Home / Brinquedos / Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem
brincando de casinha com crianças

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Brincando de Casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Quando as crianças estão brincando de casinha elas tem a oportunidade de contribuir, e muito com o seu desenvolvimento e cabe aos pais estimular esse tipo de atividade! Esses momentos não somente podem ser especiais para toda a família como também englobam excelentes formas de aprender brincando!

Você sabia que brincar de casinha ajuda no desenvolvimento infantil?

As crianças precisam brincar, isso faz parte do desenvolvimento infantil, principalmente se as brincadeiras forem preparadas cuidadosamente, ajuda no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança até os seus 6 anos.

“Brincando de casinha” – essa é a brincadeira preferida das crianças, nela as crianças podem brincar de culinária, de arrumar, de cuidar das bonecas, dos carrinhos, sentar na mesinha para fazer as refeições, brincando de casinha as crianças podem começar a compreender as pequenas tarefas do dia a dia que serão usadas para sempre em suas vidas.

Quer entender mais acerca desse assunto e saber como estimular essa prática com seus pequenos de forma a estimular ainda mais o seu desenvolvimento?

Então continue acompanhando o restante desse conteúdo agora mesmo para se aprofundar sobre o assunto…

“Brincando de casinha” – por quê as crianças gostam tanto dessa brincadeira?

Não há como negar que brincar de casinha sempre foi uma das atividades prediletas das crianças! E não pense de forma equivocada que isso é somente uma diversão para as meninas!

Os meninos também devem ser estimulados a fazer esse tipo de atividade, pois refere-se a uma brincadeira lúdica e que precisa de muita imaginação.

O famoso “faz de conta” envolvido nesse perfil de brincadeira ajuda a estimular a construção de pensamentos por meio de jogos simbólicos.

E é justamente aí que a crianças terão a oportunidade, de forma espontânea, de representar típicos papéis sociais, entender melhor as regras, imitar determinadas ações cotidianas e ainda entender como expressar seus sentimentos.

Todos esses aspectos permitem que elas consigam se relacionar diante de eventuais problemas e até mesmo apresentar soluções que poderão passar pelo seu imaginário e assim compreender melhor a vida real!

Esse aprendizado real que faz parte do ato de estar “Brincando de casinha” permite envolver situações que ajudam a estimular:

  • Emoções: tanto o imaginário como o famoso “faz de conta” são essencialmente fundamentais para ajudar na expressão dos sentidos. Nesse caso, as brincadeiras de casinha são excelentes para permitir uma melhor analise acerca do temperamento, motivação e personalidade das crianças em meio ao contexto social que elas vivem!
  • Interação: o ato de brincar de casinha ajuda consideravelmente na interação social, fazendo com que a criança aprenda a importância de compartilhar e também dividir determinadas tarefas com outros indivíduos. Isso ainda ajuda a estimular na criação de regras de convívio, hierarquias, estabelecer a prática do diálogo, tratativa e contato (até mesmo o contato físico!).
  • Criatividade: esse tipo de brincadeira tende a envolver uma série de jogos simbólicos, o que é ideal para impulsionar ainda mais a criatividade dos pequenos.
  • Coordenação: ao brincar de casinha a criança consegue desenvolver melhor sua lateralidade e ainda cria maiores laços com o espaço ao seu redor.

Conheça os brinquedos que sou fã de carteirinha, eles foram lançados pela marca FRESO e veja como essa brincadeira pode ficar ainda mais divertida! 

A marca FRESO possui uma linha de brinquedos completas para quem já se imagina Brincando de casinha com os pequenos! Itens como casinha, geladeira, fogão, pia, armário e estante ajudam a deixar tudo ainda mais colorido e lúdico!

Começando pela MINI PIA , é um charme só e ainda possui altura adequada de forma que a criança se sinta a vontade para realizar as brincadeiras de cozinha! Esse brinquedo é perfeito para ajudar a estimular uma conexão com o mundo real por meio de jogos criativos e também inventivos!

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Que tal ver os pequenos colocando a mão na massa e criando brincadeiras típicas de um grande chef de cozinha? Com a MINI COZINHA isso é possível, os mobiliários são fabricados do tamanho ideal para que a criança possa brincar com total conforto e segurança, imagina seu pequeno(a) preparando uma pizza ? Você pode usar pão francês fatiado como massa da mini pizza e pedir para eles rechearem em sua cozinha, imaginação não pode faltar quando o assunto é brincar de casinha .

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Sabe aquele closet em miniatura que pode servir para brincadeira ou até mesmo ser parte da decoração de um quarto com estilo montessoriano.? Essa pode ser uma brincadeira para ajudar no desenvolvimento das capacidades motoras e entendimento sobre a colaboração de organização da casa, sim , organizar roupas, sapatos e brinquedos… com o ARRUMADINHO PEQUENO CESTOS + CABIDEIRO isso é possível e as crianças adoram!

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Assim como a opção acima, o ARRUMADINHO PEQUENO CESTOS a criança também poderá colocar a imaginação em ação, ter uma maior percepção de espaço e raciocínio, sabe aquela organização de livros, materiais de pintura, desenho, papeis …essa é uma excelente opção!

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

Brincar de fazer as comidinhas prediletas é uma das principais brincadeiras para crianças de várias idades – uma forma gostosa e divertida de estimular um universo lúdico e criativo, o FOGÃOZINHO  ele tem 4 bocas, uma grelha central, 2 laterais salientes de apoio, 5 botões que não se movimentam, e um forno com tampa transparente que abre e fecha, olha que luxo !

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

E se a ideia é brincar de fazer comidinhas gostosas, pois estamos brincando de casinha não é mesmo? É importante imaginar onde elas poderão ser guardadas! Uma GELADEIRINHA colorida e cheia de estilo ajuda ainda mais a manter a brincadeira de casinha mais divertida!

Brincando de casinha as crianças são estimuladas a se desenvolverem

            Quando a criança está brincando de casinha ela pode explorar ao máximo sua criatividade e por isso a FRESO pensou em casa detalhe! – O que você achou desse conteúdo? Que tal aproveitar esse momento especial com os filhos?

Acesse também nossas receitas para fazer com crianças e bora brincar !

 

Leia Também…

Como brincar sem brinquedo

Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

Atividades educação infantil 2 a 3 anos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *