Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos - Bebês e Crianças
Home / Área Educador / Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos
Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

Confira algumas dicas de brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos para que o desenvolvimento delas possa ser impulsionado por uma orientação de qualidade na hora de se divertir!

Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

As crianças de 3 a 5 anos, que estão em fase de desenvolvimento cognitivo, precisam de uma série de estímulos para que o seu crescimento possa ser realizado da melhor maneira possível enquanto estão sob orientação de seus pais e cuidadores.

Nessa etapa, as brincadeiras são essenciais para fazer com que os pequenos possam começar a tomar consciência e aprender diversas coisas à respeito do mundo, das pessoas ao seu redor e também à respeito de seus próprios corpos.

Por isso, nesse artigo, você irá encontrar uma série de brincadeiras criativas para as crianças de 3 a 5 anos para que possa se divertir e ensinar todas as vezes que estiverem cuidando das crianças.

Confira algumas brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

1 – Crie e construa

Colorir e desenhar pode ser uma ótima atividade para desenvolvimento da criança, e nela, os pequenos podem soltar a imaginação e encontrar maneiras de expressar-se através da arte.

Faça um kit básico de desenho para seus pequenos para que seja mais fácil de utilizarem.

A pintura também é excelente e extremamente divertida para crianças de qualquer idade: aquarela, tinta acrílica, tinta guache e uma série de outras podem ser utilizadas. Usar bolas e carrinhos de brinquedo para rolar sobre a pintura também pode ser muito divertido.

Construir casas e outras estruturas de legos.

Construir pontes com qualquer coisa e em qualquer lugar, como caixas e papelão, com almofadas  ou com as cadeiras da sala de aula, o que vale é se divertir.

2 – Conhecendo as crianças

Converse com as crianças e use palavras empoderadoras para que elas possam criar histórias e interagir mais especificamente com você, mostrando quem ela é.

Converse na hora que chega na escola, antes de lanche, antes da hora da história, sobre tudo e qualquer coisa que tenha acontecido, dessa maneira ele(a) também será estimulado a te contar sobre como foi o dia e o que ele está sentindo.

– Professor, passeie no museu, vá à biblioteca, vá à lojas no centro da cidade e veja tudo o que possa captar, tire fotos e use em sala de aula isso pode prender  a atenção dos seus alunos enquanto explica tudo a eles ao longo do dia, incentivando sua curiosidade e aprendizagem.

3 – Incentive a criatividade da criança e sua personalidade

Use  uma câmera portátil ou de plástico,  ou você pode fazer de papelão, use sua imaginação – ela pode ser usada por eles, para que eles possam tirar fotos ao longo do dia –  você vai se surpreender com o resultado!

Invente histórias junto com os pequenos, desenvolvendo diversos tipos de narrativas.

Comece a escrever um diário com seus alunos todos os dias antes da saída, escolhendo as partes favoritas do dia para inserir na narrativa, bem como partes do dia que o fizeram feliz ou triste.

4 – Deixe-os se apaixonarem por livros

Leia capítulos de livros clássicos para eles.

  • Leia livros sobre o corpo humano para ajudá-los a entender seus corpos e manterem uma relação saudável com a conversa a respeito desses assuntos.
  • Jogue jogos para descobrirem quais são as letras de cada palavra, usando uma de cada vez em palavras mais fáceis.

Ouçam livros em áudio juntos.

Aproveite os momentos emocionantes de aprender a ler – alegria em ler um livro com uma criança, a emoção deles reconhecendo uma palavra, o orgulho nesta habilidade de desenvolvimento.

  • Incentive os pais a terem um tempo de leitura familiar com seus filhos.

5 – Faça uma aventura!

Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

Vá pescar – Forre o chão com um pano azul, você pode obter uma varinha ou um galho de árvore de tamanho menor que funciona bem como brincadeira criativa para crianças de 3 a 5 anos: elas podem inventar histórias a respeito do fundo do mar.

  • Acampem: na sua sala de aula, na área externa da escola, invente que estão no meio da floresta.
  • Visite uma praia.
  • Façam caminhadas: procure informações sobre trilhas ( faça um mapa em um sulfite e dê a cada aluno e mostre lugares que podem ser visitados dentro da escola)
  • Brinquem com mangueira na área externa da escola

Façam um piquenique temático com os assuntos discutidos durante a semana em sala de aula.

Faça uma caça ao tesouro.

6 – Atividades ao ar livre!

Construam uma pipa juntos, e saiam para fazê-la voar.

  • Observem as constelações juntos ( faça uma luneta de papelão e invente que estão vendo as constelações ensine sobre a  Ursa Maior, as Três Marias…)
  • Brinque com balões de água dividindo as cores e criando times para que as crianças possam aprender a identifica-las.

Plante um jardim, indicando as necessidades de cada planta de forma didática e que será aplicada na prática ao longo do crescimento da criança.

7 – Jogos diversos

  • Brinque com as crianças de dominó, ensine-as de forma devagar a conseguir jogar jogos orientados por cores, brinque de esconde-esconde e pega-pega com as crianças dentro da sala de aula.

Todas essas atividades serão essenciais para que as crianças possam desenvolver seu aprendizado em relação ao mundo que o cerca e às suas próprias habilidades: e lembre-se, não existe certo ou errado, sempre incentive e desenvolva as habilidades dos pequenos junto a eles.

Agora, que você já conhece todas essas brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos, pode aproveitar ao máximo todo o tempo com as crianças e ensiná-las uma infinidade de coisas!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Vontade e imaginação

Como brincar sem brinquedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *