Home / cuidados especiais / Crianças que roem unhas

Crianças que roem unhas

Crianças que roem unhas

Crianças que roem unhas podem ser um tremendo desafio para os pais, não é mesmo? Mas, afinal porque será que elas têm essa necessidade de ficar roendo suas unhas e simplesmente não conseguem parar?

Na verdade, seu filho pode estar roendo as unhas por uma série de motivos diferentes – pode ser por pura e simples curiosidade, uma forma de amenizar a ansiedade e o estresse, tédio, mania ou até mesmo por estar imitando alguém que tenha visto fazendo!

O ato de roer as unhas é uma das manias da infância mais comuns e recorrentes e, está equiparada a outras bastante constantes, como colocar a mão na boca, chupar o dedo, colocar o dedo no nariz, ranger os dentes, ficar enrolando os cabelos, entre outras.

Mas, o grande problema é que a mania de roer as unhas se difere um pouco das outras por um simples motivo – é a que mais acaba se mantendo até a fase adulta, ou seja, em alguns casos não é algo que simplesmente passa com o tempo!

Crianças que roem unhas – a ansiedade em crescer!

O crescimento é um fator que também pode agregar ansiedade nas crianças – e em geral, grande parte das pressões e tensões provenientes do seu desenvolvimento podem acabar não sendo evidentes para os adultos.

O ponto é que haja uma avaliação minuciosa por parte dos pais – procurar checar se a criança rói a unha moderadamente sem chegar ao ponto de se machucar ou se de forma inconsciente, que pode ser enquanto ela faz outra atividade, como ver televisão, por exemplo.

Há também outras situações mais especificas, como quando ela precisa lidar com algum tipo de tarefa que esteja lhe dando maior dificuldade ou se quando ela passar por algum tipo de estresse ou questão emocional.

Diante desses casos não há grandes motivos para preocupação e poderá ser bem provável que com o passar do tempo ela acabe largando tal hábito de uma vez por todas!

Porém, se os pais perceberem que a motivação em roer as unhas acaba se tornando mais prolongado do que deveria, é interessante recorrer a algumas atitudes para tentar sanar o problema!

O que você pode fazer para que seu filho pare de roer as unhas?

Algumas medidas são bem interessantes e eficientes quando de trata de fazer a criança parar de roer as unhas. Confira algumas dicas abaixo:

crianças que roem unhas

  • O primeiro passo é investigar se a criança apresenta sintomas de ansiedade.
  • Em geral, a nossa primeira atitude quando percebemos que a criança está roendo as unhas é tentar fazer com que ela pare! Porém, antes de cobrar que ela simplesmente abandone esse tipo de atitude, é importante entender de fato o que está estimulando que isso esteja acontecendo!
  • Não adianta reclamar ou até mesmo punir – se for um fator que seja reflexo de algum problema de ansiedade ou estresse mais profundo ela não conseguirá parar! E provavelmente acabará tentando esconder isso de você o quanto puder.
  • Procure ajudar a criança a ter consciência acerca desse hábito – talvez ele esteja fazendo isso sem perceber e por isso deixar claro quando e onde ele faz isso é fundamental!
  • Se é apenas uma mania, e ele não está se machucando ou tenha sintomas de estresse e ansiedade, a dica é sempre procurar deixar as unhas os mais curta possível! Assim ele não conseguirá roer.
  • Oriente a criança a sempre lavar bem as mãos e até mesmo encontrar meios de distrair a sua atenção – em geral, ele poderá roer as unhas quando estiver mais ocioso.
  • Que tal oferecer alternativas – você pode sugerir alguma outra atividade de caráter manual para que ele acabe perdendo a necessidade de ficar roendo as unhas. Brincadeiras com massinha de modelar ou desenhar podem ser uma ótima alternativa.
  • Tenha em mente que hábitos nem sempre são fáceis de serem abandonados! Mas, deixe claro que vocês estarão sempre juntos durante as tentativas da criança parar de roer as unhas.
  • Carinho, afeto e paciência são sempre as melhores aliadas na educação das crianças e nesse sentido, podem ser fatores que permitirão que vocês dois tenham sucesso nessa empreitada! Acredite no seu filho e na sua capacidade de ser uma mãe incrível também!

Quando devo considerar que a mania de roer as unhas do meu filho pode ser preocupante?

São raros, porém alguns casos podem ser considerados essencialmente mais sérios e estar associados a graves problemas de ansiedade excessiva.

O caminho mais indicado para lidar com crianças que roem unhas, é recorrer à ajuda de um pediatra – isso se você perceber que seu filho está se machucando ou até mesmo apresentar outro tipo de comportamento que lhe desperte preocupação.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

 

Crianças viciadas em celular e tablet

Depressão Infantil

 

 

Leia também

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *