Home / cuidados especiais / Qual é a ordem da dentição dos Bebês?

Qual é a ordem da dentição dos Bebês?

Qual é a ordem da dentição dos bebês?

Não tem jeito! Quando começa a dentição dos bebês o que não faltam são dúvidas, principalmente se tratando das mamães de primeira viagem!

Os questionamentos são bastante variáveis, como por exemplo, quando os dentinhos costumam nascer, dúvidas sobre os sintomas (como febre, diarreia), receio dos dentes não nascerem no tempo certo, como fazer depois que de fato eles nascem, e mais uma série de outros pontos.

Dúvidas! Dúvidas! – e mais dúvidas, não é mesmo? Porém, se você está vivenciando justamente esse sentimento, fique tranquila.

Praticamente todas as mães ficam apreensivas nessa fase da vida de seus bebês e ficam preocupadas mesmo – afinal, para a criança o momento pode ser bastante desconfortável, principalmente se tratando dos sintomas.

A criança tende a ficar mais “enjoadinha” quando os dentinhos começam a dar o ar da graça e provavelmente as noites de sono podem ser um pouco mais atribuladas e cansativas para toda a família!

Para te ajudar nessa empreitada e contribuir para que você consiga sanar o máximo de dúvidas, confira a seguir uma série de informações pertinentes a esse assunto e fique bem mais tranquila para poder cuidar do seu pequeno, e claro, dedicar muito amor, carinho e paciência em meio a essa fase tão marcante da vida dele.

dentição dos bebês – quando nascem os dentinhos do bebê?

Prepare-se para um “spoiler” que poucos sabem acerca da maternidade – seu bebê já veio ao mundo com os dentinhos em processo de desenvolvimento! Isso quer dizer que eles estavam se formando ainda quando ele era um feto.

Logicamente não eram dentes ainda, e sim os chamados botões dentários, que se referem às bases onde os dentes irão crescer no futuro.

Geralmente é bem comum que os primeiros dentinhos do seu bebê começam a se manifestar entre os 3 meses de vida até os 12 meses de vida – porém esse prazo não é uma regra, sendo que ele pode variar bastante levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança.

Por isso, não é de se surpreender que algumas crianças já venham ao mundo com dentes, assim como acontece de crianças terem seus primeiros dentes somente depois de um ano de idade – e ambos os cenários podem ser considerados absolutamente normais!

Em geral, por volta dos 3 aninhos, é provável que seu pequeno já esteja em posse de todos os dentinhos de leite! – e sorrindo bastante para você!

Entenda a ordem de nascimentos dos dentinhos da criança!

dentição dos bebês

Não existe uma única ordem de nascimento considerada exata! Como falamos anteriormente, isso poderá depender substancialmente de criança para criança!

O que se pode constatar é que existem algumas conclusões que foram consideradas por alguns especialistas da área odontológica, que permite entendermos os períodos médios relacionados à cada dentinho.

Confira abaixo uma imagem que ajuda a explicar uma ordem mais comum:

Por meio dessa ilustração conseguimos entender uma ordem relativa de nascimento da dentição das crianças e para complementar essa informação, entenda abaixo como se dá o período para cada dentinho:

  • Incisivos inferiores – em geral na fase dos 5 até os 12 meses de vida.
  • Incisivos superiores – em geral na fase dos 7 até os 10 meses de vida
  • Laterais superiores e inferiores: – em geral na fase entre os 9 até os12 meses
  • Primeiros molares inferiores e superiores – em geral na fase entre os 18 até os 18 meses de vida
  • Caninos: em geral na fase entre os 18 até os 24 meses de vida
  • Segundos molares: em geral entre os 24 meses até os 30 meses de vida

Quais sintomas meu bebê pode vivenciar nessa fase?

Os primeiros sinais de que os dentinhos das crianças estão prestes a nascer são os próprios e típicos sintomas – e nesse caso, é ideal que a mamãe fique alerta para poder se antecipar aos cuidados que deverá levar em consideração para amenizar o sofrimento do seu pequeno.

Além disso, é natural que a criança comece a querer colocar objetos na boca, passe a salivar mais e não tire também a mãozinha da sua gengiva – ela deverá estar coçando, e o que ele mais quer é aliviar essa condição.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Muito mais baba do que comum
  • Gengiva mais inchada ou até mesmo com sensibilidade
  • Sempre querer algo para colocar na boca
  • Ausência de sono
  • Choro e carência
  • Ausência de apetite
  • mais irritabilidade (a criança pode ficar mais chatinha nessa fase).
  • Febre (em geral sempre próximo do momento que a gengiva irá romper)
  • Diarreia leve

Para poder cuidar do seu bebê há inúmeras medidas, como usar medicamentos prescritos pelo médico (como pomadas anestésicas – como no caso da Nenê Dent), uso de Camomila para deixar ele mais relaxado e muita paciência e carinho – porque ele vai precisar mais de você do que nunca!

Ah! Assim que a dentição dos bebês ocorre é fundamental manter os dentinhos sempre higienizados – recorra ao uso de gazes ou dedeiras de silicone e use em conjunto com um creme dental ou gel sem flúor!

Leia Também…

 

Virose em Crianças

 

 

Soro Fisiológico – Bebês e Crianças devem lavar o nariz todos os dias

Alimentação durante a amamentação

Cólica Infantil, Saiba como aliviar as cores do seu bebê

Sono Infantil e a Importância da Rotina

Desfralde como fazer?

 

Leia também

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *