Home / Desenvolvimento Infantil / Como educar um neto

Como educar um neto

Como educar um neto e ser uma avó nota 10

Dizem por aí que é muito mais fácil ser avô ou avó do que pai ou mãe. Será? “Como educar um neto e ser uma avó nota 10” é um artigo que responde justamente a essa questão, acrescentando ainda incríveis dicas sobre como arrasar neste papel que é tão esperado ao longo da vida!

Criar netos, seja dentro de casa ou os encontrando de tempos em tempos, é uma experiência indescritível. Com menos responsabilidades do que os pais, os avós conseguem brincar mais e deixar a parte chata para quem tem que exercer esse papel que, antes, já foi exercido por você!

Como educar um neto e ser uma avó nota 10 mostra, entretanto, que entre as brincadeiras sempre há tempo para usar a sua experiência a favor da família! Acompanhe o conteúdo deste artigo e entenda mais sobre o assunto.

10 dicas sobre como educar um neto e ser uma avó nota 10

Quer dicas sobre como educar um neto? Você está no lugar certo! Veja a seguir como ajudar os pais e ainda assim se divertir muito com a criançada

  1. Ajude os novos pais perguntando e não respondendo

Sim, você já tem experiência e sabe que determinado choro pode ser simplesmente manha, mas que tal deixar os pais de primeira viagem descobrirem por si só? Ajude sempre perguntando, faça-os pensar sobre o que estão passando ao invés de vir com o bolo pronto!

       2-Mire o alvo para a diversão

Já passou a época de ficar corrigindo e tendo dores de cabeça, agora o momento é de diversão, afinal você meio que “passou de fase”, sabe? Sempre oriente e corrija na medida, porém não gaste energias colocando de castigo, por exemplo. Deixe que os pais façam essa parte.

       3-Deixe rivalidades de lado

Sim, seu neto pode ter outros avós de sangue ou de coração, pode ter muitas pessoas ao seu redor que o amem e você nunca deverá nutrir sentimentos de rivalidade sobre “quem é o preferido da criança”. Além de não ser nada saudável, isso confunde até mesmo o pequeno que tem amor de sobra!

      4-Saiba que a bagunça é muito bem-vinda

Casa de vó é lugar em que a bagunça está liberada! Porém, não deixe de ensinar seu neto que é de bom tom e educado ajudar a arrumar e guardar tudo isso depois. Não torne a criança mimada, pois isso prejudicará toda a sua formação e vida em sociedade.

      5-Valorize cada pequena experiência

Os momentos passam bem rápido e a criançada cresce extramente depressa. Que tal aproveitar muito cada pequena experiência então? Viva intensamente os momentos com seus netos e nunca se despeça sem lhes dar um beijo e forte abraço. Diga eu te amo!

      6-Seja solução e não um problema para os pais

Os avós têm a incrível capacidade de decidirem se querem ser problema ou solução para os pais. Problema é exigir que os filhos levem a criança semanalmente até a sua casa para que você possa vê-lo; solução é você se oferecer de ficar com eles para que os pais tenham uma folga, por exemplo.

      7-Jamais escolha um neto como o favorito

Favoritismo não é bem-vindo quando falamos em avós e netos. Apesar de que não se pode mandar no coração, é completamente possível tratar a todos iguais tanto em questão de presença quanto em questão de presente, certo?

      8-Tenha iniciativa: Procure seus netos

Não espere exclusivamente que seus netos te liguem ou te visitem. Vá atrás deles! A vida passa depressa e uma avó nota 10 não está preocupada em gastar suas forças indo atrás dos pequenos não.

      9-Mais do que avô ou avó, seja amigo

Avós tem a oportunidade de ser ombro amigo para os netos, principalmente quando eles vão crescendo. Seja amigo, escute e aconselho. Como ancião, este é um dos seus deveres.

      10-Conte as histórias da família e transfira valores a nova geração

A última dica é propagar as histórias da família para que não sejam esquecidas pela nova geração. Conte ainda como o mundo era quando você era jovem e compartilhe experiências que transformaram a sua vida. Agregue valor!

Gostou das dicas que foram dadas neste artigo sobre como educar um neto e ser uma avó nota 10? Então aproveite e acompanhe os demais conteúdos dentro deste mesmo assunto e torne-se o melhor avô, a melhor avó, do mundo!

Como educar um neto e ser uma vó ou vô nota 10 – Parte II

como educar um neto e ser uma avó nota 10

Ser avó ou avô é como ser uma mãe ou pai pela segunda vez, porém com menos obrigações e cobranças e mais experiência e sabedoria como já disse acima. Os avós tem papel fundamental na criação, por isso, devem saber como educar um neto.

Os avós muitas vezes moram com seus netos, tem convívio com frequência ou simplesmente ficam com ele por algum período, como acontece nas férias. Nessas horas seu papel será fundamental.

Muitos deles querem mimar a criança, fazer todas as suas vontades e isso pode acabar prejudicando o futuro dela. Podem acontecer também conflitos com os pais da criança, por discordarem da forma de criação.

Antes de qualquer coisa é preciso que os avós e os pais tenham respeito mútuo para que haja uma convivência feliz e você possa dar palpite sobre como educar um neto.

Mais algumas dicas de ouro 

Seu papel na criação do seu neto vai depender do seu tempo de convivência com ele. Se você convive com ele no dia a dia, seu papel será fundamental, tão importante como o dos pais.

É nessas horas que os dois devem entrar em consenso para que uma pessoa fale uma coisa e a outra  não fale algo diferente, confundindo a cabeça da criança. Ela ficará perdida e tenderá  ir para o lado que mais a convém.

Por isso, os avós e os pais devem estar de acordo a respeito de como educar um neto, para que a criança seja bem criada.

Se você não fica tanto tempo assim com seus netos, apenas uma vez ou outra ou nas férias, não é necessário se preocupar tanto com a criação, mas é importante saber como educar um neto durante o período que estiver sob a sua supervisão.

Confira mais algumas dicas que irão te ajudar a ser uma vó ou avô nota 10 a ainda educá-los corretamente.

1 – Saiba sobre a rotina da criança

Toda criança precisa ter uma rotina, sim uma “ROTINA” definida, com horários para comer, dormir, assistir televisão, tomar banho e as outras atividades ao longo do dia. É muito importante que você saiba qual é a rotina da criança.

É claro que você não precisa seguir a risca e pode deixar a criança se divertir e sair um pouco da rotina. Porém é importante não fugir muito, para que a criança não se assuste e não sinta tanta diferença com a mudança.

Além disso, as mães irão se sentir mais seguras sabendo que os avós tem conhecimento a respeito do dia a dia do neto. É muito comum pais não deixarem seus filhos irem para casa dos avós por insegurança.

Isso acontece ainda mais se você for uma avó ou avô que faz todas as vontades da criança e quando eles voltam para casa ficam mimados e piores do que quando saíram.

Você deve fazer com que os pais deixem as crianças com você porque eles querem passar um tempo aí e não apenas quando os pais precisam de uma babá.

Em muitos casos os avós são vistos como babá de luxo e isso não é legal. Também não é bom que os pais façam listas do que pode ou não ser feito. Eles devem confiar em você e na sua relação com seu neto.

2 – Ser presente é mais importante do que dar presente

Não adianta nada você encher seus netos de mimos e presentes e não dar atenção para eles. Ser uma avó ou avô presente é fundamental.

Você é uma referencia adulta para as crianças e por isso, elas costumam ter grande respeito em relação a você. Suas experiências e histórias vão servir de influencia para as crianças.

Os avós também já foram pais e sabem como é educar uma criança. O diálogo é uma das mais poderosas formas de como educar um neto. As pessoas podem até acreditar que não, mas as crianças entendem o que a gente fala.

3 – Nunca desautorize uma ordem dos pais

Assim como um pai nunca deve desautorizar uma mãe na frente dos filhos, os avós também não podem desautorizar os pais. Uma situação dessas pode ser bem desagradável e constrangedora, além de ser prejudicial para os netos.

Desobedecer a uma ordem dos pais é um tipo de atitude que causará muita confusão e discórdia na família. E isso ainda vai fazer com que os pais evitem que seus filhos frequentem sua casa.

Ninguém quer deixar seu filho com alguém que eles não podem confiar e sabem que o deixarão fazer o quiser. Os pais são os principais responsáveis pela educação e nunca devem ser desobedecidos.

Porém, os avós também tem grande importância na forma de como educar um neto. Por isso, deve haver sempre um acordo entre eles para que não prejudique o futuro da criança.

Siga-nos no facebook e acompanhe nossas matérias !

Leia Também…

Receitas para Crianças

Desenvolvimento Infantil 

 

 

Leia também

crescimento e desenvolvimento infantil

Crescimento e desenvolvimento infantil

O crescimento e desenvolvimento infantil é um processo bem demorado, mas emocionante de ser acompanhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *