Home / Tudo sobre gravidez / Por que as grávidas tem desejos?

Por que as grávidas tem desejos?

Por que as grávidas tem desejos?

Muitas mulheres relatam ter tido desejos incríveis e até um pouco malucos às vezes enquanto estiveram grávidas. As gestantes tem muitas questões e dificuldade de lidar com esse assunto que muitas vezes é passado até culturalmente ao longo da história. Mas, por que as grávidas tem desejos?

Como é um assunto  amplamente discutido entre a maioria das pessoas que está ou não em contato com a gravidez, o assunto acaba por gerar uma ideia de lenda ou mito quando as mulheres tem os famosos desejos. Será mesmo que as grávidas tem desejos? Não é apenas um capricho?

Aqui você irá conhecer algumas das verdades sobre esse tema e conseguir entender melhor o que fazer para que você, mamãe, consiga lidar melhor com aquela súbita vontade de comer qualquer coisa inusitada que não é comida.

As grávidas tem desejos: verdade ou mentira?

É extremamente possível que a mulher grávida apresente alguns desejos específicos ao longo da gravidez. Mas vamos pensar um pouquinho: quando você não estava grávida, ou vendo alguma pessoa próxima do seu convívio, todas as pessoas podem manifestar um desejo específico por algum prato ou receita em qualquer ocasião.

Ter desejos por alimentos específicos e até um pouco malucos para alguns, portanto, não é uma ocorrência exclusiva da mulher na gravidez! Isso é um mito. É importante notar que este fato é geralmente associado às mulheres grávidas porque isso acontece com muito mais frequência quando estamos ansiosos.

Para uma mamãe de primeira viagem, por exemplo, bem como a mamãe que já está na terceira ou quarta gravidez, não importa, é incrivelmente comum estar muito ansiosa, por isso, os desejos aparecem com mais frequência, já que a grande quantidade de hormônios que está presente no organismo da mulher pode engatilhar a ocorrência desta ansiedade.

desejos na gravidez

Ignorar estes desejos pode prejudicar o desenvolvimento do bebê?

Dado o fato de que a história dos desejos na gravidez é tão amplamente comentada, principalmente pelas gerações mais antigas, é comum que muitas mulheres pensem que não satisfazer esses desejos pode gerar algum tipo de complicação para a criança, mas fique tranquila: isso de forma alguma é verdade.

Não há, portanto, qualquer tipo de relação entre os desejos das mulheres grávidas e o crescimento forte e saudável do bebê. Não é porque a mamãe não comeu aquela comida específica no dia tal, na hora tal, que o bebê irá crescer com o cabelo em pé ou com a cara da comida (?). Isso é mentira!

Como lidar de forma saudável com a vontade repentina por esses alimentos?

A maioria de nós, quando exibe algum tipo de desejo por algum alimento específico em relação à nossa ansiedade, ou, no caso das mulheres grávidas, por conta das mudanças hormonais que estão constantemente ocorrendo no organismo durante o processo de gravidez, tem desejos por alimentos não muito saudáveis.

Isso ocorre porque a maioria das lembranças que acontecem em nosso organismo quando falamos sobre a comida é relacionada a algum alimento que nos fez sentir bem, com o qual nos sentimos confortáveis e que nos deu prazer. E, na maioria das vezes, esse alimento não é lá muito saudável mesmo.

Os desejos “proibidos”

Pode ser que alguma mamãe saudável por aí tenha o desejo incontrolável pelas comidas verdes, brócolis, couve-flor, ou qualquer outro tipo, mas se você for essa mamãe, saiba que seus desejos são a minoria! A grande maioria dos desejos das grávidas envolve alimentos gordurosos, muitos doces e condimentos.

Isso pode gerar muita culpa para as gestantes, fazendo com que fiquem com medo de não satisfazer seus desejos e prejudicar o bebê (o que já estabelecemos ser uma mentira!) e comer coisas que podem ser ruins para a sua saúde.

Uma maneira muito eficiente de conseguir lidar com isso é fazer com que a mamãe entenda que gerenciar suas vontades e que ter completo domínio sobre as suas atitudes é uma atitude que apenas ela poderá ter! É importante fazer com que o processo de alimentação ao longo da gravidez seja sempre equilibrado.

Se a mamãe estiver se alimentando corretamente durante a gravidez, sem comer excessivamente nem ficar fazendo lanchinhos que podem prejudicar o metabolismo e desregular os processos de digestão e absorção dos nutrientes, ela poderá, com certeza, satisfazer um desejo de grávida não saudável de vez em quando!

Consultar o médico é muito importante ao longo de toda a gravidez

Algumas das vezes é possível que os desejos das grávidas possam expressar um sinal do corpo que quer dizer que está faltando algum nutriente específico no organismo! É o caso de algumas mamães sentirem extrema necessidade de comer frutas ácidas.

Seu organismo pode estar com deficiência de vitamina C, por isso, sempre procure um médico quando estiver tendo um desejo muito recorrente por algum tipo específico de alimentos para conseguir identificar o que está causando essa necessidade.

Tudo é questão de equilíbrio! Os desejos na gravidez são absolutamente normais e é preciso saber lidar de forma balanceada com todas as variáveis que estão inclusas na alimentação da mamãe, antes, durante e depois da gravidez.

Saiba tudo sobre sua gestação , semana a semana com a Bebês e Crianças !

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Quanto tempo demora o parto normal?

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Queloide Pós Cesariana

Infecção Urinária na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Enjoos na gravidez

Dieta na Gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *