Como limpar o pipi de meninos? Bebês e Crianças
Home / cuidados especiais / Como limpar o pipi de meninos?

Como limpar o pipi de meninos?

Como limpar o pipi de meninos?

Você sabe realmente como limpar o pipi de meninos, sem acabar fazendo uma higienização errada ou até mesmo acarretar desconforto para a criança?

Para poder realizar a limpeza na parte genital dos pequenos, é importante que se evite puxar a pele que envolve a glande – também chamada de prepúcio!

Essa higienização pode ser realizada durante o banho do pequeno, porém, essa medida somente pode ser adotada caso a região não estejam demasiadamente suja, pois pode acabar deixando a água da banheira contaminada!

Uma sugestão bastante interessante, principalmente se tratando dos bebês, é sempre optar em recorrer ao uso de uma água mais morna, pois a pele nessa região tende ser bastante sensível!

Em algumas situações, uma medida que pode ser adotada é também recorrer ao uso de produtos destinados à higiene, como por exemplo, o sabão de glicerina ou demais produtos que sejam voltados para essa finalidade de higiene intima – isso pode ser adotado principalmente quando a região está suja com resquícios de fezes.

Como limpar o pipi de meninos – técnicas que você deve e precisa conhecer e colocar em ação para cuidar do bebê!

Para deixar as genitais dos pequenos bem limpas, é importante que os pais tenham um cuidado especial na limpeza que deverá ser aplicada na região do prepúcio. – Mas isso deve ser feito sem que se acabe puxando a pele para trás (que cobre a glande).

Esse cuidado deve ser ainda mais potencializado quando se trata dos bebês, porque essa ação equivocada pode acabar machucando a criança.

Se houver necessidade de realizar esse processo de puxar o prepúcio, é aconselhável que o médico faça isso, pois ele saberá exatamente como realizar esse procedimento sem que haja o risco de rasgar a pele.

Quando ocorre esse “rasgo” a cicatrização pode acabar ficando mais fibrosa, o que pode ter que ser sanado somente por meio de uma intervenção cirúrgica.

Outro ponto é sempre ter atenção quando for secar a região após o banho/limpeza – é importante deixar região bem sequinha, principalmente nas pregas, tomando todo o cuidado para não rasgar a pele.

Para os bebês que usam fraldas, é fundamental que ela seja bem fechada, procurando sempre se atentar se os cantos estão realmente bem esticados – isso certificará que não há grandes folgas ou que esteja apertada demais.

Se o menino for maiorzinho, é aconselhável também recorrer ao uso de cuecas que sejam confeccionadas em tecido de algodão e elas também não podem, de forma alguma, estar apertadas.

Mas, quando eu devo higienizar os genitais da criança?

Esse processo deve ser envolto de extremo cuidado, porém, não há motivos para ser algo obsessivo e feito a todo o momento! Uma vez ao dia é uma ocorrência já suficiente, principalmente para crianças que ainda utilizam fraldas!

Vale salientar que no caso dos bebês a limpeza precisa ser feita sempre que a fralda for trocada – e isso pode acontecer em média de 5 até 10 vezes por dia!

Se o bebê apenas fizer xixi na fralda, pode-se limpar a genital apenas com um pouco de água morna corrente ou até mesmo recorrer ao uso de um lencinho umedecido – esse também pode ser usado caso o bebê tenha feito fezes na fralda.

Como deixar a pele da região genital sempre bem limpa?

Para manter a pele da região genital sempre limpa e sem que haja a ocorrência de assaduras, é aconselhável não abusar do uso de lencinhos umedecidos todas as vezes que for trocar a fralda do pequeno!

Isso porque esses lenços são compostos por uma boa quantidade de elementos químicos, que podem acarretar ressecamento ou irritação na região.

Outro ponto é jamais esfregar a pele dessa região, pois esse movimento pode acabar machucando a criança, e no caso de bebês isso pode ser ainda mais intenso.

Você pode também deixar o bebê sem a fralda por pelo menos alguns minutos ao longo do dia, para deixar que a pele respire – e ele vai adorar esse momento, pode apostar!

Cremes para assaduras? Usar ou não usar? Eis a questão!

Muitos pais têm duvidas quanto ao uso de cremes para assaduras, e isso questionamento faz total sentido, uma vez que a pele da genital do bebê é extremamente delicada e sensível!

Em geral os médicos aconselham que as pomadas para assaduras sejam somente usadas quando se perceber alguma irritação na pele do bebê, como por exemplo, uma aparência mais avermelhada.

Essas pomadas não devem ser jamais usadas como método preventivo, pois elas podem acabar deixando a pele da região ainda mais sensível e até mesmo mais suscetível ao surgimento de assaduras!

Agora que você já sabe como limpar o pipi de meninos e deixar seu pequeno sempre feliz e com bem estar, não deixe de colocar em ação as dicas indicadas nesse artigo!

Leia Também…

Fimose como evitar?

Cuidado com os dentinhos do Bebê

Manha vem de Mãe….

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *