Home / Desenvolvimento Infantil / Como ensinar uma criança a ler

Como ensinar uma criança a ler

Como ensinar uma criança a ler 

Ler para uma Criança, isso muda o mundo !

O amor à leitura é um dos maiores presentes que você pode dar a uma criança. Porque isso os afeta para toda a vida.

Quando uma criança lê, não só melhora sua leitura , mas também seu interesse em outros assuntos. Sem mencionar a sua confiança, habilidades sociais, vocabulário, comportamento na sala de aula entre outras.

Quando você ler para uma criança não “infantilize”, “fale com ela como se estivesse falando com um amigo”, se uma passagem do livro tiver uma palavra complicada ou antiquada, incentive seu ouvinte a descobrir o seu significado.

Uma história que só deve durar 5 minutos, pode durar 30 minutos, o que é “maravilhoso”. Sempre que você notar que existem personagens distintos, mude a voz, faça vozes diferentes para os personagens, as pesquisas de neuroimagem mostram que diálogos entre personagens distintos ativa uma parte do cérebro que tem a capacidade de atribuir estados mentais e emocionais aos outros.

Durante a leitura as crianças desenvolvem habilidades de alfabetização e uma consciência de linguagem muito antes de serem capazes de ler. O desenvolvimento do idioma é fundamental para todas as áreas de aprendizagem, as habilidades desenvolvidas com a leitura serão favoráveis para toda vida e ajudam a preparar o sucesso escolar.

As crianças que lêem, possuem um vocabulário maior, níveis mais elevados fonológico e acredite , o número de palavras no vocabulário de uma criança pode ser um indicador importante do sucesso acadêmico posterior.

Como ensinar uma criança a ler – O que fazer quando seu filho não gosta de ler?

Seu filho prefere ficar na televisão, lavar louça ou varrer o chão do que ler um livro ?

Você pede para seu filho ler um livro para a escola ou por diversão?

Quando você observa outras crianças lendo, você se pergunta porque meus filhos não gostam de ler?

Imagino  como é difícil reagir quando seu filho odeia livros, e ainda mais como descobrir como motivá-los a leitura.

Como ensinar uma criança a ler
Incentive o amor pela leitura .

Experimente as dicas abaixo – Como ensinar uma criança a ler :

  • DESCUBRA ASSUNTOS QUE O INTERESSA:

    Antes de qualquer coisa, dê um passo para trás e examine o que lhe interessa, excita ou intriga seu filho. Saber sobre seus interesses irá te ajudar a buscar livros que ele pode gostar de ler.

 

  • COMECE PEQUENO:

    Não é porque seu filho gosta de futebol que você irá a uma livraria comprar correndo o livro “ A anatomia do futebol” de Donald T. Kirkendall, isso pode ser aterrorizante para crianças relutante por leitura. Ao invés disso, considere assistir um jogo em um estádio ou até mesmo na televisão, discuta com ele sobre o nome dos jogadores, os times de cada país, os melhores jogadores, seus treinadores. No dia seguinte pegue uma revista ou jornal e mostre alguma matéria sobre o que vocês conversaram , recorte essa matéria e monte um livro com esses assuntos de futebol, recorte e cole, estipule prazo para completar esse “livro”. Em 1 mês vocês terão muitos assuntos para discutir sobre futebol, faça isso com diversos assuntos do interesse do seu filho.

 

  • PRATIQUE A LEITURA COMPARTILHADA:

    A leitura compartilhada pode variar de acordo com a idade e a necessidade do seu filho. Quando a criança tem de sete a oito anos, muitos pais não vêem a leitura como um momento para ficar junto do seus filhos, eles acham que a leitura é reservado para horários escolares. Para uma boa experiência de textos compartilhados, escolha temas que sejam ricos, envolventes e que gere “discussão”. Parte do compartilhamento da leitura envolve , discutir sobre a leitura, falar sobre o livro.

 

  • NÃO FORCE SEU FILHO A LER:

    A maioria das crianças aprende a ler naturalmente. Seu objetivo não é ensiná-lo a ler, mas sim a ter amor aos livros, imagens e histórias. Ensinar a ler pode tirar toda a diversão da leitura. Se você forçá-lo, ele vai se sentir pressionado, e se sentirá burro. Esse sentimento durará toda a sua vida, e não o ajudará a ler. As crianças começam a ler entre os 6 anos e meio a 7 anos, não se preocupe. Eles rapidamente alcançarão aqueles que começaram aos quatro ou cinco anos.

 

  • NÃO PARE DE LER UMA VEZ QUE ELE APRENDEU A LER: 

    Leia para ele a cada passo, desde que ele o deixe. Continuar a ler para ele o manterá interessado enquanto suas habilidades se desenvolvem. E dá muita alimentação para conversas sobre valores e escolhas.

 

  • RITUALIZE O TEMPO DE LEITURA DIÁRIA: 

    Determine um “tempo para leitura ” todos os dias. Este pode ser um tempo de relaxamento perfeito após a escola, ou depois do almoço nas férias, ou um tempo ao final da noite.

 

  • LIMITE A TECNOLOGIA: 

    Não há como um livro competir com TV ou computador. A maioria das crianças, dada a escolha, simplesmente não escolherá o livro com freqüência suficiente para torná-lo um hábito. Antes que você saiba, eles terão desenvolvido outros hábitos para relaxar. Limitar ou mesmo proibir o uso da tela até que a leitura esteja bem estabelecida pode ser a coisa mais importante que você pode fazer para incentivar a leitura.

 

  • COMECE A VISITAR LIVRARIAS: 

    Use o tempo livre em uma livraria ou biblioteca para ler como seu filho, bem como para selecionar livros. Mesmo você pensando “meu filho nunca ficaria sentado em uma biblioteca “escutando histórias”, de qualquer forma, vá. Estimule seu filho a escolher um livro.

 

Como ensinar uma criança a ler – Inspirar o amor pelos livros é uma das melhores maneiras de preparar as crianças para toda a vida de aprendizado e prazer através da leitura. Isso trará grandes benefícios na escola e além disso, ao ler para uma criança, mesmo antes dela saber reconhecer as letras ajuda a entender a linguagem, facilitando a aprendizagem para lerem mais tarde.

Como ensinar uma criança a ler – Incentive seu filho a ter amor pela leitura, “ Ler para uma criança, isso muda o mundo”.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

A importancia da leitura nos primeiros anos de vida

 

Leia também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *