Criança de 5 anos - tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento !
Home / Bebê mês a mês / Criança de 5 anos
desenvolvimento da criança de 5 anos

Criança de 5 anos

Criança de 5 anos desenvolvimento e atitudes!

criança de 5 anos em geral tende a ser essencialmente criativa e possui uma boa convivência com seus amiguinhos que estejam também na sua mesma faixa etária – e a energia? De sobra!

Seu desenvolvimento continua dando sinais de progresso constante. Aqui, o papel dos pais ainda é um fator determinante para a sua boa formação e bem estar.

Procure sempre dedicar ótimos elogios quando ele tiver atitudes positivas, como dividir suas coisas com outras pessoas, por exemplo. Isso irá fazer com que ele entenda que a generosidade pode lhe agregar benefícios e corresponder as expectativas das pessoas que ele realmente ama!

Nesse período o xixi na cama ainda não é um fantasma que desapareceu por completo durante as noites de sono. Fique apenas atenta para certificar se isso acontece de forma esporádica ou regular – Talvez seja interessante conversar com o médico sobre o assunto para saber como seria possível ajudar o pequeno com essa situação.

Nessa fase as crianças também conseguem se vestir sozinhas e também tirar toda a roupa – seu entendimento acerca de regras referentes a alguns jogos que sejam adequados à sua idade e a escovação dental também são fatores que ela tira de letra agora.

O desenvolvimento da criança de 5 anos depende do seu reconhecimento sobre seus atos também!

criança de 5 anos , tudo sobre comportamento

 

Dizer ao seu filho como você está de fato orgulhosa quando  ele evolui em algum aspecto ou faz algo realmente bom, como ajudar nas tarefas de casa, comer direitinho, obedecer, entre outros aspectos estimula ainda mais seu desenvolvimento.

Mas, nem sempre de “amém” deve ser formada uma boa educação. Saber dizer não e repreender quando é necessário é primordial para que a criança possa crescer com bons valores e percepções ideais sobre a vida.

Diante de comportamentos danosos ou realmente perigosos, castigar a criança é importante – mas, calma! Castigar não quer dizer bater, gritar ou machucar.

Dicas como pedir que a criança fique algum tempo em um canto silencioso da casa e sem nada para fazer ao seu redor pode ser uma maneira de fazer com que ele entenda que de fato errou e que esse tipo de situação provocada não poderá se repetir – 5 minutos de reflexão e ele poderá ter uma nova percepção sobre seu comportamento.

Cuidados especiais que os pais precisam ter com crianças de 5 anos!

Nessa fase a ocorrência de acidentes pode ser muito comum – agora seu filho tem maior independência e autonomia para matar a curiosidade sobre determinadas situações, e nem sempre os pais estão preparado estão preparado para lidar com situações de emergência.

No carro a cadeirinha nem sempre agora é uma opção confortável para a criança – e muitos já não querem usar. Nesse caso, é fundamental certificar que a criança use o cinto de segurança no banco de trás.

Travessias de ruas também precisam ser amplamente supervisionadas. É natural que essa idade a criança queira se mostrar mais independente e apresenta resistência para dar a mão na hora de atravessar a rua.

Por mais que ele já demonstre interesse em olhar para os lados e esperar que os carros realmente parem (ele já tem essa percepção) ele ainda não é capaz de uma confiança total nesse sentido. – portanto, faixa de pedestres e mão dada com um adulto é primordial.

Andar de bicicleta só se for de capacete e ruas movimentadas não devem ser uma opção para a brincadeira. Fique em cima, e deixe claro que essas são as condições para ele se divertir com a sua bike em um dia de calor!

Falando em bicicletas, um cuidado especial é sempre escolher um modelo que seja compatível com a atual idade da criança – muitos pais acabam comprando um modelo de porte maior por receio que a criança perca logo o brinquedo, mas isso pode provocar acidentes!

Uma mini matraquinha!

Seu filho simplesmente quer contar tudo!  Tudo mesmo! Para ele tudo é uma novidade e é importante que você saiba!

Cada nova descoberta, lugar, pessoa, algo que ele eventualmente veja na TV – não importa, ele vai querer compartilhar com a família e contar nos detalhes que ele acredita serem suficientes.

Sua imaginação as vezes poderá entrar em cena e ele poderá modificar um pouco os fatos, mas não pense que isso é um comportamento mentiroso ou fora do padrão – é a forma como ele imagina e vê as coisas e para ele tudo não passa de uma grande e deliciosa verdade.

Estimular o diálogo e permitir que ele compartilhe as coisas com você é muito importante para que ele se sinta acolhido e motivado para contar algo todas as vezes que sentir vontade. Portanto, dê a devida atenção.

A criança de 5 anos vai adorar contar como foi seu dia de brincadeiras na escolinha na hora de jantar e vai se sentir bastante útil se você deixar que ele ajude a retirar a mesa, guardar a louça e colaborar com a família!

Mais sobre a Criança de 5 anos 

Marque esse número – 9 mil! Sabe o que ele representa? – Nada mais, nada menos do que o total de palavras que a criança de 5 anos tem capacidade de entender. E de pensar que a pouco tempo atrás ele apenas conseguia pronunciar 5 palavrinhas esporadicamente! O tempo voa mesmo, não é?

Aos 5 anos de idade seu “eterno bebê” já não é mais um bebê delicado e indefeso – agora, seu filho, pode ser considerado uma criança com autonomia, que tem capacidade de fazer amizade, comer e até mesmo raciocinar por conta própria.

Até essa fase, todo seu desenvolvimento neuropsicomotor é amplamente completado – é o que se refere a uma espécie de revolução, sem o exagero da palavra!

Com essa idade os cuidados na vida da criança já não são tão minuciosos e necessários como antes, principalmente quando se refere na realização de atividades cotidianas – ele até mesmo já pode ajudar em tarefas da casa, como arrumar a sua cama, guardar a louça, colocar a mesa do jantar, entre outros.

A fase a alfabetização também começa nesse período e isso é ainda mais potencializado pelo fato da criança ter ainda mais confiança nela mesmo – agora ele consegue ficar mais tempo separado da mãe do que antes.

Dormir na casa de um amiguinho ou passar uns dias com a vovó é algo que transcorre de forma bem tranquila e agora a criança se sente mais segura, mesmo quando não está perto de seus pais.

E não pense que ele está amando menos você! Não é nada disso! Na verdade ele tem mais percepção sobre as coisas, e se estiver longe sabe que poderá ligar para você e ser levado para casa quando quiser!

A Personalidade da Criança de 5 anos – como é a amizade passa a ser importante em sua vida.

O valor de uma amizade agora começa a fazer mais sentido da vida da criança de 5 anos! Ela passa a dar ainda mais importância a seus amiguinhos e sempre que consegue quer aproveitar cada momento para estar com eles!

Sua meta de vida se resume em encontrar seus coleguinhas agora, brincar, criar jogos divertidos e ficar sempre rodeado por eles – e isso vai se estender pelo resto de sua vida, tenha certeza.

O interessante é que os pais estejam sempre por perto e estimulem essa interação – organizar pequenos encontros em casa, em um clube, promover uma festinha ou um passeio diferente com os amiguinhos mais próximos é sempre uma excelente maneira de mostrar para criança que você se importa com ela e com seu bem estar – fora que pode ser uma forma de você se divertir junto com a criançada também!

Aceitar que seu filho também participe desses convites (afinal, os outros pais poderão pensar da mesma forma que você, certo) também é importante.

Procure estabelecer um bom relacionamento também com os demais pais e fique sempre por dentro e inteirado sobre quem convive como seu pequeno.

Na escola também marque presença e acompanhe como anda o desenvolvimento social e de aprendizado da criança – procure conversar com as professoras, coordenadoras e estimule ela também a relatar tudo o que fez enquanto estava por lá. Você pode aproveitar o momento que a família está reunida, como no jantar, por exemplo, e dar oportunidade para que o pequeno conte suas aventuras diárias.

Cuidados com alimentação da criança de 5 anos que você deve considerar!

alimentação criança 5 anos

 

Nessa fase seu filho poderá demonstrar mais interesse de ajudar no momento da preparação das refeições de toda a família, o que é perfeito para que você aproveite a oportunidade para lhe ensinar sobre bons hábitos alimentares.

O momento das refeições deve ser, impreterivelmente, uma hora agradável para toda a família – é a hora que vocês podem colocar o assunto em dia, saber como foi o dia de cada um e compartilhar novidades e conhecimentos que foram adquiridos recentemente pela criança!

É importante que os pais fiquem atentos buscando meios de evitar alimentos que não possuam um bom valor nutritivo.

Lembre-se que seu filho irá se alimentar espelhado nos seus hábitos alimentares e nesse caso o bom exemplo deverá partir de você. Se você não comece bem, não adianta tentar impor que seu filho seja diferente!

A criança de 5 anos se espelha nos bons hábitos de seus pais, portanto esteja sempre atendo a dar bons exemplos para seu pequeno!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Criança de 6 anos

Criança de 5 anos

Criança de 4 anos e 6 meses

Criança de 4 anos

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos

Criança de 2 anos e 9 meses

Criança de 2 anos e 6 meses

Criança de 2 anos e 3 meses

Bebê de 2 anos

Bebê de 1 ano e 11 meses

Bebê de 1 ano e 10 meses

Bebê de 1 ano e 9 meses

Bebê de 1 ano e 8 meses

Bebê de 1 ano e 7 meses

Bebê de 1 ano e 6 meses

Bebê de 1 ano e 5 meses

Bebê de 1 ano e 4 meses

Bebê de 1 ano e 3 meses

Bebê de 1 ano e 2 meses

Bebê de 1 ano e 1 mês

Bebê 1 ano

Bebê 11 meses

Bebê 10 meses

Bebê 9 meses

Bebê 8 meses

Bebê 7 meses

Bebê 6 meses

Bebê 5 meses

Bebê 4 meses

Bebê 3 meses

Bebê 2 meses

Bebê 1 mês

 

 

Check Also

criança de 3 anos e 6 meses desenvolvimento

Criança de 3 anos e 6 meses

Criança de 3 anos e 6 meses, tudo sobre seu desenvolvimento e comportamento ! Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *