Criança de 3 anos e 6 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento
Home / Bebê mês a mês / Criança de 3 anos e 6 meses
criança de 3 anos e 6 meses desenvolvimento

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos e 6 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

Os dias podem simplesmente voar, não é mesmo? E de repente quando você se dá conta, percebe que a criança de 3 anos e 6 meses assume o lugar daquele bebê até então tão pequenino e frágil que você amamentou pela primeira vez e cercou de tanto amor e carinho!

O amor e o carinho são ainda maiores – certamente imaginar a vida sem essa criaturinha pequena é algo praticamente impossível!

A criança nessa fase já se mostra bem mais independente para colocar em ação tarefas cotidianas, e a cada dia que passa você percebe que ela desenvolve diversas habilidades diferentes e até mesmo se relaciona com outras crianças de forma muito natural – todo dia é dia de aprender!

Uma das características mais marcantes dessa idade para as crianças (que agora se encontra com 42 meses de idade) é relacionada ao seu aprimoramento para contar histórias – e tenha certeza que cada uma é mais criativa do que a outra!

O que não falta para a criança de três anos e meio é imaginação! Você poderá constatar isso principalmente depois que ela visitar algum local que seja novo ou até mesmo vivenciar algo diferente!

Sim! Ela vai contar o fato várias e várias vezes e o seu papel nesse caso é estar preparado para ouvir cada uma delas e estimula-la para que ela se sinta motivada a relatar cada detalhe de acordo com a sua ótica!

Criança de 3 anos e 6 meses – Muita imaginação, conversas e mais conversas!

 

Agora a imaginação da criança está ainda mais rica nessa fase, e justamente por isso ela estará sempre empolgada a criar suas próprias histórias – tudo para ela terá um cenário, personagens, enredos que na verdade fazem muito mais sentido na sua cabeça.

Se prepare para dar muitas risadas ou até mesmo ficar surpresa com a sua capacidade criativa!

O interessante é entrar na brincadeira e dar bastante espaço para que ela realmente mergulhe fundo nessa jornada cheia de imaginação.

A criança ainda não saberá escrever nessa idade, mas já começa a dar sinais de interesse pela escrita, pois já entende que é por meio desse mecanismo que ela pode transmitir alguma mensagem!

Ela fará diversos rabiscos acreditando que está escrevendo algo realmente coerente e importante – aqui também é importante estimular esse interesse e acompanhar a sua evolução no dia a dia!

Todo esse cuidado com relação ao acompanhamento do desenvolvimento nessa fase é extremamente importante, pois trata de um momento bastante crucial – essa fase pode até mesmo determinar como será o futuro dela, e poderá depender essencialmente de como os pais se mostram participativos.

É nesse momento que a criança pode começar a estabelecer uma relação de amor com a leitura, mesmo que ela ainda não tenha ainda aprendido a ler. Portanto leia sempre que possível com ela, mostre livros e permita que ela escolha seus favoritos!

Capacidade de raciocínio e inteligência nessa fase!

A inteligência e a capacidade de raciocínio a partir dos 42 meses de vida da criança se mostram muito mais aguçados, e por isso essa é uma fase perfeita para que ela tenha a oportunidade de aprender cada vez mais!

Se ela já estiver na escolinha, certamente você poderá perceber um avanço ainda mais substancial – e isso ficará evidente no seu comportamento, não somente em casa, mas também em outros locais que ela precise lidar com diversas pessoas diferentes.

Ela também poderá se revelar bem mais detalhista e muito mais atenta do que nunca!

Quer uma dica realmente importante: cuidado com o que você faz ou fala perto dela! Sempre! Agora ela tende a absorver e imitar boa parte do que ouve e vê, principalmente se tratando do comportamento dos pais (que são sua maior referencia na vida).

Se você é do tipo que não controla um palavrão, por exemplo, saiba que as chances de ver essa miniatura de gente repetindo aos quatro ventos uma expressão mais forte é perfeitamente possível! E controlar depois ou repreender pode ser mais complicado – afinal, ela está se espelhando em você!

Por isso, sempre se atente a dar os melhores exemplos de comportamento e conduta. Esse simples cuidado poderá contribuir substancialmente para que você esteja educando um ser humano bom e com conduta exemplar!

Os hábitos saudáveis também devem ser desenvolvidos nessa fase! A alimentação agora pode ser lidada com muito mais conceito e observações pertinentes.

Nesse caso, sempre procure oferecer alimentos que sejam mais saudáveis, como frutas, sucos, verduras, legumes – uma dica é deixar o prato o mais colorido possível e sem alimentos misturados. Deixe tudo separadinho no prato para que ela consiga distinguir o que é o que.

Doces e refrigerantes devem ser evitados para a criança de 3 anos e 6 meses, pois isso poderá estabelecer que ela cresça com bons hábitos alimentares!

