Crianças superdotadas 10 traços marcantes - Bebês e Crianças!
Home / cuidados especiais / Crianças superdotadas. Confira os 10 traços mais marcantes!

Crianças superdotadas. Confira os 10 traços mais marcantes!

Crianças superdotadas. Confira os 10 traços mais marcantes!

É natural que uma boa parcela dos pais de plantão acredite que seus filhos são talentosos e até mesmo excepcionais – e na verdade, isso nem deve ser um exagero! O ser humano por si só é algo espetacular! Mas, e quando se trata de crianças superdotadas? Será que a percepção dos pais deve ser diferente do habitual?

Em geral, as crianças tendem a ser extraordinária de uma forma particular – acompanhar o desenvolvimento delas no dia a dia pode ser de fato um fator que agrega surpresas e alegria em toda a família.

Mas, como diferenciar quando a criança é realmente superdotada das que apresentam um desenvolvimento normal? Será que os pais realmente sabem entender essa linha tênue?

Logicamente para os pais cada ação nova na criança pode ser algo simplesmente incrível – uma simples bolha de saliva ou o primeiro sorrisinho pode acarretar um orgulho sem igual – só que é importante saber ponderar na hora de sair falando por aí que seu filho é superdotado!

Para não errar na percepção e entender os sinais que podem revelar se uma criança é de fato superdotada ou não, confira ao longo desse artigo 10 dicas essenciais!

As crianças superdotadas podem revelar alguns diferenciais ainda na sua infância!

crianças superdotadas

Em geral, as crianças superdotadas se revelam bastante curiosas sobre tudo ao seu redor, bem como dispõem de uma elevada energia – é comum que elas sejam mais propensas a não dormir e queiram ir de encontro as suas metas próprias do desenvolvimento.

Porém, esse desenvolvimento pode ocorrer em um idade mais precoce, bem como elas podem ter um progresso mais rápido do que as demais crianças da mesma faixa etária.

As crianças superdotadas podem aprender a ler antes mesmo de entrarem na escola!

O aprendizado com relação à leitura pode ser algo mais rápido para crianças que se revelem superdotadas.

Na verdade, a leitura para elas pode ser mais relacionada a uma forma de obter ainda mais informações do que para o entretenimento – o que pode ser algo diferente para as demais crianças na mesma fase de aprendizado.

A amizade para elas pode ser algo mais difícil!

A relação com crianças na mesma idade pode ser algo um pouco mais difícil para elas! Isso porque as brincadeiras podem não soar tão interessante para elas como para as outras crianças.

Esse ponto acarreta um grande dilema por parte dos pais – estimular que elas brinquem com crianças da mesma idade, mesmo que isso não lhes atraia ou permitir que elas se relacionem com crianças mais velhas que já possuem um patamar intelectual mais elevado!

O vocabulário dessas crianças pode ser mais amplo para sua idade e seus interesses terem uma maior variedade de tópicos

Praticamente todas as crianças são curiosas, mas quando se trata de uma superdotada esse nível pode ser ainda mais elevado.

Em geral, elas conseguem devorar uma série de informações e assimilar tudo isso de forma muito mais rápida – basta que tais informações estejam ao seu alcance!

Elas podem se revelar amigáveis e até mesmo mais adultas

Essas crianças também possuem como forte caraterística uma aparência amigável e um comportamento até mesmo mais adulto.

Algumas podem também passar uma impressão mais rígida e até mesmo se revelar frustradas quando algo acaba seguindo um caminho diferente do que ela esperava.

Reter informações? É com elas mesmas!

A memoria dessas crianças pode ser fantástica e provavelmente ela poderá se lembrar de determinados fatos e informações que os demais podem não ter se atentado. São detalhistas e atentas a pontos muito pequenos!

Uma elevada capacidade de concentração!

Concentração para executar uma determinada tarefa é algo fácil para essas crianças, bem como resolver problemas de forma criativa – na verdade o que envolve a mente poderá lhe atrair potencialmente.

É comum também que a criança acabe dedicando sua atenção a algo que realmente lhe desperte interesse e simplesmente ignore o que ela não julga importante ou que não lhe atraia.

Talentos artísticos são comuns para elas

crianças superdotadas

Essas crianças podem revelar um grande talento para a música ou demais talentos artísticos, mesmo que isso se revele em uma fase precoce de sua vida! Pode ser que os pais se surpreendam ao ver a criança fazendo algo que está fora dos padrões e expectativas provenientes da sua idade.

Uma personalidade muito agradável

Trabalhar com o seu pequeno pode ser uma tarefa bem fácil – ele poderá se entreter lendo um livro ou avaliando algo que lhe desperte interesse, curiosidade ou até mesmo que estimule sua mentalidade e reflexão!

Paixão e intensidade são sinônimos de sua personalidade!

As crianças superdotadas são realmente apaixonadas pelo mundo e tendem a se envolver nele de forma bastante peculiar – pode ser que você se depare com seu filho querendo abraçar causas alheias e até mesmo ser uma pessoa que tenha uma fácil condução!

 Leia Também…

7 Pratos de receitas para crianças

4 Receitas de Macarrão diferente para crianças

O que é TDAH

Dislexia em Crianças

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *