Home / Desenvolvimento Infantil / Crescimento e desenvolvimento infantil
crescimento e desenvolvimento infantil

Crescimento e desenvolvimento infantil

O crescimento e desenvolvimento infantil é um processo bem demorado, mas emocionante de ser acompanhado pela parte dos pais. A seguir falaremos muito mais sobre! Confira!

Crescimento e desenvolvimento infantil

Quando um casal decide ter filhos boa parte da emoção dessa tarefa se deve ao crescimento e desenvolvimento infantil, que quando podemos acompanhar de perto soa como um verdadeiro privilégio.

Ver um bebê se tornar um adulto é um processo que envolve uma série de descobertas e etapas belas, que mostram o ser humano em sua capacidade máxima de crescer e se desenvolver, e é provavelmente isso que nos encanta tanto nos pequenos.

Assim sendo, a seguir vamos falar um pouquinho mais sobre o crescimento e desenvolvimento infantil, questões que precisam ser comentadas para aqueles que querem viver (ou já estão vivendo) essa grande aventura que é cuidar de um neném ou de uma criança! Vem conferir!

Entenda mais sobre o crescimento e desenvolvimento infantil

Quando falamos sobre crescimento e desenvolvimento infantil muitos podem pensar que estamos comentando sobre uma questão única, mas isso não corresponde a realidade.

Crescimento e desenvolvimento não são sinônimos e, portanto, não se tratam de palavras que tem um significado igual. Ainda assim, elas se relacionam de um modo muito profundo quando estamos falando da infância, e é por isso que muitas vezes as vemos conectadas. Vamos entender com mais clareza:

  • Crescimento tem relação com o aumento de massa corpórea por parte da criança. Se a criança aumenta a sua massa corporal ela cresceu, e esse processo é contínuo.

Para se ver se uma criança cresceu ou não medimos quantativamente o seu peso, a sua estatura, cumprimento, etc. São concentos mais objetivos e mais claros;

  • Desenvolvimento tem relação com a aquisição de novas funções. É quando o bebê passa a ter a habilidade de falar, quando ele começa a andar ou quando ele aprende a ler e a escrever.

Nesse caso a avaliação feita é qualitativa, e se analisa a partir de parâmetros já estabelecidos e convenções apontadas pela ciência se o bebê ou a criança estão indo bem no seu desenvolvimento ou não estão;

A importância de sempre acompanhar

O crescimento e desenvolvimento infantil são medidos de formas diferentes, mas são os responsáveis pela criança, seu pediatra e os seus professores que devem estar atentos às questões que permeiam a sua transformação contínua e intensa.

Não dá para estar atento a essas questões quando você não é necessariamente um especialistas, e é por isso que é primordial fazer acompanhamentos com o médico da criança.

Por exemplo, no primeiro ano é obrigatório que o bebê visite o pediatra todos os meses, para que o médico avalie o seu desenvolvimento e o seu crescimento, vendo se ele se adequa aos parâmetros estabelecidos e se há ou não algum problema.

Isso é necessário, porque do contrário fica difícil o pai ou a mãe se atentarem para alguma coisa inesperada ou anormal. Muitas vezes também é papel desse médico acalmar os pais, então é primordial que nessas consultas sejam esclarecidas as expectativas em torno do pequeno ou pequena e o que precisa ser feito para ela ou ele estar em um grau de crescimento ou desenvolvimento adequado.

Além disso, uma vez que a criança começa a frequentar a creche e a escola é a vez dos profissionais de educação estarem de olho também no seu crescimento e desenvolvimento, apontando para os responsáveis questões que precisam ser melhoradas e o que não está saindo de acordo com o que se espera.

Toda criança é única, e isso precisa ser entendido

crescimento e desenvolvimento infantil

Crianças são seres únicos, como nós. Mesmo os filhos dos mesmos pais jamais serão iguais e em hipótese alguma se comportarão de modo idêntico em todas as situações que se dão.

Seus corpos são diferentes e seus cérebros são muito distintos. Isso significa que não podemos cair na bobagem de comparar, entendendo que nosso filho está atrasado ou tem algum problema porque não é como a criança X, Y ou Z.

Se a criança está dentro dos padrões de crescimento e desenvolvimento infantil determinados pela ciência é o que importa. Não dá para ficar pensando no filho do vizinho, ou no sobrinho do colega de trabalho, ou no primo da caixa de supermercado.

As crianças são seres inéditos, assim como nós, e esperar uma equivalência entre elas só gera competição e frustração, não só para você, claro, mas também para o seu filho ou para a sua filha.

É primordial que os pais se desapeguem dessa ideia de que os filhos precisam se equiparar às outras crianças, porque isso só gera sofrimento e atrapalha no seu crescimento e desenvolvimento, e é óbvio que isso é tudo que um responsável jamais vai querer.

Assim sendo, é bastante importante que os pais estejam atentos ao crescimento e desenvolvimento infantil, mas é importante que eles aceitem que crianças não são iguais e que as diferenças do seu filho é o que o tornam especial!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

 

Desenvolvimento Infantil e o papel dos pais

Erros mais comuns na educação dos filhos

A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

Depressão Infantil

 

Veja Também

jogos bebê

Bebê jogos

Confira alguns jogos de bebê que irão permitir que o seu pequeno comece a se …

Deixe uma resposta