Mais sobre a Criança de 3 anos e 6 meses 

A criança de 3 anos e 6 meses apresenta um desenvolvimento motor e postural ainda mais marcante, e você percebe como ela já pode fazer uma série de coisas absolutamente sozinha!

Correr, andar, parar, andar de ré, descer ou subir, girar, cair, pular, pedalar! -–Ufa! Agora ela faz tudo isso e muito mais com tanta maestria que os pais precisam estar com a parte física preparada para lidar com tanta energia e acompanhar o vai e vem dela.

Sua locomoção agora é bem mais precisa e suas mão e dedos apresentam muito mais agilidade para realizar desenhos com muito mais significado (ao menos para ela), colorir e até mesmo manusear objetos e elementos bem mais delicados.

A escrita começa a ter mais conceito para eles e eles passam a se dar conta de que as palavras contidas em um livro podem revelar mensagens – agora eles poderão mostrar muito mais curiosidade para tentar descobrir o que de fato está escrito.

Não será incomum que eles também comecem a pedir para os pais e demais pessoas próximas que façam a leitura de uma determinada placa na rua, ou até mesmo leiam e releiam histórias.

Você perceberá que eles simplesmente poderão ficar fascinados por cada letra que lhe seja apresentada e com algum tempo eles terão facilidade em começar a reconhecer o alfabeto e até mesmo as letras contidas no seu nome e no nome de outras pessoas mais próximas!

criança de 3 anos e 6 meses – tagarela é a apelido!

Uma, duas, três, quatro vezes e de repente você perde a conta – certamente você não irá mais tentar contar quantas vezes o seu filho lhe contou uma mesma história sobre algum lugar novo que ele tenha conhecido ou algo diferente que tenha ocorrido no seu dia!

Mas não é somente a sua comunicação que está a todo vapor, a sua inteligência também se mostra cada vez mais aguçada! Cada detalhe para a criança é algo que merece atenção e ela se dedica a analisar cuidadosamente o efeito de coisas que lhe prendam por algum motivo.

Seu pensamento também se revela bem mais lógico do que antes e ela já demonstra ampla capacidade de separar elementos e objetos por grupos e até mesmo achar pares – o jogo da memória para crianças agora é uma brincadeira que faz sentido para ela!

A alimentação merece atenção!

criança  de 3 anos e 6 meses e sua alimentação

 

Nessa fase é importante que os pais estimulem bons hábitos alimentares, pois eles poderão ser levados durante toda a vida – nesse momento é importante oferecer à criança sempre sabores novos e texturas diferenciadas.

Se a criança não gosta de legumes, que tal experimentar alguma receita nova e diferenciada? Você pode incluir também ingredientes que eventualmente tenham uma boa aceitação para ela. Tente insistir para que ela se renda a essa novidade, pois um comportamento muito comum nessa fase é dizer que não gosta de qualquer coisa – mesmo que nunca tenha provado.

Até os seus 6 anos de idade a criança precisa ser estimulada a comer sempre de forma variada e com o máximo de cor possível.

Quanto mais estímulos você proporcionar para gostos novos, temperaturas, cores e texturas, muito mais chances a criança terá de obter bons hábitos alimentares ao longo de sua vida.

Se os pais não dedicarem esforços nessa fase, depois poderá ficar bem difícil mudar comportamento referente a uma alimentação adequada – pode ser que seu filho cresça sem se importar com a ingestão de legumes e verduras e somente dê atenção a pratos industrializados, frituras, açúcar, sódio, e por aí vai.

A obesidade infantil é um fator que agrega grande preocupação no âmbito social, e por isso estimular uma alimentação benéfica desde cedo poderá afastar seu filho de acabar vivenciando essa condição tão complicada que acabou ganhando proporções bastante evidentes na nossa vida moderna.

Como é o temperamento da criança de 3 anos e 6 meses?

A partir dos 3 anos de idade, a criança passa a viver a famosa “crise dos 3 anos” – mas, embora seja um termo um pouco assustador para alguns pais, ela também pode ser considerada uma importante chave para o seu desenvolvimento.

Isso porque é nessa fase que a criança passa a entender de forma muito mais clara o que pode representar o pronome “eu”, também conflita com a sua personalidade mais independente.

Agora as relações sociais também mudam com relação aos adultos. A teimosia pode ficar ainda mais evidente e até mesmo complicada para lidar. A criança também pode ser mostrar bem mais obstinada – contrariar os pais é algo que certamente pode se tornar bastante comum.

Essa fase pode se prolongar até os 4 anos de idade – e o mais indicado é que os pais tenham paciência e saibam impor limites para que a criança não acabe perdendo as referencias do que pode ou não pode e nem o que é certo ou errado.

Agora criança de 3 anos e 6 meses aceita que você negocie com ela, pois ela está ainda mais inteligente e cheia de inteligência e aprendizado!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *