Home / cuidados especiais / Cuidado com os dentinhos do Bebê

Cuidado com os dentinhos do Bebê

Cuidados com os dentinhos do Bebê

Os cuidados com os dentinhos do seu bebê devem começar antes mesmo do primeiro dente dar o ar da graça, sabia? Essa cautela é fundamental para garantir que ele tenha sempre uma boa saúde bucal e até mesmo vá se acostumando com os procedimentos de higiene que deverão ser colocados em ação futuramente.

A higienização pode começar a ser feita com o apoio de uma gaze ou até mesmo com o uso de uma fraldinha (de pano) umedecida com água filtrada – aqui, ainda não é necessário e nem indicado usar pasta de dente ou outro produto qualquer.

Manter a gengiva do bebê sempre limpa e bem cuidada é uma excelente forma de deixar seu pequeno habituado ao ritual da higienização bucal e assim até mesmo evitar que futuramente ele acaba revelando uma resistência com relação à escovação dos dentinhos.

Para não acabar esquecendo de realizar a limpeza, procure incluir esse hábito simples em meio à sua rotina diária – você pode considerar essa ação aos cuidados que já realiza com o pequeno a noite, por exemplo, antes de coloca-lo para dormir!

É válido lembrar que quando os dentinhos começam a surgir as gengivas tendem a ficar muito mais sensíveis e por isso é importante realizar o procedimento de limpeza de forma bastante delicada – o bebê já estará bastante incomodado com o nascimento dos dentes e qualquer movimento mais brusco, pode deixa-lo ainda mais desconfortável.

Também não precisa abrir mão da limpeza por medo de acabar machucando – na verdade é ainda mais indicado que vocês tenham a rotina de higiene pois esses cuidados ajudarão a diminuir as chances de uma possível infecção e ainda agrega alivio ao bebê. Portanto, só levar em consideração bastante carinho que seu bebê será ainda mais beneficiado.

cuidados com os dentinhos – o que você precisa saber!

cuidados com o dentinho do bebê

O primeiro dentinho da criança geralmente tende a nascer na parte frontal, na gengiva inferior – isso em grande parte dos casos tende a acontecer entre o sexto mês de vida e o primeiro aninho.

Já o segundo dentinho do bebê poderá se manifestar após duas ou três semanas do nascimento do primeiro, e geralmente também é na parte inferior.

Em grande parte dos casos, uma criança chega a ter 20 dentinhos de leite e sua dentição somente estará completa quando ela atingir o terceiro ano de vida.

Mas, é importante destacar que isso não é uma regra, ok? Cada criança possui seu próprio tempo e as variações decorrentes do seu desenvolvimento podem ser bem diferentes umas das outras.

Os dentinhos apareceram! E agora? Como manter a escovação corretamente?

Muitas mães preferem e acham até mais fácil manter a limpeza dos primeiros dentinhos usando uma gaze ou uma fralda de pano – da mesma forma que se fazia com a gengivas.

Mas, também é possível recorrer ao uso de uma dedeira, que em geral, pode ser facilmente encontrada em farmácias e lojas especializadas em acessórios infantis.

A dedeira também pode ser um ótimo recurso, mas para isso é fundamental que você procure sempre manter o acessório bem higienizado também – tenha o cuidado de esterilizar a dedeira com a mesma frequência dada às chupetas e bicos de mamadeira da criança.

Outra opção disponível no mercado são os lencinhos destinados justamente para a limpeza dos dentinhos dos bebês, porém, isso não é um recurso indispensável.

A transição para a escova de dente pode ser feita quando de fato os dentinhos começarem a surgir. Mas cuidado com a escolha do acessório!

A primeira escova de dente precisa ter impreterivelmente cerdas bem macias e uma cabeça também pequena para que seja possível atingir tranquilamente todas as regiões da sua boquinha.

Para não errar na escolha, confira sempre na embalagem do produto qual a idade recomendada para seu uso!

Cuidados importantes

Você deve escovar dos dentes do bebê de uma a duas vezes diariamente, de preferencia de manhã e antes de coloca-lo para dormir!

É válido usar uma quantidade bem reduzida de pasta dental com flúor – para não errar na quantidade, tente imaginar uma quantidade que tenha uma proporção semelhante a metade de um grão de ervilha e nada mais do que isso!

Na hora de escovar procure fazer movimentos suaves e circulares nas paredes internas e externas dos dentes do bebê – e não pode esquecer de forma alguma de também escovar a língua para evitar que ocorra acumulo de bactérias que acabam acarretando um mau hálito.

Como você estará usando uma quantidade mínima de pasta, não será necessário realizar o enxague, porém, assim que o bebe conseguir cuspir já inclua esse hábito na escovação.

Esses são os cuidados com os dentinhos que você precisa considerar com o seu pequeno – certamente em breve ele já estará exibindo um sorriso cada vez mais lindo!

 Leia Também…

Qual é a ordem da dentição dos Bebês?

Manha vem de Mãe….

Pais superprotetores

Veja Também

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta