Home / Tudo sobre gravidez / Calculadora Gestacional
calculadora da gravidez - calculadora gestacional 100% segura

Calculadora Gestacional

Calculadora gestacional – Calculadora data do parto

Conheça a calculadora gestacional e calcule o dia do seu possível parto, podendo assim se programar para uma gravidez tranquila!

Gravidez, realmente um palco feliz? “Sim é. Fiquei muito feliz durante a gravidez e lembro-me com muita alegria! É assim que todas as mães respondem”

Apesar da acidez, náusea, alterações nos corpos, dores e alguns sustos, as futuras mamães, concordaram que a gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher.

Não vamos cair no clichê, de que o fato de ter filhos ou carregar um bebê na barriga por nove meses é o que transforma as mulheres em seres completos.

Feminilidade não depende exatamente da maternidade. Muitas mulheres de todo o mundo alcançam uma vida plena, mesmo que não tenham descendentes.

Mas é bem verdade, que aquelas que conseguem procriar, sentem sua maior felicidade quando engravidam.

Não importa o quão bom, alguns dos sonhos que descrevem a gravidez sem vômitos ou fadiga, todas as mulheres durante a gravidez, passam por experiências numerosas de mudanças fisiológicas, metabólicas e psicológicas.

Porque o seu corpo, é preparado nesta fase, para nutrir e proteger um novo ser, que em aproximadamente 40 semanas, vai significar, a coisa mais importante que você criará, em toda a sua vida!

O corpo feminino foi abençoado com a condição de gravidez. Saber que uma criatura cresce dentro de nós e depende completamente de nossas ações e hábitos, é uma grande responsabilidade que devemos saber carregar.

O primeiro ultrassom, o dia em que o médico nos fala do sexo do bebê, o dia que você vê a posição do bebê na imagem do computador, escolhe o nome dele ou dela e que você sente os seus primeiros chutes contra a pele, são os momentos mais especiais nesse estágio da gravidez.

Para contar essa história com a passagem do tempo, você deve ter garantido muitas coisas. Uma gravidez segura depende especialmente da mãe, mas também dos pais e do resto da família. A ajuda de todos é fundamental para uma gravidez tranquila e em paz.

Ao fazer uso da calculadora gestacional, você terá uma possível data de parto e poderá programar seu parto de várias maneiras, veja algumas maneiras de programar sua vida até a data do nascimento do seu bebê:

  1. Faça exercícios físicos leves.

A Ioga, o Pilates e a Meditação, além de ajudarem a manter sua forma física, ainda são excelentes motivadores psicológicos.

  1. Relaxe e descanse, o quanto puder, seu bebê vai se sentir feliz, mesmo estando dentro de sua barriga.

Estudos médicos comprovam, que quando a futura mamãe está feliz, sua gravidez é mais tranquila.

  1. Tire um tempo para criar o quarto dos seus sonhos para o seu bebê.

Tenha tranquilidade, durante a gravidez, para criar o quartinho do seu bebê, da maneira que você quiser e como você desejar.

  1. Planeje o seu orçamento financeiro com tempo.

Você terá como planejar seus gastos presentes e futuros, sabendo a provável data do seu parto com a calculadora gestacional.

  1. Visite o hospital ou maternidade aonde será seu parto.

Conheça o lugar aonde ficará ao dar á luz. Evite surpresas!

  1. Compre as roupinhas do bebê.

Saber se estará frio ou calor quando o bebê nascer, é de muita utilidade para comprar só o necessário para ele.

Agora, seu bebê está prestes a nascer!

Tem pouquíssimo tempo gora, para você segurar em seus braços e dar ao pequenino ou pequena, todo o amor que você tem guardado para ele, durante esses meses de gravidez.

Sua gravidez já entrou no trecho final e é hora de avançar todos os preparativos para a chegada do seu bebê.

Durante a gravidez, você teve que tomar muitas decisões, mas agora é a hora de relaxar, pensar e prepare-se para receber seu bebê.

E se eu não lembrar o primeiro dia da última menstruação?

3 fatores que revelam a idade gestacional do bebê, ao se fazer um ultrassom

O termo “idade gestacional” refere-se à idade de um embrião, feto ou bebê, tomando como data de referência, o primeiro dia da última menstruação de sua mãe.

É um sistema que é padronizado em todo o mundo e serve para quantificar a progressão da gravidez até chegar ao fim.

Examinaremos a seguir os 3 fatores que revelam a idade gestacional do bebê:

Sem dúvida, você deve contar com a ajuda das tabelas da altura uterina e das porcentagens fetais, para poder controlar o desenvolvimento do bebê e de sua evolução, semana após semana.

Você deve saber que nem sempre a mesma idade gestacional calculada com base no último período menstrual das mulheres, se reflete exatamente no período de gravidez, com um exame de ultrassom gestacional , porque através dessas imagens geradas pelo ultrassom, médicos ginecologistas podem                               certamente determinar, que você está grávida, de menos semanas de gravidez do que pensava.

Na verdade, foi estabelecido universalmente, que a única maneira confiável de saber a verdadeira idade gestacional do feto ou embrião, é precisamente com exames de ultrassom uterino, uma vez por este teste pode medir o seu tamanho aproximado e produzir dados mais precisos sobre a sua idade gestacional.

Cálculo da idade gestacional pelo DUM

Para calcular a idade gestacional do bebê e também calcular a data provável do parto, os médicos ginecologistas sempre tomam como base, o dia da última menstruação da mãe, conhecido como DUM.

No entanto, para que esses dados sejam cem por cento (100%) confiáveis, é necessário, que as mulheres tenham ciclos menstruais regulares, ou seja, a cada 28 dias, bem como que não tenham tomado contraceptivos durante os três meses anteriores à gravidez.

Em mulheres que têm ciclos regulares, é levado em conta que a ovulação ocorreu 14 dias após a data da última menstruação (DUM), momento em que a concepção ocorre.

Se você é irregular, deve conhecer seu ciclo de ovulação e aprender a calcular os dias férteis, entre outros aspectos.

Desde o início do DUM, a idade gestacional do feto ou embrião, é calculada por semanas, e ao DUM, deve ser adicionado 280 dias para calcular a data provável do parto.

No entanto, quando a mãe não se lembra de quando foi o primeiro dia de sua última menstruação, ou é uma mulher com ciclos irregulares, a maneira mais segura de calcular a idade gestacional é por exame de ultrassonografia uterina.

Esses são os três fatores que revelam a idade gestacional do bebê com exame de ultrassom:

  • Os ultrassons que são mais confiáveis ​​na determinação da idade gestacional, são aqueles em que a duração do bebê é medida.

Nesses ultrassons, o perímetro cefálico (tamanho da cabeça), deve ser medido e eles devem ser realizados durante o primeiro trimestre.

Por esta razão, quando uma mulher grávida realiza um exame de ultrassom de 12 semanas, é provável que esse exame irá revelar, que ela tem menos semanas de gravidez, do que calculou o médico ginecologista, a partir da data de sua última menstruação.

  • Além disso, no caso de uma diferença de sete dias ou mais entre a idade gestacional calculada pelo exame de ultrassom do primeiro trimestre e o calculado pelo DUM, é mais preciso e conveniente, que se use a idade gestacional dada pelo exame de ultrassom, à medida que se progrida a sua gravidez.
  • Em exames de ultrassonografia de gestações de seis semanas, a idade gestacional pode ser calculada com base no batimento cardíaco do feto, bem como nas características da bolsa d’água gestacional.

Nos exames de ultrassonografia realizados entre a semana 6 e a semana 12 da gestação, o comprimento do feto também pode ser medido.

A partir da semana 12, os ultrassons podem medir o perímetro do crânio do feto, bem como o comprimento do fêmur.

Com ciclos desregulados a Calculadora Gestacional funciona?

Menstruação irregular: o que você deve saber?

Ter um ciclo menstrual irregular é mais comum do que pensamos. Embora às vezes possa ser um impedimento para a concepção, também é possível alcançar uma gravidez normal sem problemas.

É verdade que a chegada da menstruação não é algo alegre ou que as mulheres celebram. No entanto, é importante entender quando é um ciclo regular e quando é irregular. A incerteza e a preocupação de não ter menstruação, podem ser resolvidas, aprendendo sobre ela.

Ao longo do mês, diferentes eventos acontecem dentro da mulher. Enquanto o que é visível é a menstruação, antes e depois, também há mudanças que valem a pena conhecer.

Em geral, o ciclo menstrual, dura 28 dias em que os óvulos amadurecem nos ovários.

No 5º dia, cerca de vinte óvulos se acumulam. Cerca de dez dias depois, um desses óvulos amadurece, para ser fertilizado. Os outros são reabsorvidos pelo corpo. Se o óvulo não é fertilizado, ele se desintegra, morre e é expelido, causando sangramento.

Isso acontece em todas as mulheres em idade fértil. O que eles mudam são os dias entre cada etapa.

Se você tem um ciclo menstrual regular, o intervalo entre os períodos é bastante constante (cerca de 28 dias). Por outro lado, se o ciclo é irregular, isso varia de mês para mês.

Por exemplo, o sangramento pode aparecer 20 ou 30 dias após o anterior.

Você não deve se sentir mal se o seu ciclo não atender aos 28 dias estipulados. Irregularidade é mais frequente do que você pensa. Isso não significa que você está doente ou têm algo sério.

Muitas mulheres não se preocupam muito com isso, até que elas queiram engravidar ou queiram ser mães. Em ambos os casos, a regularidade da menstruação é fundamental.

Esta desordem pode reduzir a probabilidade de conseguir uma gravidez, mas também é possível conseguir uma gravidez natural sem problemas. Na verdade, o maior inconveniente dessas mulheres é que elas não sabem quando o óvulo estará maduro e aguardando a fertilização.

Se a menstruação não funciona para você como um relógio suíço, você não precisa se desesperar ou se preocupar. É normal que isso aconteça, uma vez que o corpo humano não funciona como uma máquina e há muitas flutuações, que podem modificar o metabolismo.

Você precisa consultar um médico se você não menstruar, por um período que excede um mês e meio ou depois de ter confirmado que você não está grávida, através de exames de gravidez.

É bom, por sua vez, que você anote em um caderno, cada período de menstruação:

  • data de início, data de término e dias de duração.

Desta forma, você pode ter um controle mais detalhado e você não vai entrar em pânico pensando que algo ruim está acontecendo com você.

Em seguida, se estiver grávida e já souber de quantas semanas, você poderá fazer o cálculo do seu possível parto na calculadora gestacional.

O que fazer ao descobrir que está gravida?

A notícia de saber que você está grávida proporciona alegria e, ao mesmo tempo, angústia em saber como cuidar de você. Para isso, você deve ir o mais cedo possível para o check-up médico pré-natal, mas há dez coisas que você deve fazer quando descobrir que está grávida:

  1. Você deve tomar ácido fólico. Um suplemento de 400 microgramas por dia diminui a possibilidade de malformações do sistema nervoso do bebê.
  2. Se você fuma, deve parar o hábito imediatamente.
  3. Se você pratica uma atividade física exigente ou um esporte arriscado, é prudente abandoná-la e optar por uma atividade leve como caminhar todos os dias.
  4. Suspenda o álcool diário. Há evidências sobre os efeitos negativos do álcool na gravidez.
  5. Compile todas as informações médicas que você tem em casa sobre sua saúde: cirurgias anteriores, medicamentos que você toma, doenças que você sofreu, problemas genéticos em sua família ou em seu parceiro, vacinas que você tem. Ter tudo em ordem que seja necessário para a primeira consulta de pré-natal.
  6. Evite se expor a altas temperaturas, como banhos de sol, banhos de vapor ou chuveiros longos com água quente. A alta temperatura não ajuda o desenvolvimento do bebê.
  7. Evite o contato com familiares ou amigos que tenham uma doença
  8. Cuide dos alimentos, escolha alimentos saudáveis, evite comidas inúteis, beba mais água durante o dia, e aumente dividindo as vezes que você come, seis vezes por dia é recomendado.
  9. Registre a data exata da última menstruação, para que a calculadora gestacional faça o cálculo da data do seu provável dia de parto.
  10. Qualquer sangramento anormal, dor de intensidade que atrapalhe sua atividade diária deve ser relatada ao médico que acompanhará a sua gravidez e seu pré-natal.

E … finalmente compartilhe a experiência da gravidez com seu parceiro, conte a ele suas dúvidas, seus medos e suas alegrias.

“Gravidez é uma questão de dois”.

Acompanhe sua gravidez Semana a Semana 

Estamos no Instagram / Facebook

Leia também

menino ou menina como saber

Menino ou menina como saber o sexo do bebê

Menino ou menina como saber o sexo do bebê? O primeiro questionamento que surge na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *