Desenvolvimento cognitivo infantil o que é? - Bebês e Crianças !
Home / Educação Infantil / Desenvolvimento cognitivo infantil
desenvolvimento cognitivo infantil

Desenvolvimento cognitivo infantil

O desenvolvimento cognitivo infantil depende de uma série de questões bastante amplas, que os pais e responsáveis precisam compreender. A seguir falaremos um pouco mais a respeito!

Desenvolvimento cognitivo infantil

Quando falamos sobre o crescimento de uma criança estamos falando também sobre o seu desenvolvimento cognitivo infantil, que é longo, demorado, mas fundamental na sua formação enquanto indivíduo.

A maior parte das pessoas não compreende como ocorrem as etapas variadas do desenvolvimento e como podem ajudar seus filhos e filhas a se tornaram sujeitos mais preparados para a vida a partir desses processos.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar sobre o desenvolvimento cognitivo infantil e tudo que você precisa compreender para ajudar o seu pequeno ou pequena a alçar patamares mais altos no seu crescimento! Confira!

Compreenda o que é o desenvolvimento cognitivo infantil

Muitas pessoas não compreendem plenamente o que chamamos de desenvolvimento cognitivo infantil, que é a capacidade da criança absorver aprendizados, compreender melhor a linguagem, conseguir raciocinar, prestar atenção, entre outros.

É importante conseguir separar cada um dos tipos de desenvolvimento, uma vez que o atraso em cada um pode representar um problema específico, que precisa ser observado com bastante atenção pelos responsáveis.

A Organização Mundial da Saúde afirma a necessidade imperiosa de se prestar atenção às anormalidades no desenvolvimento cognitivo, uma vez que sem esse cuidado é possível que seu filho apresente problemas psiquiátricos, de aprendizagem e de crescimento que precisam ser diagnosticados com bastante rapidez, para que a criança seja tratada da melhor forma.

Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental por uma série de motivos, entre os quais nós podemos citar, sem nenhum medo de nos equivocarmos ou de acabarmos errando…

  • O fato de que o diagnóstico permite que logo a criança seja tratada;
  • A certeza de que o diagnóstico permite que a criança seja melhor compreendida;
  • O entendimento de que o diagnóstico permite que a criança acabe se adaptando melhor ao seu meio;
  • A compreensão de que o diagnóstico faz com que o pequeno ou a pequena se adapte melhor ao seu seio familiar;

É inegável que quando os pais e responsáveis identificam cedo o problema conseguem remediar mais rapidamente, ou intervir de forma decisiva a tempo, e isso faz toda a diferença para que o filho ou filha se transforme em um indivíduo mais pleno, independente e feliz.

O significado de cognição

desenvolvimento cognitivo infantil marcos do desenvolvimento

Não entender o que é desenvolvimento cognitivo infantil normalmente está atrelado a uma não compreensão do que é a cognição em si. Cognição é nada mais, nada menos do que a capacidade do seu filho ou filha de se integrar ao ambiente a partir do momento que o percebe, conseguindo se adaptar e dar respostas adequadas ao meio.

Para que isso ocorra é necessário que o cérebro se desenvolva plenamente. Isso acontece aos poucos, e é aos poucos que a criança vai descobrindo mais habilidades e capacidades.

Para que uma criança se desenvolva cognitivamente é necessário que se permita que ela tenha liberdade para descobrir a si mesma e ao mundo ao seu redor totalmente.

A linguagem, a coordenação motora e os laços afetivos e emocionais fazem parte dessa equação, mas obviamente não são os únicos. É preciso que a criança esteja em um ambiente seguro, em que se sinta amada, em que seja bem cuidada e que tenha espaço e ferramentas para desenvolver totalmente a sua cognição!

Os marcos de desenvolvimento

É primordial compreender um ponto fundamental: não nascemos sabendo fazer nada além de mamar, chorar e dormir (e vale dizer que para todos esses processos existem barreiras, que o digam os pais e responsáveis), mas é fato que nosso cérebro desde cedo vai se preparando para adquirir mais habilidades e competências.

Um bebê não pode ler ou escrever, porque as capacidades pedidas para a alfabetização ainda não foram preparadas, mas estão acontecendo o tempo todo a medida que ele cresce. O mesmo vale para o primeiro passo, para a primeira palavra, para o primeiro pulo, etc.

É bastante importante que os pais desde cedo estejam muito atentos aos marcos do desenvolvimento cognitivo infantil, compreendendo o que seus pequenos precisam aprender a fazer e que habilidades eles precisam dominar a partir de determinada idade.

Só assim eles poderão se atentar para possíveis atrasos, procurando os motivos para o que está acontecendo e tentando solucionar as questões que forem surgindo da forma que for efetivamente viável e possível.

Cada criança tem um tempo

Apesar da enorme importância de se falar sobre desenvolvimento infantil é muito necessário apontar um fato que muitos pais e mães esquecem ao longo do tempo, tomados pela ansiedade social e pelas cobranças familiares: cada criança tem o seu tempo para se desenvolver e para ser.

Somos indivíduos únicos, e se os parâmetros de desenvolvimento cognitivo infantil são claros ainda assim é necessário que compreendamos que tudo é relativo e que seres humanos não foram feitos em formas! Nossa exclusividade faz que tenhamos capacidades antes do que outros, e que demoremos mais a desenvolver certas habilidades, e tudo bem! É disso que é feita a vida!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Desenvolvimento Infantil e o papel dos pais

 Uso de eletrônicos atrasa o desenvolvimento, será?

Como educar um neto 

 

Check Also

A importância da Educação Infantil

A importância da Educação Infantil A Educação Infantil abrange o período de vida da criança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *