Home / cuidados especiais / A verdade sobre chupar dedo e chupeta

A verdade sobre chupar dedo e chupeta

A verdade sobre chupar dedo e chupeta!

Muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, têm dúvidas acerca da verdade sobre chupar dedo e chupeta, principalmente porque as opiniões e constatações são realmente diversas e contraditórias em muitos casos! Porém, algumas dicas poderão lhe ajudar a entender mais sobre o assunto!

Você já parou para pensar sobre qual é a verdade sobre chupar dedo e chupeta? Será que realmente esse hábito comum dos bebês pode acarretar efeitos nocivos como deformar a boca?

A resposta mais assertiva para esse ponto é: sim! Chupar o dedo ou a chupeta pode de fato estimular um crescimento anormal e criar alterações no céu da boca (osso palato).

Mas, é justamente aí que mora dilema – será que é melhor então tirar a chupeta até os 3 anos? A resposta também é sim!

Isso porque até os 3 anos de idade as alterações provocadas na boca da criança devido ao hábito podem voltar a sua normalidade!

Em geral, crianças que chupam o dedo ou chupeta até o período da troca da dentição de leite poderão precisar no futuro recorrer ao uso de um aparelho ortodôntico.

Quer saber mais sobre esse assunto e os efeitos que o hábito de chupar o dedo ou a chupeta pode causar no seu filho? Então continue conferindo esse conteúdo e descubra agora mesmo!

Verdade sobre chupar dedo e chupeta – quando remover e o que você precisa saber sobre o assunto!

Fora o fato de ter que possivelmente usar aparelho ortodôntico, algumas crianças que chupam o dedo ou a chupeta durante longos períodos podem acabar ficando com um mau posicionamento da língua.

Nesse caso, ela pode acabar tendo problemas na deglutição, bem como também na fala, sendo necessário recorrer a um tratamento de correção com fonoaudiologia.

Nesse sentido, é importante salientar que o mais indicado é que os pais iniciem a remoção desse hábito aos dois anos de idade.

Dessa maneira, você poderá ter mais certeza de que quando ela atingir o terceiro ano de vida não estará mais com esse hábito.

Na verdade, quanto antes os pais fizerem a remoção da chupeta ou dedo da vida da criança, menos ela poderá acabar sofrendo com esse processo!

Sim, algumas crianças tem uma grande dificuldade em vivenciar essa fase, principalmente quando ocorre a perpetuação do hábito!

É importante destacar que o ato de sugar é algo bastante natural para os bebês, e em geral, ajuda a mantê-los mais calmo.

Justamente por isso o hábito de chupar o dedo ou a chupeta pode acabar sendo algo praticamente inevitável, principalmente para as crianças que tenham essa necessidade ainda mais evidente!

Se por ventura o seu filho não consegue ficar calmo sem estar com a chupeta por perto, o interessante é atribuir um controle acerca do seu uso!

4 roupas por 89 300x250

Deixe a chupeta reservada apenas para momentos que você considere mais críticos, como por exemplo, na hora do bebê dormir.

Evite também práticas comuns, como mergulhar o bico da chupeta no açúcar ou até mesmo no mel para dar ao bebê, porque isso ainda pode causar outro problema grave – a incidência de cáries.

Outro ponto é que o mel pode também concentrar uma quantidade de bactérias consideradas nocivas para o organismo do bebê.

E por ultimo, tal prática pode até mesmo estipular a criança a querer mais e mais a chupeta – portanto, evite!

a verdade sobre chupar dedo e chupeta

Mas o que é pior: chupeta ou o dedo? Você sabe?

Essa é uma das dúvidas que muitas mamães possuem. Na realidade, tanto o dedo como a chupeta acarretam problemas, principalmente se tratando do momento adequado de tirar o hábito da criança!

É bem verdade que o dedo pode envolver até mesmo mais vantagens do que a chupeta, uma vez que eles estão sempre disponíveis, não há como cair no chão e nem ficam presos à roupa da criança.

O hábito de chupar o dedo, em geral, acaba indo embora de forma sozinha, principalmente quando a criança acaba desenvolvendo outras maneiras de se confortar.

Em grande parte dos casos, os bebês podem acabar chupando mais o dedo quando ficam expostas a situação de estresse ou até mesmo ansiedade – e ocorre geralmente a noite!

Existe também uma percepção de que a chupeta é apontada, segundo alguns estudos como um fator de uma infecção migrar para da boca da criança para a tuba auditiva.

Para poder lidar com esse tipo de risco, vale também a dica de minimizar ao máximo o seu uso, oferecendo somente no momento que o bebê for colocado para dormir!

De qualquer forma, nada de ficar preocupada se o seu bebê simplesmente não tem interesse pela chupeta – nesse caso, não tente ficar forçando a situação! Isso pode variar de criança para criança!

Essas foram as dicas e informações acerca da Verdade sobre chupar dedo e chupeta – se você gostou, compartilhe esse conteúdo com  outras mamães!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Desenvolvimento infantil

Cuidados especiais na infância

Check Also

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *