Home / Área Educador / Como brincar sem brinquedo
brincar sem brinquedo

Como brincar sem brinquedo

Confira diversas formas de brincar sem brinquedo com os pequenos e entenda que a criatividade e a imaginação são excelentes na hora de entreter as crianças!

Como brincar sem brinquedo

Se você está buscando por maneiras de conseguir brincar sem brinquedo com bebês ou até mesmo com as crianças mais grandinhas, está com sorte!

Nesse artigo, você irá encontrar diversas oportunidades de brincadeiras para as crianças que são apropriadas para as idades específicas dos pequenos, fazendo com que eles possam se divertir à beça ao longo de todos os dias!

Anote tudo o que irá precisar para cada uma delas e comece a curtir os dias com as crianças incentivando o aprendizado e o crescimento!

Confira algumas maneiras de brincar sem brinquedo

Crianças com menos de um ano

Os sentidos são a principal fonte de aprendizagem no primeiro ano, por isso, é possível inventar diversas formas de brincar sem brinquedo para incentivar os sentidos dos pequenos.

Achou!: esconda-se atrás de um travesseiro ou lenço e depois surpreenda os pequenos.

  • Bom para: desenvolver discriminação visual.

Massagem: passe o óleo de massagem  nos pezinhos dos bebês suavemente fazendo movimentos circulares de uma maneira gentil.

  • Bom para: desenvolver uma ligação forte à medida que eles respondem ao seu toque.

Elevador: coloque o bebê no meio de um cobertor de bebê, e, com alguém segurando os dois cantos opostos que você segura, levante o bebê para cima e para baixo.

  • Bom para: desenvolver habilidades de equilíbrio.

Está chovendo: preencha uma garrafa de plástico vazia com grânulos multicoloridos, botões ou ervilhas, para criar um agitador e incline de um lado para outro.

  • Bom para: estimulação visual e auditiva.

Luz da lanterna: mantenha a luz no teto ou na parede e veja como os bebês seguem a luz. Diversão em um ambiente escuro também!

  • Bom para: estimulação visual.

Minha pequena biblioteca: leia “livros” usando fotos da família ou somente do bebê. Nomeie cada pessoa e veja seus sorrisos aparecerem.

  • Bom para: reconhecimento visual e desenvolvimento cerebral.

Crianças de um a dois anos de idade

Desenvolvimento de habilidades motoras brutas e finas: brincar sem brinquedo pode ser a melhor maneira de desenvolver essas habilidades.

Passeio de barco: Forre o chão com um pano , faça as crianças ficarem sentadas em fila use dois cabos de vassoura e faça todos segurarem e incline o corpo de um lado para outro e, todos deverão acompanhar os movimentos enquanto canta para eles.

  • Bom para: desenvolver equilíbrio e habilidades de escuta.

Túneis: coloque várias cadeiras em uma fileira para que os pequenos possam rastejar como se estivesse em um túnel.

  • Bom para: ensinar a percepção de profundidade.

Curso de obstáculos: coloque travesseiros ou almofadas no chão e faça as crianças caminharem ou correrem ao redor deles.

  • Bom para: construir força.

Cobras de papel: guarde o tubo das toalhas de papel ou os tubos de papel higiênico e empurre um lenço para uma extremidade para as crianças puxarem a outra extremidade.

  • Bom para: desenvolver habilidades motoras finas.

Banqueiro: corte uma pequena fenda em um recipiente de iogurte ou pote qualquer e incentive as crianças a economizar colocando moedas nele, as moedas podem ser de mentirinha ” feitas de papel”.

  • Bom para: desenvolver habilidades motoras finas e coordenação mão-olho.

A festa da dança: cante e dança com os pequenos. Faça com que eles toquem a batida com colheres de madeira ou plástico em uma caixa de papelão tambor.

  • Bom para: desenvolver a criatividade.

Pintura de dedo: use um papel manteiga para preparar um pudim e deixe as criançass criarem desenhos na calda com os dedos! (um substituto não tóxico e delicioso!)

  • Bom para: provar estimulação tátil e desenvolver habilidades motoras finas.

Estampagem: corte uma batata ao meio e depois corte uma forma (quadrado ou retângulo) no lado plano. Mergulhe na beterraba ou suco de uva e use para estampar o desenho em um pedaço de papel.

  • Bom para: desenvolver habilidades motoras finas.

Caixa de areia interior: encha uma pequena banheira de bebê ou balde com farinha de milho e deixe-os usar formas de cortador de bolachas para pressionar na “areia”, ou cavar com copos de medição de cozinha de plástico.

  • Bom para: desenvolver habilidades motoras finas.

Dois a três anos de idade

brincar sem brinquedo educação infantil

Pensadores criativos – eles usam palavras ou símbolos para expressar suas ideias e estão prontos para os jogos de imaginação, excelentes maneiras de brincar sem brinquedo!

Desfile animal: incentive a criança a fingir ser qualquer animal que você sugira, como voar como um pássaro, rastejar como um cachorro ou pular como um canguru.

  • Bom para: promover a criatividade e a imaginação.

Artistas: pintura com cotonete e tinta à base de água para fazer círculos e pontos

  • Bom para: desenvolver habilidades motoras finas e promover a criatividade.

Pequenos Chefs: cozinhe com os pequenos- faça com que eles ajudem a adicionar todos os ingredientes e, em seguida, divirta-se jogando a massa de biscoito e pressionando seus cortes favoritos na massa.

  • Bom para: promover a criatividade.

Passeio de tapete mágico: sente-se em um cobertor e finja que voa para qualquer lugar.

  • Bom para: desenvolvimento de linguagem.

Ajudantes da comunidade: guarde seus envelopes e folhetos usados e coloque-os em uma bolsa para que as crianças sejam um carteiro e entregue cartas para cada pessoa no ambiente.

  • Bom para: desenvolver a imaginação.

Torres bambas: use caixas de cereais vazias para construir grandes torres de arranha-céus.

  • Bom para: desenvolvimento de imaginação e coordenação.

Loja de mercearia: latas vazias e recipientes de queijo são perfeitos para fazer compras de supermercado para as crianças agirem como os atendentes – até com os recibos incluídos.

Bom para: desenvolver imaginação.

Agora, que você já conhece diversas maneiras de brincar sem brinquedo com seus pequenos, pode ficar despreocupado em relação ao entretenimento deles ao longo de todos os dias da semana!

 

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Vontade e imaginação

Brincadeiras criativas para crianças de 3 a 5 anos

 

Deixe uma resposta