Criança de 3 anos - tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento!
Home / Bebê mês a mês / Criança de 3 anos
desenvolvimento da criança de 3 anos

Criança de 3 anos

Criança de 3 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !

A criança de 3 anos que já não usa mais fraldas ainda está sujeita a pequenos “acidentes” uma vez ou outra, principalmente durante a noite – e isso pode se estender por mais alguns meses e em alguns casos anos!

Na realidade, o desfraldamento tem como último estágio de fato um bebê sempre sequinho e esse processo pode ser mais moroso quando se trata dos meninos – para as meninas esse passo do desenvolvimento tende a ser bem mais rápido e visível para os pais.

Porém, nada de preocupação com relação a esse ponto! Uma grande parte das crianças tendem a superar de forma bastante natural essa fase.

Na realidade, somente poderá ser considerado que existe algum problema se os médicos perceberem que a situação se sustenta até a idade de 5 a 6 anos – que pode ser considerado como a enurese noturna.

Para tanto, vale salientar que os pais não devem repreender ou dar broncas caso a criança continue fazendo xixi na cama no período noturno – na verdade um comportamento tranquilo e mais carinhoso tende a ser muito mais efetivo e ainda permite que o pequeno não acabe se sentindo ainda mais envergonhado com a situação que está exposto.

Se perceber que ele ficou abatido com o fato, procure conversar explicando que isso é normal nessa idade que ele está, e que logo isso simplesmente irá passar!

Uma dica é não oferecer líquidos para a criança antes dela dormir e sempre estimule uma ida ao banheiro antes de colocar o pequeno para deitar.

Criança de 3 anos – como está o seu desenvolvimento?

Nessa fase a criança muito provavelmente já possui um conjunto completo da sua dentição de leite e por isso a escovação deve ser sempre uma prioridade nos cuidados essenciais.

Dentes bem cuidados desde de sempre garantirão que no futuro a criança não precise enfrentar problemas e tenha uma saúde bucal muito mais efetiva.

Se o seu filho ainda não realizou uma consulta no dentista, vale a pena já começar a leva-lo – o especialista poderá verificar se a saúde bucal do pequeno está realmente em dia e até mesmo estimular bons hábitos para a escovação diária.

Os amiguinhos imaginários ganham espaço!

criança de 3 anos e o amigo imaginário

 

Pode ser que a mesa do jantar precise ganhar um lugar a mais ou você leve uma bronca por sentar em um acento do sofá ao lado do pequeno – você não percebeu, mas esses locais estará um membro da família bem peculiar – o famoso amigo imaginário!

Esses tais amigos são personagens presentes em um mundo repleto de fantasias e criatividades das crianças nessa fase!

Na realidade, crianças que possuem amigos imaginários provavelmente se tornam adultos essencialmente mais criativos, além de sociáveis, felizes e até mesmo independentes!

Não há regras quanto aos amigos imaginários – eles podem ser tanto seres humanos, como animais e em geral tendem a ter um nome e até mesmo personalidade.

É interessante avaliar como seu filho interage com seu mais novo e fiel amigo, pois isso pode ser uma ótima fonte para entender mais sobre a criança, como seus medos ou coisas que lhe deixem mais nervoso ou ansioso.

Se por acaso o novo amigo tem medo do monstro do armário, é muito provável que a criança seja a detentora de tal sentimento de medo.

Por mais que seja fundamental respeitar a existência do amigo imaginário da criança, é interessante que os pais não se envolvem substancialmente no assunto. – usar o amigo como uma forma de manipulação: “seu amigo comeu tudo e você? Não vai comer?”.

A fala cada vez mais clara!

Não é preciso mais ficar tentando decifrar o que a criança está querendo dizer! Agora, ele poderá revelar uma melhor dicção e muito mais noções gramaticais do que nunca!

Entender a criança nessa fase é absolutamente possível e ela simplesmente vai amar ficar conversando com você e até mesmo responder determinadas perguntas – e começar a fazer as suas também! prepara-se!

Ficar atendo sobre como ele qualifica as coisas é fundamental, pois isso revelará mais sobre a sua percepção do mundo.

A criança de 3 anos está cada vez mais esperta e atenta a tudo ao seu redor, e nessa fase ele pode ser um grande companheiro dos pais e dividir suas novas conquistas e descobertas!

Mais sobre a Criança de 3 anos

A criança de 3 anos em geral já abandonou ou está prestes a abandonar as fraldas, porém, ela ainda não está livre de acabar vivenciando pequenos acidentes durante a noite!

Ainda nessa fase é comum que os pais acordem com a solene frase “mamãe! Fiz xixi na cama” – e isso ainda é algo pertencente a esse estágio da vida da criança e não precisa ser visto como algum tipo de atraso ou problema!

Na realidade, grande parte dos especialistas indicam que essa fase de descontrole da vontade de fazer xixi acabe durante até 5 ou 6 anos de idade – e até lá, é importante que os pais tenham paciência e compreendam que algo que faz parte do seu desenvolvimento.

Somente pode ser visto como algo mais grave quando a situação se alonga além da faixa etária dos 6 anos, onde há o diagnostico de uma possível condição chamada de “enurese noturna” – no mais, tudo faz realmente parte da vida da criança.

É importante que os pais não julguem ou deem algum tipo de bronca quando ocorrer essa situação, pois a criança pode se sentir ainda mais envergonhada e coagida.

O mais indicado é estabelecer um bom dialogo, explicando que isso não é grave que em algum tempo não acontecerá mais – com carinho e compreensão certamente você e o seu pequenos passarão juntos por essa fase!

Criança de 3 anos – amor pelos amigos, mas os brinquedos talvez ganhem nesse jogo!

Agora a criança se revela bem menos autocentrada do que era comum perceber a cerca de um ano atrás! É provável que ele até mesmo encontre um jeito se de expressar, por mais que soe desengonçado, deixando claro que gostaria de brincar com outra pessoa – e para isso é provável que ele tente “tomar” o brinquedo de suas mãos ou até batendo com ele na cabeça dessa segunda pessoa ou criança! – pode até parecer agressivo, mas é algo natural e sem maldade.

Uma boa parte das crianças consegue sanar seus conflitos por suas próprias iniciativas, porém, uma grande parte também ainda sente vontade de recorrer aos adultos que estiverem por perto – é como se pedisse um socorro mesmo!

Essa é uma oportunidade perfeita para tentar ensinar a criança que dividir as coisas é algo que faz parte da vida. – deixe seu amiguinho brincar com o carrinho primeiro, e depois você brinca!

Uma boa parcela das crianças nessa fase ainda está começando a aprender sobre a arte de saber negociar e por isso pode ser que ela tope essa oferta do “primeiro ele, depois eu”.

Agora seu pequeno também pode conquistar algumas amizades, porém não fique surpresa se quando for perguntar sobre seus amiguinhos ele começar a relatar uma lista imensa e sem fim!

Isso também é algo típico da idade, e em geral as crianças com 3 aninhos ainda não tem uma definição exata sobre o entendimento e o significado da amizade verdadeira.

Logicamente seu filho pode ter um amigo mais próximo e preferido, mas para ele um amigo se resume por enquanto em alguém que passa mais tempo com ele.

O brinquedo preferido e perfeito!

 

Quando você entra em uma loja de brinquedos pode até ficar assustadas com a variedade de opções – e os preços também fazer você arregalar os olhos!

Mas, em meio a tantos brinquedos modernos e cheios de tecnologia e diferenciais, saiba que um ainda mantém o status de mais indicado. Pode até parecer surpreendente, mas esse brinquedo nada mais é do que a bola!

Simples, sem precisar de pilhas e ainda não possui um custo elevado – a bola é um dos brinquedos mais interessantes para crianças nessa idade.

Logicamente pode ser que seu filho não tenha noção de como chutar ou joga-la para cima, porém, com o tempo ela poderá ajudar a construir o que é chamado de coordenação mão-olho e ainda permite aprimorar sua coordenação motora!

Por meio desse aprimoramento, seu pequeno poderá estar ainda mais preparado para lidar com outras situações que inevitavelmente deverá vivenciar, como segurar um lápis ou até mesmo andar de bicicleta.

E vamos combinar que brincar de bola com seu filho pode ser simplesmente divertido e maravilhoso! Ele também vai amar e dar boas risadas, pode apostar!

Os pais ainda podem aproveitar para colocar o corpo para mexer – e nem fique preso à regras ou esportes, a ideia é promover um momento de descontração, diversão, e claro, aprendizado!

Como você pode ver, a criança de 3 anos se revela cada vez mais esperta e ativa, sempre atenta a tudo e a todos que estejam ao seu redor! O que ela mais ama no mundo é aguçar sua criatividade e explorar cada aspecto que julga novo nesse universo de possibilidades e descobertas!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

Check Also

criança 4 anos desenvolvimento

Criança de 4 anos

Criança de 4 anos, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Você chegou em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *