Criança de 2 anos e 9 meses, tudo sobre seu desenvolvimento !
Home / Bebê mês a mês / Criança de 2 anos e 9 meses
desenvolvimento da criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 9 meses tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

Agora a criança de 2 anos e 9 meses está bem pertinho de completar 3 aninhos de idade – Ufa! Como passou rápido, não é mesmo? Até parece que foi ontem que você segurava aquele ser tão pequenino e delicado nos braços!

Ao se aproximar dessa idade, grande parte das crianças tendem a revelar um lado ainda mais curioso do que antes – as variações de humor das demais pessoas ao seu redor parecem ser seu principal foco de estudo e analise agora.

Será comum que se filho comece a perguntar os motivos que deixaram você ou o papai irritado, ou até mesmo porque alguém está parecendo triste por qualquer motivo.

Para muitos pais, dedicar uma resposta que realmente convença a criança agora poderá parecer um desafio, mas, na verdade, não precisa ser bem assim!

Quando for explicar os motivos do porque você ou o papai estão tristes ou irritados, por exemplo, procure dedicar respostas  mais claras e objetivas possíveis – algo como “o papai está bravo porque o carro quebrou!”

Com essa simples resposta você ajuda a criança a entender as diferenças entre emoções, que inevitavelmente são parte da nossa vida – e por isso é fundamental falar sobre elas.

Deixar a criança sem resposta, achando que assim você a estará poupando de algo, nunca é um bom caminho. Quando ela não tem uma resposta sobre dado aspecto, ela pode acabar achando que a culpa pode estar associada a ela – ela pode achar que o papai está bravo porque tenha feito algo!

Criança de 2 anos e 9 meses – entendendo bem o temperamento e o comportamento da criança!

 

Nessa atual fase da vida do seu pequeno, você poderá perceber que seu temperamento está bem mais evidente – e agora já é possível notar eventuais mudanças no seu humor!

Cabe aos pais acompanhar as crianças em meio a tais descobertas, bem como na compreensão de todos os pontos provenientes à sua personalidade – isso pode ser concretizado em diversas situações, sejam elas em momentos mais reflexivos, quando estiverem falando pelos cotovelos (algo bastante recorrente) ou quando se mostrarem irritadas.

O mais importante é deixar evidenciado, que não importa como esses momentos sejam, o que nunca lhe faltará é amor e acolhimento.

Se por exemplo, seu filho se mostra mais tímido na hora de fazer novas amizades com as demais crianças de sua mesma faixa etária, procure dedicar ajuda! Jamais provoque ou faça pouco dele caso ele queira ficar no seu colo ou se esconder de pessoas que ele ainda não conhece.

O respeito ganha proporções no convívio entre vocês desde já, e somente por meio de compressão acerca do que ele está disposto a oferecer no atual momento é que seu filho se sentirá mais autoconfiante para lidar com as mais variadas situações – e saber também ponderar o respeito pelo próximo.

Cuidados especiais

Agora que a criança está mais independente e maiorzinha, deixar a mamadeira e o berço de lado é algo interessante. – porém, ainda é importante manter a cadeirinha no automóvel quando forem sair!

Segundo as normas da legislação brasileira, os “boosters” ou cadeirinhas são itens de caráter obrigatório até o momento que a criança complete 7 anos e 6 meses de idade!

Vale salientar que, segundo muitos especialistas, o cinto de segurança do carro não é efetivo para crianças desse tamanho, uma vez que eles somente podem garantir que haja efetividade para crianças que possuam a partir de 1,45 metro de altura.

Decoração do quarto

A decoração do quarto já pode também ser menos “minimalista” e começar a ter um ar que se identifique mais com a personalidade da criança. Criar autonomia para que ela consiga alcançar as coisas e guarde seus próprios brinquedos é interessante.

Muitas lojas e marcas pertencentes ao universo infantil possuem esse conceito, onde são estipulados mobílias e itens decorativos que estejam adequados à estatura da criança.

Isso permite que ela adquira ainda mais independência em aspectos simples do dia a dia e tenha um desenvolvimento mais assertivo! – Camas correspondentes à sua altura, prateleiras, locais apropriados para penduras as coisas, entre outros aspectos poderão ser divertidos e ainda instrutivos para sua formação!

Sobre cuidados especiais é importante ficar alerta ainda sobre o que você fala e como você fala no ambiente da casa de vocês – crianças assimilam e repetem grande parte do que é dito.

Pode ser que ele aprenda a falar palavrões ou palavras ofensivas – por mais que pareça bonitinho agora ou engraçadinho e seja motivo de risos entre os membros da família, vale salientar que esse comportamento não é lá muito benéfico, pois estimula a criança a falar repetidas vezes tal termo.

A criança de 2 anos e 9 meses está cada vez mais esperta e antenada a tudo que permeia seu universo – e os pais ainda se mantém como o principal pilar de exemplo em sua vida!

Mais sobre a Criança de 2 anos e 9 meses

Essa é a fase dos últimos dentinhos de leite para a criança de 2 anos e 9 meses – agora surgem os 4 segundos molares. Isso se dá entre essa idade e até os 3 aninhos e pode acarretar momentos bem doloridos. Isso porque são dentinhos bem maiores e a gengiva acaba sofrendo mais!

É comum que muitas crianças reajam com tal desconforto com sintomas de febre e até mesmo acabem ficando com o sono mais prejudicado durante a noite na fase que esses dentes nascem.

Felizmente a dor e o desconforto provocados nesse período não têm um prazo maior do que 2 ou 3 dias apenas para cada um dos dentes.

Mas, durante o nascimento desses dentes é comum que a criança acabe querendo morder ou ficar chupando alguma coisa para obter maior alivio – nesse caso, é válido disponibilizar mordedores que sejam mais gelados ou, se preferir, uma toalhinha (deixe ela úmida com água gelada).

Se por acaso você perceber que os sintomas estão se mostrando bem mais intensos do que o esperado, é interessante recorrer ao atendimento do pediatra da criança para que ele possa receitar uma pomada tópica para aliviar o desconforto do pequeno.

Criança de 2 anos e 9 meses – comer e comer é o melhor para poder crescer!

criança de 2 anos e 9 meses alimentação

 

Muitas mães ficam preocupadas nessa fase, pois acreditam que a criança possa estar magrinha demais – acostumadas àquele bebê gordinho e cheio de dobrinhas, ficam tensas ao ver que agora a criança já possui uma estrutura mais longilínea e bem mais fininha do que antes.

Mas, calma! Nada de querer engordar a criança achando que isso é sinônimo de saúde! Na verdade, os mais antigos tem essa percepção bem forte até hoje, mas nem tudo deve ser levado dessa forma.

O pediatra saberá exatamente avaliar como está a condição de desenvolvimento da criança, e poderá ter como base uma tabela ou um gráfico que apresente de forma mais consistente o progresso de altura e peso ao longo dos anos, estabelecendo um comparativo com crianças na mesma faixa de idade.

É importante também considerar um outro fator importante nessa analise – a genética! Se todos da sua família são magrinho, provavelmente a criança também terá a mesma estrutura física.

O mais importante de tudo é sempre ter em mente a preocupação com a alimentação da criança – ela precisa ser, acima de tudo, saudável e bem diversificada. Afinal, seu filho precisa de bastante energia para poder correr, pular e brincar muito!

Aqui você pode conferir a tabela de peso e altura de crianças de 0 a 12 anos

E como anda a personalidade do pequeno? – Quem manda aqui sou eu! Criança de 2 anos e 9 meses

Aquela criança tão fofa e engraçadinha agora do nada parece querer dominar tudo ao seu redor! – Mandona? Parece que esse adjetivo não é suficiente para classificar as atuais atitudes que seu filho vem demonstrando!

“Faz isso mamãe”, “faz aquilo papai”, e por aí vai! – A criança nessa fase se sente como o centro do universo e por isso acha que todos estão sempre em sua função!

Argumentar contra nem sempre surte o efeito esperado, e por isso, é importante que os pais deixem muito claro como deve ser a forma apropriada de tratar todas as pessoas.

Sabe as palavrinhas mágicas? É hora de enfatizar ainda mais o seu uso – o famoso “por favor”, “obrigada”, “licença”, entre outras devem ser sempre enfatizas, bem como deixar claro que o tom gentil da voz é importante quando se quer pedir algo.

A fala está a todo vapor! Cuidado com os palavrões e palavras ofensivas!

Seu filho está sempre contando coisas engraçadas, dividindo suas descobertas e deixando você cheia de orgulho a cada gracinha dita! Daí, um belo dia, ele vira para você, com aquela carinha linda e diz – sua burra!

Opa! Ele me chamou de burra? – Pois é! Infelizmente evitar que isso aconteça era algo quase impossível mesmo! Afinal, ao seu redor há vários adultos que se estressam no transito, na rua, gritam, irmãos que brigam, os pais discutem, a televisão as vezes ligada revela uma discussão com palavras mais pesadas – ele está sempre antenado.

Muitos acham engraçado no começo e até mesmo riem da situação, porém, se a criança sente que não há nada de errado em dizer tais coisas ou até mesmo piores, por que ela pararia?

A forma mais eficaz de cortar esse mal pela raiz é ignorar! – isso porque ficar brava poderá deixar claro que tais palavras realmente surtem um efeito e rir faz com que ele se divirta com tais menções.

E não espere que isso acabe do dia para noite – até a criança de 2 anos e 9 meses entender que de fato não deve falar algo do tipo, ela ainda irá repetir bastante e incansavelmente!

 

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

 

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *