Home / Desenvolvimento Infantil / Birra Infantil dos 2 a 3 anos, saiba lidar com isso!
Birras dos 2 a 3 anos
como lidar com birra infantil?

Birra Infantil dos 2 a 3 anos, saiba lidar com isso!

Birra Infantil de 2 a 3 anos

Seu filho está naquela fase de fazer birra por tudo? Gritos, socos e acessos de raiva surgem a qualquer momento vindos daquela criança que era tão doce e calma? Crianças de 2 a 3 anos têm dificuldades para controlar seu temperamento, mas essa é uma fase normal da idade.

A birra infantil é irritante e desafiadora, mas os pais não precisam se desesperar, por volta dos 4 anos essa fase costuma passar e a birra infantil acaba. Porém, até lá é preciso lidar com elas adequadamente.

Por que a birra acontece?

 A birra acontece poque as crianças entre 2 e 3 anos estão descobrindo sua independência, começando a desenvolver desejos, ideias e necessidades próprias. O problema é que elas ainda não dominaram a linguagem. O vocabulário nessa faixa etária é limitado, elas não sabem expressar muito bem o que querem, por isso acabam recorrendo às birras.

As birras nessa fase não são um sinal de que a criança é mimada, ou mal educada, e sim um indicador de que ela está frustrada por não conseguir se expressar corretamente a respeito do que quer. Entretanto, a forma com que você trata esses momentos pode definir como será o comportamento dela no futuro.

A birra infantil também testa os limites dos pais. As crianças ainda podem reagir dessa forma devido a sua falta de maturidade para lidar com frustrações, o que leva às explosões. Nesse caso, a criança usa a birra como meio de pedir ajuda aos pais para lidar com a frustração, um sentimento novo.

Como lidar com a birra infantil ?

birra infantil dos 2 a 3 anos

A birra infantil, infelizmente, faz parte do desenvolvimento. Embora não exista uma fórmula secreta para lidar com ela e tudo dependa de fatores como idade, situação e a própria criança, existem algumas dicas para lidar com a criança nos momentos de birra:

1. Mantenha a calma e não grite, além de você ser o exemplo da criança, perder a cabeça só vai deixa-la mais agitada.

2. Avalie se a irritação tem outras causas, como sono, fome ou calor. Nesses casos, leve seu filho para um lugar calmo e fresco, ofereça algo para ele comer ou coloque-o para dormir.

3. Se vocês estiverem em um local perigoso, retire seu filho de lá, mesmo com todos os gritos e chutes que ele possa dar.

4. Desvie o foco da criança. Se ela não ganhou o brinquedo que queria, coloque um desenho que ela goste.

5. Permita que ela tome pequenas decisões, como comer milho ou cenoura.

6. Mantenha uma rotina, isso passa segurança.

7. Nunca bata na criança.

8. Crianças com menos de 2 anos não entendem castigos. Se for preciso punir os pequenos, apenas retirar o brinquedo jogado no irmão já pode funcionar. Os maiores podem ficar sem coisas que gostam, como TV ou videogame. É preciso determinar a punição no momento da transgressão para que eles entendam a relação entre atitude e consequências.

9. Quando a criança se acalmar, abrace-a para mostrar que está tudo.

10. Reconheça com palavras positivas quando seu filho conseguir se controlar.

 

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também

Desenvolvimento infantil mes a mes

Veja Também

crescimento e desenvolvimento infantil

Crescimento e desenvolvimento infantil

O crescimento e desenvolvimento infantil é um processo bem demorado, mas emocionante de ser acompanhado …

Deixe uma resposta