você deve ter percebido que seu bebê está mais interessado em objetos coloridos e chamativos. Isso tem acontecido porque é comum que o bebê de 2 anos passa a compreender mais os conceitos de cores, sendo um bom momento para estimular ainda mais seu lado artístico, permitindo que ele desenhe e se expresse bastante.

Comunicação

A comunicação também deve continuar a ser amplamente estimulada, uma vez que essa é a idade em que seu bebê mais estará propenso a aprender novas palavras, se expressar com mais firmeza e até mesmo compreender algumas regras gramaticais simples. As palavras no plural também passam a aparecer com mais frequência na fala.

  • Seu bebê passará a compreender, nessa fase, que é um ser independente de você. Isso fará com que ele passe a focar sua atenção bem mais em si mesmo, falando sobre suas necessidades, ações, gostos e preferências.
  • Também, muitas mamães e papais começam a se preocupar com a alimentação de seus filhos, visto que eles começam a pontuar o que gostam e não gostam, iniciando conflitos entre sua saúde e suas preferências pessoais.
  • Lembre-se que, mesmo que ele chore e reclame, determinados alimentos devem fazer parte de sua rotina alimentar. Caso esteja tendo muitas dificuldades em fazê-lo comer algo específico, consulte-se com seu pediatra e peça a ele dicas de substituições e até mesmo recomendações para estimulá-lo a aceitar o alimento.
  • O Bebê de 2 anos pode se tornar extra ativos e dificultar para você algumas tarefas simples do dia a dia, como o momento das compras. Algumas mães que passaram por essa situação recomendam que você estimule em seu filho algumas brincadeiras que o mantenham ocupado, como apontar objetos de uma determinada cor ao longo dos corredores.

Já é a hora de tirar a fralda?

bebê de 2 anos desfralde

 

O Bebê de 2 anos, geralmente, passa a apresentar sinais que fazem suas mamães e papais acreditarem que já é hora de desfraldá-los. A verdade é que não existe uma idade específica para isso, sendo mais importante que os pais observem alguns movimentos que indicam que esse é um bom momento para isso.

  • Inicialmente, a criança deve demonstrar bastante independência. Isso significa que ele deve estar andando firmemente, sem cambalear e fazendo xixi continuamente, sem ser de pouco em pouco.
  • O cocô também deve estar mais sólido do que era meses atrás e seus horários não devem ser muito imprevisíveis. O certo é checar se seu filho está se mantendo seco por pelo menos três horas, garantindo que seus músculos da região da bexiga já estejam bem desenvolvidos.
  • Para iniciar o desfraldamento, seu bebê deve ser capaz também de abaixar e levantar as próprias calças, além de se manter na mesma posição sentada por pelo menos dois minutos. Também é interessante conferir se seu pequeno se incomoda em ficar com a fralda molhada ou suja.
  • É importante também que ele saiba sinalizar de forma clara quando deseja ir ao banheiro, seja verbalmente ou através de expressões simples de serem lidas. Uma vez que seu pequeno vai passar a fazer suas necessidades em um penico ou vaso sanitário, é importante se certificar de que ele se sinta confortável com essa ideia.
  • Finalmente, ele deve ser capaz de ter uma boa compreensão de objetivos, conseguindo, por exemplo, se lembrar de que com a vontade de ir ao banheiro sua ação deve ser a de sinalizar a você.

Agora que você sabe mais sobre a rotina d bebê de 2 anos, você está pronta para auxiliar seu pequeno a se desenvolver cada dia mais, certificando-se de que ele vivencie momentos que o deixem confortável e curioso para progredir cada vez mais!

Mais sobre o Bebê de 2 anos

Caso você tenha acompanhado a postagem voltada para bebês de 2 anos parte I, deve ter recebido algumas dicas para lidar com seu bebê que está cada dia mais desenvolvido e curioso em relação ao mundo à sua volta.

Com os 2 anos chegando na vida de seu bebê, é interessante fazer uma visita ao pediatra mesmo se seu pequeno não estiver demonstrando necessidade. Fazer uma lista e tirar todas as suas dúvidas logo no começo do processo é a melhor forma de obter as informações certas sobre essa fase!

É importante não sentir medo ou vergonha de consultar sempre o médico de seu filho, pois muitas dúvidas deixam de ser resolvidas por essa razão e acabam por causar alguns problemas desnecessários no convívio mamãe-bebê.

Além do pediatra, essa fase também pede por uma visita ao dentista, uma vez que se torna necessário implantar uma rotina de escovação constante na vida da criança, sendo também importante garantir alguns conselhos sobre a saúde dos dentinhos relacionados à alimentação. Prepare seu bebê de 2 anos para suas próximas fases!

O que esperar em relação ao desenvolvimento do bebê de 2 anos?

bebê de 2 anos alimentação

Essa época da vida do bebê, está muito relacionada especialmente a seus hábitos movidos pela curiosidade, fazendo com que alguns pais se preocupem em excesso com perigos que circundam um pequeno ativo e curioso.

Por exemplo, a hora de dormir pode se tornar um pesadelo, pois, nessa fase, a criança passa a travar uma batalha contra o sono em função de explorar ambientes e descobrir suas próprias capacidades.

  • Mesmo depois de um dia extremamente cansativo, muitos pais não conseguem descansar ou relaxar em função de seu bebê de 2 anos, pois ele simplesmente se recusa a dormir. Acredite, essa rotina é comum em praticamente todas as famílias com filhos nessa idade!
  • Mesmo a criança apresentando sinais de sono, parece que quanto mais o cansaço aparece, mais agitada ela fica. Isso acontece porque ele está conhecendo novas partes do universo que, até então, para ele, não eram ativas. Ou seja, ele não quer perder nada!
  • Outro ponto comum no bebê de 2 anos  é que a recusa ao dormir se dá ao fato de estarem descobrindo a independência e, sem querer, abusando dela para provar a si mesmo que pode existir independentemente de você!

Razões comuns para que o bebê de 2 anos se recusa a dormir

bebê de 2 anos pode agir de forma rebelde em relação à hora de dormir por diversos motivos diferentes. Um deles é a dificuldade de relaxar em função de sua curiosidade, mas existem outras razões que devem ser analisadas:

  • Ele pode simplesmente estar querendo passar mais tempo com você, ou sentir medo que você o “abandone” assim que ele adormecer. Mesmo não sendo a impressão que você passa a ele ao longo do dia, suas emoções ainda estão um tanto quanto confusas.
  • Ele também pode ter recebido estímulos antes da hora de dormir, como alguns alimentos ou brincadeiras intensas que, ao invés de cansá-lo, deixou-o ainda mais ativo.
  • Ele também pode estar testando seus limites, tentando compreender, como dito, até onde sua independência realmente vai. Esse momento é fundamental para que o bebê compreenda mais sobre si mesmo.

Dicas para melhorar o momento do sono

bebê de 2 anos é campeão na hora de causar problemas para adormecerem. Para evitar que essa rotina acabe com seu humor e, consequentemente, com o humor do seu pequeno, confira algumas dicas:

  • Invista na criação de uma rotina que deve ser obedecida, além de por você, por todos que cuidarem de seu bebê em dias que você estiver ausente. Por mais que essa rotina seja difícil de ser cumprida no início, com o tempo ela se tornará mais simples.
  •  Combata possíveis sintomas de saudade conversando por um período com seu bebê antes de colocá-lo para dormir. Isso pode acontecer enquanto ele já está deitado e coberto, pronto para adormecer.
  • Antes do momento de dormir propriamente dito, é interessante estabelecer um ritual que faça com que a criança compreenda que a hora do sono está se aproximando. Esse ritual pode conter a escovação dos dentes, uma leitura, um banho… desde que siga sempre um padrão!
  • Você também deve apostar em ensinar seu filho a adormecer sem a sua presença, o que estimula ainda mais sua independência e permita que você passe mais tempo descansando para brincar com ele no dia seguinte.
  • Finalmente, por mais que doa: seja firme. Se seu bebê travar um campo de batalha todas as noites no momento do sono, converse com ele de forma firme e não permita que ele sinta que tem total controle da situação. Essa é a melhor forma de acostumá-lo a manter uma rotina de sono saudável.

Agora que você sabe lidar melhor com essa importante parte da rotina do bebê de 2 anos, você está mais do que pronta para auxiliar seu pequeno a descobrir ainda mais partes de seu universo, crescendo saudável e pronto para qualquer desafio!

Acompanhe-nos no facebook

leia também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *