Home / Tudo sobre gravidez / Cor dos olhos do bebê – calculadora
calculadora cor de olhos do bebê

Cor dos olhos do bebê – calculadora

Cor dos olhos do bebê

Saber a cor dos olhos do bebê é uma grande curiosidade dos pais! Confira algumas informações em relação a isso no artigo a seguir!

Pode parecer algo bobo, mas grande parte das pessoas quando descobrem que vão ter um bebê tem a curiosidade de saber a cor dos olhos dos bebês. Saiba que essa é uma dúvida comum, afinal saber a cor dos olhos dos pequenos é algo que faz parte do sentimento de ansiedade que atinge os futuros papais.

Veja neste artigo algumas informações importantes a respeito da cor dos olhos do bebê para te ajudar na descoberta desse mistério.

A cor dos olhos dos bebês

Os pais curiosos devem ficar atentos a alguns fatores quando o assunto é a cor dos olhos dos bebês. E, segurar a curiosidade, porque mesmo após o nascimento a cor dos olhos será possível de ser identificada somente por volta dos dois ou três anos de idade.

Isso acontece por causa da melanina, a mesma substância que da cor á pele das pessoas é a que define a cor dos olhos. Um bebê, assim que nasce, não produz ainda a melanina. O resultado disso são olhos que, frequentemente, apresentam os tons azulados ou acinzentados.

Portanto as mamães e papais ansiosos pra descobrir a cor dos olhos do bebê devem esperar um tempinho para afirmar com certeza a tonalidade. A coloração dos olhos é formada pela íris. Quanto maior a produção de melanina, que por sua vez tem a coloração marrom, mais escuros serão os olhos.

Vale a pena destacar que a cor dos olhos também é definida geneticamente.

Regras para saber a cor dos olhos do bebê

Como muitas pessoas não tem paciência para aguardar a definição deste detalhe, separamos algumas regras básicas de genética podem ser úteis.

Veja a seguir alguns fatores que podem ser observados pelo pai ou pela mãe para ajudar a descobrir isso.

  • Olhos castanhos são sempre dominantes sobre os verdes e azuis. Portanto se um dos pais possui olhos castanhos e o outro, olhos claros, a probabilidade de a criança ter olhos castanhos é bem alta.
  • Olhos azuis e verdes são recessivos. Isso indica que se a mãe e o pai possuem olhos claros é quase certeza que o filho vai ter também.
  • Quase certeza, porque mesmo nesses casos há uma probabilidade mínima da criança nascer com os olhos castanhos.
  • Em alguns casos, mais raros, caso um dos avós tenha olhos claros e os pais olhos castanhos, há a probabilidade da criança nascer com olhos claros.

Calculadora da cor de olhos

calculadora cor dos olhos do bebê

Uma coisa interessante para os pais e mães mais curiosos é a calculadora de cor dos olhos do bebê. Trata-se de um teste que é feito de maneira online, oferecido geralmente por site estrangeiros.

Neste tipo de site você deve escolher a cor dos olhos dos pais e dos avós maternos e paternos. Após isso, esses sites calculam a probabilidade de cores dos olhos da criança, mostrando o resultado em porcentagens.

Vale a pena lembrar que esse tipo de teste leva em consideração somente os fatores genéticos e desconsidera outros fatores importantes que influenciam bastante nessa definição.

Curiosidades sobre os olhos dos bebês

Agora eu você já sabe o que define a cor dos olhos dos bebês. Fique por dentro de aluamos curiosidades sobre esse assunto.

  • A visão se desenvolve lentamente nos bebês, ou seja, a criança não nasce enxergando como um adulto.
  • Recém-nascidos tem a visão borrada e não fazem a distinção entre as cores. Somente a partir dos seis meses que eles começam a enxergar de fato.
  • Há um anel bem escuro ao redor da íris, os bebês nascem com ele e com o tempo ele vai afinando aos poucos. Seu nome é anel de limbo, ele é na realidade é a borda de uma das partes do olho, a córnea.
  • O olho pode distinguir até cerca de um milhão de tonalidades diferentes. Alguns estudos confirmam que as mulheres enxergam mais cores do que os homens.
  • A cor dos olhos humanos pode se dividida da seguinte maneira entre a população: 50% das pessoas têm olhos marrom, 2% possuem a cor azul ou verde. O restante apresenta variações dessas cores.
  • Existem dezenas de tonalidades de olhos. É possível encontrar pessoas com olhos âmbar, violeta, vermelho, negro, amarelado; as variações são inúmeras.
  • Em alguns casos raros, as pessoas apresentam um olho de cada tonalidade, isso acontece uma vez a cada três milhões.
  • Nenhuma íris é igual a outra, o padrão da íris é algo único.

Como você pode perceber há muitas coisas a respeito da cor dos olhos dos bebês interessantes, algumas bastante conhecidas, outras nem tanto, mas todas importantes para quem deseja saber mais a respeito desse detalhe dos pequenos.

Agora que você está ciente a respeito da cor dos olhos dos bebês é mais fácil realizar cálculos, fazer comparações e pesquisas para aliviar a ansiedade e curiosidade dos papais. Esperamos ter ajudado com as informações deste artigo.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

O que levar para maternidade

Enxoval completo de bebê

Falta de memória na gravidez é normal

Tampão Mucoso

Veja Também

endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez Confira a relação entre a endometriose e a gravidez e saiba quais …

Deixe uma resposta